Allexlimaa2 Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 @andre00 como o Bruno disse, sem pro você ter só coados. E sendo assim deixo como sugestão, você ter também, aeropress, e prensa francesa, além de outros métodos de coados como Kalita, v60, chemex, entre outros. Todos estes juntos, te custarão uma fração de uma máquina de espresso. E outra coisa que você pode servir com os coados principalmente nos dias de calor do DF, é café com chantly e afogatto, que mesmo com cafés coados ficam muito bons. Sendo assim, você pode se especializar em ótimos grãos, com torras apropriadas para coados, um ou dois bons moinhos e então tem tudo pra dar certo. Tudo de bom. Grande abraço. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 Achei a iniciativa legal. Se abrirem, avisa aqui que vou conhecer. Levo até um pouco de café torrado pra vcs experimentarem.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre00 Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 Pois é. A ideia é justamente ser uma casa de coados e infusões. Sim, a gente quer servir chá também, mas só comecei a estudar agora. E sobre os coados, seria bem isso mesmo: na ausência do espresso, oferecer vários métodos.Certeza que vamos aparecendo aqui pra que vocês nos ajudem na formatação do negócio, assim como o colega da 1268 fez.Um abraço! Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 21 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 @andre00 possível tudo é, viável, são outros 500. Abrir uma cefeteria de coados exige um plano de negócios e de marketing mais detalhado ao meu ver. Espresso não custa tão mais caro operacionalmente, e é um tipo de café que, mesmo quando é mais exótico, o cliente toma, já os filtrados são mais complexos e delicados de vender (na 1268 hoje, pra cada 50 espressos, sai 1 filtrado). Um conjunto ok de máquina + moinho sai na casa de 500 reais mensais, o que não considero muito pelo retorno que tem. Como disse, possível é, mas exige um estudo delicado do modelo de operação. Como já existem cafeteiras assim em Bsb, é um bom sinal de investir na área 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre00 Postado 21 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 [mention=8449]andre00[/mention] possível tudo é, viável, são outros 500. Abrir uma cefeteria de coados exige um plano de negócios e de marketing mais detalhado ao meu ver. Espresso não custa tão mais caro operacionalmente, e é um tipo de café que, mesmo quando é mais exótico, o cliente toma, já os filtrados são mais complexos e delicados de vender (na 1268 hoje, pra cada 50 espressos, sai 1 filtrado). Um conjunto ok de máquina + moinho sai na casa de 500 reais mensais, o que não considero muito pelo retorno que tem. Como disse, possível é, mas exige um estudo delicado do modelo de operação. Como já existem cafeteiras assim em Bsb, é um bom sinal de investir na área Pois é, Fernando, eu considerei justamente isso. Domingo farei a primeira etapa do curso de barista aqui pra justamente descobrir como é o intermediário da máquina e moinho, pq até então eu levei um susto com preço de locação da la marzocco, que é o que todos falam aqui quando se pensa em café espresso.O que vc consideraria uma máquina e moinho OK (e o que está um pouco acima do ok)? Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 27 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 27 Novembro 2017 Em 21/11/2017 at 08:00, andre00 disse: Pois é, Fernando, eu considerei justamente isso. Domingo farei a primeira etapa do curso de barista aqui pra justamente descobrir como é o intermediário da máquina e moinho, pq até então eu levei um susto com preço de locação da la marzocco, que é o que todos falam aqui quando se pensa em café espresso. O que vc consideraria uma máquina e moinho OK (e o que está um pouco acima do ok)? Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Pensei que tinha respondido mas não foi, heheh Bom, uma das primeiras coisas que digo pra quem quer empreender na área, é esquecer o eterno mito de servir o melhor café do mundo, e que pra isso, é necessário ter os melhores equipamentos do mercado. Equipamento é importante? Até é, mas o barista é peça fundamental nessa história. A cafeteria pode ter La Marzocco, K30, EK43, filtro everpure e talz, mas sem um barista muito competente, você tá gastando equipamento a toa. Tá colocando uma ferrari na mão de alguém que comprou a carta de motorista praticamente, heheheh. O contrário já não tem o mesmo resultado. Bota um barista bom com um equipamento meia boca, é muito provável que, mesmo com todas as limitações técnicas, o espresso dele saia melhor que o do duo La Marzocco + barista meeiro Equipamento ok? Máquinas: La Spazialle, Itallian Coffee, Nuova Simonelli, Astoria e afins. Moinhos: Vá sempre de moinho automático: K30 (caro), Mazzer Super Jolly (ou mini), Fiorezato F64, Astro automático (detesto, mas funciona bem) entre outros. Hoje em SP, o aluguel de um conjunto La Spaziale + Astro Automático tá na faixa de 500-550 reais, que é meu conjunto a mais de 2 anos e to feliz da vida, hehehe. De qualquer forma, invista em cursos e em estudos. Quando digo investir em estudo = investir em horas e mais horas lendo materias, textos e ficando aqui no fórum, que tem muito mais material relevante que a maioria dos cursos que conheço, heheheh 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 27 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Novembro 2017 Um bom exemplo de successo de cafeteria que não serve espresso é o www.philzcoffee.com (California). O grande problema (em termos de negócio) que eu vejo é que coados em geral demoram mais em comparação com extrair uma dose de espresso. Mas tabém existem opções para fazer coados em larga escala sem perder tanta qualidade e que podem ser mais rapidos e agradar o cliente que não quer esperar 10 minutos para uma extração de qualidade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 28 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 28 Novembro 2017 3 horas atrás, Bruno Marinho disse: Um bom exemplo de successo de cafeteria que não serve espresso é o www.philzcoffee.com (California). O grande problema (em termos de negócio) que eu vejo é que coados em geral demoram mais em comparação com extrair uma dose de espresso. Mas tabém existem opções para fazer coados em larga escala sem perder tanta qualidade e que podem ser mais rapidos e agradar o cliente que não quer esperar 10 minutos para uma extração de qualidade. Sim e não, hehehe. Filtrados demoram mais, mas geralmente são mais caros (em SP custa em média o dobro). Na 1268 um filtrado, dependendo do filtrado (AP e V60 saem cerca de 4 minutos. Prensa 6 minutos. Espresso, cerca de 2 minutos, mas é possível vai receitas mais rápidas na AP e no V60, além de que o intervalo entre um V60 e outro é menor que o da AP). O problema aqui, me parece, é educar o público, e os métodos, pra serem viáveis, demandam uma atenção toda especial por parte do barista ao cliente, bem na linha slow coffee. Em SP, um bom exemplo que nunca fui, mas é bem falado, é o coacafé (http://www.coacafe.com.br/), que tem uma proposta bem específica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre00 Postado 15 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Dezembro 2017 Estava há dias tentando responder, mas o trabalho (oficial) consumindo horrores.Algumas atualizações:Vi os modelos das cafeterias que vocês indicaram e pareceram bem interessantes. Mas é bem como o colega falou: coado demora bem mais pra sair, é mais caro e sai menos. A cabeça das pessoas, no geral, é de que não vão sair de casa pra tomar coado, pq isso elas tomam em casa. E tem ainda o apelo do cappuccino e bebidas a base de espresso.Me animei um pouco porque fiz um curso de barista iniciante (fundamentos) e vi que existe vida além da la marzocco e que dá sim pra entregar um bebida decente.O porém de tudo é que eu não me atentei pra uma coisa: como servidor público eu não posso ter empresa no meu nome/ser o administrador dela. E como o maridão tá com cargo em comissão no governo do DF, a história do café vai ficar parada por pelo menos um ano. E não há a menor possibilidade de eu largar o serviço público pra arriscar no café. Se eu não tivesse nada, hoje, com certeza faria. Mas tô quase terminando de pagar o apê e é uma grana fundamental.Maaaaaaaas, eu participei de um evento aqui em Brasília, o Picnik, num estande de umas amigas que tem um projeto social que ajuda um abrigo de cachorros abandonados. Daí eu doei grãos e meu trabalho, e experimentei vender coados lá, apenas na aeropress, pq o fluxo era baixo, ventava muito e a chaleira elétrica se recusava a manter a água bem quente. Foram 25 coados vendidos e deu pra ter uma leve noção do que o pessoal espera, no geral, em um coado (basicamente um café diferente do que a gente acha que tá bom). Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 16 Dezembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 16 Dezembro 2017 Em 15/12/2017 at 11:19, andre00 disse: Estava há dias tentando responder, mas o trabalho (oficial) consumindo horrores. Algumas atualizações: Vi os modelos das cafeterias que vocês indicaram e pareceram bem interessantes. Mas é bem como o colega falou: coado demora bem mais pra sair, é mais caro e sai menos. A cabeça das pessoas, no geral, é de que não vão sair de casa pra tomar coado, pq isso elas tomam em casa. E tem ainda o apelo do cappuccino e bebidas a base de espresso. Me animei um pouco porque fiz um curso de barista iniciante (fundamentos) e vi que existe vida além da la marzocco e que dá sim pra entregar um bebida decente. O porém de tudo é que eu não me atentei pra uma coisa: como servidor público eu não posso ter empresa no meu nome/ser o administrador dela. E como o maridão tá com cargo em comissão no governo do DF, a história do café vai ficar parada por pelo menos um ano. E não há a menor possibilidade de eu largar o serviço público pra arriscar no café. Se eu não tivesse nada, hoje, com certeza faria. Mas tô quase terminando de pagar o apê e é uma grana fundamental. Maaaaaaaas, eu participei de um evento aqui em Brasília, o Picnik, num estande de umas amigas que tem um projeto social que ajuda um abrigo de cachorros abandonados. Daí eu doei grãos e meu trabalho, e experimentei vender coados lá, apenas na aeropress, pq o fluxo era baixo, ventava muito e a chaleira elétrica se recusava a manter a água bem quente. Foram 25 coados vendidos e deu pra ter uma leve noção do que o pessoal espera, no geral, em um coado (basicamente um café diferente do que a gente acha que tá bom). Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Pega um amigo/parente de laranja e abre como MEI. Simples, fácil e barato, hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 18 Dezembro 2017 Na verdade, a Lei 8112/90 diz: "Art. 117. Ao servidor é proibido: ... X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; " Então você pode ser sócio, mas não pode gerenciar e/ou administrar. Ideal e correto é ter um sócio gerente, e apesar de idealizar o negócio, opinar e ir de final de semana curtir a cafeteria, não será nada além de sócio. Colocar "laranja" ou não, tanto faz, errado é gerenciar. Márcio. Ops, agora vi que é do judiciário... Se lá for proibido de ser sócio também, foi mal meu pitaco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 18 Dezembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 18 Dezembro 2017 2 horas atrás, Carneiro disse: Na verdade, a Lei 8112/90 diz: "Art. 117. Ao servidor é proibido: ... X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; " Então você pode ser sócio, mas não pode gerenciar e/ou administrar. Ideal e correto é ter um sócio gerente, e apesar de idealizar o negócio, opinar e ir de final de semana curtir a cafeteria, não será nada além de sócio. Colocar "laranja" ou não, tanto faz, errado é gerenciar. Márcio. Ops, agora vi que é do judiciário... Se lá for proibido de ser sócio também, foi mal meu pitaco. Carneiro, nesse caso, acredito que como MEI, que seria o caminho mais prático, ele não poderia, pois a MEI é fortemente vinculada ao dono dela. Ficaria limitada a sociedades limitadas com um sócio mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 18 Dezembro 2017 Isso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre00 Postado 18 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 18 Dezembro 2017 É exatamente esse o problema. Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 1 Março 2019 Denunciar Share Postado 1 Março 2019 Retomando o debate, leiam a seguir: https://www.instagram.com/p/BuHzNACFF0Z/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=13pzsyh9fquc0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Março 2019 Denunciar Share Postado 1 Março 2019 Rsrsrsr, por isto meu único funcionário sou eu mesmo, e mesmo assim fico cheio dele ( eu) , e também pega dinheiro e não devolve, rssrsr 3 1 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bruno_or Postado 21 Março 2020 Denunciar Share Postado 21 Março 2020 Realmente empreender neste país é um desafio! Percebi um aumento significativo no número de torrefações pequenas nos últimos tempos, tanto apenas torras quanto cafeterias que torram seu café. É um ramo que me inspira certa curiosidade, porém não venho acompanhando muito os movimentos desse mercado. Neste caso, gostaria de deixar aos amigos a pergunta: como vão os negócios de torra por esses tempos? Quais os desafios e quais as oportunidades deste negócio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 24 Março 2020 Denunciar Share Postado 24 Março 2020 Bruno, sua pergunta vem de encontro com um momento único na história recente. E neste momento a precariedade, paralização e até mesmo o fechamento de vários negócios é geral. E se tratando de Brasil, mais especificamente, é só o começo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas