Ir para conteúdo

Metodologia para Degustação Comparada de Perfis de Moagem

Rodrigoks

Postagens recomendadas

Feita a Terça Expressa, vou falar do que deu certo e do que não deu.

Primeiro, o método de utilizar as quatro prensinhas pra escolher a melhor extração é realmente muito bom. As pessoas que provaram não tiveram dificuldade de identificar a melhor extração a partir das provas.

Porém deixar tudo pra fazer no dia da Terça Expressa não deu certo. Uma parte do ocorrido foi obra do acaso. Queríamos ter os cafés frescos, mas o pessoal da 4Beans estava na Suécia logo antes do evento e não pudemos ter os cafés pra levar as regulagens do teste prontas com antecedência. Os cafés só chegaram na terça pela manh]ã, no dia do evento.

E logicamente que haveria de ter uma surpresa: o café escolhido pra fazer o teste tinha uma torra bem mais escura daquele que eu tinha feito os testes em casa. Quando fizemos o teste das prensinhas com o Vario BG, a melhor moagem foi a 9W. Porém, quando repetimos o protocolo com o meu moedor, a moagem mais grossa testada (10W), no topo da escala, sobrextraiu...

Daí eu vi que tinha me quebrado! Não havia tempo pra mais uma rodada de testes. Já beirava 21h30min e tinha que servir cafés pras pessoas. Daí tentei uma última cartada. Havia levado a ferramenta de ajuste da Baratza e regulei a moagem para mais grosso,  deixando as mós se tocando entre 1A e 1C, e resolvi moer no 10W com essa nova regulagem na prensa grande na esperança de que corrigisse um pouco o problema.

Aqui o segundo erro: ao mudar a escala do experimento, percebi que a extração aumentou. Eu já achava que isso pudesse acontecer porque a prensa grande tem mais capacidade térmica que a pequena, mas acabou que aconteceu um pouco mais do que eu pensava. Devia ter testado isso antes...

E finalmente a terceira surpresa: o café do meu moedor (AP) ficou relativamente bem extraído, e o do Geremias (BG), que na prensinha estava bom, acabou sobrextraindo um pouco.

Apesar de todos os problemas e das diferenças de extração, todo mundo identificou diferenças significativas entre os dois cafés, o que foi legal. Alguns preferiram o BG, outros o AP. Eu fui o único que não testei às cegas, mas acho que conseguiria identificar o café do meu moedor. Em um primeiro momento, a extração do AP estava com uma acidez frutada na boca e saboroso, mas finalizava menos limpo, aparecendo um amargor residual e persistente que aparecia bem mais tarde, mais de um minuto depois de beber. Já o BG entregou um leve amargor de cara e uma acidez mais picante, entregando as camadas de sabor mais devagar, com finalização mais limpa.

Ainda estou com as fichas que me entregaram, vou dar uma olhada nas anotações com mais calma.

Enfim, resumindo, acho que é um experimento muito bom de se fazer, mas não serve pra fazer com uma platéia grande e com tempo limitado, pelo menos não todas as etapas. Se nós tivéssemos feito a lição de casa e levado as regulagens prontas, seria um experimento muito legal de se fazer. Mas houve contratempos que podem acontecer. Não desisti totalmente da idéia. Um dia talvez volte a repetir, com tudo mais bem testado e ensaiado.

Agora no início de agosto deverei ter as mós de aço instaladas no meu Vario, e com certeza farei mais testes em particular.

• Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo ao invés de mexer na moagem, não seria mais simples ter reduzido o tempo?

E no caso da prensa, não daria certo, durante a infusão, ir retirando e provando colheres de café a cada 20-30 s para descobrir o tempo adequado?

Link para o comentário

Primeira pergunta, sim. Mas isso só me ocorreu mais tarde, rsrs.

Segunda, penso que não. Como o café era bastante novo, a massa de pó fica flutuando e dificultaria provar sem introduzir agitação. Uma idéia que me ocorreu agora seria utilizar as prensas granded destapadas pra minimizar a maior capacidade térmica.

Problema é na hora do desespero. A criatividade fica muito reduzida, rsrs

• Curtir 1
Link para o comentário

• 4 months later...