Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Obrigado Guilherme, pelo poema, são aqueles momentos de inspiração.

 

Outro dia meu forno estava do jeito que você falou, ora vai para um lado ora para o outro, enfim uma ora ele de erá ir parao lado certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

não achei os motores por aqui, vai ter que ser Ebay mesmo.

sobre o forno, uma coisa interessante: hoje desmontei ele para comprar as resistência e descobri que o forno 220V usa as mesmas resistências do forno 110V. São 4 de 400W, todas 110V. No forno 110V elas devem estar em paralelo, no 220V eles ligaram dois pares em série, dessa forma ganham em escala.

Portanto quem vai modificar o forno, trocando o motor da rotisseria, usando PID e colocando resistência extra pode comprar qualquer modelo. Se eu soubesse disso teria economizado uma grana pois na Ricardo eletro o forno é 80,00 mais barato mas só tem 110V.

 

Eu achei uma resistência de 1000W 220V que cabe no fundo do forno, depois vou colocar as fotos.

 

Sobre o tambor Behmor. O meu veio com as duas pontas lizas, sem chanfro para ser girada pelo motor. como vou modificar uma das pontas de qualquer forma não tem problema mas gostaria de saber como seria se fosse usá-lo em um forno original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

As ligações do forno 110v são em serie tb. As resistências sao diferentes.

Não são 110V? Que doidera, que bom que você já abriu o de 110V também.

Então só vai servir o oposto, quem tiver um 220V pode usar no 110V (modificado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chegou meu forno CdC do Guilherme

parabens pelo trabalho

show

torra excelente, muito controle de tudo

muito homogenea

tive um contra tempo, meu mascote bento, um golden retriever molecao, roubou da mesa o pacote de cafe de amostra que o Guilherme me enviou e comeu uma boa quantia :) :)

teremos o mais novo cafe caro do pedaco, antes cuica, jacu, agora cococoffee bento :) :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Psss. o Golden já é ativo, imagina depois de comer café. Cuidado com qualquer coisa que ele possa comer e esteja ao alcance.

O Golden de um amigo meu (que por sinal é filho do Rodolfo, Golden capa das rações da Pedigree) certa vez comeu um DVD de uma locadora que estava dando bobeira em cima da estante. Vejam que já faz algum tempo essa história, é de quando as pessoas locavam DVDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal,

 

hoje depois de experimentar mais algumas coisas no forno Philco, estou chegando a mais algumas constatações e finalização do meu projeto:

 

- basicamente estamos usando a estrutura do forno, abandonando seu funcionamento antigo para um único (na maioria dos casos) uso, torrar café. Depois de abrir o forno o que eu percebi é que a estrutura do philco, comparado com outros fornos nacionais é ruim.

 

- adaptar o motor para rodar o tambor é a parte mais fácil do serviço. Requer uma furadeira, o motor e um suporte para o motor. Sério! Acho melhor comprar um forno mais barato com melhor estrutura e colocar o motor na raça (ou na lateral do forno).

 

- a dica que o Guilherme passou da Júnior equipamentos não é bizu, infelizmente. Resistências super caras. Quem é de Brasília pode procurar em taguatinga ou alguns metros a frente da Júnior na Polimaq. A resistência original do Philco 220V na verdade deve ser instalada em pares pois é o par de resistências 110V de 400W ligadas em série. Cada uma custa 39,00 na Júnior. Uma resistência de 1000W 220V que cabe no philco (e deve caber em um forno melhor que o philco e mais barato) na Polimaq me custou R$ 30,00.

 

- meu plano agora é retirar as originais do piso do forno, passá-las para o fundo e instalar a nova de 1000W no piso, aproveitando o movimento natural do ar quente em todo forno. Vou isolar todo o forno para manter o calor dentro da melhor forma possível pois o Philco não tem NADA de isolamento. Meu pai, que trabalha com manutenção de eletrodomésticos a quase 30 anos, achou ridículo.

 

- as alterações no forno são MUITO fáceis se você não quiser manter o painel original do forno. Instalar o PID com o SSR é também muito fácil.

 

- hoje soldei o eixo no tambor Behmor no torneiro Batata no SOF Sul. Ele tem solda MIG e paguei R$ 20,00 de café por um serviço de 5 minutos. Ficou bom, mesmo sendo no olho. Ele soldou sobrando o eixo e agora tenho que tirar meio centímetro para o tambor instalar certinho.

 

Pela minha curta experiência é mais interessante e barato comprar um forno com boa estrutura e adicionar a resistência extra, se necessário, e instalar um motor AC ou DC para girar o tambor. Os custos são os seguintes:

 

- Forno: eu paguei 350,00, mas tem opção usável por 200,00

 

- tambor behmor na roastmasters.com

http://www.roastmasters.com/behmor-smgrid.html

por 188,00 na pior hipótese (frete de U$26,00 e imposto sobre tudo). O meu saiu por uns 100,00 (imposto sobre o valor sem o frete e frete dividido com café). Com o serviço de solda some uns 20,00.

 

- motor AC de 6W de 16RPM no Ebay

http://www.ebay.com/itm/310570686809?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

pelos cálculos do homeroasters.com ele dá conta. O Guilherme preferiu um DC, que deve incluir fonte. Esse do Ebay vai sair por uns 40,00 entregue. Não deve pagar imposto.

 

- resistência de 1000W extra

comprei uma em forma de losango que deve caber na maioria dos fornos de 32-35 litros. Com os calços de cerâmica, tudo por 39,00

 

- fios com cobertura de amianto

2 metros dá e sobra. 5,00

 

- kit PID Ebay

http://www.ebay.com/itm/121013498372?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

acho que não paga imposto também. Vai sair por uns 50,00 entregue. Se quiser fazer com o Arduino TC4C a conta vai ficar salgada. mais uns 400 aí na versão completa. Se quiser aprender a linguagem e usar o código aberto dá para comprar todas as partes necessárias no DX.com e no Ebay e gastar 100,00 entregue.

 

- isolamento do forno, alguns suportes para o motor, interruptores ou outros pequenos serviços, pode colocar mais uns 50,00.

 

Total da brincadeira (minha) R$ 654,00.

 

Acho que dá para fazer mais barato, economizando no forno, escolhendo um industrial nacional usado ou doméstico nacional de melhor estrutura. Na verdade qualquer forno velho quebrado comprado em lojas de manutenção. Você gasta 80 reais e coloca 2000W de resistências novas.

 

Vou colocar as fotos do passo a passo do Philco mas que acho que servem para a maioria dos fornos elétricos. Quando meu arduino chegar abro um novo tópico para a programação específica dele e torras por perfis salvos.

 

Por enquanto o serviço de hoje:

 

- resistência nova de 1000W. Quase não cabe no Philco, vou colocar ela meio de lado, no piso

IMG_20130717_200116.jpg

 

- solda no tambor Behmor. Classificação decente.

IMG_20130717_200157.jpg

 

- Tambor pronto. Tenho que aparar meio centímetro na ponta. Preferi deixar um pouco mais comprido para ajustar depois do que ter que refazer a solda

IMG_20130717_200152.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Onde voce comprou dois metros de fio revestido tão barato? Qual a bitola?

Se for o mesmo que estou usando, vou comprar lá tb.

Eu também poderia comprar uma resistência de outro forno mais barata. Por opção, resolvi não fazê - lo. Cuidado na instalação (no isolamento, para não dar choque na hora de usar. Foi um dos motivos pelos quais optei pela palito. Talvez por falta de conhecimento de causa.

 

Minha conversão sai mais cara para mim. Talvez, porque eu aproveito o modo original (o forno funciona da forma como vai de fábrica tb).

Obviamente o Philco não tem a mesma estrutura de um laiyr, de um titã, mas isso não enseja nenhum problema não. Venho submetendo o meu a bastante trabalho e há muito tempo, sem qualquer contratempo.

Só acho que instalar um motor em outro forno, não é só fazer um furo não. Na minha opinião, a coisa não é tão simples assim.

Com tanta potência (2500W), acho que o isolamento só terá sentido para evitar que o forno esquente demais por fora. Não se esqueça de usar tomada de 20A.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, claro que um isolamento ou capa de fio de amianto não vai matar ninguém. O problema é trabalhar com o produto e aspirar partículas. A manta de fibra cerâmica que tenho também não é nada agradável, tem que usar luva e máscara que qualquer fibra na pele já irrita muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o de fibra ceramica. Quando ele falou amianto, assumi que era por equivoco. Talvez por isso esteja mais barato do que eu estou comprando. O metro do meu da mais do que ele pagou em dois metros. Por isso a pergunta, pois, se for do mesmo do que o meu, estou pagando caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

A Layr tem um forno que é inteiro de inox, 2400w de resistêncas, ventoinha (turbo), não seria uma bo opção.

