Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Olá galera! Tenho uma Oster OEMP-50 e um moedor Nemox Lux 500. Nunca entendi porque meus espressos saem tão ácidos, até começar a ver o que era brew ratio. Comprei uma balança com precisão 0.1g e verifiquei que estava moendo 12g e esse é o máximo que dá no meu filtro não-pressurizado(krups 51mm). Depois coloquei a balança embaixo da xícara para ver onde deveria parar para chegar a 24g e qual não foi minha surpresa quando vi que deveria parar nos 30ml de xícara e antes no "olhômetro", observando o blonding, eu parava nos 45-50ml. Provei o café e realmente é outra coisa, então, na verdade, eu estava fazendo um espresso lungo achando que era um normal. Agora estou utilizando o filtro pressurizado de espresso duplo que veio com a cafeteira(que cabe 14g) e observando na balança para chegar a 28g. Não obtenho toda a complexidade de sabores do grão, mas também não estou errando na acidez dele, embora a extração demore coisa de 15-18s(mas isso deve ser normal para esse tipo de cafeteira, certo?)Resumo da ópera: preciso de uma cafeteira decente com filtro de 58mm para moer 16-18g e assim obter minha xícara cheia, estou no caminho certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Alisson, tem esse assunto no CdC em vários lugares. Olhe o tópico de "ajuste de moagem e dose pelo sabor" na área de técnicas e dicas. Esse tempo de 15-18s indica que você precisa restringir mais o fluxo, moer um pouco mais fino. Leia lá e experimente. O Brew Ratio tava mesmo baixo, mas com moagem certa, dá pra variar a razão pó/água e conseguir bons resultados em vários pontos, ajustando moagem e socagem. Pros meus grãos e torras "prediletos" pra espresso, prefiro achar o ponto de moagem e socamento em que consigo 42~45g de líquido em 25~30s com uma dose de 21~22g num filtro "duplo" (uso um VST-18g), numa razão próxima de 2:1 ou algo entre 42~50% Mas esse é o "meu" gosto, cada um tem o seu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Vamos lá , seu moedor é bom , então vc pode tranquilamente chegar a alguma coisa na faixa de 25 seg , basta afinar mais ou usar uma café de torra mais escura (quanto mais escura a torra menor a acidez e maior o amargor) , 15 a 18 seg não esta legal . Sempre é preferivel uma maquina que aceite filtro comercial (58mm), facilita sua vida , mas não é essencial , se vc chegar a 25 seg com 50% , prove o café e veja como ficou se estiver forte , vc diminui o BR e aumenta o volume , isso é muito pessoal tem café que eu gosto a 50% , mas a maioria eu prefiro na faixa de 40/45% . Eu não conheço sua maquina mas eu acho 14 para filtro duplo pouco , eu tive uma delongui de 51mm que eu usava 16g no duplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Ah mas não cabe mais que 14g no meu, Carlos. Só trocando a cafeteira mesmo ehehehhe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Vou ficar de olho nos classificados, quando pintar uma Nemox Fenice vou abraçar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Agora quanto ao tempo de extração, será que o tempo curto não é aceitável nestas cafeteiras de baixo custo? Desce um fiozinho devagar quase parando já, se eu moer mais fino vai ficar pingando na xícara ahahahha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Alisson, você tá medindo do momento do acionamento da bomba ou de quando começa a sair café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Acionamento da bomba Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 então tá certo, é isso mesmo... Esse filtro Krups que você só consegue colocar 12g é considerado "duplo"? Se estou bem lembrado, o "padrão" do espresso italiano é uma razão de proporção 1:3, com 14g de pó você faz 2 xícaras com 21g de bebida cada, o que dá 42g, algo que vai indicar, com crema, entre 25 e 30 ml em cada xícara. A referência é fazer isso entre 25s e 30s com 9 BAR de pressão. Daí é ajustar a moagem pra fazer dar certo nessa regra "estreira", e o espresso italiano "de primeira onda" usa uma torra média escura ou escura. Hoje é tudo diferente, já passamos pela segunda onda e chegou a terceira, então vai muito do gosto pessoal. Se tá gostoso, então tá "certo" pra essa pessoa... Não sei quanto você já "fuçou", mas sugiro que tente experimentar, moer mais grosso e socar mais, ou moer mais fino e socar menos, até achar um ponto "agradável". Daí vale o texto que o Marcio traduziu do ajuste de moagem e dose pelo sabor... se afinar amarga e encorpa, se engrossar ganha brilho (frutado) e acidez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Aproveitando o tópico, compensa migrar dessa cafeteira pra uma Gaggia Dose? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 O filtro dele é pressurizado , calcamento faz pouca ou nenhuma diferença . Se vc esta pesando 28g de café em 15/18seg não é fiozinho , afina e tenta chegar a 25seg , a maioria do pessoal com maquina de entrada normalmente tem moedor ruim vc com um nemox 500 aproveite e use o potencial do moedor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Sempre compensa ir para uma maquina de 58mm , mas mesmo com essa dá para fazer muita coisa com esse moedor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Carlos eu tenho um filtro Krups 51mm não pressurizado que cabe 12g e um filtro "duplo" pressurizado da cafeteira que cabe 14g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 No de 14g calcamento tem pouco efeito esse filtro foi inventado para simplificar o uso de quem não tem experiencia e fazer sempre crema . Com a Gaggia vc pode usar filtros triplos com PF naked de 21g e encher baldes de espresso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 ahuahuahuhu caraca 21g? Aí é quase o que eu uso na Aeropress Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alisson Cavalcante Agiani Postado 27 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Comprei uma Gaggia Baby Class pra resolver essa parada hahuahuauhah 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 28 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2015 E isso aí, o melhor acessório pra resolver o problema da sua Oster era mesmo uma Baby Class... Faz todo sentido! Parabens pela compra tive uma por anos e é uma máquina muito boa e ultra confiável. Cuide bem dela que vai continuar fazendo café bom por muitos e muitos anos! Quando receber, vê se preenche o perfil com sua cidade e equipamento, facilita bem na hora de indicar opções de gast... digo, situar a conversa 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas