Ir para conteúdo

Não consigo um café com crema


Postagens recomendadas

Olá pessoal,

 

Sou muuito nova nesse meio e estou com dúvidas..

Comprei uma máquina Delonghi Caffé Norma (seria essa a especificação?), uma pessoa estava vendendo e acabei por comprar..

Ví diversos vídeos antes de preparar o café, comprei um café já moído (bravo café) que na embalagem dizia ser para filtro e espresso e também Santa Mônica em grãos.

Liguei a máquina, esperei acender a luz indicando que estava na temperatura, liberei um pouco da água antes e tentei com o café já moido, pois achei que seria mais fácil para a primeira tentativa, compactei mais, compactei menos, enfim, tentei mil opções e o máximo que consegui foi uma crema rala que se perde em segundos. 

Fiz a moagem dos grãos em casa, utilizando um moinho cuzinart, seguindo o padrão de açucar refinado, mesma questão do pó, uma crema super rala..

Hoje comprei grãos pilão, pois ví alguns vídeos que se extraía uma grande crema, e nada também... :(

Devo estar fazendo algo muito errado, mas pelo que vejo nos vídeos, estou seguindo tudo corretamente, alguém pode me ajudar?

Obrigada pessoal!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem-vinda!!!

 

Seu problema tem uma resposta mas simples do que parece: café velho e ruim.

 

Só vai conseguir crema com café novo e bom. O ideal é ter um café em grãos, torrado entre 5-15 dias. Nesse intervalo de tempo, se usar adequadamente as tecnicas de moagem e tamping, vai ter o café com a crema que tanto deseja.

 

Com o tempo vai descobrir que a crema é necessária, mas não é a parte mais saborosa do café.

 

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no forum temos uma lista de lojas online cujos cafés podem lhe atender bem:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/forum/32-lista-de-lojas-online/

 

Além disso, sugiro uma leitura atenta aos tópicos na seção de iniciantes, pois muitas de suas dúvidas já serão esclarecidas ali mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse moedor cuisinart é de laminas , porque se for de laminas vc vai gastar café a toa , moedor de laminas não serve para nada, sendo que para espresso a situação piora.

 

Qual é o modelo do moedor ?

 

Eu tive uma delongui parecida , o problema é café velho ou se o moedor for de laminas , as duas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, da para fazer espresso com moedor de laminas. Também da para passar manteiga com um martelo.

Com portafiltro pressurizado, acho que não deveria ter problemas com a "crema" (eu acho, nunca extrai em pf pressurizado)

 

 

Agora no seu caso, tenta comprar grãos recém torrados para fazer uma experiência :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meu moedor é de lâminas sim, é simples!

Bom, acho que vou tentar alguma boa cafeteria e pedir grãos recém torrados, como me informaram 5-15 dias no máximo e ver se eles podem moer pra mim, pra fazer um teste, acham uma boa alternativa?

Ou seria melhor já comprar um moedor legal, comprar os grãos bons e ir testando eu mesma em casa?

Moro na zona oeste de SP e ví que por aqui tem algumas cafeterias..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moedor de laminas não serve para nada , ate pata picar amendoin ele é ruim.

 

Não adianta pedir para moer fora , espresso é um processo de aproximações , vc vai moer e fazer uma extração , se ficar uma cachoeira vc moe mais fino , se chocar a maquina , que seria entre entupir e ficar gotejando vc vai moer mais grosso , e por aproximações vc vai tentar chegar em uma extração com 20 a 25 seg e 40 a 60 ml com crema , como vc não deve saber o que BR , não adianta ser mais especifico .

Todo o processo do espresso é bem simples , mas exige um moedor decente.

 

Na sua situação ate um moedor manual resolve seu problema , um hario barato já permitirá que vc faça espressos sem problema.

 

O ideal é comprar um moedor eletrico bom , mas eles são caros.

 

A delongui é uma boa maquina , considero a melhor maquina de entrada , ela aceita sache ESE , o filtro é pressurizado e a conversão para despressurizado é rapida , simples e vc pode alternar um ou outro com facilidade.

Os sobressalentes são faceis de achar e baratos , a maquina é fácil de consertar.

 

Enquanto vc não compra um moedor vc pode fazer espresso nela usando sache ESE.

Se vc não sabe o que é leia aqui , é uma solução paliativa , para vc não ficar vom a maquina sem uso.

 

Leia os 4 primeiros posts , não é o ideal , mas é uma solução temporária barata.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2066-saches-ese-ease-serving-espresso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos,

 

O filtro da minha é despressurizado!

Enquanto não compro o moedor e café, comprei os sachês, realmente são uma opção legal para o momento..

Vou ler sobre moedores legais aqui no fórum, enquanto não compro vou testando os sachês.

 

Obrigada pelas dicas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá Lizane...

Eu tenho uma c-08 e um hario skerton e tbm não consigo extrair uma grema legal,apenas uma espuminha rala.

Vi no YouTube um cara extraindo uma grema legal com café de mercado,pq não consigo?

Gostaria de saber se vc achou uma solução ou se o pessoal aí me dá umas dicas.

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno.

 

Se o Filtro dor despressurizado, dificilmente vai conseguir crema com café de mercado.

 

Precisa comprar cafés recém torrados senão não da crema mesmo.

Se for pressurizado sai uma crema (espuminha) produzida pela pressurização.

 

Mas se já tem o moedor, já é um bom caminho, o HARiO deve dar conta, tenho o Slim, e ele funciona bem pra espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo...

Então comprei café de um cara do espírito santo do pinhal,chama Loretto...me falaram bem,e realmente percebi uma grande diferença na qualidade do grão e no aroma,a torra não é escura tbm.

Mas mesmo assim não obtive resultado...

Valew pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bruno, Líz, me interessam suas experiência por que eu tenho a philco PHC19 (bem fraquinha nos padrões do fórum) e estou usando um café recém torrado (armazém do café) porém moído no ato da compra. Vinha conseguindo cafés razoáveis para o meu conhecimento e tenho navegado muito por aqui lendo bastante. Por causa dessas leituras, já encomendei um tamper de metal (o meu é de plástico) e um Hario Skerton, mas confesso minha alegria por estar conseguindo cafés que me agradam bastante, com certa crema (ainda que pressurizada). Eu sei que sou um pato novinho (e como diz o ditado: Pato novo não dá mergulho fundo) mas os resultados já me empolgam desde agora. É claro que é uma questão de gosto, afinal, se eu pegar o café que eu tiro e acho bom e pedir para Anita ou Gilberto ou os demais daqui do fórum provarem eles vão rir de mim, mas percebo uma evolução que tende a me dar um resultado cada vez melhor. Para mostrar o caminho que estou trilhando foi mais ou menos assim: Comprei a máquina numa promoção e comecei com café mellita a vácuo (desculpem senhores:-(() e logo vi que não era o que eu procurava, passei a um moído para expresso de prateleira de mercado (nao lembro a marca) que melhorou o resultado mas ainda pouco. Aí comecei a buscar ajuda (como vc Líz) e achei o fórum...., leitura, leitura, leitura e o próximo passo foi acertar manuseio: esperar esquentar, flush para limpar, escaldar a xícara, vaporizada rápida antes de extrair para aumentar a temperatura, medir tempo e quantidade, café de qualidade com torra recente e o que eu achei mais importante: pesar as tals 7g! Que diferença que fez utilizar uma balançinha da china para pesar com exatidão as 7g recomendadas. Posso continuar melhorando porque agora consigo tiradas iguais, 2, 3 vezes se for o caso. A balancinha comprada no china com escala de 0.1g mudou muito a qualidade do café e a repetibilidade (eita, é assim mesmo que se escreve?) do resultado. Quando eu puder comprar os grãos frescos e moer igual um doido no meu próprio skerton, acredito que terei resultados ainda melhores. Tô viciado nesse processo de aprendizado e manufatura... Não desistam! Vamos que vamos..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Marcos, eu não vou rir de ninguém (e nem o Gil nem ninguém mais). :)

 

Eu sou professora e seu relato comprova o potencial educativo do fórum, junto com as vontades de cada um de evoluir.

 

Todo mundo começou sem saber o que fazer. Eu tinha uma cafeteira, mas não tinha parâmetros ou experiência para operar aquilo (minha referência era café ruim da rua). Ralei muito e gastei muito café para aprender. E ainda sou má o meno.

 

PORTANTO você está no caminho certíssimo. E já percebeu que as sugestões do povo mais experiente ajudam nesta caminhada.

 

Tá certíssimo. E quando se sentir mais seguro, vai extrair uns belos especiais na sua garota. No Rio tem bons lugares com preços bacanas no café especial.

 

Bons cafés!

 

Anita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Marcos. Como a nossa doce forista já disse, esse é o caminho da grande maioria dos membros do fórum.

Nem vou me estender elogiando o pessoal pois já fiz isso, de novo  :ph34r: , em outro post e a coisa vai começar a ficar esquisita.

Mas, seja bem vindo. 

E aproveite o que puder do conhecimento de primeira do pessoal.

Grande abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...