Alexandre Chaves Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Esse artigo é interessante por dois motivos. O primeiro, é chamar a atenção para o Coffee Hustle, um irmão maior e mais abrangente do Barista Hustle. O segundo é a discussão sobre a real necessidade de se fazer Nutation antes de tomar outras medidas para restringir o fluxo. Acho que a técnica não foi invalidada - se funciona pra você, por quê não continuar? Mas o fato de um barista renomado como o Perger coloca-la em xeque acende uma discussão legal. Enfim, eis o link: https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apology. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Venho percebendo isto, como tenho usado o tamper nivelador vejo que somente ele não é suficiente para se livrar de uma canalização, ainda mais que meu pó vem do copo do moedor, é necessário esta boa distribuição, na horizontal vinha tendo uma certa dificuldade em faze-lo, mas vou testar as dicas dele. Para o WDT vou tentar ainda a transferência do pó passando por uma tela, no meu entender seria o melhor modo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Mas o nutation não é seria usado para diminuir o efeito "donut" na extração? Para fazer com que a extração fique mais homogênea, sem começar a acontecer pelas bordas? Não pensava no nutation para restringir mais o fluxo, mas sim para corrigir a extração que se inicia pela parte mais externa do filtro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Sempre é bom lembrar que somos hobbistas e temos moinhos bem ruinzinhos. Para baristas que tem um EK43 ou um Mythos nutation não faz sentido mesmo. Abçs Burny 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Mas a conclusão é de que se a distribuição for perfeita a extração começara por igual. EK43, EK43, EK43, isto esta soando em minha cabeça, mais despesa, rsrsrsr Depois que vi esta edição mini fiquei com vontade de fazer um. https://www.home-barista.com/forums/userpix/21272_11207347_10155735079405215_118652329269351065_n.jpg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Ele não vê necessidade, inclusive, de WDT: http://www.baristahustle.com/how-to-distribute-by-tapping/ É lógico que ele usa um super moedor (deve ser o EK43 de sempre), o que facilita as coisas....* Ps.: os dois links acima do CoffeHustle estão dando erro, pode ser um problema no site deles, ou problema de restrição de acesso porque é site seguro (tipo https). (resolvido, basta registrar no site) * enquanto eu escrevia isso sobre um bom moedor, o Burny postou a mesma coisa, acho que no link que eu postei ele fala da necessária qualidade do moedor para, conseqüentemente, descartar as desnecessárias práticas de WDT e Nutation. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Chaves Postado 21 Setembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Lisboa, acabei de clicar em ambos e os sítios foram carregados normalmente. Realmente, bem lembrado pelo Burny: tem a questão da consistência da moagem e da presença de particulado indesejável (fines), que o Nutation deve ajudar a compensar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Que edição mini é aquela, Gil? Tá a venda em algum lugar? só pra saber, porque o sonho de um EK43 doméstico (maxi ou mini) pra mim ainda tá looooooonge.... talvez um mini nem tanto! rsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Então, parece que foi uma edição limitada que o pessoal lá nem sabia como foram os escolhidos para a compra. Achei legal também. Gostei de ver que não vai muito mais material do que o envolvido no Bravo Debut. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 O site não abre , só abriu o do tapping , então agora WDT e nutation esta OUT e tapping é IN . Nessas horas eu lembro do vídeo da nutricionista do Porta dos Fundos . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Lisboa, queridão! Corrige isso hôme... fica colocando AK43... isso é arma de fogo!!! Daqui à pouco aparece a CIA querendo saber que negócio é esse que o "AK43 facilita as coisas" ou "AK43 doméstico".... 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Então, parece que foi uma edição limitada que o pessoal lá nem sabia como foram os escolhidos para a compra. Achei legal também. Gostei de ver que não vai muito mais material do que o envolvido no Bravo Debut. Só o par de mo desse negócio custa 600 dólares . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Alexandre, tive que me registrar para ter acesso ao conteúdo, era esse o problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Tem que comprar da fabrica das mós direto, só precisa saber quem é a fabrica, rsrssrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 AK 43 é baratinho aqui no Rio , qualquer morro tem de montão. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Isto mesmo , depois que registrei tive ascesso a todos os videos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Lisboa, queridão! Corrige isso hôme... fica colocando AK43... isso é arma de fogo!!! Daqui à pouco aparece a CIA querendo saber que negócio é esse que o "AK43 facilita as coisas" ou "AK43 doméstico".... Ah! kkkkkkkkkk Ato falho, já corrigi.... acho que tô querendo matar e trucidar os fines que estão à minha volta! :) 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 O Perger deixa bem claro que a principal razão do desaconselhamento é a falta de consistência entre calcamentos. Normal, bons baristas profissionais desejam repetição de procedimentos e resultados. Não vejo razão para polêmica, a não ser que alguém não tenha lido o teor do artigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Agora é que eu consegui ver a matéria , e a primeira pergunta que me vem a cabeça é o que ele considera espresso , se espresso é o que a SCAA ou INEI definem , quando ele sugere reduzir o fluxo mexendo nos restritores e no ultimo item reduzindo a pressão da bomba ate 4 bar se necessário para chegar aos 25/30 seg de extração por causa do EK43 , com uma pressão abaixo de 8 bar essa bebida deixou de ser espresso segundo a INEI ou SCAAA , mas ele esta preocupado com o parametro tempo e ignora a pressão , 4 ou 9 desde que chegando no tempo tudo bem. Não é a toa que no WBC ele não pode mexer na pressão , ele faria uma bebida que não é espresso. Mas a conclusão é de que se a distribuição for perfeita a extração começara por igual. EK43, EK43, EK43, isto esta soando em minha cabeça, mais despesa, rsrsrsr Depois que vi esta edição mini fiquei com vontade de fazer um. https://www.home-barista.com/forums/userpix/21272_11207347_10155735079405215_118652329269351065_n.jpg Eita coisinha feia , parece a maquina de costura Vigorelli de uma tia minha tinha quando eu era criança . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 CaÊ, essas definições de bebida por SCAA ou INEM eu acho que é o de menos. Pode até servir para campeonato, mas para a "vida real", isso é o de menos. O que importa é o resultado na xícara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Inei: Ihh Carlos, vamos ver os 90% de cafés que faço aqui: pó: 15 g (fora) temperatura saída da máquina: 92 C (fora) na xícara: 60 C (fora) pressão: rampa de 7 até 3 bar (fora) tempo: 40 s (fora) ml na xícara: 22 g e 30 ml (fora) Caracas, nenhuma dentro! Não posso chamar de espresso? 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Chamar vc pode chamar do que vc quiser , o problema é a pressão , tanto a INEI como a SCAA preconizam algo maior. Santiago se não vai se restringir aos parâmetros , então fica a pergunta , resultado na xicara do que ? espresso , moka , perger drink ? Essa bebida se tornou um sucesso por seguir um padrão , na Italia , Alemanha , EUA ou aqui . Na "vida real " tem que existir parâmetros , já na nossa casa tudo bem , a gente pode fazer suco de café , e ficar bom , mas não será espresso . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 E pelo jeito, só poderíamos chamar de espresso após passar o líquido aos 45 C pelo viscosímetro 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Se for pela INEI sim pela SCAA não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Agora que vi a matéria correta, rsrsrsrsrs, não sei como estava dando palpites. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 E pelo jeito, só poderíamos chamar de espresso após passar o líquido aos 45 C pelo viscosímetro Sim, e também medir os lipídios totais e a quantidade de cafeína, claro! rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Setembro 2015 Eu tinha lido esta matéria, legal. http://www.baristahustle.com/how-to-distribute-by-tapping/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas