Rodrigoks Postado 19 Abril 2015 Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Técnica que aprendi no curso da Chef Steps e testei ontem pra retirar o excesso de finos da moagem. Ressalto que não fiz teste cego nem comparado, mas fiquei com uma impressão boa do resultado. Muitas vezes a sobrextração causada pelos finos se revela na finalização do café, com um sabor não tão desagradável, o que me pareceu que melhorou. Bom, o método. Eu tive uma perda de aprox. 20% de café ao utilizá-lo. Então tem que calcular essa diferença na hora de moer. -Mói-se o café na regulagem de costume; -Peneire o café com uma peneira caseira culinária em cima de algumas folhas de papel-toalha abertos em uma mesa; isso vai remover as partículas muito grandes que contribuem para subextração; -Distribua o café por toda a superfície do papel-toalha, esfregando delicamente; -Erga as folhas de papel-toalha e fique com o café restante; uma parte dos finos fica presa nos espaços entre as fibras de papel. -Utilize o pó que sobrou como de costume. Nota: não simpatizo muito com métodos de depuração pós-moagem, que em geral envolvem desperdício de café. Contudo, é um recurso que merece registro e pode ser útil em determinadas situações. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Abril 2015 Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Método utilizado pelo barista que venceu o campeonato brasileiro de Aeropress. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Acabei de fazer de novo com o restinho do NDA do Clayton que comprei no Jamboree. Olha, estou bastante empolgado com o resultado. Finalização muiiito limpa. Bom que todo mundo pode fazer sem nenhum equipamento especial. Desta vez a perda foi de 11, 66%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 19 Abril 2015 Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Método utilizado pelo barista que venceu o campeonato brasileiro de Aeropress. Não Anita, esse método foi utilizado por um dos semifinalistas, justamente o que perdeu pro campeão. Edgar moeu no Hario mesmo e usou direto, hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Suspeito que a qualidade do papel pode influenciar o resultado. Provavelmente os de mais qualidade (=macios) devem funcionar melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Abril 2015 Denunciar Share Postado 19 Abril 2015 Entendi. Obrigada pela correção, Fernando. Eu achei que o vencedor tinha usado o Hario mini E o papel. De qualquer modo usaram equipamentos e processos (como esse) bem simples. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 20 Abril 2015 Denunciar Share Postado 20 Abril 2015 Show de dica! Obrigado Rodrigo, mais uma que aprendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas