Ir para conteúdo

Discussão sobre o uso de termômetro Taylor para máquinas HX de Grupo E61


RogerioD

Postagens recomendadas

Bom pessoal visando testes e buscando o melhor shot fiz mais um UP na máquina, dessa vez para o controle da temperatura, acabei comprando o termômetro Taylor adaptado pelo Eric do HB e vendido pelo Chris para ser colocado na "cabeça" do grupo.

Li o manual de instalação e achei bem confuso, deve ter umas 12 páginas e complicam muito algo que relativamente parece ser super simples, o que fiz foi tirar o parafuso do meu grupo e o termômetro o jeito que veio só tirei uma proteção de borracha que estava na ponta e rosqueei no lugar do parafuso original, acho que está correta a instalação, alguem pode confirmar? seguem algumas  fotos:

 

A instalação vista de perfil:

IMG_6277_zps76320aff.jpg

 

Aqui a máquina ainda aquecendo:

 

IMG_6273_zps91bf090e.jpg

 

 

Nesta notei que a máquina se estabiliza na média de 97 graus o grupo:

IMG_6292_zps18b75f4f.jpg

 

 

Não achei que ficou tão feio na máquina, o termômetro é pequeno achei até legal:

IMG_6278_zps0a914f6f.jpg

 

E aqui uma extração:

IMG_6287_zpsc1eab2b3.jpg

 

 

Uma vez o Victor me disse que me parece que esse termômetro instalado no grupo tem um "offset" de 2 graus celsius, ou seja se nele está mostrando uma extração saindo a 95 graus na verdade estará estraindo a 93 graus, isso confere?

Estou na dúvida de como utilizá-lo, para sair uma extração na faixa dos 90 a 93 graus C.

Fiz um vídeo onde a máquina ficou mais de 3 horas ociosa, esperei cair a temperatura em 95 graus e coloquei o PF,  geralmente durante a extração fica estável na média de 91 graus, então os que tenham conhecimento na utilização desse termômetro poderia me dizer se estou no caminho certo?

Bom neste vídeo fiz a extração no filtro VST de 15g que o Santiago trouxe, utilizei 15 de café da Handsome Coffee Roaster com torra do dia 01/04 e o moinho estava desregulado pois antes tinha feito na aeropress então a vazão de líquido acabou sendo bem alta, deu umas 60g de café extraído, mas depois regulei o moedor e saiu certinho só que não fiz outra filmagem

 

segue o vídeo:

 

 

http://s145.photobucket.com/albums/r230/Rogerio_Dutra/IMG_6294_zps84fa2316.mp4.html

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, de fato este manual é coisa de louco, para interpretar a leitura depende ver se a máquina esta no ciclo de aque cimento, pós aquecimento, ......... e outros milhões de detalhes, se você se achar me avisa, talvez ai me inspire.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou ler aquele manual com mais paciência Gil, mas esses americanos as vezes acabam detalhando demais as coisas, me deu até medo na hora de instalar estar fazendo algo errado rss e é super simples.

José Alexandre saiu quase um lungo pq o moedor estava desregulado, na primeira é difícil dar certo mesmo depois já ficou beleza hehehe então o legal do termômetro vai ser isso, se pegar um café mais ácido e quiser fazer com uma temperatura maior para ter um controle melhor da acidez ficará mais fácil e ao contrário de um café mais amargo e quiser destacar um pouco mais a acidez, vou fazer uns testes com o tempo :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação me parece ok, se nao esta vazando e as temperaturas estao condizentes, deve estar direitinho. Se instalar muito raso as temperaturas ficam baixas demais.

O offset de 2C era na minha Rocket, em ma HX deve ser um pouco diferente. Se nao me engano ele fala em uns 5-7F. Na Rocket a temperatura demorava uns 10s para estabilizar em 2 graus acima do termofiltro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É vi no manual dizendo que o offset seria de 5-7 F, seria mínimo então em célsius esse valor do offset, enfim só com testes mesmo, mas então devo fazer a extração  assim que atingir 93º c durante o flush?? Hora que a água atinge o café parece que fica na faixa dos +/- 91º c, é meio confuso, que temperatura durante o flush vc recomendaria iniciar a extração Victor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou ler aquele manual com mais paciência Gil, mas esses americanos as vezes acabam detalhando demais as coisas, me deu até medo na hora de instalar estar fazendo algo errado rss e é super simples.

José Alexandre saiu quase um lungo pq o moedor estava desregulado, na primeira é difícil dar certo mesmo depois já ficou beleza hehehe então o legal do termômetro vai ser isso, se pegar um café mais ácido e quiser fazer com uma temperatura maior para ter um controle melhor da acidez ficará mais fácil e ao contrário de um café mais amargo e quiser destacar um pouco mais a acidez, vou fazer uns testes com o tempo :)

Um lungo também cai bem.

Aqui ás vezes acontece na primeira moagem de um café.

Eu não desperdiço.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O manual fala coisa demais e até difícil de interpretar, vc já utilizou esse termômetro em alguma máquina HX Carneiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, só li sobre. Isto é, uma vez usei a máquina do Eduardo (aquele que tem a Speedster e postaram o vídeo dele dando café para a filha), que por sua vez vendeu para o Raphael (que acho que usa, mas não tem escrito aqui).

 

Qual a pressão da caldeira?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da caldeira a pressão em 1,2 e do grupo a temperatura com umas 3hrs ociosa o termômetro marcando 96,6 º c estável.

Antes de dormir vou tentar ler o manual inteiro pra ver se é chato de ficar controlando a temperatura ou não, mas haja paciência pra ler esse manual rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande chance da sua máquina ter restritores de fluxo para o termo-sifão, considerando que o grupo fica na faixa dos 97°C com essa pressão na caldeira. Eu imagino que não precise de um expurgo grande não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Estávamos comentando  no tópico das máquinas ECM sobre a utilização do termômetro  para as máquinas HX´s de Grupo E61 onde o Chris  vende adaptado para o encaixe nesses grupos e resolvi abrir um tópico específico.

Para os coffee geeks acho uma ferramenta muito interessante para o controle de temperatura da máquina, muito útil para ter maior precisão do flush.

Se não me engano já fora discutido no HB sobre a veracidade da temperatura no momento que chega ao "puck" do café, uma vez conversando com o nosso amigo aqui do forum, o Victor, sobre as HXs sendo que ele possui um termômetro desses e já o tinha utilizado e comentou que a temperatura que chega para a extração é sempre 2º C a menos do que demonstrado no termômetro, ou seja, se quero uma extração de 93º devo dar um flush até a temperatura demonstrar 95º no termômetro.

Então gostaria de discutir isso, se já fizeram testes, se isso varia de máquina para máquina, geralmente na ECM na primeira extração eu dou um flush até a temperatura cair para 95 a 96 graus, coloco o porta filtro e a extração inicia com 96 graus caindo até 91, tenho que fazer testes mais precisos, mas depois da primeira extração o termômetro sempre esta demonstrando no grupo um valor abaixo, ex. 91 graus, se for esperar ficar na média dos 96º que é a temperatura marcada quando está ociosa por um bom tempo tem que esperar vários minutos.

Então, de que forma estão usando o termômetro? 

 

Uma foto de minha máquina com o termômetro instalado:

 

IMG_6273_zps91bf090e.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois da primeira extração o termômetro sempre esta demonstrando no grupo um valor abaixo, ex. 91 graus, se for esperar ficar na média dos 96º que é a temperatura marcada quando está ociosa por um bom tempo tem que esperar vários minutos.

Roger, nesse caso, ao invés de esperar "vários minutos", não basta esperar menos (~ 1 min) e o início do flush já subiria a temperatura do grupo para perto dos 96 C? (a água no termosifão deve esquentar bem rápido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Sergio até 3 minutos eu não dou flush entre uma extração e outra e passado disso é um flush bem curto,  é difícil lembrar de cabeça agora, mas pelo que  recordo nesse tempo ela não volta com os 96º, uma hora dessas anoto certinho para ver como reage a estabilidade térmica entre extrações em um espaço curto de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia dessa adaptação até o Murilo me falar dela. Venho lendo HB faz muitos anos, mas nunca prestei atenção nas discussões sobre E61 porque não me diziam respeito... hoje me arrependo.

 

Parece que a primeira versão dessa adaptação foi feita 10 anos atrás e postada pelo Dave Stephens no HB, num post muito bem documentado com fotos e instruções.

 

Um ano depois, o Eric Svedson bolou uma versão "saque rápido" que facilitava a troca do termômetro pelo termopar de um multímetro ou datalogger, o que fez muito sucesso.

