Rafa Rocks Postado 4 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2015 Jose Alexandre, as moagens com papel e com filtro permanente variam,não é a mesma.A Vazão não é a mesma,os particulados...tem que observar essas coisas,porque tudo isso transmite na xícara. Como vc está fazendo essa extraçao?Vc não deve estar conseguindo extrair no tempo padrão de cerca de 3 minutos,certo?No meu filtro permanente tenho que moer mais grosso,senão passa muito particulado inclusive ficando de maneira permanente no filtro...tente fazer esses testes com 24,5g e 350ml de bebida, fica mais facil fazer no tempo de 3 minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 4 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2015 Gente! como é que o tamanho do furo do PF pode influenciar, se a vazão dos furos dos PFs (em qualquer método) é muito maior que a vazão do filtro (água passando pelo filtro, para o PF)? Não tem lógica! Peguem um PF sem filtro, despejem uma qtdade Xg de água, meçam a vazão em seg. Depois peguem o PF com filtro mas sem café, e meçam agora a vazão do filtro. Finalmente, agora com pó de café, joguem a mesma qtdade de água de uma vez e meçam a vazão em seg! Não é o tamanho do furo do PF que segura a vazão de filtragem do filtro. Jogando a água em fio o suficiente para cobrir o pó, como o ZA diz, a vazão de filtragem vai ser no mínimo de 4 a 5 vezes menor que a vazão (do furo) do PF! uai.... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 4 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2015 Jose Alexandre, as moagens com papel e com filtro permanente variam,não é a mesma.A Vazão não é a mesma,os particulados...tem que observar essas coisas,porque tudo isso transmite na xícara. Como vc está fazendo essa extraçao?Vc não deve estar conseguindo extrair no tempo padrão de cerca de 3 minutos,certo?No meu filtro permanente tenho que moer mais grosso,senão passa muito particulado inclusive ficando de maneira permanente no filtro...tente fazer esses testes com 24,5g e 350ml de bebida, fica mais facil fazer no tempo de 3 minutos. não faz sentido usar o Melitta como o Kalita? Ou seja, com moagem só um pouco mais fina que prensa francesa. O Kalita parece ser mais badalado, mas tem furos pequenos, como os do Melitta. Imagino que esse seja o motivo também da orientação deles ser de moer grosso. Rafa eu to pensando um protocolo que não deixe a bebida sub-extraída ,encima dos três minutos às vezes o fio vira quase que gotejamento, e que também sirva pra bebedor solitário ZC com essa quantidade de pó se eu engrossar mais vai ficar sub na extração deixo o pó imerso. mas vou testar sua sugestão quero explorar bastante minha recém redescoberta dos coados ainda há pouco tempo meu maior consumo era 95% de expresso. Lisboa despejando em fio o tamanho do furo interfere acho que quase nada. mas colocando a mesma quantidade de pó e enchendo até a boca com água um melitta extropiado e um ainda virgem... (em tempo fiz mais uma extração com o permanente e o mesmo café. Não tinha cronometrado e o Rafa me botou medo com os três minutos. A duração foi de três minutos e 20. Engrossei a moagem 4 pontos no md 40. Eliminei o amargor residual, mas a xícara não ganhou em qualidade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 5 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2015 Jose extrair 10g em 3 min com 150ml vai virar gotejamento.Bebo solitário aqui também. Normalmente bebo 20 pra 300 ou 24,5 pra 350ml, sendo esse último o melhor. Nao entendi uma coisa no seu comentário vc disse que eliminou o amargor mas a xícara não ganhou em qualidade. Como assim? Se tinha amargor e vc elimina ele,suas xícaras tiveram um ganho enorme de qualidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 5 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2015 Fiz o teste que vc propôs, Lisboa. Vou precisar repeti-lo pra ver se o resultado é consistente. Em todo o caso, fiz dois Melittas 02 (1 furo pra um, 3 furos pro outro) com 19g de café e 300g de água cada. PI de 20s pra cada um. Despejei duas vezes, cada uma a metade da água. Parei a contagem quando apareceu a borra do fundo. 1 furo-2min48s 3 furos -2min12s. Como disse, ainda não tirei conclusão nenhuma, embora tenha um palpite para o que acontece. Melhor repetir o procedimento. Pra avaliar o fluxo, em vez de verter pra dentro do bule do Hario, talvez fosse legal usar uma proveta graduada. O que eu notei por enquanto é que é mais fácil notar uma redução no fluxo na parte final da filtragem, em que a vazão é menor por conta da menor pressão de água (menor diferença de altura entre a superfície e o buraco). Nesse caso, o de três furos performou melhor, drenando bem mais rápido na fase final, em que o de um furo parecia estagnar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 5 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2015 Jose extrair 10g em 3 min com 150ml vai virar gotejamento.Bebo solitário aqui também. Normalmente bebo 20 pra 300 ou 24,5 pra 350ml, sendo esse último o melhor. Nao entendi uma coisa no seu comentário vc disse que eliminou o amargor mas a xícara não ganhou em qualidade. Como assim? Se tinha amargor e vc elimina ele,suas xícaras tiveram um ganho enorme de qualidade. A bebida perdeu em finalização. e ficou muito flat. Se eu tivesse que escolher acho que ficaria com a primeira. amargor mínimo. Gotejamento é isso abaixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 6 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 Cassildssss... Imagina a br desse café.. E o tempo? 