Ir para conteúdo

Duvidas com maquina de expresso para iniciar


Postagens recomendadas

Bom dia pessoal.

Bom, uma breve introdução:

Cheguei ao forum a uns dois dias, quando estava pesquisando sobre as maquinas de capsulas ( iria pegar uma 3 coracoes gesto), depois de ler bastante, achei melhor aprender um pouco e investir numa de espresso e um moinho.

O que gosto é um bom cafe espresso encorpado e as vezes um cappuccino. Tomo até umas 4 xicaras por dia ( analista de sistemas..entao.... :P)

O investimento para a maquina é curto...nao mais que 350 reais, e mais uns 200 reservados para um moinho. Agora duas duvidas

1o sobre a maquina

Vi os topicos aqui no forum e fiquei entre a Mondial C-08 e a Saeco Poemia. A mondial tem por 220,00, a poemia achei por 350,00

Li e reli os topicos das duas e so fiquei com mais duvidas... :P

Vi que na poemia parece ser mais facil de despressurizar o filtro, enquanto que a c-08 precisa cortar.

A idéia é ficar com essa maquina por algum tempo, fazer alguns ajustes para melhora-la. 

Entao o criterio principal acho que seria a facilidade para adaptações, ai nao sei qual delas ( ou outra na mesma faixa ate 350,00) seria a mais indicada.

 

2o - Moinho

Vi as recomendações, e estou por optar pelo hario slim.... masssss.....so de olhar para a manivela minha tendinite de 15 anos de digitação ja protesta...... :P. Mas como falei o orçamento inicial é restrito...550 no total ( tinha dividido 350 pra maquina e 200 pro moinho)

Acabei vendo um eletrico Hamilton-Beach

http://www.pontofrio.com.br/Eletroportateis/Cafeteiras/moedordegraos/Moedor-de-Graos-Ajustavel-Hamilton-Beach-80374-Preto-Prata-3654489.html

Pesquisando vi que muita gente nao recomenda po ser de laminas, e alguns dizeram ser bom  :rolleyes:

Ate final do ano pretendo investir num bom moinho....Mas até la .....

Nao sei se invisto no hario e tento fazer a adpatação para usar uma parafusadeira eletrica como vi comentarios......

Ou se esse Hamilton quebra o galho......

 

Bom, desde já agradeço as dicas,sugestões e paciência.  :lol:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à máquina, prefiro não opinar de forma muito incisiva, porque minha experiência com máquinas é pequena - tive uma DeLonghi EC220, que ficou comigo mais ou menos um ano, mas que utilizei como veio de fábrica, com os filtros pressurizados, e não sabia nada sobre "temperature surfing", além de, à época, usar café pré moído -, mas pelo que já li, acredito que a Saeco Poemia é uma escolha mais racional, em virtude de haver mais expertise sobre ela disseminado na Internet, além de ser possível remover o aparato pressurazidor do porta filtro mais facilmente, o que lhe proporcionará cafés de melhor qualidade.

 

Quanto ao moinho, serei taxativo: fuja desse da Hamilton Beach, é de lâminas. Compre um Hario Mini, que usa mós cônicas, e acople uma parafusadeira elétrica (procure no Youtube por "hario mini cordless drill"). Você terá um equipamento bem melhor, mais preciso, e com capacidade razoável para moer para todos os métodos - inclusive espresso. Tenho um Skerton também, para o qual fiz a adaptação, e ficou ótimo, me atendeu muito bem durante o período que o utilizei assim. Antes disso, tive um Cadence, de lâminas, e a quantidade de "fines" que ele produzia era irritante, um desperdício enorme de café, chato de limpar e amargava as bebidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não economize no moedor. Junte dinheiro e compre ele primeiro. Elétrico, o mínimo do mínimo é um Baratza Encore, o Preciso preferível. Daí enquanto não tiver dinheiro para comprar uma máquina razoável, mínimo do mínimo a Poemia, vá de coados/prensa/aeropress.

 

Acho que se não for por esse caminho é melhor uma máquina de cápsulas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alexandre e Sergio

Acho que vou de poemia mesmo....Achei na colombo aqui a pronta entrega por 350,00

Quanto ao moedor....o encore achei novo por 990 com frete ( 110 v) e 880,00 um 220 mais 30 de frete...como vou precisar puxar uma instalacao 220 para atender outros eletros na cozinha nao seria problema.

O preciso nao consegui achar nas lojas online no brasil.....

Estrapola bem o orçamento inicial que tinha, mas acho que consigo encaixar......

E manual, os Harios seriam a opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha.

 

Dentre os manuais disponíveis no Brasil, os da Hario são a melhor opção. Mais especificamente, o Mini, que é disparado o melhor deles (na minha opinião).

 

Se for comprar fora, tem várias opções, nas mais diversas faixas de preço, com diferentes resultados. Na faixa dos Hario, tem os Porlex, que tem um acabamento melhor, em aço escovado. Mais acima (bem acima), tem os da Orphan Espresso, como Lido e Pharos, dentre outros.

 

Se puder comprar o Encore, vá fundo. Tem muita gente que usa para espresso com ótimos resultados. Você poderá, no futuro, mexer na regulagem, para moer mais fino.

 

Começar com o Preciso seria mais interessante pelo fato de ele já ser um moedor definitivo para espresso, você jamais precisaria comprar outro (apesar de, provavelmente, vir a ter vontade por conta de algumas conveniências, como dosagem ou pesagem automática, por exemplo). 

 

Acho que o Alexandre Velloso tem o Preciso disponível para venda, em 110v. Mande um email para ele, que atende relativamente rápido, e é bastante cortês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ALexandre, problema do preciso é o preço. 1.800 ja fica totalmente fora do orçamento.

O Encore, apertando um pouco acho que conseguiria ( tenho que ver os calculos bem ainda), mas sem margem para trocar tao cedo depois ....

Ou entao pegar a poemia e o hario slin.....reservar a sobra e ir juntando mais uns meses ate fechar o valor do Preciso ( nao vai ser antes de 5 meses, e sem garantia de poder fazer visto que tenho uma mudança de casa em vista nos proximos meses)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sugestão então é, já que você pode pagar pelo Encore, vá fundo. Você pode passar um bom tempo com ele, para adquirir bastante experiência, e depois a revenda é, teoricamente, fácil, com uma depreciação bem aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, acho que depois para revender na tensao 220v seria mais facil do que 110v ?

Tenho a possibilidade de escolher pois aqui no apt a cozinha tem as duas redes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Luis, ja tinha visto la. Mas era so 220v. 

Vou pegar uma 110 pois estive vendo ontem a noite a linha 220v que foi puxada, e ela ja atende 3 aparelhos de ar condicionado e uma geladeira, se colocar mais cosia em cima tenho que trocar disjuntores ( caso ocorra de acionar todos ao mesmo tempo, o que é comum no verao, a rede pode nao suportar)e ate fiação, pois foi projetada sem grande margem de folga e ainda tenho mais dois equipamentos 220v que preciso ligar nela.

 

Optei por pegar com o alexandre mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom....a poemia ja esta em maos e o encore por ser despachado.

Ontem brinquei com ela um pouco, li manual, fiz os procedimentos que constam nele de 1o uso...

Tirei um cafe com o po comum que tinha aqui (acho que é o 3 coracoes extra forte)que usava na elterica marca diabo que tenho aqui, e a diferença ja foi gritante.....

A experiencia com o um sache ese ja nao foi boa....tenho uma caixinha aqui do cafe cerrado mineiro da cafe do mercado ( aqui de porto alegre mesmo) que peguei junto com a maquina, mas acho que nao peguei o jeito de usar ainda o filtro pra esse tipo.

1o nao saiu nada, depois de tirar e recolocar o PF sai pelos furos dos parafusos do pf e nao dos dois dosadores ( antes de fazer li bem o manual dela para não fazer alguma m***). O filtro que usei é o do foto. Depois vou rever com calma os passo no manual e ver aqui no forum melhor e fazer uma nova tentativa com o sache e.s.e.

 

Cg72JF3l.jpg

 

8lL1YdBl.jpg

 

gwS7PRcl.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho não ter funcionado com o ESE

 

tu não tirou o pressurizador do porta filtro, né?

 

além desse filtro menor também tem uma borracha preta que vai no porta filtro pra extrair os ESE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Otávio, Nao...nao tirei nada 

So troquei o filtro ( tinha usado pro cafe em po antes), coloquei o saquinho no filtro e colquei no pf e........bom.....agora com sua resposta notei que pulei uma etapa do manual:

(Fig.9) - Utilizando uma colher de café, tire o fi ltro para
café moído (14) do porta-fi ltro pressurizado (12).

(Fig.10) - Introduza no porta-fi ltro pressurizado (12), o
adaptador para as pastilhas (15), com a parte convexa virada para baixo.

(Fig.11) - Depois, introduza o fi ltro para pastilhas (16) no
porta-fi ltro pressurizado (12).
(Fig.13) - Introduza de baixo para cima o porta-fi ltro no
grupo de distribuição (8).

 

Nao coloquei o adaptador, que é essa borracah preta com um furo....acho que isso explica o dessastre....  <_< 

Vou tentar fazendo da maneira CORRETA agora....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, meu nome é Alexandre (mais um!). Acompanho esse forum há algum tempo e agora resolvi

me apresentar e talvez participar mais ativamente. Minha história com café pode ser resumida da seguinte

maneira: bebia um líquido preto, com gosto de queimado até os meus 27, 28 anos (saudades...). Depois passei

trinta anos sem beber café. Até que no ano passado dei uma Dolce Gusto de presente para a minha esposa.

Aí fiz as pazes com essa bebida e comecei o que não poderia nem imaginar há alguns anos: não posso dizer

que sou viciado, pois bebo no máximo dois litros (brincadeira, duas xícaras) de café por dia.

 

Depois de encontrar esse fórum, comecei a me interessar mais e mais por café e estou trilhando o caminho que

muitos já fizeram, comprando cafeteira de entrada, filtro Hario, etc.

 

Em relação à Poemia, considero que foi uma boa aquisição, estou com filtro pressurizado, por enquanto. Fiz dois

cafés de sachê hoje, e o que me chamou a atenção é que a quantidade de café gerado é limitada a uns 30, 35 ml,

diferente de quando uso pó, em que tenho de controlar a quantidade.

 

Gostaria que me confirmassem se é assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So para registrar

 

Os "acessorios" necessarios pro sache ese

aEMnSP5l.jpg

 

O cafe usado para o teste com sache ese

cSFK6JFl.jpg

 

O Resultado

tPOu7Bkl.jpg

 

E o proximo para testar a maquina ( esse moido para espresso com o pf normal da maquina ( nao despressurizado)

jwR246Yl.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom queria agradecer mais vez a todos pelas dicas.

Ontem chegou o moedor. Ate amanha chega o tamper do JC ( mais adiante quero me aventurar com o pf despressurizado)

Agora a "familia" inicial esta completa:

Cafeteira Saeco Poemia, barataza encore, balança, termometro e uma French Press xl, e o tamper do JC.

O cafe do willian ja terminou, aqueles ese do mercado consegui tomar so 3 nao gostei. Vou deixar para servir a algumas visitas "especiais"  :rolleyes:

Agora tem um da badem ( bourbom vermelho) em graos para estrear o moinho. Ontem testei com graduacao 11 do moinho ( ja com o ajuste ultra fino do alexandre). Seguem as fotos finais e a 1a xicara....

 

TCVnO71m.jpg

 

rjSLABnl.jpg

 

npbd6X0.jpg

 

QtxlBcTl.jpg

 

08Dd2dil.jpg

 

bKEsnvNm.jpg

 

pfMFJV8l.jpg

 

 

Segue o baile...abraços... :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WDT é isso :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1206-weiss-distribution-technique-wdt-qual-o-misterio/

 

Não se preocupa wdt agora , o filtro pressurizado dispensa isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

cSFK6JFl.jpg

 

[...]

 

Me tira uma dúvida quanto a esse sachê, amigo. No site diz que a embalagem tem um quilo, isso procede? Se sim, quanto sachês vêm na embalagem. E quanto ao sabor, é bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola jaum20, essa caixa vem 20 saches de 7g. Custa 36,00.

Agora vi que nem isso eles colocaram no site ( peso ou quantidade)  https://cafeoteca.com.br/loja/saches-cerrado-mineiro/

1 kg é a embalagem de cafe em graos, acho que confundistes.

Aconselho a dar uma procurada aqui no forum, se nao me engano tem alguns topicos falando desse café e as opiniões do pessoal.

Bom, eu detestei.... me lembrou um cafe pelé com agua fervendo que serviam no quartel...rss 

Nao entendo nada de cafe, mas fiz um desses saches ( depois que consegui me acertar com a maquina), provei e depois fiz outro com um com po da 3 coracoes ( o mais comum) e esse segundo ficou 10x melhor.

A embalagem desse do mercado nao tem data de fabricacao ou torra, so de validade ( fevereiro de 2016 no meu). Comprei ela começo de julho agora num dos quiosques no shopping.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...