Ir para conteúdo

Ministério da agricultura diz não se opor à importação de café verde


Postagens recomendadas

Eu li essa matéria no Valor de sexta , para variar é o blá blá blá de sempre que vem desde o segundo reinado , o aspone não se opõe , mas também não decide nada , isso será decisão de dona Katia , movida por diversos lobbies contra e a favor .

 

Eu li em uma matéria da Bloomberg que a fabrica de Dolce Gusto que a Nestle esta construindo em Minas , só se viabiliza importando café , se esse café da Etiópia e do Vietnã (Robusta) não for importado a fabrica não funciona.

 

Quanto mais eu leio sobre esse assunto , mais na duvida eu fico , para nós que temos um hobby a liberação seria boa , mas para a agricultura e para a economia como um todo eu acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto esta discussão ainda vai longe. Mas, quem sabe um dia terá um desfecho satisfatório.

 

Eu, particularmente, sou a favor da liberação do café verde em cotas, para proteger o mercado local, e dando um prazo de carência para os produtores nacionais se adaptarem as novas regras e melhorarem suas produções com o apoio dos institutos de pesquisa.

 

O Brasil tem se mostrado vanguarda no agronegócio e não deverá perder esta disputa. Do contrário, creio que incentivará a evolução da produção local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

impressionante como são as coisas.

a multinacional vem com uma filial num país produtor 

e quer utilizar café importado.

Se for prejudicar os produtores daqui, sou contrário à liberação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou um pouco desconfiado com essas coisas. Mas é importante destacar que o mercado de venda de cápsulas já existe e as grandes empresas tipo Nespresso e Dulce Gosto, se não estou enganado, já vendem no país cafés encapsulados de várias origens.

 

O pessoal que consome as cápsulas pode informar melhor. Mas se for estabelecido cotas, como hoje ocorre com os carros importados via México ou Mercosul, acho que se conseguiria abrir im pouco o mercado sem prejudicar o produtor local.

 

Mas, pode ter certeza que essa discussão no Congresso e no Governo não tem hora para acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...