Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

POR ACIDENTE, ESSE PID FOI A MELHOR AQUISIÇÃO POSSÍVEL. LENDO O MANUAL, DESCOBRI QUE EU POSSO CONTROLAR, COM ELE, AS RESISTÊNCIAS DO FORNO, ESTABELECENDO UMA TEMPERATURA MÁXIMA A SER ALCANÇADA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos não... Os dois LCDs são para SV e PV. Veja os pinos:

 

TX748_3.jpg

Parece que tem uma entrada de termopar, uma saída de relé (com opção de trabalhar normalmente aberta ou fechada) e uma saída de alarme (também relé).

 

Na descrição ele diz que a saída é pulso DC (para SSR), aí pode fazer PID com ciclos mais curtos e um SSR de carga adequada. Se for relé, tem que ver a carga (tá escrito 3A na descrição), aí tem que usar um SSR de entrada AC ou um relé de carga adequada. No caso talvez usar ciclos mais longos (por exemplo 10 segundos).

 

Acho que eu já passei o link aqui para um sítio chinês que vende o mesmo modelo do Auberin, que é pequeno e razoável por 20 dólares. Ele não mostra PV e SV ao mesmo tempo, mas é pequeno.

 

De qualquer maneira, desconheço controlador com duas entradas para um mesmo circuito. Dá para programar algo mais esperto com um Arduino e N entradas (por exemplo eu tenho 3 leituras no meu torrador, forno, grãos e ar dentro do tambor). Mas aí teria que usar algum cálculo PID e adicionar decisões diferentes de atuação da resistência em determinados pontos ou considerando a temperatura de determinada sonda.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carneiro, comprei o pid apenas para ver a temperatura, mas, pelo que parece, ele me daria mais opções, até mesmo cortar o fornecimento de energia para as resistências quando atingida determinada temperatura. É isso mesmo? Já baixei o manual, mas como não é minha área de expertize, estou em dúvida se a configuração para isso é no rele ou no alarme. No diagrama, há saídas para controle do rele e para controle do alarme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li, esse pid não é o original, mas a versão chinesa. Assim, de acordo com o que eu li em fóruns, seria rele. Na descrição do EBAY, ele tem saída SSR, podendo ser ligado a uma fonte dc 24v. Nesse caso, eu teria que comprar um relé a parte? Qual seria o recomendado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Carneiro,

 

Comprado.

 

Achei o diagrama da configuração do terminal. Se eu entendi direito, a entrada de energia viria 110v ou 220v nos terminais 6 e 7 (essa seria direta). O relé comprado seria ligado aos terminais 4 e 5. Na saída do relé comprado, eu ligaria as resistências do forno. É isso? Veja no arquivo em anexo.

post-28-0-46822800-1353960760_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que, preocupado com o aumento de calor que o terceiro jogo de resistências adicionará ao forno, decidi colocar um isolamento térmico na parte superior e traseira do forno, mediante introdução de uma manta de fibra de cerâmica (suporta até 1200ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for saída pulso e SSR DC, sim, só ligar o 4 e 5 no SSR.

 

Se for relé e SSR AC, aí tem que passar 1 fase pelo relé e pelo SSR (entrada) fechando um circuito e na saída do SSR passar outra fase que é da resistência. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carneiro,

 

O PID não é SSR, mas de relé. Fiz 2 diagramas de ligação. Qual deles seria o correto? Nenhum deles está correto?

Retirados

 

 

 

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um post sobre esse PID falam que é para ligar em série com os terminais. Seria assim? Fase+ terminal 4 fio terminal 5 fio resistência + resistência - fase-?

 

Connect the PID controller in series with your heater. Keep in mind that the relay output is only rated at 3A, so if you are switching a bigger load you need another relay or an SSR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum...

 

Eu tava desenhando aí resolvi procurar... Esquece a bomba nesse desenho:

 

circuit-diagram-for-relay-out2.jpg

 

Pela foto do controlador que comprou, os terminais a serem usados no SSR são os 3 e 4 (normalmente aberto). Na entrada do relé ou SSR AC, vai o neutro e o terminal 4. Na saída vai a fase e a outra ponta da resistência. Na outra ponta da resistência vai o neutro, e no terminal 3 vai a fase. Esse desenho é de um relé de bobina, mas o princípio é o mesmo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que sim, os relés atuam em série. Mas a entrada do SSR (tem que ser AC-AC!!!) tá em série com o relé do PID e a resistência tá em série com a saída do SSR.

 

Se o relé do PID tivesse capacidade suficiente (por exemplo 5A para dar conta de 1000W em 220V, que são 4,5A), aí não precisaria desse relé/SSR.

 

Nesse esquema provavelmente usará ciclos longos de atuação do PID ou liga/desliga (P=0).

 

Na foto ele diz PT100 thermocouple mas um PT100 é termo-resistência (em inglês normalmente RTD), não termopar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,

 

Jamais conseguiria fazer as ligações corretamente. Não tenho idéia de como funciona o relé e quais seriam os pólos corretos a se ligar. Para mim, se eu fizesse a ligação como no esquema, daria curto. Esse é o problema de ser um "idiota" em eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cadê o Pedro Ivo ? Com um controlador mais elaborado poderíamos programar perfis de torra, salvar o log da torra (temperaturaS x tempo) em um pendrive, Ish comecei a viajar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto vinha para o trabalho, estava pensando justamente isso. Quem sabe uma versão futura, com saída USB para controle no tablet ou computador....

 

Voltando a minha realidade imediata... Primeiro preciso assimilar melhor as relvantissimas informações dadas pelo Carneiro (obrigado mais uma vez, sei que deu trabalho). Com o PID que comprei, já da para exercer um bom controle, embora ainda majoritariamente manual, no processo de torra. Vou até configurar uma temperatura de segurança, quando o forno desligara e só poderá ser ligado se tirado da tomada e religado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa tenho que dizer: esse forno tem tudo para bombar com a adição do PID e do terceiro jogo de resistências. Se sem controle total da temperatura ja estou fazendo ótimas torras, imagine quando eu tiver total controle dela. Posto hoje a foto da torra de hoje de manhã, do Chapadão do Ferro, só para deixar um gostinho do que esta por vir.

Torra Chapadão do Ferro - 12 min - Philco Rotisserie + soprador térmico

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje descobri que a instalação de um PID programável por computador (saída USB ou ehternet) é inviável. Um PID desses, fora do Brasil, custa em torno de U$ 200.00 (ethernet) a U$ 350.00. Ficaria mais caro do que o forno todo modificado. Não acho que compensa. Estou procurando, portanto, um PID que permita duas ou três programações, com timer, para introduzir, manualmente, o programa de torra (6min 200º; 4min 250º, 3 min 220º, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando. Achei um PID programável por USB em um valor mais em conta, embora, se acrescido ao forno, tornará o preço final bem mais elevado (em torno de R$230,00 a mais). É um caso a se pensar, pois, com ele e mais umas duas modificações que tenho em mente, teria um produto melhor do que o behmor a um preço competitivo. Ainda remanesce o problema do tambor. O que eu consigo fabricar, com minhas parcas habilidades e material disponível, não está a altura do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...