8min de extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 6 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 E isso com essa torra carbonizada. Deve ser um laxante de primeira. Rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 6 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 Esqueci de falar da torra a base de óleo Burny. Maaaas eu nunca tomei então nao posso falar q eh ruim. =X Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 6 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 quando vi esse vídeo aí do samurai a 1ª coisa q veio à kbça foi q não tomaria uma bbida dessas nunca. extração demorada água aparentemente temperatura normal grãos soltando óleo... mas não sabemos nada sobre o grão nem o resultado da bebida... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 6 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 Também achei que foi superextraído ali no meio onde ele goteja, e subextraído no restante da massa de pó circunstante. Agora, gosto na xícara, a gente nunca sabe, até porque deve estar num padrão que os japoneses apreciam... É que não gosto de celular, muito menos de filmar com eles, mas algumas vezes extraí na minha Mondial C-8, por desafio, cafés que visualmente estavam perfeitos, de dar água na boca para quem estivesse vendo um vídeo, a la espresso italiano: 7g de pó, 19g na xícara, 25 ml com a crema (portanto com +-30% de crema, na cor e densidade recomendadas), tempo de 25seg, 65ºC na xícara.... mas só que pra conseguir esse resultado visual tinha que afinar muito o pó, de um café premium de segunda, torra escura.... era só pra filmar e dali pra pia: intragável, pro meu gosto. Aparência, muitas vezes, engana.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 6 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2015 Fiz o teste que vc propôs, Lisboa. Vou precisar repeti-lo pra ver se o resultado é consistente. Em todo o caso, fiz dois Melittas 02 (1 furo pra um, 3 furos pro outro) com 19g de café e 300g de água cada. PI de 20s pra cada um. Despejei duas vezes, cada uma a metade da água. Parei a contagem quando apareceu a borra do fundo. 1 furo-2min48s 3 furos -2min12s. Como disse, ainda não tirei conclusão nenhuma, embora tenha um palpite para o que acontece. Melhor repetir o procedimento. Pra avaliar o fluxo, em vez de verter pra dentro do bule do Hario, talvez fosse legal usar uma proveta graduada. O que eu notei por enquanto é que é mais fácil notar uma redução no fluxo na parte final da filtragem, em que a vazão é menor por conta da menor pressão de água (menor diferença de altura entre a superfície e o buraco). Nesse caso, o de três furos performou melhor, drenando bem mais rápido na fase final, em que o de um furo parecia estagnar. entretanto no de 1 furo ficou mais próximo dos três minutos costumeiros. o sabor de qual xícara agradou mais? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Não fiz pra tomar e sim pra testar a hipótese. Agora que tive um resultado substancialmente diferente quero repetir o experimento com mais método. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 entendi, mas se não provou, deve ter feito com café tradicional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Provei sim. Mas os dois ficaram estranhos. Usei de propósito um café que não gosto e que tava envelhecendo aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Tá certo Rodrigo... fazendo um mea culpa, eu cometi dois erros: 1º) tinha esquecido que este tópico é do Melitta, acabei generalizando para outros métodos (V60 e Clever); 2º) eu estou usando provisoriamente o nº 102 na Clever (até achar o nº 2, que é o correto para a Clever). Então no Melitta, dada a baixa vazão do furo (um) isso faz diferença. Curioso, é que fiz um teste segurando o filtro no ar, sem tocar no PF e a vazão foi uns 30% mais rápida (quase mesmo resultado seu comparando 1 e 3 furos), o que indica que os 3 furos estão dando uma vazão quase suficiente, digamos, próxima da vazão do filtro. A redução do fluxo final talvez se explique, além do que vc bem mencionou, também pela cama maior de pó (agora sedimentada/decantada no fundo no filtro) por onde a água tem de passar. Tendo um só furo a água das pontas vai ter que transitar pela camada de pó para baixo (verticalmente) e depois para o centro (horizontalmente), ou seja, um caminho com mais pó do que com 3 furos, onde o percurso seria praticamente vertical. Neste ponto, penso que a proposta do Lipe, de tirar todo o fundo do PF, daria uma vazão ainda maior, pois neste caso o fluxo da água seria exclusivamente vertical, e se aproximaria da vazão do filtro, descontando o fato de por estar encostado na parede do PF a vazão seria uma pouco menor que com o filtro suspenso no ar (como no caso de um filtro metálico do tipo Bodum, ou o da Caféor). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Também não estou fazendo para provar o sabor do café (tb fiz com um grão velho de segunda que tava encostado no armário), e tb ficou imbebível! O próposito é testar a hipótese do fluxo. Curiosamente, usando o 102 na Clever, a vazão partir da metade do líquido diminui consideralvelmente, e o tempo total de escoamento acaba sendo maior que o 102 no PF Melitta (103). Mas desta vez não vou esquecer que este tópico é da(o) Meliita, então fica para outro bat tópico, outro bat post, outra bat hora.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 a torra escura é mais ou menos comum nesses vídeos japoneses, mas o que é sempre certo é a moagem bem grossa, tipo cascalho. O floreamento fica bem estético com essa moagem. De novo, parece que se for pra fazer com furo pequeno, moer grosso parece ser a saída. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 A nova série é chique mesmo: http://www.melitta.de/shop/Pflege-Zubehoer/Handfiltration/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Axô que deviam vender aqui tbm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Exatamente esse era o do brinde do Jamboree. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 é verdade. Infelizmente, o representante da Melitta no evento acredita que eles não vão comercializar a linha no Brasil. Disse inclusive, acredita, ser um item que a empresa não tem interesse que muitas pessoas tenham. Ao menos aqui no Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 7 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2015 Muito bonitos os "novos" porta filtro. Mas para importar vai ficar num preciso legalll... Acho que o baixo interesse de disponibilizar o acesso a esse tipo de filtro no Brasil é justamente que eles não comercialização cafés da 3° onda aqui, e esse tipo de filtro é mais voltado para essa pegada gourmet. Eles perderiam o campo de café de mercado deles, que é o forte no Brasil. Isso é meu ver sobre a não comercialização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 8 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2015 esses comentários de não querer que muita gente tenha por aqui são de matar. É como a nespresso, que também quer que no Brasil a coisa tenha um ar de luxo. Pra você ver, o mundo todo consumindo os produtos como a coisa mais normal do mundo e a gente aqui sendo sujeitado a esse faz de conta de que um porta-filtro de porcelana é coisa de Eduardo Cunha. A loja da nespresso aqui no Rio é ridícula. .Você chega pra comprar uns cafés e fica uma hora, com uns caras engravatados paparicando nossa elite escravocrata. Só que pra fechar o ciclo, pra comprar pelo correio, temos que pagar o preço da ineficiência dos correios. Nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomen... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 8 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2015 Eu importei um Mellitinha 100 de porcelana há alguns anos atrás. Era disparado o produto e método de café que eu mais usava.Um dia ele caiu na pia e quebrou.Proxima oportunidade na Europa comprarei outro Mellitinha 100,acho a melhor opção de coado pro bebedor solitário como eu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2015 O http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-5/2015/12/3/de-volta-para-o-futuro ganhou mais um post sobre o sistema Melita. Gostei bastante do último parágrafo: No atual momento, ter uma Melitta, principalmente em porcelana, é sinal de pessoas e locais antenados, atualizados e descolados, e é certo que para esse também incrível sistema alçar grandes vôos aqui no Brasil deve, primeiro, resolver suas pendências do passado. "pendências com o passado"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 11 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2015 xícara maravilhosa melitinha funcionou maravilhosamente bem com o rigno, moído no md 40 3 min e 20 de extração, 6,5% de concentração comecei a extração com a água a 94º e no final ela estava com 89. xícara memorável esse café vai deixar saudades 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2015 não vejo a hora de termos tempo de resolver pendências com o passado. No presente, as pendências abundam... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 12 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2015 a torra escura é mais ou menos comum nesses vídeos japoneses, mas o que é sempre certo é a moagem bem grossa, tipo cascalho. O floreamento fica bem estético com essa moagem. De novo, parece que se for pra fazer com furo pequeno, moer grosso parece ser a saída. Eu tenho feito cerca de 200 ml de bebida no Melitta em três minutos. no geral o resultado tem agradado muito na xícara. com um volume maior de bebida e mantendo esse tempo, ou um pouco mais, engrossar a moagem seria necessário, com o Melitta 101. Não sei se o resultado na xícara me agradaria como agrada do modo atual. Quem topa tomar o café desse cara? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 12 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2015 ZA, com que Melitta vc está fazendo esses 200ml, com o de porcelana de 3 furos? é nº 100? Vc despeja em fio no centro só cobrindo o pó, é isso? Como estou com o Rigno tb, vou tentar "simular" seu preparo. Comprei o PF 102 (onde moro não tem 100, nem 101), a ranhura da parede é mínima (gostei da ranhura alta do de porcelana do vídeo). Esse fim de semana vou fazer vários testes com o furo único original, depois vou fazer mais 2 furos (3 no total), e finalmente tirar o fundo todo, e depois comparar tudo isso. Se a textura do filtro Melitta nº 102 for aparentemente igual à do nº 2, vou fazer um teste comparativo com o nº 2 na Clever aberta, em que a vazão é maior. Pelo que tenho notado, principalmente na Clever (em que o PF é transparente), é que a ranhura tb influencia na vazão, pois se não tiver um "canal" de ar entre os furos do PF e o filtro, o café já coado desce mais devagar (aquele tal efeito "vácuo" que segura o escoamento/gotejamento). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas