Ir para conteúdo

Primeiras impressões e algumas dúvidas

Postagens recomendadas

Olá meus amigos, como estão?

Já faz algum tempo desde minha última postagem aqui no fórum, então resolvi dar o meu feedback sobre as minhas primeiras experiências com expresso em casa.

Minha primeira experiência com a Saeco Poemia foi a utilização de E.S.E, um café razoável. Minha segunda experiência foi com pó gourmet de mercado, já foi uma experiência bem mais frustrante. A terceira experiência foi comprando o café da Starbucks, achei que o expresso que fiz em casa ficou igual ao que eles tiram lá na hora, nada demais. 

Então resolvi começar a comprar os grãos para moer na minha Skerton, a primeira frustração foi em ajustar a granulometria. Quando eu lia os posts sobre a Hario, reparei que sempre contavam os "clicks" para dar informações sobre grau de moagem. O problema foi ao constatar que esse sistema não existe na Skerton, é um outro tipo de ajuste, os clicks só valem para o Hario Mini. Comprei o café do Alexandre, que ainda não chegou (pedi por PAC, SEDEX era muito caro aqui para SP) e simultaneamente eu resolvi pedir a amostra grátis deste café: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3337-amostra-gr%C3%A1tis-de-caf%C3%A9-gourmet-500g/page-2. Como a entrega por SEDEX era praticamente o mesmo preço do PAC, esse foi o primeiro grão que chegou em casa, há uns 4 dias. Ainda não dei meu feedback no tópico pois não sei se estou preparando direito o expresso, então não quero comprometer a avaliação do produto sendo que o problema pode ser a minha falta de habilidade, mas vou deixar algumas impressões aqui com o intuito de tirar dúvidas, não para avaliar o café (que fique claro).

Tentei ajustar a moagem seguido o tutorial que li aqui no fórum, deixando o café próximo ao açúcar cristal. Como ainda estou sem balança, resolvi encher duas vezes o medidor da Poemia, o mesmo também serve como "tamper", normalmente é o suficiente para encher o filtro duplo da máquina. Pesei com uma balança menos precisa que tenho em casa (1g de precisão) e deu aproximadamente 19g de café. Minha primeira constatação foi que a torra desse café é mais clara que qualquer outro café que preparei aqui em casa, o sabor do café foi muito mais próximo ao ácido, pelo que li é natural de um café com torra mais clara, mas achei muito ácido para meu gosto.

Minha primeira extração foi com o portafiltro pressurizado, fez uma boa quantidade de espuma (falsa crema dos filtros pressurizados), a extração foi rápida (15s) e o gosto do café ficou muito ácido. 

Em seguida eu "despressurizei" o portafiltro, retirei o aparato. Resolvi fazer uma moagem mais fina, ainda mantendo a mesma quantidade de café. Dessa vez o café veio sem aquela espuminha depressiva e com uma crema ralinha. A extração demorou mais, em torno de 20s e o café ficou um pouco menos ácido. Creio que a acidez melhorou graças a moagem mais fina e quanto a pouca quantidade de crema não sei se foi falha minha ou a qualidade do café em questão. 

Tenho variado a moagem há alguns dias e também o tempo de extração, reparei que com uma moagem bem fina e extraindo em torno de 40ml (30 segundos de extração) o café ficou bem mais agradável, menos ácido, ainda que a crema sempre continue bem ralinha. Quando aumento o volume do café extraído eu também consigo um bom café, um pouco mais fraco mas a acidez também é menor. Mas já achei a qualidade da bebida superior aos cafés que havia preparado anteriormente. Vou esperar o café do Alexandre para poder fazer uma comparação melhor.

Minha outra frustração foi ao preparar o Latte, não consigo deixar o leite na textura deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rK0fAnlCh2U. Ainda não tenho um pitcher, creio que deve ser um dos motivos, estou utilizando uma caneca de cerâmica com leite integral gelado. Tento não deixar formar grandes bolhas no leite e ao mesmo tempo posicionar o bico do vaporizador (retirei o tal do panarello, além de achar anti-higiênico não gostei dos resultados com ele) ao lado da caneca para que o leite circule dentro do recipiente. Vou esperar o meu pitcher para poder comentar melhor sobre a vaporização, mas até agora não tive sucesso. 

Esse foi um pequeno relato da minha experiência até aqui, agradeço se apontarem os meus erros para que possa evoluir a minha técnica. Sei que mesmo não postando muito eu sempre tiro minhas dúvidas aqui nesse fórum, acompanhando outros posts de pessoas com dúvidas semelhantes. É realmente uma comunidade maravilhosa e prestativa, minha experiência aqui tem sido a melhor possível, obrigado a todos!

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, se tivesse postado isso no tópico da Poêmia acho que teria mais participação dos colegas...

Se a "data de fabricação" no pacote é de 27/fev/15, como a amostra que recebi, então o café já tá um pouco "velho" pra fazer crema bonita, pois essa é a data do embalamento, e pelo que entendi esse café, depois de torrado e antes do embalamento, ficou armazenado em ambiente não-hermético por um bom tempo: no mínimo 3 dias, talvez 10 - só sabemos que a torra foi numa terça ou quarta-feira, mas não sabemos qual.

É um café gourmet aparentemente tratado com cuidado por uma pessoa bem interessada, mas por enquanto mais indicado para uso comercial, para grandes compras e alto giro, só agora voltando o foco para melhoria de qualidade e mercado de nicho como o nosso.

Se está obtendo 40ml (deve dar umas 40g) em 30s com 19 gramas de grão moído, seu Brew-Ratio tá bom, 0,43, e o tempo de extração também, o que deve resultar num café levemente restrito, bem ao gosto de muitos aqui do Clube que, como eu, não são terceira-ondistas radicais. Quando o café do CEB chegar, ajuste a moagem até chegar numa formulação parecida, mas prepare-se: segundo os relatos aqui, deverá ter mais crema que café! ;)

Sobre especificidades da máquina não posso dizer nada. Contudo eu recomendaria fortemente que essa sua postagem estivesse no tópico referente à mesma. Lá já tem as dicas de vaporização e há tópicos sobre isso aqui no CdC.

Link para o comentário

Sem problemas, vou copiar a postagem no tópico da Poemia, espero que não cause problema com os moderadores essa "duplicidade" de post. 

Sobre o café gourmet, achei um bom café, o problema foi essa torra um pouco mais clara e a acidez do café, não é do meu gosto.

Sobre o Brew-Ratio, o café moído bem fino com 40ml em 30s fica bem agradável, a outra saída foi uma moagem um pouco mais grossa, tirando 60ml em 20s, também ficou bom, apesar de um pouco mais fraco.

Link para o comentário

Chegou hoje o café do Expresso Brasil, achei muito superior ao gourmet, com uma crema consistente e um sabor bem equilibrado. Minha única ressalva é que eu senti o café ficando mais ácido no fim, o que poderia ter causado isso? Depois vou tentar ajustar outro grau de moagem para fazer um outro teste.

Link para o comentário

Provavelmente é subextração: água muito fria, moagem muito grossa ou dose (de café moído) muito baixa.

Diz os parâmetros da extração aí: massa de café moído, massa de café extraído (na xícara) e tempo de extração. Assim dá pra ter uma ideia do que houve.

Link para o comentário