Ir para conteúdo

[Iniciante] Kit inicial de FP


Postagens recomendadas

Olá, tenho uma dúvida que quanto mais leio menos consigo responder:

 

Quero mudar algumas coisas em minha vida começando pela alimentação, e com isso quero testar o bullet proof coffee, (café + manteiga (ghee) + óleo MCT).

 

Minha vida inteira só tomei café (ou cha-fé) melitta coado.

 

Blz. No momento não pretendo adquirir um equipamento muito caro, talvez daqui uns 2 anos... e quero fazer um café de qualidade.

Optei pela French Press. Pois bem eis a minha dúvida:
Pelo que eu li no fórum as opiniões variam entre bodum, balliati e aquela de acrílico que eu esqueci o nome.

Existe muita diferença entre essas 3?

 

Li também que o moedor hario não é muito bom pra FP. Pois bem, o que seria o ideal, levando em consideração o custo benefício?

Por hora pensei em montar esse "kit":

French press:
 
Café:
 
 
Moedor:
 
Outra coisa que eu fico me perguntando:
Para um leigo, qual seria a diferença perceptível de um café desses que eu tomo e um expresso de qualidade feito por uma máquina top e moedor top.
 
Estou aberto a sugestões 

Abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Samoel, bem-vindo ao Clube.

 

Uma explicação: os títulos das postagens e palavras-chave ajudam o pessoal a buscar assunto no Clube: afinidade de tema, dúvidas semelhantes etc.

 

O título de seu novo tópico não ajuda a busca e os colegas em nada. Coloque algo direcionado: dúvida sobre prensa francesa ou algo similar.

 

Ainda sobre a prensa, sugiro uma lida nos nossos tutoriais, temos um excelente sobre este método.

 

Uma lida nas leituras obrigatórias também pode te ajudar em como postar ou pesquisar por aqui.

 

De mais, boas leituras e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Samoel, bem vindo ao CdC. De onde você é? Sugiro completar seu perfil para facilitar as interações no fórum.

 

Sobre comparações: você pode comparar a qualidade dos cafés, e pode comparar os métodos/técnicas de extração. Sugiro que vá em uma boa cafeteria e experimente um café de qualidade feito em diferentes métodos, inclusive FP para ver se o resultado lhe agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi samoel eu iniciei a pouco tempo com os cafés especiais, e confesso que não me dei muito bem com a fp por enquanto ..... vc já deu uma olhada na cafeteira italiana (moka)? pessoalmente a considero o metodo mais fácil e de resultado satisfatório pelo custo beneficio...... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a Fp, recomendo o método do James Hoffman, tem um post do Rodrigo (estou no celular, caso contrário postaria o link). Com ele, se pode preparar com moagem média, resulta em quase nada de laminha. Na minha humilde opinião, o método é tão bom que mereceria estar no tutorial, ao lado do preparo tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serio Vinicius? esse metodo é tão bom assim .... vou procurar... até hj nw consegui fazer um café decente na fp utilizando o metodo tradicional :( a coitadinha estava até abandonada ......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha situação era a mesma, hj ela me acompanha quase todas as noites. Confesso que o método tradicional é mais charmoso. Tenho a impressão que salienta a qualidade e os defeitos do café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samuel, como você tá começando agora, indicaria na verdade uma french press xing ling. Barata e funcional. Não sei onde você mora, mas em SP dá pra achar xing ling por menos de 10 pilas. Esses dias paguei 8,50 numa de 600 ml

 

Quanto a moinho, nesse ponto fico te devendo indicações mas, uma dica que dou é: Vidro de french press cedo ou tarde quebra. Quando for comprar, compre duas. Deixe o corpo de uma guardado pra usar quando a outra quebrar, mas remova a malha metálica dele e bote na que você irá usar. Ter duas malhas na french press ajuda por exemplo a segurar os fines no fundo e diminuir a quantidade de "lama" no fundo da xícara.

 

Boa sorte o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samoel, bem-vindo ao Clube.

 

Uma explicação: os títulos das postagens e palavras-chave ajudam o pessoal a buscar assunto no Clube: afinidade de tema, dúvidas semelhantes etc.

 

O título de seu novo tópico não ajuda a busca e os colegas em nada. Coloque algo direcionado: dúvida sobre prensa francesa ou algo similar.

 

Ainda sobre a prensa, sugiro uma lida nos nossos tutoriais, temos um excelente sobre este método.

 

Uma lida nas leituras obrigatórias também pode te ajudar em como postar ou pesquisar por aqui.

 

De mais, boas leituras e bons cafés.

Obrigado pelas dicas, o título estava meio aéreo.

Quando abri o tópico não tinha navegado nos tópicos sobre moinhos ainda -x

 

Olá Samoel, bem vindo ao CdC. De onde você é? Sugiro completar seu perfil para facilitar as interações no fórum.

 

Sobre comparações: você pode comparar a qualidade dos cafés, e pode comparar os métodos/técnicas de extração. Sugiro que vá em uma boa cafeteria e experimente um café de qualidade feito em diferentes métodos, inclusive FP para ver se o resultado lhe agrada.

Moro no oeste de SC, nem sei se tem boas cafeterias aqui, vou procurar.

 

Oi samoel eu iniciei a pouco tempo com os cafés especiais, e confesso que não me dei muito bem com a fp por enquanto ..... vc já deu uma olhada na cafeteira italiana (moka)? pessoalmente a considero o metodo mais fácil e de resultado satisfatório pelo custo beneficio...... :)

Vou pesquisar, qualquer coisa testo as 2 :D

obrigado Rosi

 

Sobre a Fp, recomendo o método do James Hoffman, tem um post do Rodrigo (estou no celular, caso contrário postaria o link). Com ele, se pode preparar com moagem média, resulta em quase nada de laminha. Na minha humilde opinião, o método é tão bom que mereceria estar no tutorial, ao lado do preparo tradicional.

Eu tinha visto o método, testarei quando comprar minha fp

 

Samuel, como você tá começando agora, indicaria na verdade uma french press xing ling. Barata e funcional. Não sei onde você mora, mas em SP dá pra achar xing ling por menos de 10 pilas. Esses dias paguei 8,50 numa de 600 ml

 

Quanto a moinho, nesse ponto fico te devendo indicações mas, uma dica que dou é: Vidro de french press cedo ou tarde quebra. Quando for comprar, compre duas. Deixe o corpo de uma guardado pra usar quando a outra quebrar, mas remova a malha metálica dele e bote na que você irá usar. Ter duas malhas na french press ajuda por exemplo a segurar os fines no fundo e diminuir a quantidade de "lama" no fundo da xícara.

 

Boa sorte o/

Nem sei se tem aqui, talvez na HAVAN 

 

Pessoal, obrigado pelas dicas, vou ver minhas contas esse mês e estou cogitando pegar um Encore Baratza. 

Engraçado são as discrepâncias de preços entre os moinhos.

vou ler um pouco mais a respeito e depois monto meu primeiro kit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a French da Starbucks que na verdade é uma Bodum. É excelente, de muita qualidade, e o valor é tranquilo também. E você encontre em qualquer loja da Starbucks. Adoro os cafés que tiro nela, usando o método já citado do Hoffman. Cafés torras claras ficam ainda melhor nela, estou usando recentemente o do Clayton Barrosa, do qual testei em praticamente todos os métodos e na minha opinião na French mata a pau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...