Alexandre Chaves Postado 20 Junho 2015 Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Bom dia a todos. Recentemente, fiz a aquisição de um Baratza Encore. Até então, vinha usando um Hario Mini e um Skerton para moer cafés. Após a aquisição do Encore, o café tem ficado excessivamente amargo. Já tentei fazer alguns ajustes na regulagem do moedor, sem sucesso. O método de extração é o mesmo (filtrado com uso do V60), com a mesma técnica, mesmas proporções e mesmo tempo de infusão. Quando moído no Hario Mini, o café não apresenta amargor. A granulometria está bem parecida à obtida com o uso do Hario Mini (à direita), conforme a foto, sendo a do Encore (à esquerda) mais uniforme. Alguém tem alguma ideia do que possa estar ocorrendo? O fenômeno é normal? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 20 Junho 2015 Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Mesmo moendo mais grosso no Encore o amargor continua? Moendo mais fino nos manuais o amargor aparece? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Chaves Postado 20 Junho 2015 Autor Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Vou experimentar moer mais fino nos manuais. Mas fiz um teste agora que pode explicar o problema. Despejei os grãos que tinha acabado de tirar do congelador. Mantendo a moagem na mesma espessura no Encore, consegui fazer um café sem amargor, que ficou de acordo com o esperado. Suspeito que o moedor está aquecendo os grãos durante a moagem, e consequentemente carbonizando o café. Continuarei os testes. Vou diminuir dois clicks no Hario Mini e fazer um café mais tarde, para eliminar a questão de espessura da moagem. Obrigado pelo insight. Como o Encore ainda está na garantia, caso os grãos estejam sendo superaquecidos, vou conversar com o vendedor sobre a possibilidade de manutenção ou troca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 20 Junho 2015 Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Não conheço o Encore, mas acho muito improvável um sobreaquecimento dos grãos durante a moagem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 20 Junho 2015 Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 E o teste é simples. Moa um tanto e imediatamente toque o pó para sentir a temperatura. Se não estiver quente, não é aquecimento do moinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 20 Junho 2015 Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Acho difícil acontecer um aquecimento como esse , principalmente moendo para coado. Todo moedor precisa de um tempo para amaciar , durante o processo de fundição da mós de metal sobram pequenas rebarbas que tendem a produzir fines . A sugestão do Santiago é boa , moa mais grosso no Encore que o amargor deverá diminuir . Outra sugestão seria evitar de mexer na regulagem do Encore , mexer na regulagem só teria sentido se vc estivesse com problema para moer para espresso ou Prensa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Chaves Postado 20 Junho 2015 Autor Denunciar Share Postado 20 Junho 2015 Obrigado a todos. Vou aumentar a espessura da moagem, acho que deve resolver. Meu receio é a bebida ficar sem corpo, mas vou caprichar na técnica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 21 Junho 2015 Denunciar Share Postado 21 Junho 2015 Tá fino, moe mais grosso...o encore não carboniza o café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Junho 2015 Denunciar Share Postado 21 Junho 2015 Chance zero de carbonizar café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Chaves Postado 21 Junho 2015 Autor Denunciar Share Postado 21 Junho 2015 Novamente, obrigado a todos. Realmente, a moagem estava mais fina do que deveria. Subi uns passos do Encore, e consegui obter um particulado satisfatório, dentro dos meus padrões anteriores, que me permitiu produzir uma bebida agradável, com corpo, e rica em notas sensoriais. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas