Ir para conteúdo

DIY Gooseneck kettle (Chaleira/Bule pescoço de ganso)


lipe_oa

Postagens recomendadas

Enquanto eu fazia a pesquisa para fazer a correção da temperatura máxima

do fogo do fogão que eu estava em duvida ( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4079-diy-gooseneck-kettle-chaleirabule-pescoço-de-ganço/?p=150236 )

eu deixei o Frankenstein no fogo por 20 min

e nenhuma solda foi amolecida nem fragilizada, segurei com o alicate em

cada "bico" soldado e sacudi o bule e nenhum se quebrou ou soltou.

Portanto eu digo com toda certeza que a solda não vai ser afetada se vc deixar seu bule na chama do fogão.

 

Gil, já passei das integrais simples, já estudei as integrais duplas e de superfície vetorial, estou agora nas equações ordinárias (EDO's).

Engenharia tem disso, coisas que aprendemos e que nunca iremos usar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Miyamoto. Uma &*(*#&¨#@!... kkkkkk....

 

Ressalva, nunca é bom deixar as coisas aquecendo por tanto tempo, materiais metálicos principalmente.

Ocorre mudanças de fase, processos de recristalização do material e uma gama muito alta de avarias

não perceptíveis a olho nu, mas que modificam a essência do material causando amolecimentos ou

mesmo endurecimentos que podem modificam a estrutura do projeto inteiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To de férias não Gil, minhas aulas acabam dia 18. Aqui não tem DP, no máximo uma prova substitutiva, que faz a alteração da sua menor nota. Mas isso é a gosto do professor.

A propósito, li que vc é engenheiro mecânico, eu faço engenharia mecânica. =D

 

Então respondido ai ao José alexandre, no minimoooo o acréscimo de R$20,00, mesmo eu acreditando que não ache 20 pessoas que queiram comprar o kettle.

 

Nem to contando q q eu já ferrei de material e q q tive que comprar de ferramentas Gil.

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... essa foi a melhor do dia Carlos.

Faz igual eu Gil liga ou chega e fala: "Bom dia, eu to montando um experimento para a faculdade e preciso disso e disso, quanto da pra fazer?"

vai que gera uma dó no fundo do coração do cara lá. hahahahahaha...

foi o que imaginei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lipe_oa,

 

Muito legal. Sugiro fazer uma lista de interessados, daí vai ficar mais fácil planejar custos e o preço final. Embora já tendo uma bonavitta e uma hario, compraria a tua com certeza.

Parece muito bom o controle de fluxo, parabéns. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini eu não fiz isso ainda por 2 fatores, os ajustes finais e o tempo de espera da pessoa.

 

1° - Retoques finais: Eu estou com outro corpo sem o bico ainda e sem o cabo de madeira, penso em trocar o formato do cabo por esse formato que eu gostei mais da pegada mas eu furei errado (minha namorada e a véia la de casa também falaram é mais bonito... HAHAHAHA):

GlfSwrv.jpg;

a questão do polimento ao redor da solda ainda não está do meu agrado, sou perfeccionista e preciso soldar outro e fazer o teste do polimento nessa área. E ainda vou tentar modificar a curva inferior do bico para uma de menor raio para o bico ficar mais rente ao corpo do kettle.

Por isso abri o tópico, para chegar a um consenso e ter um produto pelo menos perto do ótimo para todos.

 

2° - Tempo: Final de ano é correria (faculdade até dia 18) e depois vem feriadão, a empresa que produz o corpo do kettle é daqui, eu só volto dia 22 de janeiro, porque do feriadão com a família eu já marquei uma visita estendida a Brasília até dia 22, pensa no desespero da pessoa que quer comprar em esperar esse tempão já tendo falado que quer. Eu me desesperaria, sou muito afobado. Hahahahahahah.

 

Faz assim então, quem tiver interesse se manifeste para que eu tenha uma ideia da quantidade, e eu vou fazendo as modificações conforme meu tempo ajudar, vcs vão opinando e a gente vai chegando num ponto ideal, pode ser assim?

Pq assim não vai prejudicar ninguém e não vai me colocar na pressão de entregar pra vcs com urgência.  :D  :D

 

E me desculpem o transtorno de não poder entregar agr a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta muito legal.

 

Gostaria de ver preparando o café. Sei como é difícil filmar pois eu mesmo não consegui usando o Kalita Thin Spout.

 

Alias, dê uma olhada na ponta do bico da Thin Spout e ve se daquele jeito pode melhorar algo. Na verdade não sei se isso interfere, só uma sugestão pois acho ela bem boa.

 

Acho que entraria numa primeira leva caso fizesse mesmo pra vender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruben, tem o video ai do Pour com ela, vc viu?

A intenção é colocar a venda sim, já estou providenciando um nome e uma logo para divulgar enquanto aperfeiçoo o projeto.

Só não coloquei a venda ainda pelos motivos citados acima, quero chegar num produto ideal para todos. =D

Já vou deixar anotado aki sua intenção de compra. =D

Acabei de chegar de outra fabriqueta aqui da minha cidade q vai me fazer um modelo

com um corpo sem nenhuma emenda, creio eu que ficará melhor que esse. Lá pro FDS

já posto foto do corpo novo com o bico no jeito pra galera avaliar.

 

Quem será neh Carlos que curte uma vermelhidão na vida? Se de tudo não achar o baquelite

vermelho eu dou um jeito de invernizar a madeira de vermelho para essa senhorita ae... kkkkkkkk ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nóooo que foda MReis, artesanal sim, mesmo principio, corpo feito no torno de repuxo, soldas provavelmente de foscooper e cabo feito de um cilindro de madeira cortado ao meio e depois pregado na chapa, tampa em madeira pura que é ate facil de fazer. Tudo em cobre.

O prototipo q consegui hj tem o fundo nesse formato, inteiriço com o corpo, em uma chapa só.

 

Porém, cobre é complicado, só se compra chapas grandee e esse aspecto brilhoso nao se mantém quando manuseado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, não tenha pressa, faça o melhor que puder fazer, avalie o corte do bico e outros detalhes.

Nas tubulações de cobre das máquinas de café eles usam uns nipes, talvez seja uma solução para fixar o bico, coisas para se pensar.


Esta empresa que você esta vendo não faz repuxo ?

Talvez valha cotar em inox .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranqueira msm Carlos, sem contar q o cobre por ser melhor condutor q o aluminio perde mais colar pro meio.

 

Gil, eles só trabalham com aluminio, mesmo se trabalhassem com inox... Meu amigo, soldar chapa de inox eh um problema, ou eh solda ponto ou é solda mig. A Mig provavelmente derreteria o inox em folha, e a solda ponto tem o problema que ocorreu aki no CdC, esquenta muito ela já abre o bico, e eh caraaaaa a máquina. Quanto ao niple, não julgo necessario, já fiz um teste moderado de resistencia, enchi o kettle e segurei pelo bico e sacudi. Estou usando até hj. hahhahahahaha

Corte do bico não influencia mt não, influencia o formato da curva msm, corte eh charme msm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo trabalho, Lipe! Quando vi a foto do Frankenstein eu não botei fé que ia dar certo. Conseguiu um resultado excelente na primeira chaleira! :)

 

Esse que o MReis postou é realmente muito bonito. Se anodizasse nesse tom acobreado daria um "upgrade" no visual sem comprometer a facilidade de mantê-lo sem manchas! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Santiago, tu não não botou fé em mim cara?!? Hahahahahhahah Com persistencia deu certo cara, vamo q vamo. Vou procurar se aki em Uberlândia tem alguma empresa de anodizagem q não queira meu rin pra fazer isso. =D

 

Durval, concordo q ja ta bom, ótimo não. Vou soldar mais 1 esse final de semana e pretendo melhorar a solda, injetar menos solda pra ficar mais rente ainda, sem esse volume em volta do bico.

Quanto ao termometro, da pra fazer um furo na tampinha, faço um teste de noite e posto foto.

 

Agr eu preciso da ajuda de alguém q entenda de madeira.

Que madeira eu coloco no cabo pra ficar bonito? Queria uma madeira mais escura e que seja facil de encontrar em qualquer madeireira, opções??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa demais essa ai, mas é 86,00 um termometro da RW MReis, pensei nessa possibilidade de já mandar junto e tals, mas é quase o preço da kettle só o termometro. Eu vou tentar criar uma possibilidade q tenha como adicionar o termometeo por conta própria, pq a pessoa vai colocar o termometro q quiser, que seja uma RW de 86,00 ou um made china de 10,00..

 

Ainda espero o palpite sobre a madeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madeira para puxador ?  :) , é tudo pinus mesmo , vc inverniza nas cores marfim , cerejeira ou mogno e pronto , eu acho que desde os anos setenta que se usa madeira xingling com verniz.

 

Minha mãe tem um movel de sala de jacarandá que o puxador é de jacarandá , mas o móvel foi comprado nos anos 60 e o jacarandá esta em extinção , atualmente é pinus com verniz  :lol: , ou então vai de baquelite.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jacarandá eh madeira de lei, caroooooo... Hahaha e dificil de encontrar, mas seria uma bela opção, não quero pinus por uma simples questão Carlos, fragilidade.

E queria algo sem verniz, cor natural q nao vai descascar com o tempo e tals. Esto tentando achar uma madeira com alta resistencia a insetos e agua q seja facil de encontrar. Mas acho q vou ficar naquelas madeira de vigamento q são resistentes e baratas.

 

Alguém posta foto de um close do bico da Hario e da bonavitta por favor?

Nao acha foto de perto na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi demais Bruno e revi agora, por isso inventei o cabo de madeira... Hahahhaha

Isso ai não eh pinus não cara, pinus é muito amarelo, igual as fotos q postei. A ideia e só encerar mesmo, sem verniz pra não criar aquele brilho estranho do verniz.

Quero mais escura msm, pra dar esse acabamento ai. Ou parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madeira de vigamento atualmente costuma ser eucalipto que é uma  porcaria para tornear , se vc quer requinte e qualidade , vai em demolição , que vc consegue fácil e barato coisa muito boa e bonita , como , Canela , Cedro Rosa , Freijó , mogno e outras tantas .

Foge do Ipê que é muito duro para tornear e da canela sassafrás , que solta um óleo que descobriram  agora que é cancerígeno.   :o

 

Vai nesses locais que vendem madeiras assim , como vc quer uma quantidade pequena , vai ser bem barato , só vai dar trabalho carregar o trambolho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando em angelin pedra ou roxinho Carlos, faceis de encontrar e resistentes. O processo de fabricação não eh torneado não, a partir de uma tabua de 2cm faz o desenho e conta com uma tico-tico, posteriormente é lixado, arredondado com uma tupia e vou passar uma cera tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou ver se aqui no interioRrrr tem isso de madeiras de demoliçao... Hahahaha

 

Pedir de novo pra galera nao esquecer, quem tiver uma Hario Buono e quem tiver uma bonavitta tire uma foto da junçao do bico por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...