 

Pode ser uma boa opção. Se você vir como o motor do philco é instalado vai dar risada.

 

Leo,

Onde voce comprou dois metros de fio revestido tão barato? Qual a bitola?

Se for o mesmo que estou usando, vou comprar lá tb.

Eu também poderia comprar uma resistência de outro forno mais barata. Por opção, resolvi não fazê - lo. Cuidado na instalação (no isolamento, para não dar choque na hora de usar. Foi um dos motivos pelos quais optei pela palito. Talvez por falta de conhecimento de causa.

 

Minha conversão sai mais cara para mim. Talvez, porque eu aproveito o modo original (o forno funciona da forma como vai de fábrica tb).

Obviamente o Philco não tem a mesma estrutura de um laiyr, de um titã, mas isso não enseja nenhum problema não. Venho submetendo o meu a bastante trabalho e há muito tempo, sem qualquer contratempo.

Só acho que instalar um motor em outro forno, não é só fazer um furo não. Na minha opinião, a coisa não é tão simples assim.

Com tanta potência (2500W), acho que o isolamento só terá sentido para evitar que o forno esquente demais por fora. Não se esqueça de usar tomada de 20A.

 

Abraço

 

Meu pai comprou em Taguatinga, acho que é de 2,5mm pois é mais grosso que o philco, que mais uma vez peca por usar de 1,5mm.

 

O isolamento é fácil com os suportes de cerâmica, que por sinal o philco também não tem.

 

o Philco só falta terminar de desmontar quando tiramos a capa de cima, de bom mesmo ele tem o suporte montado para o motor.

 

Meu pai e eu achamos que copiar o suporte do philco é fácil. No Homehoasters tem gente que deixa o motor do outro lado mesmo, DC, com fonte de notebook usada, presa com chapinhas de ferro arrebitadas na lateral do forno e funciona bem. Já ví também em um suporte encaixado e o eixo encaixado com soquete de 6mm, assim dá para retirar tudo do lado e continuar usando o forno no modo "normal".

 

Meu SSR é de 40A, o fio do philco eu estou trocando também. 2500W / 220V = 11.36A, realmente passa da capacidade de 10A, vou medir as resistências originais xing ling em uso para ver quanto estão dando, não queria ter que usar a única tomada 20A que tenho instalada em casa.

 

Amianto? Achei que não se usasse mais... Tem aqueles com malha de fibra (cerâmica?) com ou sem silicone por dentro.

é de cerâmica mesmo, do tanto que meu pai falou amianto eu acostumei, isso é do tempo que a Continental 2001 fazia sucesso.

 

Hehe, claro que um isolamento ou capa de fio de amianto não vai matar ninguém. O problema é trabalhar com o produto e aspirar partículas. A manta de fibra cerâmica que tenho também não é nada agradável, tem que usar luva e máscara que qualquer fibra na pele já irrita muito.

o fio é isolado e tem uma camada fina de plástico ou silicone do lado de fora, uma espécie de cera, é muito parecido com o original, só que mais grosso.

 

Amianto esta proibido creio eu.

alguem ai quer cafe com amianto :)

Eu quero! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah Guilherme, meu pai falou que tem muita fiação de fogão velho, de graça.

Dá para reaproveitar tudo. Eu pedi para ele comprar o fio e ele me falou isso depois :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sobre o SSR, aconselho a usar um bom dissipador. Não adianta ser de 40A ou 80A, considerando 11-12A e o tempo de torra, o bichinho vai esquentar pacas.

tenho dissipador de monte sobrando aqui, da época que eu escrevia para o Clube do Hardware, até separei alguns já, para a máquina e o forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

A Layr tem um forno que é inteiro de inox, 2400w de resistêncas, ventoinha (turbo), não seria uma bo opção.

 

Gilberto,

acho que um bom candidato a modificação da Layr é o Midy Black.

A largura é ideal para o tambo behmor, ele tem 1300W, Vai gastar mais uns 20-30 para mais uma resistência de uns 500W e ficar com o total de 1800W em um espaço menor que o philco.

 

O problema é que ele é mais caro!

 

Eu ainda acho que vale a pena garimpar algo usado ou até quebrado e aproveitar somente a estrutura, talvez saia até grátis.

 

as ligações elétricas são muito fáceis de fazer, com o mínimo de leitura e bom senso se consegue isso, na dúvida pergunte aqui ou leve em um técnico de sua cidade.

 

Posicionar o motor do lado de fora do forno não é difícil. Pode ser mais ou menos assim:

DSC01188-50.jpg

 

Podemos usar um motor AC ou DC, um soquete de chave de boca no eixo do motor, como feito no Philco.

Como eixo do tambor uma chave allen cortada ou um pedaço de ferro sextavado, soldado como eu fiz.

Do outro lado uma simples chapa com um vale, afixado na lateral, como no Philco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

- hoje soldei o eixo no tambor Behmor no torneiro Batata no SOF Sul. Ele tem solda MIG e paguei R$ 20,00 de café por um serviço de 5 minutos. Ficou bom, mesmo sendo no olho. Ele soldou sobrando o eixo e agora tenho que tirar meio centímetro para o tambor instalar certinho.

 

 

Leo,

Isso que eu queria fazer no meu tambor, mas não sabia quem conseguiria fazer algo (tão fácil) aqui em Brasília.

Valeu pela dica!

 

O orçamento que me fizeram na Júnior foi de R$49 cada resistência. Faz uns 20 dias e ninguém me retornou pra buscar, se não tiverem prontas vou acabar cancelando e comprando outra pra adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

 

não sei se vc já testou, mas o correto é fazer a solda nas duas pontas para ficar mais fácil a retirada do tambor de dentro do forno para resfriamento dos grãos. O tambor no canto dificulta sua retirada pois pode esbarrar devido ao rápido manuseio por conta da temperatura.

 

talvez os grãos que ficam no canto perto da parede do forno possam sofrer com a circulação de ar diminuída devido estar perto demais da parede, além de ficar mais longe da lampada.

 

O meu é no centro e na época que soldei pensei em fazer do seu jeito mas não gostei.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

Isso que eu queria fazer no meu tambor, mas não sabia quem conseguiria fazer algo (tão fácil) aqui em Brasília.

Valeu pela dica!

 

O orçamento que me fizeram na Júnior foi de R$49 cada resistência. Faz uns 20 dias e ninguém me retornou pra buscar, se não tiverem prontas vou acabar cancelando e comprando outra pra adaptar.

quando fui na Junior o cara falou que alguém encomendou e não foi buscar. Foi você então!

Compra uma de 500W na polimaq, é bem menor que a minha mas já vai dar 2000W no forno. Ou parte logo para de 1000W. Depois ainda vou procurar em taguatinga uma um pouco menor que a que eu comprei e guardar essa para o projeto futuro.

 

Se eu soubesse que você queria soldar o seu também tinha te chamado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

 

não sei se vc já testou, mas o correto é fazer a solda nas duas pontas para ficar mais fácil a retirada do tambor de dentro do forno para resfriamento dos grãos. O tambor no canto dificulta sua retirada pois pode esbarrar devido ao rápido manuseio por conta da temperatura.

 

talvez os grãos que ficam no canto perto da parede do forno possam sofrer com a circulação de ar diminuída devido estar perto demais da parede, além de ficar mais longe da lampada.

 

O meu é no centro e na época que soldei pensei em fazer do seu jeito mas não gostei.

 

 

Abraços

pensei nisso também mas não quis arriscar com medo da solda não prestar, no final até que ficou boa.

se ficar muito ruim eu volto lá e soldo mais uma ponta, o Marcelo soldador até me deu o crédito :)

Hoje não está muito bom por conta do tamanho total do espeto, mas tirando o meio centímetro acho que instala e retira tranquilo.

 

sobre o problema de calor, discordo, o behmor tem resistências só no fundo, no mesmo sentido do philco, e o tambor fica colado nos dois lados.

Eu acho inclusive que com o isolamento aquele lado colado será mais quente. De qualquer forma, com a agitação eficiente acho que a temperatura no forno todo não deve ter diferenças consideráveis de um lado para o outro, mas sim do fundo para frente e de baixo para cima. A minha prioridade é manter a resistência de 1000W no piso para aproveitar o movimento natural de subida do ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa lembrança Rodrigo, com o formato da resistência dá para posicionar o cilindro no meio, mas mesmo assim tem risco, assim como nas originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...