caffo Postado 2 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2015 Caros, alguma dica do ponto de moagem para o v60 no encore? O manual recomenda 14 mas eu acho que o café sai tão fraco.. Tenho utilizado entre o 11 e o 12. Alguma preferencia pessoal? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 2 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2015 Caffo, bem vindo ao clube. Não é muito preciso usar como referência o moedor dos outros, cada um pode estar calibrado de uma forma... A regra geral é moer para conseguir extrair na proporção de uns 6% a 8% em 2:30 - 3:30. E não sei o quanto vc está acostumado com coados bem tirados, mas esse é o método de extração mais suave. Muitos que entram nesse hobby ficam achando que o coado deveria ser mais forte e acabam sobreextraindo o café e deixando ele muito amargo, quando, na verdade, deveriam é buscar outros métodos de extração. Bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 2 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2015 Deixa eu dar meu pitaco! Pelo que aprendi na prática, inclusive pelas medições de TDS e %Ext que venho fazendo nos últimos meses (mesmo com meu limitado condutivímetro), geralmente os coados tendem a ficar subextraídos (e não sobre-extraídos), principalmente em BRs acima de 8%, por diversas razões que não cabe esmiuçar agora. No começo, quando eu tirava cafés subextraídos (Ext 18% ou menos), eles eram amargos, pouco doces e com acidez alta mas genérica. Depois que comecei a extrair melhor (Ext 20% a 21% ou mais, até 25% com bons cafés em termos de solubilidade), a acidez ficou mais complexa (quando vc começa a identificar notas disto ou daquilo) e a doçura aumentou consideravelmente, o que, em última análise, é a responsável por tirar o amargor do café na xícara. Ou seja, um café melhor extraído, além de mais equilibrado, é menos amargo que um café subextraído, e falo por experiência própria porque o amargo é o gosto mais sensível em mim (o que tenho maior percepção papilar-gustativa) e o gosto que mais me incomoda. Aumentar a BR para deixar o café "mais forte" só favorece a subextração, o que deixará o café com acidez menos complexa, menos doce e, por isso mesmo, mais amargo. Algo por aí.... 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 3 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2015 Meu moedor esta regulado para espresso e como da muito trabalho revular tiro os coados com a regulagem do espresso, existe algum problema em prenudicar a extracao e percepção de alguma cara teristica por causa disso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 3 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2015 Para cada grão (geralmente fico com o mesmo ao longo de uma semana) eu venho testando há meses 3 diferentes moagens do tipo, supostamente, para espresso, uma intermediária e uma mais grossa (baseada na granulometria para V60 do Coffee Lab). A maioria de minhas extrações mais altas é na moagem para espresso, mas tenho um tempo total de infusão muito acima do normal. Moagens diferentes dão resultados diferentes (basicamente porque muda o fluxo de água despejada no filtro), e o maior risco de moagens muito finas é o amargor, se a extração não for alta, como já disse antes. Existem muitas variáveis, principalmente em coados por gravidade do tipo V60, Melitta, Caféor, pano etc., mas muita gente define a granulometria em função da combinação de uma determinada BR em determinado tempo total, como explicou o Luis Paulo acima. Aí vou chover no molhado: experimente diversas BRs com diversos tempos totais de infusão, e veja a que mais lhe agrada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caffo Postado 3 Dezembro 2015 Autor Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2015 Valeu pela aula. Estou fazendo uns ajustes e testando bastante Conseguia resultados ótimos com o porlex mini mas ainda não acertei mão com o encore. Vamos nessa! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 21 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 21 Dezembro 2015 Sete por cento de concentracao, extracao na casa dos tres minutos, parta desse ponto e faca variacoes ate encontrar uma bbida q agrade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas