Ir para conteúdo

Discussão sobre o uso de termômetro Taylor para máquinas HX de Grupo E61


RogerioD

Postagens recomendadas

Então Cabral, está bem complicado mesmo o valor, ainda mais com essa alta do dólar, tudo está saindo com preços elevados, até mesmo comprar um filtro vst se vc pagar o frete e imposto fica um preço absurdo, tudo que venho comprando de fora está vindo com imposto em uma compra de 25 dolares por ex. veio 73 reais de imposto mais os 13 reais da taxa do correio, claro que paguei a mais, foi injusto, incorreto, mas não tenho saco nem tempo pra ir atras de processos burocráticos para tentar reaver algo, ando com um desgosto desse país que se não tivesse família aqui já teria ido embora, mas enfim, voltando ao assunto, Murilo sobre o termômetro acho que não fui claro e estava querendo dizer que era da máquina do Victor que dava 2 graus de offset, uma Rocket e resolvi seguir por padrão, mas o certo é colocar um termopar no PF e comparar com o termômetro para ter um resultado mais preciso, o que pra mim foi mais útil é que o primeiro flush foi bem mais prolongado do que se não tivesse usado o termômetro para verificar.

 

Roger, já que você mencionou o termopar no PF, eu dei uma olhada no home barista e achei esse tópico:

 

http://www.home-barista.com/reviews/scace-thermofilter-temperature-device-t453.html

 

Será que é mesmo necessário fazer um dispositivo tão complexo para a medição? Não bastaria colocar o termopar dentro do PF de uma forma improvisada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal abrir um tópico sobre o termofiltro, Juba? Aliás, creio que já temos algum. Caso contrário, o tópico perderá o foco.

 

A propósito, o título deste tópico está muito bem direcionado. É assim que todos os títulos de tópicos deveriam ser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro Rodrigo... faz sentido, obrigado por avisar.

 

Achei outro parecido com esse tópico, sobre o termômetro taylor: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2117-term%C3%B4metro-taylor-adaptado-pelo-eric-para-m%C3%A1quinas-hxs-de-grupo-e61-na-ecm/?hl=termofiltro#entry58800

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Será que é mesmo necessário fazer um dispositivo tão complexo para a medição? Não bastaria colocar o termopar dentro do PF de uma forma improvisada?

O scace é algo profissional , diria exagerado para um hobbista , foi desenvolvido como ferramenta para ser vendida.

 

http://www.espressoparts.com/scace-2-espresso-machine-thermofilter-temperature-pressure-device

 

Para medir temperatura com alguma precisão vc pode usar o termopar inserido no PF , isolando ele com papel alumínio ou mesmo sem o papel.

No tópico da ECM , nos posts 815 e 825 eu fiz testes dessa forma.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-m%C3%A1quinas-para-baristas-avan%C3%A7ados/

 

O problema que vc vai ter será causado pela qualidade dos termometros que tem um tempo de resposta de 2 a 3 seg. Eles não foran projetados para trabalhar com variações grande temperatura em um curto espaço de tempo como ocorre dentro do PF e sim com alimentos ou temperatura do ar.

Mesmo com esse problema vc vai reparar que com algumas repetições o resultado do teste será bem satisfatório

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É relativamente fácil fazer um termofiltro caseiro. Acho uma ferramenta de diagnóstico útil pra conhecer o comportamento da máquina, em especial com uma HX, em que a dinâmica dos flushes determinará a temperatura de extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...