Murilo Lins Postado 9 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2015 Apenas hoje pude fazer o teste sugerido por Alexandre e, como imaginava, ao esgotar a água do circuito o manômetro imediatamente passou a indicar 0 bar de pressão, demonstrando não haver nenhum problema com ele, de fato, estava marcando após a ligação direta na rede hídrica, a pressão da rede que coincide com a pressão da válvula redutora. No entanto, durante a extração ela vai a 9,0 bar por alguns poucos segundos e depois se desloca para 10 bar. Não sei se este comportamento é normal. Desta forma, como estava percebendo que o café estava sendo extraído um pouco mais rápido já de alguns dias, imagino que provavelmente seja necessária uma nova regulagem da bomba, porém, antes disso, farei no final de semana a limpeza do grupo que não faço há algum tempo e verei se o comportamento da bomba melhora, além de efetuar uma nova calibragem no moinho que está moendo em torno de 1B e 1C para os cafés atuais, indicando que também pode está contribuindo para esta mudança na extração. Bom, tentarei eliminar o maior número de variáveis, antes de chegar a alguma conclusão. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 15 Julho 2015 Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Salve Murilo. Bom que fizestes o teste para verificar o funcionamento do manômetro. Será mais confortável, diminuir a pressão do circuito antes da bomba, com a instalação de um redutor de pressão após os fitros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 15 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Opa Alexandre, Na realidade já fiz a limpeza da máquina, no final de semana, e efetuei uma nova calibração no moinho, que pode não ter ficado perfeita mas ajudou a subir as marcações de moagem. Quanto à pressão do circuito, desde o início instalei a bomba após o filtro, exatamente para evitar um maior risco quanto a pressão final de saída para a máquina. Mesmo com eventuais oscilações da rede, tendo em vista tratar-se de um prédio residencial em que as pessoas tem suas necessidades de água em horários e quantidades diferentes uns dos outros, a válvula redutora tem segurado a pressão do circuito sempre entre 0,8 a 1,4 bar (regulagem efetuada por mim), seguindo a sugestão do fabricante. Em nenhum momento a máquina trabalhou recebendo pressão superior a 1,5 bar. Mesmo assim, a pressão de extração continua elevada e próxima de 10 bar. Porém, após a limpeza da máquina e a calibragem do moinho, a qualidade do café extraído melhorou sensivelmente. Continuarei a fazer algumas observações e somente farei a regulagem da bomba se entender extremamente necessária, caso em que pedirei algumas orientações suas. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Julho 2015 Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Me parece que as máquinas de bomba vibratórias da ECM a regulagem é bem simples na parte superior perto do reservatório de água, com uma chave vc a regula, já as de bombas rotatórias se não me engano tem que tirar a carcaça da máquina para poder regular, poderiam ter facilitado e deixado em um lugar mais acessível, pois isso também pode ser uma questão de gosto pessoal, podendo sair do padrão e aumentar ou diminuir um pouco a pressão da bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Julho 2015 Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Murilo lendo a sua descrição eu diria que tem algo errado na sua instalação , vc disse que instalou essa válvula : http://www.asolar.com.br/detalhe-produto.php?id=76 Se vc instalou essa valvula ela é uma redutora/reguladora/intercepdadora , ou seja ela serve como registro para isolar a agua da maquina e quando o registro aberto ela reduz a pressao para um valor que vc regulou no parafuso em cima da valvula. Ou seja se a pressão da água do seu prédio oscilar digamos entre 2 e 3 bar , a valvula vai reduzir esse valor e ele ficará constante não importa a variação da entrada. Vc disse que a pressão varia entre 0,8 e 1,4 bar , não pode , a pressão no manômetro no corpo da valvula tem ficar fixa , se esse valor oscila a válvula não esta regulando nada , o valor no manometro no corpo da valvula tem que ser constante . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Julho 2015 Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Roger é simples porque não é na bomba , a regulagem é feita na OPV , na verdade não é nem regulagem , a pressão é limitada a um máximo , digamos 9 bar . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 15 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 CaÊ, segundo o revendedor a mudança é normal.Na realidade não é que ela fica oscilando, empreguei a expressão errada. Caso eu acione a alavanca do grupo com o porta filtro cheio de café e fixado no grupo, a válvula vai sempre apontar para algo em torno de 1,3 bar. Caso acione a alavanca com o grupo sem porta filtro ou com o porta filtro vazio, a pressão cai a aproximadamente 0,8 bar. Se acionar novamente a alavanca do grupo com o porta filtro com pó compactado ela retorna a 1,3 bar.Ou seja, o que interfere na pressão da válvula não é a água da rede hídrica, pois essa ela mantém constante, mas se deixar o chuveirinho do grupo aberto o tempo todo ou por pouco tempo a pressão cai porque a vazão da água que passa pela válvula para reposição da pressão inicial é inferior à da saída da água pelo grupo. O mais importante é que independente das duas situações postas à válvula não deixa a pressão ultrapassar o que foi regulado anteriormente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 15 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Me