Rodrigoks Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Agora há pouco fiz uma experiência que há tempo estava com vontade de fazer: medir %ext em um café coado. Sem refratômetro, o único jeito que conheço é secar o bolo de café. Fiz 35g de café Piatã da 4Beans, de uma torra média no visual, BR 7%. A vasilha em que coloquei o filtro no forno pesava 363,9g. Daí fui medindo a diminuição de massa do conjunto de filtro + café molhado + vasilha. Não me lembro se da primeira vez que pesei já tinha colocado no forno ou não. Em todo o caso, os dados são estes: Massa (café + vasilha) Hora 419,4g 20:51 407,7g 21:30 397,3g 21:58 391,1g 22:40 390,9g 23:00 Como da última medição a variação foi pequena e o café parecia extremamente solto e seco ao toque, encerrei a secagem. 390,9g-363,9g-1g=26g Usei 35g de café e terminei com 26g de café seco, o que significa %ext de 25,71%. É alto demais!!! O café tinha um amargor de fundo, mas era bastante leve considerando a torra. Não parecia amargor de sobrextração para o meu paladar. Vou ter que repetir o experimento sendo mais metódico nas medições, pois fiz mais na brincadeira. De repente, derrubei alguma coisa de café e nem percebi, sei lá... Também não sei até que ponto o café perde umidade independentemente da extração após moído e exposto a temperatura do forno. Teria que fazer essa medição também pra saber se o método é crível. Acho que vou repetir essa experiência começando por aí. Moer na faixa de coado e jogar o café no forno pra ver como a massa varia em uma temperatura controlada ao longo do tempo. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Talvez o pó perdeu mais coisa que água. O problema de fazer no forno é a temperatura alta demais. Acho que teria que estar a 110 C no máximo para retirar só água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Não daria para usar um refratômetro visual? Tem vendendo de monte por conta do pessoal que está fazendo cerveja caseira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Seiti, é que a escala é um pouco alta, 0-32 brix. Para espresso serviria razoável, não para coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Talvez o pó perdeu mais coisa que água. O problema de fazer no forno é a temperatura alta demais. Acho que teria que estar a 110 C no máximo para retirar só água. Tenho um elétrico que dá pra escolher uma faixa de temperatura baixa, inclusive menos de 100C (segundo o mostrador). Vou tentar resolver isso em uma segunda tentativa. Lidando com o café sem extrair vai permitir tirar alguma conclusão tb. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Na próxima vez também seque o café extraído. Vc terá 2 cálculos. Esses de 0-32 brix quase comprei, não para café, para sucos e acertar doçura de sorvete. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Ro quando repetir, faça simultâneo 35g de café sem extrair e os 35g do café extraído. Aí vc tem o controle experimental. Tvz eu fizesse até um 2o controle jogando um pouquinho de água quente sobre o pó e levando tbm ao forno, caso a água quente alterasse alguma propriedade do café e liberasse mais voláteis ou sei lá e para iniciar a secagem de ambos com o pó úmido. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Rodrigo qual era a temperatura do forno? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2015 Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Sobre a água no pó torrado (ou grão) antes da extração por aqui é uns 2%. Gráfico abaixo: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Julho 2015 Hum, deve variar com o grau de torra tb. Da próxima vou planejar melhor e colocar uma amostra de controle junto. Forno bem baixo por bastante tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Melhorando o experimento. Extração com 24g de café. 12g de café seco como amostra de controle. No meu caso, a perda do café seco foi da ordem de 4%, um tanto maior que os dados que o Sérgio informou. Contudo, como a amostra de controle foi pequena, eventual erro da minha balança pode ter bastante influência. Em todo o caso, os dados encontrados: Amostra Antes da secagem 12g Depois da secagem 11,5g Perda 4,16% Café extraído Massa utilizada 24g Após extração e secagem 17,9g Perda 25,42% Perda com correção 21,26%=%ext 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Julho 2015 Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Legal Rodrigo. Realmente tem que fazer a correção. Quanto tempo teve que deixar no forno e em qual temperatura? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Deixei na faixa de 80C por 3 ou 4h. Não sei dizer com certeza o tempo porque tive que interromper o processo por umas duas vezes e retomar mais tarde. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 22 Julho 2015 Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Não foi o Perger que falou que só conseguiu 19% extraction yield com o Robur e usou o EK43 para chegar em cima de 21%? E vc conseguiu > 21% assim? Qual moinho vc usou? Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Julho 2015 Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Acho que era sem começar a aparecer o amargor e espresso não coado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 22 Julho 2015 Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Só vi agora ... Vc fez coado. Achei foi espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2015 Se fizer amargão dá pra extrair mais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas