Ir para conteúdo

Cuidados para máquinas semi-novas após aquisição


Álvaro Gomides

Postagens recomendadas

Estou com uma pulga atrás da orelha.

Adquiri uma Nemox Fenice semi-nova, e sem querer duvidar da higiene do antigo dono ou cuidado, gostaria de fazer uma limpeza completa nela.

 

Comprei no Barista Coffee Bar em Curitiba (com o Leo) o Cafiza de 566g para tal atividade.

 

Além do backflush que é de praxe, o que posso fazer para higienizá-la e ter a segurança de uma máquina limpinha? O backflush torna o ato de desmontar o chuveiro e limpá-lo desnecessário?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álvaro, tenho uma fenice tb. Olha, o backflush serve para limpar a válvula solenoide, limpar o chuveiro é um cuidado a parte. Mas tenho lá minhas dúvidas sobre fazer backflush nas fenices, pois o manual não fala nada a respeito (ao menos pelo que me lembre, não o encontrei agora) e em um fórum estrangeiro li que recomendavam não fazer , pois não saía nada pela mangueira da bandeja durante o procedimento. Por fim, teve um membro daqui do fórum que associou o backflush à quebra do colar do grupo, mas nem ele tem certeza disso. Vou ver se mando um email para nemox perguntando a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário, ele é muito útil. Para limpar o chuveiro, portafiltro, parafusos, etc., (com exceção dos componentes de plástico) é só deixar de molho com cafiza, na embalagem tem as instruções.

Sem falar que a dúvida parece ser só minha, o pessoal daqui, muito mais experiente do que eu, faz backflushes direto nas fenices. Só coloquei uma cautela pessoal.

 

Segue o link que me causou a preocupação:

 

http://coffeesnobs.com.au/brewing-equipment-midrange-500-1500/21173-nemox-fenice-backflushing.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim. Deixe de molho uma noite toda (inclusive o porta-filtros, mas apoie-o com o cabo plástico fora da solução).

 

Cafiza faz milagre. Joe Glo deve ser igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o JoeGlo mais forte, parece dissolver a sujeira mais depressa. Mas como dá mais trabalho pra enxaguar, uso só pra lavar peças. Pro backflush, faz tempo que só uso Cafiza, senão demora um tempão pro sabão sair do grupo...

 

Em adição à recomendação da Ana, comece esse molho com água fervente e, na hora de enxaguar, use primeiro água fervente também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Álvaro, quando li seu post anterior e pesquisei, achei informações ambíguas. Parece que quem fabricou a Fenice para a Nemox foi a Lelit ( :o ) e tem duas versões, uma mais antiga e uma mais nova. Se você tirar a bandeja, colocando a mão do lado esquerdo do vão inferior, pra quem olha a máquina de frente (à direita da própria máquina) tateando a parte de cima do vão, na frente, uns 2 ou 3 centímetros da lateral, você deveria encontrar um bico de mangueira ou um dreno plástico (depende do ano da máquina), caso a sua tenha a válvula de 3 vias. Se não tiver esse dreno nem a mangueira, a sua não tem a válvula. Se tiver o dreno e não sair água, a válvula pode estar com problemas ou mesmo desligada (parece que é comum dar mal-contato no conector do solenóide).

 

Achei isso num dos sites gringos, mas não lembro se foi no CS, no CG ou no HB. Dá uma busca por "Fenice 3-way valve" em cada um que você encontra tudo que eu tô mencionando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha tem a mangueira. Se eu testar, mas não sair água dela, corro o risco de danificar o equipamento? Acho que não né, seria o mesmo que chocar... De qualquer forma, quanto tempo em média demora para sair água pela mangueira? Imagino que isso possa variar de máquina para máquina, mas gostaria de ter uma estimativa para não me precipitar, concluindo que não sai nada.

Perguntinha aos moderadores, deveríamos continuar a discussão em outro tópico mais adequado? Temo estar contribuindo para desvirtuar este daqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a resposta da Nemox sobre a minha pergunta se a fenice tem válvula solenoide e se dá para fazer backflush. É de chorar :

Hello,

 

 

 

I don’t understand what you mean for backflushes.

 

The 3-way valve was made to allow dispensing without drops at the end, and to have an additional safety valve when the machine is turned on and is not delivering.

 

 

 

I hope this answers your questions.

 

 

 

 

 

Best Regards,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, a resposta foi mesmo de chorar... :blink:

 

Como o backflush sem detergente não precisa ficar "agitando" com flutuação de pressão, e depois que passar do ponto máximo a OPV abre e pressão estabiliza, o momento de cortar esse "backflush" simples é o ponto em que a bomba estabiliza no máximo. Basta ouvir quando a bomba muda o ruído, fica mais silenciosa e o som "estabiliza", quer dizer que entrou em regime estável de pressão. Tem bombas rápidas que chegam nesse ponto em 2~3s e, no outro extremo, tem bombas lentas que demoram 6~7s. Só prestando atenção no som da sua para saber o tempo. Chegando no ponto, corte a extração e veja se há cusparada na saída da mangueira. Se não houver, tá com problema.

 

Boa sorte no teste!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ter a solenóide tem dois inconvenientes.

 

Ter que esperar para retirar o porta-filtro, que pode ser aproveitado dependendo de como prepara a dose seguinte.

 

E ter que usar um recipiente raso para evitar que o fluxo final suje a bandeja. Esse próprio recipiente serve para cortar a extração ao invés de puxar a xícara e riscar sua borda com o café.

 

Mas tem uma vantagem! A água só sai do chuveiro. Nunca entra, inclusive suja com café. Isso permite espaçar bem mais as limpezas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, valeu pela ajuda, o conhecimento de vocês é impressionante, parece infinito!

 

@Cabral, vou tentar fazer o teste neste final de semana, e filmar, para pedir ajuda se não conseguir identificar a mudança no barulho.

Mas digamos que não saia pela mangueira, e que isso ocorra em todas as Fenices. Significará que a mangueira está lá para bonito? Como um aerofólio em carro popular? Tô crendo muito nesta possibilidade, espero estar errado. 

 

@Sergio.m, desde já peço desculpas pela minha ignorância... É que não entendi muito bem a parte de ter que esperar o PF no grupo, não tinha lido ainda a respeito, quanto tempo mais ou menos seria isso? Por acaso, seria para evitar um pequeno barulho de explosão, como o de entrada de ar no vácuo? Já o escutei algumas vezes... Sobre o recipiente raso, eu devo pegar um pires, por exemplo, e colocar entre a xícara e o PF ao término da extração, seria isso?  :unsure:

 

@Álvaro Ford, apesar dos pesares, continuo muito satisfeito com a Fenice, com o tempo consegui me entender com ela e já consigo uma repetibilidade bem adequada... Já enfrentei também essa fase de jorrar água pelo PF, inclusive estraguei uma minibalança por causa disso, mas consegui identificar onde estava errando, como já relatei num post anterior. Honestamente, pretendo permanecer com ela até quando conseguir um upgrade para uma ECM com PID. O valor que conseguimos , graças ao Igor e a Italclass, foi algo muito de ocasião, principalmente considerando a raridade de encontrar Gaggias no mercado, a preço compatível com o praticado à época em que eram vendidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius,

 

Caso a máquina não tenha solenóide, logo após a extração, o pf ficará com uma certa pressão. Desapertar o pf sem esperar (talvez 1 minuto) vai espirrar água fazendo uma certa sujeira. Melhor esperar deixando pingar em algum recipiente (opcional, para não sujar a bandeja). Faço assim na minha que não tem.

 

Também é interessante antes de puxar a xícara colocar o recipiente acima da xícara. Isso não deixa o fluxo riscar a borda da xícara. É estético, para gente tanto faz, já para servir visita não acho legal.

 

A sua, pelo que vc disse, parece ter a solenóide mas algo está entupido...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa esperar. Basta não desatarraxar o PF de soco, mas com cuidado. A pressão alivia sem sobressalto dessa maneira. Sinceramente, não acho que seja uma mudança da água pro vinho a válvula de 3 vias em uma máquina doméstica pra quem toma dois ou três expressos por dia. Muitos na sequência e a utilidade aumenta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Álvaro, eu sabia que você teria que desatarraxar devagar, pela falta da válvula.

 

Apesar de já ter extraído bastante (e sentido a lambança em alguns momentos), deve ser mesmo questão de pegar o jeitinho. Sergio tem uma bela maquininha (é porque é uma Mini, mas é linda) e não tem a válvula de retorno. Dá mais uma temporada de chance pra garota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...