Ir para conteúdo

Duvidas nas especificações de um expresso


rafa_adm

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, blz?

 

Estou a poucas semanas enveredando sob esse mundo do café , ganhei uma mondial c-08 e acabei me empolgando e comprei também os demais itens, moinho, tamper, porta filtro despressurizado, etc.

 

Tenho estudado incessantemente esse fórum, mas algumas dúvidas de iniciante ainda me assolam e queria o apoio de vcs.

 

Tenho sempre medido 14g de café e colocado no filtro duplo da cafeteira, mas aí começam as dúvidas do que eu leio.

 

1 - Para essa qtd de café extraio 30ml ou 60? Aqui eu li que era 30, em sites americanos li que era 58, nunca sei o que é certo, vejo muitos vídeos do canal no YouTube chamado whole latte love, e lá eles informam que é 60.

 

Deveria então extrair esse volume em +- 28s correto, mas aí vem outra pergunta.

 

2 - meu porta filtro tem bico duplo, eu coloco um xícara em baixo dos dois fios de expresso e conto esses 28s ou duas xícaras, uma em baixo de cada bico e em cada deveria sair o volume proposto nesses 28s?

 

Tentei escrever de forma clara, mas posso ter sido meio desconexo no texto.

 

Abs,

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

1) não há um consenso universal sobre qual seria a correta BR (Brew Ratio, ou taxa de extração), não existe certo ou errado, é simplesmente uma questão de preferência pessoal ou cultural. Qualquer que seja a BR escolhida (14g para 30g, ou +- 50%; 14g para 60g, ou +- 25%) o tempo de extração deve ficar, usualmente entre 25s e 30s (há quem sustente entre 20s e 30s, como regra geral). Para tanto (alcançar o tempo alvo) vc terá que ajustar a quantidade e a granulometria do pó.

2) se vc colocar duas xícaras e tirar 28g em cada uma, vc estará tirando um total de 56g de café para 14g de pó, ou seja, BR de 25%. Dizendo de outra forma, calcula-se o total de líquido extraído em relação à quantidade de pó usada.

 

Algo por aí... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...