Ir para conteúdo

Matt Perger desaconselha Nutation


Postagens recomendadas

Esse artigo é interessante por dois motivos. O primeiro, é chamar a atenção para o Coffee Hustle, um irmão maior e mais abrangente do Barista Hustle.

 

O segundo é a discussão sobre a real necessidade de se fazer Nutation antes de tomar outras medidas para restringir o fluxo. Acho que a técnica não foi invalidada - se funciona pra você, por quê não continuar? Mas o fato de um barista renomado como o Perger coloca-la em xeque acende uma discussão legal.

 

Enfim, eis o link: https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apology.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho percebendo isto, como tenho usado o tamper nivelador vejo que somente ele não é suficiente para se livrar de uma canalização, ainda mais que meu pó vem do copo do moedor, é necessário esta boa distribuição, na horizontal vinha tendo uma certa dificuldade em faze-lo, mas vou testar as dicas dele. Para o WDT vou tentar ainda a transferência do pó passando por uma tela, no meu entender seria o melhor modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o nutation não é seria usado para diminuir o efeito "donut" na extração? Para fazer com que a extração fique mais homogênea, sem começar a acontecer pelas bordas? Não pensava no nutation para restringir mais o fluxo, mas sim para corrigir a extração que se inicia pela parte mais externa do filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre é bom lembrar que somos hobbistas e temos moinhos bem ruinzinhos. Para baristas que tem um EK43 ou um Mythos nutation não faz sentido mesmo.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a conclusão é de que se a distribuição for perfeita a extração começara por igual.


EK43, EK43, EK43, isto esta soando em minha cabeça, mais despesa, rsrsrsr


Depois que vi esta edição mini fiquei com vontade de fazer um.

 

https://www.home-barista.com/forums/userpix/21272_11207347_10155735079405215_118652329269351065_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não vê necessidade, inclusive, de WDT: http://www.baristahustle.com/how-to-distribute-by-tapping/ É lógico que ele usa um super moedor (deve ser o EK43 de sempre), o que facilita as coisas....*

 

Ps.: os dois links acima do CoffeHustle estão dando erro, pode ser um problema no site deles, ou problema de restrição de acesso porque é site seguro (tipo https). (resolvido, basta registrar no site)

 

* enquanto eu escrevia isso sobre um bom moedor, o Burny postou a mesma coisa, acho que no link que eu postei ele fala da necessária qualidade do moedor para, conseqüentemente, descartar as desnecessárias práticas de WDT e Nutation.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, acabei de clicar em ambos e os sítios foram carregados normalmente.

 

Realmente, bem lembrado pelo Burny: tem a questão da consistência da moagem e da presença de particulado indesejável (fines), que o Nutation deve ajudar a compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que edição mini é aquela, Gil? Tá a venda em algum lugar? só pra saber, porque o sonho de um EK43 doméstico (maxi ou mini) pra mim ainda tá looooooonge.... talvez um mini nem tanto! rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site não abre , só abriu o do tapping , então agora WDT e nutation esta OUT e tapping é IN .

 

Nessas horas eu lembro do vídeo da nutricionista do Porta dos Fundos .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, queridão!

 

Corrige isso hôme... fica colocando AK43... isso é arma de fogo!!! Daqui à pouco aparece a CIA querendo saber que negócio é esse que o "AK43 facilita as coisas" ou "AK43 doméstico"....   :D  :D  :lol:  :P

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, parece que foi uma edição limitada que o pessoal lá nem sabia como foram os escolhidos para a compra. Achei legal também.

Gostei de ver que não vai muito mais material do que o envolvido no Bravo Debut.

Só o par de mo desse negócio custa 600 dólares .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, queridão!

 

Corrige isso hôme... fica colocando AK43... isso é arma de fogo!!! Daqui à pouco aparece a CIA querendo saber que negócio é esse que o "AK43 facilita as coisas" ou "AK43 doméstico"....   :D  :D  :lol:  :P

Ah! kkkkkkkkkk Ato falho, já corrigi.... acho que tô querendo matar e trucidar os fines que estão à minha volta! :) :) :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Perger deixa bem claro que a principal razão do desaconselhamento é a falta de consistência entre calcamentos. Normal, bons baristas profissionais desejam repetição de procedimentos e resultados. Não vejo razão para polêmica, a não ser que alguém não tenha lido o teor do artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é que eu consegui ver a matéria , e a primeira pergunta que me vem a cabeça é o que ele considera espresso , se espresso é o que a SCAA ou INEI definem , quando ele sugere reduzir o fluxo mexendo nos restritores e no ultimo item reduzindo a pressão da bomba ate 4 bar se necessário para chegar aos 25/30 seg de extração por causa do EK43 , com uma pressão abaixo de 8 bar essa bebida deixou de ser espresso segundo a INEI ou SCAAA , mas ele esta preocupado com o parametro tempo e ignora a pressão , 4 ou 9 desde que chegando no tempo  tudo bem.

Não é a toa que no WBC ele não pode mexer na pressão , ele faria uma bebida que não é espresso.


Mas a conclusão é de que se a distribuição for perfeita a extração começara por igual.


EK43, EK43, EK43, isto esta soando em minha cabeça, mais despesa, rsrsrsr


Depois que vi esta edição mini fiquei com vontade de fazer um.

 

https://www.home-barista.com/forums/userpix/21272_11207347_10155735079405215_118652329269351065_n.jpg

 

 Eita coisinha feia , parece a maquina de costura Vigorelli de uma tia minha tinha quando eu era criança .  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inei:

VY1OnCZ.png

 

Ihh Carlos, vamos ver os 90% de cafés que faço aqui:

pó: 15 g (fora)

temperatura saída da máquina: 92 C (fora)

na xícara: 60 C (fora)

pressão: rampa de 7 até 3 bar (fora)

tempo: 40 s (fora)

ml na xícara: 22 g e 30 ml (fora)

 

Caracas, nenhuma dentro! Não posso chamar de espresso? :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chamar vc pode chamar do que vc quiser ,  o problema é a pressão , tanto a INEI como a SCAA preconizam algo maior.

 

Santiago se não vai se restringir aos parâmetros , então fica a pergunta , resultado na xicara do que ? espresso , moka , perger drink ? :D

Essa bebida se tornou um sucesso por seguir um padrão , na Italia , Alemanha , EUA ou aqui .

 

Na "vida real " tem que existir parâmetros , já na nossa casa tudo bem , a gente pode fazer suco de café , e ficar bom , mas não será espresso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pelo jeito, só poderíamos chamar de espresso após passar o líquido aos 45 C pelo viscosímetro :)

Sim, e também medir os lipídios totais e a quantidade de cafeína, claro! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...