parece que as máquinas de bomba vibratórias da ECM a regulagem é bem simples na parte superior perto do reservatório de água, com uma chave vc a regula, já as de bombas rotatórias se não me engano tem que tirar a carcaça da máquina para poder regular, poderiam ter facilitado e deixado em um lugar mais acessível, pois isso também pode ser uma questão de gosto pessoal, podendo sair do padrão e aumentar ou diminuir um pouco a pressão da bomba. Roger, creio que para regular a pressão da ECM com bomba rotativa não há necessidade de abrir a carcaça da máquina. O parafuso de regulagem encontra-se no fundo da máquina e deve ser usada uma chave de fenda. O problema é que por ser embaixo da máquina, acredito que a regulagem se dê por tentativa e erro, pois a máquina deverá está deitada ou inclinada e, desta forma desligada, sendo assim não tem como vc observar a variação do manômetro. Esta é a minha impressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Julho 2015 Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Agora entendi , ela nao esta oscilando , com contra pressao do bolo ela esta regulada para 1,3 bar . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 15 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 15 Julho 2015 Exatamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Bom dia, genteApareceu a oportunidade de comprar um kit, ECM Classika II e moinho demoka, ainda não vi qual é o modelo dele certinho, mas me parece ser bem parecido com o Nemox, com a diferença de o anel de regulagem ser de ferro e já vem com regulagem infinita. A ECM, visualmente, está em excelente estado, como nova, não há nenhum detalhe no cromado e sinal de uso no portafiltro. A ex dona falou que o marido dela raramente usava e acredito.Tirando o fato de estar suja, com marcas de água e de mão no cromado e de insetos dentro do reservatório de água, o que comprovada o fato de não ser usada, o resto está bem cuidada. O moinho, como não sei se ele era cromado, ele apresenta o metal fosco. Não sei se desgastou, se está sujo também ou se ele é assim. Hoje eu vou limpar a máquina. Quando comprei, testei e vi que estava funcionando normalmente. Quando testar, vou saber a real condição. Dando uma pesquisa, vi que essa ECM Classika é single boiler ne? Vi também que, para vaporizar, tem que ativar a chave de vapor, para esquentar, e, após vaporizado, tem que fazer sair água pelo braço de vapor para diminuir a temperatura. Estou certo? Dessa forma, essa máquina também extrai água quente a partir do braço de vapor ou não é recomendado?Alguma outra dica? Fotos: http://imgur.com/vsdiGDO http://imgur.com/Lv0P7vl http://imgur.com/HnGWEIf http://imgur.com/5lEHt5q 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 24 Fevereiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Parabéns Vini, você fez uma excelente aquisição, Tenho uma Technika IV a cerca de 2 anos e me sinto muito feliz com a minha aquisição. A Technika é HX e tem um funcionamento de vaporização diferente da Classika II que não conheço muito bem, mas sei que é single boiler. Na Technika não se faz necessário ativar chave de vapor que nem existe, a vaporização é imediata, mas talvez se você der uma olhadinha no manual da tua máquina deve te ajudar mais um pouco a entendê-la melhor. Daqui a pouco algum proprietário te auxilia mais quanto ao uso. Por enquanto, vou te passar o link com o manual da tua nova máquina: http://www.ecm.de/uploads/media/BA_Classika_II__81044_81084_-_03.2014_01.pdf Boa sorte por aí. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 É SB , com boiler de 750ml , vc tem que drenar um pouco de água e depois vaporizar. Faz agua quente sem problema , aqui tem o manual dela : http://www.ecm.de/uploads/media/BA_Classika_II__81044_81084_-_03.2014_01.pdf Vista explodida : http://www.1st-line.com/store/pc/Diagram-ECM-Germany-Classika-II-Classika-PID-c841.htm O PF , a alavanca de acionamento da E61 e a válvula do braço são de design antigo , mas isso é apenas cosmético. Não tem muito o que possa apresentar problema. Eu tiraria o tanque limparia ele , desmontaria a válvula do fundo para limpeza , verificaria se o sensor magnético está ok . Faria um backflush com cafiza e pronto , mais 20 anos sem problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 24 Fevereiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Aproveitando o ensejo, quanto tempo de uso tem tua Classika II? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Carlos Eduardo, Onde fica esse sensor magnético? Ele serve para detectar se a máquina está sem água ne? Esqueci de perguntar se ela tinha isso. Dando uma olhada rápida no reservatório de água, não vi nenhum sensor ou imã, igual ao que a minha quickmill tem, o qual fica no canto inferior do reservatório. Murilo, vc pergunto o tempo de uso da minha ECM? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Embaixo da bandeja tem a placa com o número de série. Se eu entendi a formação do número, os 4 primeiros são o ano e os 2 seguintes o mês. Na minha os 6 primeiros números são 201405 , maio de 2014. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 É o sensor de nível que desliga a máquina. Aqui : https://wiki.wholelattelove.com/ECM_Classika_PID No item 3.3.3 vc tem a localização do sensor no tanque e no corpo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 24 Fevereiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Carlos Eduardo, Onde fica esse sensor magnético? Ele serve para detectar se a máquina está sem água ne? Esqueci de perguntar se ela tinha isso. Dando uma olhada rápida no reservatório de água, não vi nenhum sensor ou imã, igual ao que a minha quickmill tem, o qual fica no canto inferior do reservatório. Murilo, vc pergunto o tempo de uso da minha ECM? Isso Vini, não por vc, mas o tempo total de uso desde a primeira compra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Hoje deu tempo de uma olhada na máquina, abri para verificar possível vazamento e como poderia estar dentro dela. Parece que nem foi usada. Lavei o reservatório de água e vou ligar e passar cafiza. Desconfio que o boiler esteja vazio, só ligar, ele enche normalmente ou aciono o botão para forçar água dentro da caldeira? Carlos Eduardo, se olhei certo, acho que a máquina foi fabricada em 2004 ou 2049, qualquer um dos dois. Vou mandar as fotos que tirei agora, já vou avisando, vai rolar nudes da máquina: Etiqueta: http://imgur.com/5NY6XYx Reservatório: http://imgur.com/EXHibe5 Local onde encaixa o reservatório e com o sensor de reservatório vazio (eu acho): http://imgur.com/iOXMnyk Nudes http://imgur.com/tMAThvq O que acham? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2017 Vamos lá, o serial number tem formato diferente com letras . O diagrama qué eu passei não serve para nada ela é muito diferente. O tanque não tem saída, válvula ou sensor , ela recebe como o da silvia e tantas outras duas mangueiras se silicone , a aspiração da bomba e o retorno da opv. A OPV é diferente e localizada em posição diferente , não aceita regulagem a partir do aquecedor de xícaras , parece a da Bezzera. A segurança de nível não é magnética , eu acho que é por peso de água no tanque que fecha a microswitch no fundo ( parece ser assim) verifica essa chave no fundo. A caldeira é diferente , de latão sem revestimento , ela parece com a da Bezzera , deve ser ainda de 500ml. Ela é posterior a 2005 ano que passou a usar a placa atual com o logo , e anterior a 2010 ano que passou a usar a E61 atual , o ano de fabricação da bomba 2007 parece ser o real. Como eu falei , esse modelo não tem nada para quebrar , eu colocaria água no tanque se ela ligar ( chave de peso ok) ligaria a bomba e a briga o braço de vapor e encheria ela. Acho que ela vai funcionar sem problemas. Vazamentos em uma ECM acho difícil. Boa sorte , 10 anos para uma ECM não é nada , esse vai virar herança para seus netos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Dando uma olhada, realmente acho que ela passou muito tempo parada sem usar. Não há nenhum sinal de uso, o portafiltro esta sem nenhuma marca e o grupo não tem sinal algum. Ou a pessoa é muito cuidadosa ou a maquina não foi usada. Sou bem cuidadoso, mas a minha quick inevitavelmente tem alguns sinais de uso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Já testou a chave no fundo do tanque ? Já tentou reencher ? Ela liga com o tanque Vazio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Álvaro Gomides Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Vini, Se incomodaria em falar qual a casa da cifra que pagou nesse belíssimo exemplar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Reencher é só ativar a chave para forçar agua no boiler? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Sim reencher vc pode simplesmente colocar água e acionar a bomba com o braço de vapor aberto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2017 Isso mesmo com o brac6 de vapor aberto ligue a bomba, vai levar 50 ou 60 seg para encher , quando começar a sair água pelo braço , deixe sair uns 600 ml . Depois disso desligue a bomba e feche a valvula do braço . Acione a E61 e veja se sai água, e ela está limpa. Se tudo estiver ok , ela estará pronta , espere uns 20 min , ou até o termostato desarmar e pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 26 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2017 Então, fiz esse procedimento, mas não deu certo. Recorri para a seringa, como fiz com a fiamma, e deu certo. A seringa tem o bico grande e encaixou na mangueira. Coloquei agua na seringa, apertei e destravou a bomba. Sem brincadeira, passei quase 1 hora fazendo backflush, até a agua ficar quase transparente, ainda não esta 100%, mas esta excelente. No inicio a agua saiu escura feito carvão, demorou, mas melhorou. Retirei o filtro para colocar no cafiza, para tirar os café presos, e vi que o portafiltro também esta como novo. Realmente essa maquina quase nunca foi usada. Amanha eu tento fazer um espresso nela. Foto do portafiltro https://imgur.com/gallery/OEP4O Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 26 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2017 Realmente não aparenta ter sido usado . Em qual pressão a OPV está regulada ? As ECM saem reguladas de fabrica com 10 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 26 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2017 Ainda não reparei pq não extrai cafe nela. Hoje de manha eu so fiz funcionar e limpei, amanha eu extraio e vejo Como que regulo a opv dela? Na.pid é um parafuso na parte de cima, na minha eu ainda não vi Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 26 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2017 Na sua é no corpo dela mas eu não conheço esse modelo de opv , mas deve ser igual as outras , na rosca que esta conectada com o retorno para o tanque vc regula a pressão. Eu só não entendi essa ligação da bomba com a OPV , na foto parece ser uma rede de plastico , deveria ser uma rede metálica. Aqui tem o vista interna da classika pid : http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Classika-Espresso-Machine-single-boiler-pid-tank-p7433.htm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas