Ir para conteúdo

Qual seu preferido? Alta Mogiana ou Sul de Minas?


Cafe: Alta Mogiana x Sul de Minas  

4 votos

  1. 1. Qual café voce mais gosta?(comente se possivel)

    • Alta Mogiana
    • Sul de Minas


Postagens recomendadas

Mas... Generalizar o café como Sul de Minas ou Alta Mogiana, provavelmente significa que é algum commodity, certo? Alguém consegue mesmo distinguir commodities dessas regiões? Ou ainda, se há algum diferença típica, elas são sempre evidentes e da mesma maneira?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Difícil mesmo distinguir, mas que eu noto sempre uma acidez maior nos grãos do Sul do que nos da Mogiana, isso noto...

 

Por outro lado já provei dois cafés da chapada Diamantina e ambos apresentaram uma acidez diferente que ainda não encontrei em nenhum café de Minas ou SP.

 

Vai entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo!

 

Legal! Se é um café específico de um produtor, é possível investigar os detalhes da produção etc. Mas se pega, na média, acidez mais alta no café do Sul de Minas, de repente é maior altitude em geral das produções?

 

Talvez os cafés da Chapada compartilhem processamento lavado (despolpado por fermentação)?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Márcio, falar de região é relativo, pois pode-se ter café ruim em qualquer lugar e em alguns lugares só se pode ter café ruim.

Mas ao falar em commodity, já se permite distinguir por tipo, peneira e bebida característica, pois commodity não é necessariamente qualquer tipo de café vagabundo, de varredura, somente para dar peso em liga.

 

Não me refiro a cafés tipo 8 resolução comercializado para a maioria de indústrias torrefadoras brasileiras, mas sim de verdes tipo 4/dura ou melhor.

 

Quando comerciantes internacionais como NKG e Tchibo alemãs, Mitsubishi japonesa montam seus planos de compra para formação dos blends que irão repassar aos seus clientes ou grandes torrefadoras multinacionais como Nestlé, Sara Lee, Melitta, Kraft Foods, Kaffenhuset Friele, Lavazza, Segafredo Zanetti, Illypara citar apenas alguns/mas ao planejar suas compras sabem exatamente onde encontrar grãos verdes que propocionarão o resultado que buscam. Para esses tipos de cafés, ainda que comercializados como commodities, é bem fácil identificar origens. E isto é válido não só para os grãos produzidos em nossas diversas regiões, mas também para as regiões distintas em outros países produtores.

 

É claro que nem todo café do Sul de Minas é bom, mas todo bom café do Sul de Minas traz certas semelhanças que os distinguem de grãos de outras regiões. Assim também é para os do Cerrado mineiro, da Mogiana paulista, do oeste baiano, etc.

Eu penso que a acidez típica e também única no mundo é uma característica marcante dos cafés do Sul de Minas ou o corpo aveludado da Mogiana ou a citricidade do Cerrado são bem perceptíveis e indicadores de origem.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo a revista Espresso colocou no site 2 tabelas interessantes sobre o terroir do café. Não achei no site, mas tinha salvado as figuras.

Do Brasil.

cafebr.jpg

 

Do mundo.

cafemundo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...