viniesp Postado 27 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2017 Hj eu fiz a primeira extração na maquina. Gostei, apesar de não achar tão encorpado comparado ao espresso na quickmill. Percebi que a maquina esta regulada no 12 bar, entao vou regular a OPV em 9, mais ou menos. A OPV esta regulada em qnt? O vapor dela eu achei bem bruto, extremamente forte, comparado ao da fiamma. Depois eu faço um video mostrando o vapor dela. Vcs tem videos vaporizando na de vcs? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2017 O Alexandre tem vídeos vaporizando na PID . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 27 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2017 Na opv, acho que é essa rosca que eu mexo para alterar a pressão http://imgur.com/DxL5fim Para quem ja fez, eu mudo e na extração eu vejo a pressão ou a maquina vai mostrando no momento que mudo a extração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 27 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2017 Chocar a máquina prejudica a bomba? Nessas minhas tentativas de recalibra o vario tenho chocado a maquina algumas vezes e confesso que pra não acabar por jogar todo o café fora seguro a bomba ligada mais um tempinho pra na expectativa de extrair algumas gotas poder experimentar o gosto Agora mesmo acabei de extrair 12ml de 17gr de pó em 40 segundos, e por incrível que pareça ficou até agradável o sabor Porém tenho medo de danificar o equipamento... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2017 Para isso existe a OPV, não sei se sua ECM tem bomba pulsativa ou rotativa , mas em qualquer um dos casos as bombas tem proteção. Na pulsativa quando vc choca a máquina a pressão, chega ao valor setado na OPV e o excesso é desviado para a aspiração. Alem disso as ulka tem uma segurança que abre a ligando a aspiração com a descarga. A mesma coisa ocorre na rotativa. Se chocar fizesse mal a bomba o backflush seria desaconselhado pelos fabricantes. Vini , vc deve colocar o flitro cego e ver a pressão que aparece no manometro ,aí com ela ligada você vai mexendo na rosca aumentanto ou diminuindo a pressão. A leitura é instantânea no manômetro vc roda a rosca e a pressão altera. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 28 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2017 Eu fiz um video comparando o vapor da ECM com o da quickmill, acho que dá para perceber como o vapor da classika é bruto. Dá para regular também a pressão dele? Hoje vou ter que sair atrás de uma chave de rosca ou chave inglesa para mexer na OPV, as que eu tenho são menores que a rosca da OPV e o cabo da chave inglesa bate nos tubo que ficam logo em cima da OPV. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 28 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2017 O vapor da Quickmill parece bem mais seco. Vc tirou na ECM água suficient?. Assim deve fazer um leite vaporizado bem aguado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2017 Vamos lá , eu estou achando o vapor da Quick fraco , mas o do Classika está forte demais . Na PID vc controla a intensidade pela temperatura, se vc setar 120 C o vapor fica parecido com o da Quick, se setar 125 C fica bom para vaporizar , a partir daí vai ficando forte . Eu gosto de um vapor forte , a minha está em 130C , mas eu já testei em temperaturas maiores , para ficar assim deve estar uns 135 C , que é o valor do termostato de vapor. Se vc esperar o termostato de vapor desarmar vai ser forte , vc vai ter que vaporizar antes de desarmar o termostato ou se adaptar com vapor forte , eu acho mais fácil usar vapor forte do que fraco. Achei o diagrama da sua máquina : https://www.avola-coffeesystems.de/shop/espressomaschinen-ersatzteile/ecm%2Bheidelberg/classika.html A rede que liga a bomba a OPV é de metal a peça número 10 , na sua tem que trocar essa de plástico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 28 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2017 O vapor da quick não é fraco, ele é bem seco e não deu para ver na foto. A pressão dele esta em 1.1 Na ECM, eu vaporizei com o boiler cheio, por isso veio cheio de agua ( o chão ficou todo molhado ). Na prx vez, vou fazer um expurgo de agua antes, to pensando em levantar a alavanca. Se eu acionar a bomba e deixar sair agua pelo braço de vapor, acho que a caldeira vai ficar cheia. Pelo diagrama, acho que devo mexer na peça n° 3 da opv para regular a pressão dela. O q acha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Fevereiro 2017 Denunciar Share Postado 28 Fevereiro 2017 Não, vc deve mexer na 1 para alterar a altura da sede e a pressão regulada , como ela está em 12 bar , ela deve estar no fim do passeio da rosca , fazendo uma analogia com a PID, a OPV varia de 8,5 a 12 bar. Vc folga a rosca 1 ate ler o valor no manômetro com o filtro cego. O valor uma vez acertado vc aperta a rosca 3 para frenar a rosca 1. Se vc na tinha drenado um pouco , fica difícil avaliar o vapor , na PID, eu ligo o vapor e alguns segundos depois eu abro o braço e dreno uns 125ml em 20 seg , sem ligar a bomba claro . Espero mais uns 30 seg e a temperatura no PID já está na faixa de 130°C. Como a sua não tem PID o aumento de temperatura será mais rápido. Considerando que a máquina tem uns 10 anos , as molas e sedes de plástico dessa OPV podem estar com problema , pois a rosca 9 e a mola deve ter a função de ser uma válvula de não retorno da caldeira , mas se tiverem problema a pressão vai ficar difícil de regular. O ideal seria falar o Alexandre e comprar com ele um reparo completo para essa OPV, com certeza será barato e ela ficará nova. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 2 Março 2017 Denunciar Share Postado 2 Março 2017 Bom dia, gente Ontem, com a grande ajuda do LIPE, a ECM foi regulada. Na verdade, ele fez praticamente tudo. A OPV deu trabalho para ser regulada, mas acabou dando certo e ficou em 9 bar. O que eu descobri é a máquina ter um PID analógico, com a precisão de 5 graus. Muito boa essa surpresa, já que, quando desmontava, não cheguei a virar a máquina e o LIPE me mostrou o dial do PID. A temperatura foi regulada em 100º. Agora vou começar os testes com ela, como ela se comporta. Foi bom que já pude usar as duas juntas, a ECM e a Quickmill e já notar a diferenças entre elas. Foto do PID: http://i.imgur.com/bTiVAP2.jpg 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Março 2017 Denunciar Share Postado 2 Março 2017 Não é PID é o termostato variável de extração, em cima da caldeixa vc tem um termostato de segurança de 165°C com a ponta vermelha , o termostato de vaporização de 135°C e o fio do sensor do termostato variável de extração. Ele funciona como qualquer termostato , só a temperatura de abertura que pode ser regulada . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 2 Março 2017 Denunciar Share Postado 2 Março 2017 Eu regulei ele em 100 e vi que a água no grupo parou de sair fervendo quando a máquina fica um tempo parada. Isso ai já deu uma estabilidade términa nela. Acha melhor deixar assim ou voltar ao que era antes? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 2 Março 2017 Denunciar Share Postado 2 Março 2017 Então, se vc tiver uma possibilidade de regular a temperatura do termostato, influenciando na temperatura máxima de extração, como foi o caso observado, ele não funciona como um limitador da temperatura máxima, deixando dentro de uma faixa? Eu sei o que é PID e suas funções, acontece que esse termostato, regulado em 100, parou de fazer com que a água sempre saisse fervendo na extração e influenciou e muito na extração do café. Colocou a temperatura dentro de uma faixa, não tão bem como um PID, mas funcionando bem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Março 2017 Denunciar Share Postado 2 Março 2017 Eu deixaria como estava , ele é um termostato com a sua histerise , ao colocar em 100 , vc baixou a temperatura de extração. Um termostato de extração costuma trabalhar em 105 . Um teste que eu fiz na minha classika foi medir a temperatura da parte de cima da caldeira de inox com um termopar , e quando o PID estava em 93 a cabeça da caldeira estava em 107. Eu tentaria colocar um termopar na E61 para fazer uma correlação do valor setado no termostato e a temperatura na E61. Na web existem muitas soluções baratas para um termômetro de E61 , essa é uma delas. http://www.home-barista.com/espresso-machines/no-more-guesswork-naked-truth-of-e61-temperature-revealed-t319.html 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Cadu, o link deu acesso negado.Acho que o termostato já estava em 105 ou 110, não lembro direito agora. Antes a máquina estava esquentando muito, alterando o saber do espresso e precisando de flush longo. Agora a temperatura está bem perto da ideal e o flush é bem rápido. Nesse fds eu vejo se consigo alterar o termostato e testar as alterações dele no espresso. To começando a criar coragem e acho que vou abrir a quickmill para ver, já que nunca abri ela desde que comprei. Como não há tópico dela, acho que sou o único aqui no forum que possui uma quickmill, e devido à similaridade entre as máquinas, será que posso postar aqui também ou abro um tópico dela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 E um tópico do homem barista , "No More Guesswork! Naked Truth of E61 Temperature Revealed" se não abrir , é só entrar pela busca. http://www.home-barista.com/espresso-machines/no-more-guesswork-naked-truth-of-e61-temperature-revealed-t319.html Abre tópico da Quick mill . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Alguém vende essas belezas? Séria bem legal ver a temperatura real durante a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Comprei o meu aqui Burny: https://www.chriscoffee.com/E61-Group-Digital-Thermometer-Adapter-p/sss-04.htm Entre em contato com o Chris que ele envia para o Brasil. A vantagem desde que já vem tudo adaptado certinho, só tirar o parafuso da máquina e colocar, infelizmente com o valor do frete mais impostos não sai nada barato este termômetro, mas é excelente em uma máquina com grupo E61, fica moleza de controlar a temperatura da máquina do jeito que você quiser com flushs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 3 Março 2017 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Comprei o meu também na Chris' Coffee há cerca de dois anos e continua funcionando muito bem. Nem sabia que eles enviavam para o Brasil. Aproveitei a viagem de uma amiga e pedi para ela trazer para mim. Burny, se puder adquirir vale muito a pena. O ruim é apenas o preço um pouco salgado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Tem um mais bonito ainda, da Coréia, mas nem entendo como pedir no site http://m.designcoffee.com/product/detail.html?product_no=520 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Tome cuidado com a marca Burny, esse Taylor é muito bom e durável, fora que a medição da temperatura dele é praticamente instantânea e precisa, nesse caso eu iria em um Taylor do que um xing ling rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 O da Korea fica R$ 210,00, não sei se vale a pena. Este dias comprei um negócio em um site Chinez usando o tradutor, não foi lá muito fácil não, kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Na verdade acho ambos muito caros. Acho vou continuar confiando no PID da minha maquina Rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Ou esperar até o Gil faz um ... Kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 3 Março 2017 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Ta aí uma excelente sugestão. Ainda temos poucas ofertas de peças e acessórios no mercado brasileiro. Sempre que preciso comprar as guarnições da máquina ECM para o grupo E61 (chuveirinho de dispersão e anel de vedação de borracha do grupo), tenho alguma dificuldade. Achei uma empresa de São Paulo para comprar os anéis e estou aguardando a entrega do chuveirinho IMS que comprei no Cafekultur. Um dia espero ter tudo isto disponível no mercado nacional por um preço mais acessível. Enquanto isso segue a nossa via crúcis. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Murilo, ja falou com o Thiago da cafe cozinha e cia?? Acho os preços dele bem na medida, não são baratos como lá fora mas ele tmb não arranca o couro, acho q paguei 8 reais numa borracha de guarnição e 25,00 numa tela do E-61 q diz ele ser a mesma da ECM. Me lembro exatamente do preço da tela do chuveiro IMS 117,50. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 As coisas que comprei dele também tiveram um preço bem razoável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 3 Março 2017 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Falei sim Lipe, inclusive já comprei com ele, mas ele estava meio que de férias coletivas no final do ano para o inicio de janeiro, quando consegui falar já tinha descoberto a Cafekultur e resolvi arriscar uma primeira compra para ver se dava certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 3 Março 2017 Denunciar Share Postado 3 Março 2017 Marcio, ele é fera, comprei todas as borrachas e vedações da maquina q estou reformando com ele. Murilo, tem hr q é bom arriscar, sai mais barato. Só q no desespero ele resolve com a enrolação dele... hahahhaha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas