Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

  • 2 months later...

comprei o meu hoje e vou replicar. Estou pegando as dicas com o Guilherme.

Já pedi o tambor Behmor também.

Mas vou dar um passo além, depois de ler o tópico TODO acho que vou de arduino, quero poder programar os perfis e deixar o forno trabalhando sozinho.

 

Além de replicar o forno quero replicar torras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

passa o bizu do motor sincronizado mais rápido e da resistência extra?

A "resistência" é uma haste daquelas ou a dupla?

Você acha válido isolar termicamente o fundo? O que você usou? Eu tenho fita de alumínio de alta temperatura. Meu pai falou em lã de vidro mas acho que já tem coisa mais moderna e barata também.

O motor, não quero fazer o esquema DC, queria colocar o AC mais rápido mesmo, pelo jeito é um de 40rpm, confere? Se puder passar as lojas que você encontrou ajuda bastante.

Hoje pedi o TC4C dos EUA, acho que em duas semanas terei tudo na mão. Quando eu adiantar o meu a gente se encontra para comparar os monstrengos.

 

Hoje achei no home barista um mod interessante para colocar o thermocouple dentro do cilindro, veja:

 

http://www.home-bari...r-t8284-10.html página 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho valido isolar o fundo. É desnecessário. A resistencia, fica a seu critério, uma vez que o formato não influenciará muito a distribuição de mais calor, mas sim a posição no fundo do forno. Não fui muito feliz com os motores AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro Philco não vou querer não. Mas para meu novo projeto que um dia quero implementar mas não sei quando e se conseguirei, quero sim. Portanto, quando puder, é só me falar.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu quero! Acho que quanto mais calor dentro do forno, menos energia elétrica consumida.

 

Guilherme: a resistência, você adiciona duas hastes das que já vem instaladas na parte superior e inferior?

E o motor, quer dizer que não funciona ou que roda lento? Eu vi o vídeo que você postou com os motores AC e acho que a velocidade está razoável.

De acordo com os mais experientes do homeroasters.com o tambor do Behmor, por ser uma tela fina, não tem necessidade de rotações elevadas. O lance da rotação mais rápida é para evitar que o grão fique muito tempo em contato com a parede do tambor sólido.

 

E a loja? é aqui em Brasília ou está comprando fora? Manda o contato por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao motor, o AC até 10rpm tem bom torque. Acima disso, o torque cai em uma proporção muito alta. Se for torrar pequena quantidade e com um tambor leve, tudo bem.

 

Junior equipamentos asa norte, 709 ou 710, não estou certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Pretendo que a minha versão tenha arduino também.

Podemos trocar algumas idéias.

Meus componentes estão demorando muito pra chegar, acho que ficaram pelo caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu por enquanto está no Brasil o tambor.

quanto ao TC4C o Jim me mandou um email ontem recusando o pedido do conjunto montado.

Pedi agora só o shield TC4 desmontado, vamos ver se ele aceita. Se tudo der certo peço um Arduino Uno no Ebay ou DX e vou ter um pouco mais de trabalho para montar.

enquanto ele não chega estou vendo as peças do forno, o que achar aqui no Brasil eu compro logo. O motor AC tem substituto com torque bom até 33rpm, amanhã verei com meu pai se tem que adaptar muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu por enquanto está no Brasil o tambor.

quanto ao TC4C o Jim me mandou um email ontem recusando o pedido do conjunto montado.

Pedi agora só o shield TC4 desmontado, vamos ver se ele aceita. Se tudo der certo peço um Arduino Uno no Ebay ou DX e vou ter um pouco mais de trabalho para montar.

enquanto ele não chega estou vendo as peças do forno, o que achar aqui no Brasil eu compro logo. O motor AC tem substituto com torque bom até 33rpm, amanhã verei com meu pai se tem que adaptar muita coisa.

 

Este motor você esta comprando aqui ? Pois para o meu pedi lá fora mas não veio, queria comprar por aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

 

O único senão sobre este motor da foto é que obranos a colocar um pequeno calço de metal para fixar a luva do espeto no eixo do motor, porque este eixo é no formato de semi círculo e não cilíndrico. Mas é possível fazê-lo.

No MercadoLivre busque por motor elétrico para microondas ou clique no link abaixo.

http://lista.mercado...para-microondas

Acho que os encontrará também em lojas na Florêncio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Compre DC se você quiser mais agitação dos grãos. 4rpm é pouco e vão aparecer um ou outro pontos de queimado, ainda mais no Philco. Os motores que possuem corte D podem ser adaptados. O melhor é fazer um furo no eixo. É difícil, mas da para ser feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este motor você esta comprando aqui ? Pois para o meu pedi lá fora mas não veio, queria comprar por aqui mesmo.

escolhi um no Ebay e nos sites dos fabricantes. Na segunda meu pai vai tentar achar um similar aqui nas lojas de peças para eletros, se não achar vai ser Ebay mesmo.

Nos sites dos fabricantes tem motores síncronos de 4W, 6W e 14W. Quero um motor com uns 20RPM e 5kg/cm de torque. Os de 6W conseguem isso perto de 15 rpm, de 4w abaixo de 10 e de 14W em 30RPM.

Os de 14W são de 60mm de corpo, os de 4 e 6W são de 50mm, por isso tem que ver se cabe o de 14W. Isso tudo AC, quero esgorar os AC antes de tentar motores DC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, onde você comprou seu motor ? Vou comprar novamente, pois onde comprei o meu não entregou.

vou tentar ver isso amanhã, mais tardar sexta, aí te aviso. Quero tentar achar um por aqui mesmo, se eu encontrar vais querer um igual? quanto RPM? 220 ou 110?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estava pensando em me intrometer. Bom, não aguentei. Vou fazê-lo.

Já comprei 6 tipos de motor AC diferentes: 40RPM, 40RPM (outro fabricante - esse nacional), 30RPM (aliexpress), 50RPM (aliexpress), 30RPM (outro fabricante - ebay) e 20RPM (ebay). Todos prometiam bom torque. O que me entregou melhor torque foi o de 20RPM. Não cheguei a comprar o de 10, porque acho que a agitação não será adequada, ao menos, não no Philco (com as devidas escusas aos que divergem).

 

Quando comecei (veja no início dos meus posts aqui), usava uma latinha de leite ninho adaptada como tambor. Posso atestar que ela é o tambor mais leve que tive (pouco menos de 100g). Quando passei para o tambor do BEHMOR (que acho ser o melhor para torras em tambor - afinal, os caras fizeram um excelente trabalho - boa visualização, boa passagem de ar quente etc), vi que, para mais de 200g de café (o tambor do behmor, sozinho, pesa em torno de 300 a 350g), os motores ac não aguentavam (eles giram para os dois sentidos. Quando encontram um obstáculo (necessidade de maior força para sair do modo estacionário), passam a girar para o outro lado e assim subsequentemente. Tive torras perdidas porque, ao introduzir o tambor no forno préaquecido, ele girava igual uma máquina de lavar roupa - ora para um lado - ora para o outro, isso, sem completar a volta.

 

Nem cheguei a usar de fato o motor de 20 RPM, porque a agitação dele não seria boa (os meus, quando finalizo a torra, quase não sobra película nos grãos). Para mim, agitação é fundamental.

 

Só faço a ressalva de que, se fossem bons, os conselhos seriam vendidos.

 

Abraço,

 

Guilherme.

 

PS: Gilberto, gostei muito do poema. Com a devida licença autoral, vou mandá-lo para minha muié.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estava pensando em me intrometer. Bom, não aguentei. Vou fazê-lo.

Já comprei 6 tipos de motor AC diferentes: 40RPM, 40RPM (outro fabricante - esse nacional), 30RPM (aliexpress), 50RPM (aliexpress), 30RPM (outro fabricante - ebay) e 20RPM (ebay). Todos prometiam bom torque. O que me entregou melhor torque foi o de 20RPM. Não cheguei a comprar o de 10, porque acho que a agitação não será adequada, ao menos, não no Philco (com as devidas escusas aos que divergem).

 

Quando comecei (veja no início dos meus posts aqui), usava uma latinha de leite ninho adaptada como tambor. Posso atestar que ela é o tambor mais leve que tive (pouco menos de 100g). Quando passei para o tambor do BEHMOR (que acho ser o melhor para torras em tambor - afinal, os caras fizeram um excelente trabalho - boa visualização, boa passagem de ar quente etc), vi que, para mais de 200g de café (o tambor do behmor, sozinho, pesa em torno de 300 a 350g), os motores ac não aguentavam (eles giram para os dois sentidos. Quando encontram um obstáculo (necessidade de maior força para sair do modo estacionário), passam a girar para o outro lado e assim subsequentemente. Tive torras perdidas porque, ao introduzir o tambor no forno préaquecido, ele girava igual uma máquina de lavar roupa - ora para um lado - ora para o outro, isso, sem completar a volta.

 

Nem cheguei a usar de fato o motor de 20 RPM, porque a agitação dele não seria boa (os meus, quando finalizo a torra, quase não sobra película nos grãos). Para mim, agitação é fundamental.

 

Só faço a ressalva de que, se fossem bons, os conselhos seriam vendidos.

 

Abraço,

 

Guilherme.

 

PS: Gilberto, gostei muito do poema. Com a devida licença autoral, vou mandá-lo para minha muié.

 

Poxa Guilherme, demorou para se intrometer! Esse é o espírito desse tópico.

 

Todos os motores que você comprou são de 4W? Experimentou algum de 6W e 14W?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a encontrar ou comprar um de 14w. O mais potente (comprado a preço de ouro lá fora - U$ 20.00, fora o frete, que, nesse caso, foi pago (aliexpress)) tinha 8w. Mesmo assim, não deu conta do recado. Os demais eram de 4w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comprei outros motores com caixa redutora que também não recomendo para carga total superior a 600g. Tem que olhar o torque e, mesmo assim, nem sempre cumpre o que promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...