Ir para conteúdo

Sensor de nível em caldeira de vapor


lipe_oa

Postagens recomendadas

Uma duvida que já tentei encontrar no fórum e não obtive resposta, como é controlado o nível da água de um HX ou um Boiler de uma Dual Boiler que seja??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, me expressei erroneamente. A duvida é justamente essa, como controlar o nível da caldeiraaa (hahaha) do trocador de calor ou da caldeiraaaa de uma dual boiler? To pensando em agregar uma caldeira numa maquina domestica e isso ta me pegando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais o sensor de nivel eh instalado diretamente na caldeira ou em um tubo ligandte, po exemplo?? Pq as bolhas de agua na superficie podem influenciar a leitura, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um sensor acho que seria meio que inadequado, pq pensa, vc abre a válvula de vapor e o nível abaixa 5 mm por conta da vaporização superficial instantânea da água ocorrida pela perda de pressão da caldeira, o sensor sente a diferença e liga a bomba que injeta agua fria na caldeira perdendo potência por resfriamento da agua interna, então penso eu que um nível mínimo e um nível máximo controlado por 2 sensores seria ideal. Mas pelos preços e complexidade de programaç

ào de arduino (que seria mais viavel) eu vou é de "olhometro" mesmo. hahahahaa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A perda de nível por vaporização é desprezível no caso. Vapor ocupa muito, muito, mais espaço que água. Entra pouquíssima água fria.

 

Já pressão cai mais depressa, dependendo claro do tamanho da caldeira. Mas aí quem controla esse detalhe é o pressostato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caldeira de 1,5L, "pequena", mas o pressostato nesse caso trabalharia em religar a resistência para que obtenha mais vapor "instantaneamente", não?

A preocupação com nivel de agua no meu caso é só para nao ter que ficar conferindo cada vez que for usar manualmente e ter um circuito para fazer por mim, pq ligar a bomba manualmente com um ladrão de agua aberto para depois ligar o aquecedor é simples de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vapor mais instantâneo não. Vapor de força constante.

 

Sim, sensor de nível serve para isso, manter o nível ao invés de vc o fazer =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, obrigado pelos termos e correções!

Mas nesse caso vou ter fazer manual mesmo em vez de programar um arduino ou pagar um absurdo num sensor de nivel... E desde já obrigado pela disponibilidade!

Já vi ai nos topicos q vc manja a beça de eletronica, deixa eu aproveitar da sua boa vontade aqui, duvida: o pressostato eu posso ligar direto para a bomba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pressostato é ligado "direto" na resistência. Cai a pressão e a resistência liga para gerar mais vapor até a pressão voltar ao adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como imaginei mesmo... Pra motivo de curiosidade eu descobri o "rele de nivel" lendo essa madrugada, q faz o controle de nivel com relativa precisão... Da uma lida ai pra vc ver. Olha um exemplo simples: http://www.weg.net/pt/Media-Center/Noticias/Produtos-e-Solucoes/Rele-de-nivel-elevada-precisao

Os sensores são até fáceis de se construir, precisa-se de uma porca vazada com bucha de teflon e no interior um nucleo de aluminio, inox ou um material bom condutor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for construir lembre-se que fica dentro de uma caldeira que é úmida, pressurizada (1 bar relativo) e em temperatura elevada (120 C).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No esquema DIY eu colocaria um visor de nível (ou dois) mais emissor/receptor IR e faria o controle da bomba com software atuando um relé mecânico mesmo já que a histerese pode ser grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei que fosse mais pressão e mais quente, 130°C a 2,3 bar +- igual nesse video: (tempo q mostra 3:25)

quanto ao visor de nível eu já teria q deixar a caldeira exposta para usa-lo, não sei se a ideia me agrada tanto assim. A histerese por causa da umidade elevada não ocorre tanto pois o rele de nível funciona por emissão de corrente no liquido e quando a sonda capta essa correte ela ativa um sensor no rele, então essa corrente emitida não se aplica ao vapor e sim só ao volume liquido interno.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure o que é histerese.

 

Um sensor de nível precisa de histerese. Quando a água na caldeira começa a ferver o nível balança bastante (veja a água numa panela fervendo). Se não existir histerese, ou um filtro, o relé vai clicar demais.

 

Pense nisso se for fazer o sensor vc mesmo.

 

Sobre a pressão e temperatura citei valor típico, mas é por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Histerese é a diferença entre a dimensão real do mensurando e a valor indicado pelo instrumento de medição, geralmente observada em instrumentos de medição linear , instrumentos que fazem leituras consecutivas geram uma maior histerese do que leituras zeradas a cada ciclo.


Concordo que balança sim, mas no caso com um clique do leitor a bomba é acionada apenas 1 vez até que atinja o nível máximo (o outro sensor) e desligue. 


Pra resumir o sensor de nivel funciona assim, 2 sensores que quando descobertos acionam o rele até que os 2 sensores sejam cobertos e, volta a ligar quando os 2 estiverem novamente descobertos.


Detalhe, normalmente quando o rele é desenergizado e reenergizado ele enche o recipiente até o nivel máximo por segurança.


 


Ps: apaga minha ultima resposta no outro tópico please. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3417-trocador-de-calor-heat-exchanger-cortado-ao-meio/?p=135367


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe o video usando rele de nível, quando os 2 sensores são descobertos a bomba é ativada e assim que os 2 são cobertos a bomba desativa

 

 

O cara é meio mongol pra gravar mas da pra ver...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...