Ir para conteúdo

Melhor de 3? Gaggia baby Twin x Gaggia dose x demoka 1306 expressione

Draegir

Postagens recomendadas

Anita obrigado estou precisando mesmo da dose \o/ quase sai daqui agora para experimentar, estou perto do alexandre no rj, mas vc que já degustou o café que da ecm faz ela supera as outras.? Vc tem uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o único com a síndrome ruiva pós carnaval, não sou o único que quer uma máquina nova ou o mais próximo disso, enfim estamos na América do Sulllll, etc..

Lembrando, caro Roberto, que o melhor café do mundo não sairá da melhor máquina pq o conjunto ainda depende do barista; foi o que aprendi aqui no fórum.

Muitos depoimentos de coffe lovers exigentes e experientes que atraídos pela fama de tal e tal cafeteria se decepcionam com a pouca habilidade de baristas diante de máquinas de expresso que estão acima de qualquer suspeita.

Link para o comentário

Roberto, não conheço a ECM. Mas conhecerei na semana que vem.  :)

Nosso menino veneno, ADORA a dele.

Eu tenho uma Silvia, uma italianinha que não chega muito aos pés da ítalo-tedesca.

Gil não está vendendo a VFA dele. Eu que te sugeri a proposta maluca. Acho que se tiver interesse você precisa enviar a MP a ele, demonstrando que está a fim.

E é como Wagner falou: a síndrome é eterna. O problema dela é te deixar ETERNAMENTE insatisfeito. Cabe a você definir os limites.

Bons cafés.

Link para o comentário

Roberto, se formos pesar honestamente, o ganho "na melhor xícara possível", isoladamente, não justifica gastar uma fortuna (pra mim foi absurdo de caro) numa máquina Prosumer top de linha.

Há um conjunto de fatores: qualidade da extração, controle, repetibilidade (que envolve estabilidade), confiabilidade, durabilidade, assistência técnica, estéticas visual e táctil, além das óbvias olfativas e palatares (que dependem mais do café/torra/moagem) etc.

E é necessário um bom moedor. Uso para espresso um Vario Home e acho o "alemãozinho" excelente.

Usei uma Gaggia Baby Class por muitos anos e obtinha shots excelentes, consegui alguns "god-shots" ao longo do tempo, mas a média era entre razoáveis e bons, a despeito de meus cuidados e técnicas. A máquina é boa, mas é bem trabalhoso conseguir repetibilidade refinada, o que resulta em flutuações entre os razoáveis e os bons. Mas, se eu não errasse, ela não falhava.

Com a Breville Dual Boiler (BDB), uma "prosumer" de entrada, consigo muito mais repetibilidade, há muito mais controle, consigo uma boa quantidade de "god-shots", quase sempre shots entre bons e excelentes. Ela é muito mais complacente com erros do operador do que a Gaggia, mas fica bem evidente que se eu não errar, ela repete resultados extração após extração... até a máquina dar defeito.

A BDB não é confiável, dá defeito muito rápido, não é fácil conseguir peças e não tem assistência técnica no Brasil. Só vale a pena onde tem autorizada oficial, o que não tem por aqui. Nota ZERO em confiabilidade e suporte. Ponto final.

Parti pra investir alto numa ECM pra ter os "prós" com os quais estava acostumado com a BDB, acompanhados de um desenho/projeto que eu sempre gostei (Grupo E61) por oferecer um perfil de extração atraente, e principalmente pela fama de ser um equipamento confiável, resistente e feito pra durar. Além disso, não apenas tem representante e Assistência Técnica no Brasil, como a maioria dos componentes é compatível com as peças padrão de mercado TOP de máquinas comerciais/profissionais, caso haja problemas em conseguir peças originais para uma eventual manutenção. Mas a máquina é construída como um Panzer, acho que o balcão da cozinha acaba antes da Technika...

O fato de eu achar o equipamento lindíssimo foi a "cereja do bolo" :wub: . Eu ficava babando nas Rocket, nas Expobar e nas Andreja... Agora tenho uma não apenas no mesmo estilo, mas com o que é considerado o melhor aço polido do mercado. Só quando vi a minha entendi porque todos reviews comentavam que ela "brilha mais" que as outras. Brilha mesmo! :lol::D:lol:

Essa semana vai completar 1 mês que a estou usando. Por enquanto, tô muito bem impressionado... e obtendo os melhores cafés que bebi até hoje!

• Curtir 2
Link para o comentário

Cabral estou vendo máquinas profissionais estou recebendo algumas propostas vou ver qual é, vou colocar por aqui lado a lado com a ecm será que a estabilizando as variáveis a ecm ganha de uma profissional? o que percebi e que a ecm tem como controlar o bar, caldeira de bronze, um charme irresistível, mas casar com uma ecm ou uma profissional, vou ler os manuais das profissionais e posto oque achei alguém será que tem uma profissional para comparar ? Com uma boa maquina semi automática? Em relação ao moinho conversei com o representante e é fácil,comparar: um Baratza vario, simplificando é o moedor para coado, prensa, moka, expresso e faz micro ajustes na granulação, e ainda pesa esse é o negócio, facil. Um moinho profissional e grande desajeitado tem bastante regulagem mas é para expresso simples assim, um trator, vou de Baratza vário e pon5o final a diferença é clara e simples, na cafeteira é outro negócio mais viceral, muito mais complexo tirando a cereja do bolo que a ecm é o que queria é saber o resultado, pela cereja a ecm com certeza.

