Ir para conteúdo

Brew ratio, estou no caminho certo?


Postagens recomendadas

Olá galera! Tenho uma Oster OEMP-50 e um moedor Nemox Lux 500. Nunca entendi porque meus espressos saem tão ácidos, até começar a ver o que era brew ratio. Comprei uma balança com precisão 0.1g e verifiquei que estava moendo 12g e esse é o máximo que dá no meu filtro não-pressurizado(krups 51mm). Depois coloquei a balança embaixo da xícara para ver onde deveria parar para chegar a 24g e qual não foi minha surpresa quando vi que deveria parar nos 30ml de xícara e antes no "olhômetro", observando o blonding, eu parava nos 45-50ml. Provei o café e realmente é outra coisa, então, na verdade, eu estava fazendo um espresso lungo achando que era um normal. Agora estou utilizando o filtro pressurizado de espresso duplo que veio com a cafeteira(que cabe 14g) e observando na balança para chegar a 28g. Não obtenho toda a complexidade de sabores do grão, mas também não estou errando na acidez dele, embora a extração demore coisa de 15-18s(mas isso deve ser normal para esse tipo de cafeteira, certo?)

Resumo da ópera: preciso de uma cafeteira decente com filtro de 58mm para moer 16-18g e assim obter minha xícara cheia, estou no caminho certo? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson, tem esse assunto no CdC em vários lugares. Olhe o tópico de "ajuste de moagem e dose pelo sabor" na área de técnicas e dicas.

 

Esse tempo de 15-18s indica que você precisa restringir mais o fluxo, moer um pouco mais fino. Leia lá e experimente. O Brew Ratio tava mesmo baixo, mas com moagem certa, dá pra variar a razão pó/água e conseguir bons resultados em vários pontos, ajustando moagem e socagem.

 

Pros meus grãos e torras "prediletos" pra espresso, prefiro achar o ponto de moagem e socamento em que consigo 42~45g de líquido em 25~30s com uma dose de 21~22g num filtro "duplo" (uso um VST-18g), numa razão próxima de 2:1 ou algo entre 42~50%

 

Mas esse é o "meu" gosto, cada um tem o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá , seu moedor é bom , então vc pode tranquilamente chegar a alguma coisa na faixa de 25 seg , basta afinar mais ou usar uma café de torra mais escura (quanto mais escura a torra menor a acidez e maior o amargor) , 15 a 18 seg não esta legal .

 

Sempre é preferivel uma maquina que aceite filtro comercial (58mm), facilita sua vida , mas não é essencial , se vc chegar a 25 seg com 50% , prove o café e veja como ficou se estiver forte , vc diminui o BR e aumenta o volume , isso é muito pessoal tem café que eu gosto a 50% , mas a maioria eu prefiro na faixa de 40/45% .

 

Eu não conheço sua maquina mas eu acho 14 para filtro duplo pouco , eu tive uma delongui de 51mm que eu usava 16g no duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então tá certo, é isso mesmo...

 

Esse filtro Krups que você só consegue colocar 12g é considerado "duplo"?

 

Se estou bem lembrado, o "padrão" do espresso italiano é uma razão de proporção 1:3, com 14g de pó você faz 2 xícaras com 21g de bebida cada, o que dá 42g, algo que vai indicar, com crema, entre 25 e 30 ml em cada xícara. A referência é fazer isso entre 25s e 30s com 9 BAR de pressão. Daí é ajustar a moagem pra fazer dar certo nessa regra "estreira", e o espresso italiano "de primeira onda" usa uma torra média escura ou escura.

 

Hoje é tudo diferente, já passamos pela segunda onda e chegou a terceira, então vai muito do gosto pessoal. Se tá gostoso, então tá "certo" pra essa pessoa...

 

Não sei quanto você já "fuçou", mas sugiro que tente experimentar, moer mais grosso e socar mais, ou moer mais fino e socar menos, até achar um ponto "agradável". Daí vale o texto que o Marcio traduziu do ajuste de moagem e dose pelo sabor... se afinar amarga e encorpa, se engrossar ganha brilho (frutado) e acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro dele é pressurizado , calcamento faz pouca ou nenhuma diferença .

 

Se vc esta pesando 28g de café em 15/18seg não é fiozinho , afina e tenta chegar a 25seg , a maioria do pessoal com maquina de entrada normalmente tem moedor ruim vc com um nemox 500 aproveite e use o potencial do moedor . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No de 14g calcamento tem pouco efeito esse filtro foi inventado para simplificar o uso de quem não tem experiencia e fazer sempre crema .

 

Com a Gaggia vc pode usar filtros triplos com PF naked de 21g e encher baldes de espresso  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso aí, o melhor acessório pra resolver o problema da sua Oster era mesmo uma Baby Class... Faz todo sentido! :D:lol::D

 

Parabens pela compra :) tive uma por anos e é uma máquina muito boa e ultra confiável. Cuide bem dela que vai continuar fazendo café bom por muitos e muitos anos!

 

Quando receber, vê se preenche o perfil com sua cidade e equipamento, facilita bem na hora de indicar opções de gast... digo, situar a conversa :ph34r:

 

:D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...