 

Ele mesmo começou a atender pedidos e vender diretamente. Entendi que a loja ChrisCoffee apenas revende o produto, dá pra comprar direto do Eric pelos formulários PDF disponíveis no FTP dele. A diferença no preço final é de apenas 5 dólares a menos direto com o Eric, mas a vantagem é que ele manda pra qualquer lugar do mundo e, falando diretamente com ele, de repente ele troca esse modelo da Taylor por um menos "esteticamente divergente"... :rolleyes:

 

@ Juba, a instalação é simples como trocar um parafuso e depois trocar o cabo que vai ligado no receptor da tv por assinatura. Mecanicamente, a operação é só isso.

 

Engraçado é que, como se diz em Engenharia, "pra martelo, todo problema é prego". O Eric pensou complicado pacas. Ficou muito bacana, beleza, mas olhando pros problemas enfrentados, ele escolheu soluções muito caras, muito monoideicas. Pra quem tem grana e tá no 1o mundo isso não deve ser problema, mas pagar mais de R$ 650 (com frete e impostos) num termômetro é um pouco acima do que acho que vale, até porque é um equipamento "educacional", não dá vontade de deixar na máquina direto por ser "feião".

 

Seguindo a tradição dos modificadores, andei estudando o que ele fez. Minha abordagem é a de Engenharia Elétrica e a do Eric é de Mecânica. Trabalhei bastante em gerenciamento de processos e creio ter outras soluções pras situações levantadas por ele. Pra quem não quer usar um termopar profissional mas quer a opção de retirar o display pra ficar menos feio e menos frágil, e ter a possibilidade de trocar de termômetro ou mesmo ligar um datalogger no sensor nativo do termômetro (basta casar impedâncias e calibrar com auxílio de gelo e água fervendo, é simples, já fiz isso), pensei numa solução menos "usinada" e mais "pre-fabricada, usando apenas peças disponíveis no mercado. Se eu conseguir montar e der certo, daqui uns dois meses compartilho o projeto por aqui. As peças já estão à caminho de minha PO.Box em Miami.

 

Abraços a todos e Carpe Coffeam!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Cabral, como tinha te dito antes o preço realmente é muito salgado.

 

No meu caso, paguei US $ 109,50 e o IOF incidente no cartão de crédito de 6,38%. Não paguei imposto local, pois a compra foi interestadual (Nova York/NY para Orlando/FL) nem paguei o frete, pois a entrega foi gratuita.

 

Na época o dólar estava bem mais em conta, de modo que a compra saiu por bem menos da metade do valor que você informou (R$ 650,00). Mesmo assim é um acessório caro, tratando-se de um termômetro simples (existem mais sofisticados e precisos no mercado).

 

No entanto, tenho achado o uso do termômetro Taylor uma mão na roda, pois a temperatura é uma variável importante na extração do café e você passa a ter mais controle sobre ela. Como estou em processo de aprendizado contínuo nesta área, qualquer contribuição é bem vinda. Acho até que, dada sua importância, todas as máquinas de café deveriam vir com medidores de temperatura e cronometro de fábrica.

 

Tomara que você consiga encontrar uma solução mais simples e mais barata, todos nós sairíamos ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, não encontrei nada a respeito sobre esta diferença de 2 graus entre a informação exibida no visor do termômetro e a temperatura real da água no grupo da máquina.

 

No entanto, como tinha lido os poster's que você tinha escrito no review da Mechanika aqui no CDC, passei a utilizar esta informação como padrão e os resultados dos cafés extraídos tem sido bons, considerando a temperatura real 2 graus abaixo do informado no Taylor. Tenho extraído, normalmente entre 93,5 e 96,0 graus (com base na informação exibida no termômetro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, para pagar algo entre 250 e 300 reais e pegar pronto, principalmente pra quem tá aprendendo de modo geral, é mais do que justo. Sua "importação samsonite" fez o negócio valer à pena, eu também teria trazido um em minha última viagem se soubesse que, meses depois, encomendaria uma E61...

 

Mas pra comprar daqui do Brasil e mandar vir direto, o preço fica proibitivo. Daí a "criatividade" engatou "fator de dobra" por aqui. Já esbocei 3 projetos. é capaz que, quando as peças chegarem, eu já tenha mudado o projeto de novo... :rolleyes:

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Cabral, está bem complicado mesmo o valor, ainda mais com essa alta do dólar, tudo está saindo com preços elevados, até mesmo comprar um filtro vst se vc pagar o frete e imposto fica um preço absurdo, tudo que venho comprando de fora está vindo com imposto em uma compra de 25 dolares por ex. veio 73 reais de imposto mais os 13 reais da taxa do correio, claro que paguei a mais, foi injusto, incorreto, mas não tenho saco nem tempo pra ir atras de processos burocráticos para tentar reaver algo, ando com um desgosto desse país que se não tivesse família aqui já teria ido embora, mas enfim, voltando ao assunto, Murilo sobre o termômetro acho que não fui claro e estava querendo dizer que era da máquina do Victor que dava 2 graus de offset, uma Rocket e resolvi seguir por padrão, mas o certo é colocar um termopar no PF e comparar com o termômetro para ter um resultado mais preciso, o que pra mim foi mais útil é que o primeiro flush foi bem mais prolongado do que se não tivesse usado o termômetro para verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Cabral, está bem complicado mesmo o valor, ainda mais com essa alta do dólar, tudo está saindo com preços elevados, até mesmo comprar um filtro vst se vc pagar o frete e imposto fica um preço absurdo, tudo que venho comprando de fora está vindo com imposto em uma compra de 25 dolares por ex. veio 73 reais de imposto mais os 13 reais da taxa do correio, claro que paguei a mais, foi injusto, incorreto, mas não tenho saco nem tempo pra ir atras de processos burocráticos para tentar reaver algo, ando com um desgosto desse país que se não tivesse família aqui já teria ido embora, mas enfim, voltando ao assunto, Murilo sobre o termômetro acho que não fui claro e estava querendo dizer que era da máquina do Victor que dava 2 graus de offset, uma Rocket e resolvi seguir por padrão, mas o certo é colocar um termopar no PF e comparar com o termômetro para ter um resultado mais preciso, o que pra mim foi mais útil é que o primeiro flush foi bem mais prolongado do que se não tivesse usado o termômetro para verificar.

 

Então Roger, eu tinha entendido isto mesmo. Sei que você tinha baseado sua informação naquela prestada por Victor. Mas tomei conhecimento desta leitura da máquina do Victor no seu poster.

 

De fato, este teste poderia ser ampliado para outras máquinas, mas pelos resultados que você tem obtido e os primeiros que comecei a obter é provável que haja uma pequena diferença de leitura do termômetro e a temperatura real, ou ainda, pelo menos um delay razoável na leitura do termômetro. O ideal é que novos testes sejam efetuados.

 

Por enquanto, da forma como tenho utilizado já está de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, para pagar algo entre 250 e 300 reais e pegar pronto, principalmente pra quem tá aprendendo de modo geral, é mais do que justo. Sua "importação samsonite" fez o negócio valer à pena, eu também teria trazido um em minha última viagem se soubesse que, meses depois, encomendaria uma E61...

 

Mas pra comprar daqui do Brasil e mandar vir direto, o preço fica proibitivo. Daí a "criatividade" engatou "fator de dobra" por aqui. Já esbocei 3 projetos. é capaz que, quando as peças chegarem, eu já tenha mudado o projeto de novo... :rolleyes:

 

Carpe Coffeam!

 

Pois é Cabral, mas não duvido muito que esta sua "criatividade" vai acabar rendendo bons frutos para todos nós. Quem sabe no futuro não estejamos adquirindo o Termômetro Cabral adaptado para o o grupo E61.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Oxalá seja esse o resultado, Murilo!

 

Não almejo  (inicialmente) criar um produto, se conseguir um resultado bom, gastando menos, já vou ficar feliz. Mas se der pra compartilhar de modo a justificar o investimento, melhor ainda pra todos nós!

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela informacao pessoal!! Estou com uma Rocket e gostaria de saber controlar melhor a temperatura - nao sei se meus flushes estao longos ou curtos demais.

 

 

Pois é Cabral, mas não duvido muito que esta sua "criatividade" vai acabar rendendo bons frutos para todos nós. Quem sabe no futuro não estejamos adquirindo o Termômetro Cabral adaptado para o o grupo E61.  :)

 

:-) concordo plenamente!!

 

:D

 

Oxalá seja esse o resultado, Murilo!

 

Não almejo  (inicialmente) criar um produto, se conseguir um resultado bom, gastando menos, já vou ficar feliz. Mas se der pra compartilhar de modo a justificar o investimento, melhor ainda pra todos nós!

 

Carpe Coffeam!

 

Estamos aguardando!

 

 

Realmente o valor do dolar deixa tudo proibitivo atualmente - seria melhor comprar numa viagem pra fora, mas mesmo assim eh muito dinheiro... alem de esteticamente nao combinar com nossas maquinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...