Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Busca por Baratza Vario & Bonavita Gooseneck Eletrônica


Lisboa Santos

Postagens recomendadas

Tá chegando a hora de um moinho e de uma chaleira decentes e definitivos.

 

Procurei em várias (mais de 15) lojas virtuais de café (e outras) e no ML e não achei nada disponível (ou em estoque).

 

Detalhes que me interessam, para evitar indicações ou discussões "nadaverrr":

1) produtos novos (ou, usados em bom estado);

2) 127v (ou excepcionalmente 220V, a discutir, e muito, pois eu teria que instalar tomadas novas e dedicadas pra isso, tô muito animado não!)

3) só me interessam exatamente os produtos descritos, ou seja:

Moinho Baratza Vario e Chaleira Bonavita Bico-de-gansa "Eletrônica", a Elétrica não me serve;

4) não tenho cartão de crédito (porque não quero mais), portanto não adiantam indicações (links) no Exterior;

5) em conseqüência: compro só do Brasil, e pago à vista!

 

Abraços,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre Velloso. Converse com ele, pois ele é representante da Baratza, e eventualmente comercializa produtos Bonavita. Também tem o Coffee Lab. Mas acho o Alexandre mais amistoso e profissional.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Alexandre (Chaves).

Já sou cliente do seu xará fluminense (carioca fica tiririca quando é chamado de fluminense, tanto quanto paulistano que é chamado de paulista! rsrsrs) e estou em contato com ele, é realmente um gentleman... além de propiciar um papo sempre muito bom e educativo quando o assunto é café, e parafernália. A Bonavita ele só tem a Elétrica, e o problema do moinho é pagar à vista, sem a correspondente disponibilidade imediata, aí cumprica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro representante conhecido da Baratza no Brasil, que é a Libermac. Talvez eles tenham o Vario em estoque, e costumam cobrar um pouco menos que o Alexandre. Já no que diz respeito à Bonavita, sua melhor chance é algum amigo trazer de fora. Achar a eletrônica no Brasil será difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Alexandre, já tinha descoberto a Libermac (no site da Baratza) pela manhã, mas hoje (sábado) não atendem, vou checar com eles na 2ª-feira. Numa das trocentas lojas que pesquisei hoje tinha oferta da eletrônica (estoque esgotado, deixei o "avise-me quando chegar"). Em último caso, ativo o cartão do meu genro pra importar, mas essa não tem pressa, acho que pro V60 nº 1, meu Bule bico-de-pato dá dando conta do recado. rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, eu li o item n. 3 com atenção, o que vou escrever é só pelo amor ao debate...
Sobre o moinho, em relação aos coados, a própria baratza classifica o desempenho do virtuoso e do preciso como muito bom e do vario como bom. (vide tabela no site http://www.baratza.com/choosing-your-grinder)
talvez, considerando o teu perfil (moinho para espresso e coado), te atenda melhor o preciso. Se já pesquisou o assunto e decidiu pelo Vario, peço desculpa por tomar o seu tempo. Quando o adquirir, talvez valha a pena buscar também mós de aço, há tópico específico abordando o assunto. Foi mal o ot, quis contribuir, certamente há tópico comparando o desempenho dos moinhos, então não seria interessante alongar eventual debate aqui. Até pq nunca tomei um coado com o vario ou com o preciso, então não posso opinar.

Sobre a Bonavitta eletrônica, eu tenho uma que comprei pela Amazon, por 80 usd, e pedi para entregar no hotel em que meu pai estava em ny. Quem tem certamente não vai se desfazer, e ninguém mais a vende no Brasil como pode constatar; com o cenário econômico pouco atrativo para importações, duvido muito que a encontremos por aqui em médio prazo.
Portanto, novamente pedindo desculpa caso já tenha batido o martelo na eletrônica, se não houver perspectiva de em breve fazer uma importação samsonite, eu investiria uns 200 reais em uma gansa da hario ou da bonavitta. Se não é um item imprescindível, é ao menos muito decisivo no preparo de um bom coado, só manipulando uma para sentir a diferença. E, fervendo numa chaleira comum, depois despejando na gansa, a temperatura cai para próxima da adequada a extração de um coado. 

Boa sorte nas buscas!

Editado por viniciusfm
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, não sei de onde vc tirou a ideia que a Baratza avalia o Preciso e o Virtuoso melhor do que o Vario. Acho vc entendeu alguma coisa errado.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, posso ter entendido errado. O meu inglês é péssimo, pior que o alemão. Na tabela, citada no site, coloca good no vario e very good no preciso. A tabela deve se referir a alguma outra coisa.

Então, Lisboa, desconsidere a minha (des)contribuição, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vi essa tabela agora. Vc tem razão. Em outro lugar no site eles falam uma outra coisa.

 

http://www.baratza.com/blog/choosing-the-best-baratza-grinder-for-you-revised/

 

Mas seja como for, comparar mós planos com conicos faz pouco sentido de qualquer jeito.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, editei o post. Faço aqui minha mea culpa. Faltou eu referir que a análise da baratza era sobre "manual brewing". Seguramente o Vario ganha no desempenho quando o assunto é espresso, ainda que a tabela indique very good para ambos. Não é a toa que no link por ti citado o Pierce Jens recomenda o Vario ao preciso para os "espresso fanatics".
Apenas para constar, não acho que o desempenho do Virtuoso seja muito bom para espresso, ao contrário do que consta na tabela.
Prometo não tocar mais no assunto, bagunçando o tópico do Lisboa, hehehe.
Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada disso Vinicius, incl. acho o Virtuoso um moinho bom e seria interessante ter uma avaliação comparativa mais detalhada e objetiva para métodos diferentes, porque a diferença de preço entre o Vario e o Virtuoso é considerável. O problema dessa tabela da Baratza é que é tão simplificada que realmente não é muito útil ...

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vi essa tabela agora. Vc tem razão. Em outro lugar no site eles falam uma outra coisa.

 

http://www.baratza.com/blog/choosing-the-best-baratza-grinder-for-you-revised/

 

Mas seja como for, comparar mós planos com conicos faz pouco sentido de qualquer jeito.

Abçs

Burny

Por isso optei por um moedor com mós planas e outro com cônicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu estou esperando para o Bravo Debut.

 

E mó é feminino, ne? Língua complicada esse português.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente o perfil de sabor que as mós de cerâmica do Vario emprestam pro café não me agradam. Pensei em vender o moedor por mais de uma vez, mas agora que troquei as mós pelas de aço estou muito satisfeito.

 

Não sei se era um problema específico do meu Vario ou das mós do meu. É algo que nunca dá pra descartar em série de produção.

 

Quando comprei o meu disseram que a troca não compensaria. Era mentira, ao menos pro meu gosto. Diferença grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer, pois nunca comparei os dois diretamente. Tentei fazer coado com o Pharos apenas umas duas vezes e o perfil de moagem era muito bimodal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mó é feminino, ne? Língua complicada esse português.

 

E alemão então... tem três alternativas: die Mühle, das Mühle ou der Mühle!   :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, então sua ordem de preferência pros coados e acima seria:

Vario Metal, BB005, Vario Ceramica, Pharos

 

Vamos ver como o Vario Metal se sairá nos espressos quando vc pegar o jeito dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o meu Vario muito bom para espresso, para coado já tenho a mesma impressão como o Rodrigo. Tem um resto de amargor (=particulado) que nunca sai ... quando o Bravo chega aqui vou colocar mós de aço no Vario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente o perfil de sabor que as mós de cerâmica do Vario emprestam pro café não me agradam. Pensei em vender o moedor por mais de uma vez, mas agora que troquei as mós pelas de aço estou muito satisfeito.

 

Não sei se era um problema específico do meu Vario ou das mós do meu. É algo que nunca dá pra descartar em série de produção.

 

Quando comprei o meu disseram que a troca não compensaria. Era mentira, ao menos pro meu gosto. Diferença grande.

Rodrigo, pelo menos pra mim não ficou totalmente claro a que "café" você se refere: espresso ou coado? ou ambos? Quando às "novas" mós de aço para o Vario, por tudo que já li parece que elas seriam melhores para espresso, e em geral (incluindo coados) na redução de fines. E pelo feedback que você está dando, parece mesmo ser uma boa opção. Pelo que li no site da Baratza, você compra o Vario "normal" e pede pra vir com as de aço, em vez das de cerâmica (pelo custo adicional de US$25,00). Não sei se o Alexandre Velloso ou a Libermac vão me dar a mesma opção também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especialmente coados. Pra espresso, uma certa proporção de particulado ajuda no controle do fluxo da extração. Pelo que já testei, é possível fazer ótimos espressos com as mós de aço. Todavia, o ajuste é menos tolerante, justamente porque a finalidade das mós não é moer pra espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o meu Vario muito bom para espresso, para coado já tenho a mesma impressão como o Rodrigo. Tem um resto de amargor (=particulado) que nunca sai ... quando o Bravo chega aqui vou colocar mós de aço no Vario.

Aqui tô quase achando que será igual.

 

Lisboa, do que eu li é o inverso: as mós (meninas) de aço seriam para coados. Inclusive temos um tópico específico das mós de aço, Victor abre falando que trocou para aço para uso nos coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Lisboa,por tudo que ja conversamos acho que vc quer um virtuoso ou preciso e não um Vario. Se for partir pro Vario ou Forte,tem q ser com as tais mós de aço.Eu digo uma coisa,acho muito complicado ter um moinho que faz tudo.Eu fazia assim tinha o Rocky pra coados e geral,e tinha um manual pra espresso.Depois comprei o Virtuoso pensando no melhor pra Coados, French e aero. Mas ficar mexendo pra espresso e outros métodos no mesmo moinho é foda! Pelo seu gosto acho q vc quer um moinho de mós conicas da baratza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafa, vc sabe pelas nossas conversas que não pretendo tão cedo partir para uma máquina decente de espresso, vou ficar além das fronteiras do Reino do Espresso, com o que há do lado de lá (AP, Clever, V60, Melitta, Hario de Pano, Caféor e, pro ano que vem, um Globinho). Se fosse para comprar um Vario sem dúvida seria com mós planas de aço (era o que eu tinha cotado com o Alexandre Velloso, mas a disparada do dólar abortou). Depois do perfil granulométrico comparativo entre o Bravo Mini e o Vario (que o Burny fez), e até pela qtde média de pó que uso (sozinho) por dia (30-40g) o gildakiano Mini soa como uma alternativa interessante. Se eu pudesse mesmo, mas aí eu já não sei se é sonho (possibilidade de realização) ou fantasia (quase impossibilidade de realização), eu partiria para um EK43 ou até um HG One, acho que tá mais pra fantasia mesmo.

 

Hoje chegaram minhas peneiras granulométricas, estou chocado com o primeiro teste. Mesmo com %Ext um pouco mais baixa que as usuais, trabalhando com um faixa mais restrita (de 650 a 850um) em que aproveito 70% do pó moído (numa granulometria mais grossa), o resultado na xícara foi incrível: quase zero de amargor, mais doce, acidez mais complexa e, principalmente, uma finalização um pouco mais longa e sem nenhum amargor. Vou testar ainda outras granulometrias (mais finas) para ver qual dá melhor resultado. Mas já ficou bem claro que eliminar os extremos (fines e coarses) dá um resultado espetacular na xícara. Ainda é cedo para conclusões, claro, mas peneiragem em ambiente comercial é inviável, daí a busca por moinhos caros que gerem o mínimo possível de fines e coarses, além de maior uniformidade na moagem (qualidade de corte mais homogênea). Agora, peneirando... dá um trabalhinho divertido, e seria uma vez para cada tipo de café (fico com o mesmo semanas, então isso não é problema), e fico a pensar se isso não contrabalançaria o custo benefício de um moinho muito mais caro. O meu MD40 tem mós cônicas (novas, estão quase amaciadas), com a peneiragem estou em dúvida se vale a pena um Virtuoso ou Preciso, por exemplo, considerados o mais favoráveis para coados.

 

Aliás estou atualizando o título deste tópico, já que comprei faz tempo uma Bonavita pescoço de gansa elétrica (já aprendi a "surfar" com ela), que tá dando pro gasto (não achei nenhuma maravilha, e só faz diferença pro V60 e Melitta).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...