Ir para conteúdo

Remoção de finos com toalha de papel

Rodrigoks

Postagens recomendadas

Técnica que aprendi no curso da Chef Steps e testei ontem pra retirar o excesso de finos da moagem. 

Ressalto que não fiz teste cego nem comparado, mas fiquei com uma impressão boa do resultado. Muitas vezes a sobrextração causada pelos finos se revela na finalização do café, com um sabor não tão desagradável, o que me pareceu que melhorou.

Bom, o método. Eu tive uma perda de aprox. 20% de café ao utilizá-lo. Então tem que calcular essa diferença na hora de moer. 

-Mói-se o café na regulagem de costume;

-Peneire o café com uma peneira caseira culinária em cima de algumas folhas de papel-toalha abertos em uma mesa; isso vai remover as partículas muito grandes que contribuem para subextração;

-Distribua o café por toda a superfície do papel-toalha, esfregando delicamente;

-Erga as folhas de papel-toalha e fique com o café restante; uma parte dos finos fica presa nos espaços entre as fibras de papel.

-Utilize o pó que sobrou como de costume.

Nota: não simpatizo muito com métodos de depuração pós-moagem, que em geral envolvem desperdício de café. Contudo, é um recurso que merece registro e pode ser útil em determinadas situações.

• Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer de novo com o restinho do NDA do Clayton que comprei no Jamboree. Olha, estou bastante empolgado com o resultado. Finalização muiiito limpa. Bom que todo mundo pode fazer sem nenhum equipamento especial. Desta vez a perda foi de 11, 66%.

Link para o comentário

Método utilizado pelo barista que venceu o campeonato brasileiro de Aeropress.

Não Anita, esse método foi utilizado por um dos semifinalistas, justamente o que perdeu pro campeão. Edgar moeu no Hario mesmo e usou direto, hehe

Link para o comentário

Guest Anita

Entendi. Obrigada pela correção, Fernando.

Eu achei que o vencedor tinha usado o Hario mini E o papel.

De qualquer modo usaram equipamentos e processos (como esse) bem simples.

Link para o comentário