Ir para conteúdo

Pote para armazenar café - "quase" tipo AirScape - Faça você mesmo


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Depois de muito tempo desejando um pote (na verdade, uns potes) AirScape da Planetary Design, fiquei matutando uma solução alternativa. Estava pensando em adaptar um tipo de pote hermético há um tempo, mas nunca tinha visto pessoalmente um modelo que eu achasse que fosse simples de adaptar. Hoje eu estava na Preçolândia e encontrei um pote legal! Resolvi comprar e arriscar. Acho que deu certo!!! :D

 

O pote que usei é o Pote Herm. Red. Slot 0,8L e custou R$27,90.

 

bxOGVXLm.jpgpBhOWCmm.jpg

 

 

Produto desmontado:

 

12U7yuYm.jpg

 

 

Tampa. Reparem no aro que a parte superior tem para impedir que a tampa entre dentro do pote:

 

vhwyQnxl.jpg

 

 

Tampa depois de lixada:

 

IQJcwHgl.jpg

 

 

Pote com 250g de café:

 

GM7BiScm.jpg

 

 

Com menos café:

 

v6Qkherm.jpg

 

 

E menos ainda:

 

iOe6wvTm.jpg

 

 

A princípio, parece que ficou excelente! As paredes do pote não são paralelas, elas vão afunilando aos poucos até o fundo. Por isso, com o pote cheio é preciso tomar fechar a vedação da tampa com cuidado para garantir que fique vedada por inteiro.

 

Um detalhe que preciso melhorar é como destravar a vedação quando a tampa estiver pra dentro do pote. Isso porque fica difícil puxar a alavanca pois fica sem "pegada". Uma saída é deixar um fio amarrado para facilitar quando precisar puxá-la.

 

GJqKxVbm.jpgIqqSwD5m.jpg

 

Queria ter certeza que está 100% vedada e aceito sugestões de como devo testar.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mergulha na agua se entrar agua não esta vedado

 

Santiago eu tenho uma airscape , ela funciona de forma mais complexa , a airscape tem duas tampas , a mais escura tem uma valvula que em uma posição isola o café como a seu container faz , em outra posição ela comprime o cafe e deixa o co2 sair e ficar acumulado no espaço entre a tampa escura e a tampa externa de acrílico que possui uma valvula que deixa o co2 sair e não deixa o ar entrar.

 

O problema é o café conservado nela , em um container igual ao seu , ou mantido no saco original com válvula , não tem muita diferença.

 

É um gadget legal , mas para café na minha opinião não produz diferença perceptivel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, realmente o AirScape é mais sofisticado. De inox, com a válvula para deixar sair o CO2, duas tampas... Mas pra mim, essa gambiarra que fiz atende razoavelmente bem. Eu não gosto de manter na embalagem original porque eu acho que a umidade passa pela válvula. Costumo manter em potes de vidro comum, mas o volume de ar vai crescendo ao longo do consumo e fico encanado com isso.

 

Talvez quando eu for para os EUA eu compre o AirScape, mas acho que deu uma saciada na minha vontade. Hehe

 

Vou testar a vedação depois.

 

 

Gil, a ideia não é fazer vácuo no pote, apenas manter a quantidade de ar mínima, mas sem alterar a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão negativa pode ser de algum modo prejudicial à conservação? O que eu tenho feito é congelar 120 g, separados em saquinhos de sacolé (gelinho), enquanto usufruo as outras 130g fresquinhas durante a semana, armazenadas na mesma embalagem, mas dentro de pote herméticos com bomba, como os do Gil. No entanto, sempre tive a infantil impressão de que a retirada do ar ao bombear "roubaria" alguns aromas do café, até então achei que fosse pura bobagem, mas agora com esta consideração do Santiago em evitar o vácuo fiquei na dúvida...

 

Quanto à cordinha, não há o risco de incidentes, ao repentinamente a tampa ser destacada do pote? Comigo voaria café por toda cozinha...

 

Editado:

 

Segui a dica do Santiago, e li o tópico " Como armazenar o grão torrado?". O problema do vácuo foi identificado pelo Vitor:

 

A de vácuo acho besteira, com a liberação do co2 o vácuo não se manterá por muito tempo, fora que pode acelerar a saída de co2 pela baixa pressão, o ideal seria algo como a válvula das embalagens, que permitisse a saída do co2 mas não deixasse entrar o oxigênio.

 
Editado por viniciusfm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alterei o título do tópico para "quase" tipo AirScape:ph34r:  :lol:

 

viniciusfm, acredito que essa sua impressão é real. Temos um tópico aqui em que o pessoal que aborda essa sua dúvida: Como armazenar o grão torrado?

 

Sobre a cordinha, é só pra destravar o pino transparente da tampa. Segurando o pote, não deve ter nenhum risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois detalhes importantes... Como as paredes do pote não são paralelas, a tampa pode ficar inclinada. Aí não deve vedar direito. Outra detalhe, ainda por conta da tampa ficar folgada antes de fechar a vedação, é que para fechar a trava torna-se necessário apoiar a tampa no conteúdo armazenado. Ou seja, não dá pra travar a tampa "no ar", longe do conteúdo.

 

Como esse pote não tem uma válvula para liberar o CO2, ainda não é "perfeito" para o café. Mas para outros alimentos, como feijão, arroz, talvez até mesmo açúcar (o problema chato é ter que encostar a tampa) torna-se um excelente pote para armazenamento, principalmente quando o conteúdo for sensível a pressão negativa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a válvula do saco de café, em teoria, não permite a entrada de umidade também, pois ela limita radicalmente as trocas do meio interno com o externo.

 

Eu achei legal a idéia, mas dependendo do café, o tiro pode sair pela culatra. A válvula tem outra função importante, que é deixar o co2 sair. No seu caso, se a torra for recente, o co2 vai dar um jeito de sair. Se fosse uma torra fresquíssima, teria problemas, mas torras novas, fico curioso se o co2 seria capaz de forçar a tampa.

 

Nesse caso, eu improvisaria uma válvula a lá AirScape, e que pelo formato do pote, dá pra fazer dois improvisos.

 

1 - Faça um furo nas duas tampas. Na tampa superior, recorte uma válvula de um saco de café e cole com cola de silicone, pra garantir que vai ficar bem vedado

 

2 - Já que o receio com umidade é um problema, coloque entre as duas tampas, um saquinho de sílica, desses que vem dentro de bolsa da 25 de março e outras muambas. O furo da parte inferior pode ser até maior, permitindo retirar e colocar o saco de sílica, e uma vez por mês, só colocar o saco de sílica no forno bem baixinho por poucos segundos ou num microondas, e voilá, silica renovada e sequinha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu método:

 

Quando torro, encho um pote hermético até uns 80%. Esses 20% vazio parece um bom buffer para que o pote não "exploda". Vai pro armário descançar durante 8-10 dias. Depois mando pro congelador sem abrir.

 

Minha teoria é que CO2 mais pesado, desce evitando oxidação do grão. Nos 20% fica comprimido um pouco de ar + um pouco de CO2 que não entram em contato com os grãos.

 

Para usar tiro do congelador um pote que tem uns 180 g de grãos. Ele fica no armário até acabar, em uns 5 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa e criativa a ideia Santiago, o airscape acho ótimo pela praticidade e facilidade, veda bem, não deixa passar luz e na base também tem uma borracha para não riscar nem o pote e nem o móvel, acho bem legal, apesar de não achar muito bonito o pote hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...