Link para o comentário

Se você tem espaço pra colocar uma máquina grande, facilidade de instalação à rede hídrica e de um bom sistema de filtragem profissional, ou tem espaço para instalar um reservatório externo (galão) com bomba flojet pra criar pressão na entrada da máquina (substituindo a necessidade de conectar à rede hídrica), se não se importa de ter uma caldeira grande a ponto de a máquina só ficar pronta para extrair depois de, no mínimo, 45 minutos (em geral espera-se de 60 a 90 minutos para as maiores), uma máquina profissional vai tender a te oferecer mais estabilidade térmica e constância longeva de vapor (tamanho da caldeira), facilidade de manutenção (peças disponíveis no mercado, caso compre uma das oficiais no Br). Lembre-se de que além do tempo de espera, vai gastar muita energia para aquecer muito metal e muita água, então é bom considerar quantos cafés você faz em cada rodada, ou se vai deixar a máquina ligada direto...

E tem o fator Novo X Usado, não só na estética, mas na longevidade das peças e na garantia.

Pesquise bem antes de fechar.

E ler manuais é ótimo, também fiz isso pra saber das peculiaridades de cada modelo que pesquisei, mas sugiro ler reviews de usuários de diversas fontes, pra saber a opinião de quem usa também, pois essas costumam ser mais "interessantes" do que a opinião de fabricantes e vendedores.

Vale comentar que há uma "certificação" para que máquinas de café possam ser consideradas "comerciais", o que as categorizam como "profissionais" e, SURPRESA, sua Café Roma DeLuxe tem a tal certificação internacional, tanto na UE quanto nos EUA. A minha, especificamente, veio com os certificados em inglês e outros idiomas da União Européia, com um certificado da FDA e da FSA norte-americanas... Sacou que "profissional" não necessariamente significa "máquina superior"? Por exemplo, uma Nuova Simonelli Musica, que é Prosumer, é, no geral, uma máquina superior para uso pessoal do que uma Nuova Simonelli comercial, que é feita para funcionar o dia todo e dar baixa manutenção, mas não dá muita flexibilidade pro usuário.

É bom levar em consideração que se comprar uma máquina grupo E61 com alavanca e opção para conexão hídrica, terá a opção da pré-infusão verdadeira e manual, algo que raramente aparece nas comerciais, salvo as que tem E61 com alavanca, algo meio raro, já que a tendência é automatizar com sistemas dosadores volumétricos ou temporizados e acionamento por solenóides.

Em resumo, a despeito de vc ter máquina de espresso a 10 anos (li que vc escreveu isso em algum lugar :P ) talvez seja bom dar um pesquisada mais longa antes de "casar" com uma máquina cara. Tudo que postei aqui tá no Fórum e você acha fácil usando a Busca (modo Google).

Boa Sorte!

Link para o comentário

O que eu posso falar da ECM é que ela é uma joia em inox , trabalho de artesãos de Milão e Haidelberg , o Alexandre vai levar a Classika dele para o Jamboree , acho dificil alguem não se apaixonar por ela .

Foi projetada para hobbystas , ocupa um espaço pouco maior que uma gaggia , pesa 20 kg e tem desempenho e resistencia  de profissional.

• Curtir 1
Link para o comentário

Tô quase levando minha Silvia pro Jamboree, tem muita gente que pensa em ter uma e talvez gostasse de ver a garota ao vivo (até para quebrar alguns mitos).

E ver se o Alex aceita a ruiva por uma ECM (e, claro, muitos porquinhos de diferença para eu completar a perder de vista).

Roberto, não entendi a parte de falar a verdade.

Link para o comentário

Roberto, Jamboree é o nome do evento, não a cidade. Será um evento bem legal para amantes amantes de café que acontecerá dia 21 aqui em SP. Tem tem um tópico só dele.

E se vc esta perto do Alexandre, vai lá, troca uma idéia é conhece a ECM.

Link para o comentário

Opa, perfil completo. Forno a lenha? Não nos deixe roxinhos.

Tem como mudar a frase sim. Tem que ir no painel de controle (mas este é um direito conquistado pelos veteranos :) ).

Marcinha já explicou o evento em Jamboree City. ECM estará lá. Funcionando. :)

Link para o comentário

Vc viram a explicação do Cabral um verdadeiro show de quem conhece além de um bom café, mas como funciona para sair uma chicara a fundo depois dessa darei muito mais valor, existe um estudo que para cada coisa as coisas passam por várias maos, ex para sair uma xícara, o cara pega o grão planta, colhe, torra, embala, despacha etc a máquina pegam o ferro transformam em aço , fazem o cobre, transformam em resistência , o plástico colocam na forma etc monta a cafeteira colocam para vender chega em vc, nesse processo todo mais de mil pessoas inclusive vc eu tiveram que fazer parte desse processo ai sai a xícara de café, alguém por aqui conhece o processo todo, seria lindo ir na raiz da chicara ou talvez da cafeteira. Se alguém souber onde está me fala.

Link para o comentário

:D Sei nada não, eu só escrevo muito e engano bem... :D

Essa última: cê tá comparando um Gurgel com um Rolls Royce com uma Mercedes Bens, respectivamente. Depende do uso e do gosto entre as duas últimas. Mas a primeira nem tá na mesma categoria, é uma "Jeep wannabe" :rolleyes:

Link para o comentário