Ir para conteúdo

Perfil de Temperatura na Nuova Simonelli Musica


Postagens recomendadas

Pessoal, 

Estou com essa questão:

https://www.youtube.com/watch?v=1FDR3MEVuAw

Medi a temperatura assim e, se nada estiver errado na medição, me pareceu que ela está surfando um pouquinho. 

O que vocês acham? 

P.S. procurei um tópico específico para variação de temperatura na extração e não achei, mas se já existir algum, os moderadores sinta-se à vontade pra realocar esse post.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal sim Aurelio, pense num recipiente cheio de agua levado ao fogo, e quando chega a temperatura de fervura vc adiciona agua gelada, não importa o tamanho do fogo, a temperatura da agua vai cair e vai existir um tempo de recuperaçao para todo o sistema.

Trocando em miudos, toda maquina tem queda de temperatura quando se faz um espresso, a qualidade da maquina se da por quão menor é essa variaçao durante a extração e quão menor é o tempo de recuperação da temperatura ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, é razoável. Dá para saber se tem coisa muito errada.

 

Veja que se estivesse com fluxo menor, como em um shot, o trocador teria mais tempo de esquentar a água. Ou seja, a queda seria menor dentro do mesmo volume extraído.

 

Lipe, toda máquina não. A Mini Gaggia tem perfil flat de temperatura e zero de tempo de recuperação :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta, é uma HX.

 

O máximo que se pode fazer é regular o fluxo do trocador como o Márcio explicou em algum lugar.

 

Leia esse tópico para entender como funciona sua máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Gil fez ou ia fazer uma Termofiltro...


Eu tenho um PF sobrando será que dá pra fazer um Termofiltro com ele?
E alguém ai sabe como? 


P.S. O post do Márcio, pra variar, é demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia da Mini Gaggia Mreis, e pensando bem, ela não deve ter mistura de agua quente com fria, criando assim um perfil flat.

Esse sistema de alavanca é que deve fazer isso, deve empurrar um embolo que não deixa ter mistura de aguá.

E Aurelio, não desanime. O sistema de sifão das Nuova Simonelli é considerado o melhor dos sistemas. Pelo menos assim eu li.

Sobre o PiD, ele só é eficaz em dual boilers e single boilers, para HX ele nao controla nada pq o boiler q vai pro grupo nao tem resistencia para aquecimento. O aquecimento acontece simplesmente com a troca de calor do boiler de vapor com o boiler do grupo q fica denteo do de vapor recebendo o calor, por isso do nome HX (Heat Exchange).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurelio quando eu comprei a ECM eu fiz esse teste para testar o PID , vai do post 815 ate o 825

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-máquinas-para-baristas-avançados/?p=87675

 

Vc pode colocar o termopar dentro do PF com o fio passando pelo orificio de saida de café e colocando o Filtro para fixar ele.

 

Tem alguns parametros que vc pode considerar para fazer o teste o mais aproximado possivel ,

 

- Usando o PF pre aquecido como eu descrevi acima vc tem uma medição mais acurada .

- Como o sergio falou extraia no maximo ate 60 ml , mais do que isso foge da realidade .

- Considere o tempo de resposta do termopar , esses termopares costumam  ter de 2 a 3 seg de atualizaçao na leitura , isso significa que sem cafe com o conjunto montado pre aquecido vc deve ter 60 ml em uns 15 seg ou ate menos , isso são de 5 a no máximo  7 leituras , por isso é que o digital fica aos saltos .

 

Pelo video esta claro que sua extração esta na faixa de 93/94C , o que vc tem quer ver , é se fazendo um flush de XXseg vc obtem uma temperatura XX , repita varias vezes para confirmar a repetibilidade .

Se a temperatura ficar acima ou abaixo do que vc quer , aumente ou diminua o tempo do flush ,  e confirme no teste se a temperatura sobe ou desce.

 

Pelo video eu cartearia que sua extração esta com uma temperatura ok , poderia aumentar um pouco o Flush antes para cair na faixa de 92C .

 

Concordo com o Sergio , PID nessa maquina não vale a pena , se for para Pidar , venda ela e compre uma SB com PID .

 

O Roger tem um termometro de grupo que ele usa na HX dele a discussão esta aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3308-discuss%C3%A3o-sobre-o-uso-de-term%C3%B4metro-taylor-para-m%C3%A1quinas-hx-de-grupo-e61/

 

Se sua maquina tiver um orificio no grupo que aceite seria a solução para vc controlar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, Carlos e sérgio, as explicações foram de grande valia, confirmaram o que eu já tinha lido e me deram uma luz em relação à quantidade de água que sai e daí por isso a derrubada na temperatura. 

Eu normalmente dou o flush até 90 graus, quando ela chega a 90 eu dou mais um mini flush antes de colocar PF pro café pra ser extraído. Então eu acho que está razoavelmente normal.

 

Nem vou me preocupar com PID nem nada disso, vai no olho, no ouvido (ssss) pelo flush mesmo.  A pressão de caldeira estou deixando a 1,25 na alta e 0,9 quando aciona o pressostato.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurelio, o que eu já li aki no CdC q alguém faz pra regularizar o flush é programa-lo num dos botões volumétricos.

Vc coloca o termômetro e vai descendo até chegar na desejada e programa pra essa quantidade de agua, vc vai ter uma regularizaçao de quantidade e uma repetibilidade melhor na temperatura.

E só pra te instigar, olha q q esse cara (alguem já postou o instagran dele no topico da musica, acho q foi o Rodrigo) está fazendo:

https://instagram.com/p/BAWrCTKsGse/

Dual boiler com um pré aquecimento da musicas.

 

E ele tambem fez um furo e colocou um termopar direto no grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sigo ele, e já trocamos várias idéias sobre a musica e sobre o que ele anda fazendo. Mas essa ai é nova pra mim..

Mas pera ai o que ele tá querendo??? Double boiler?????? É isso mesmo ou eu to viajando???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Double boiler, isso mesmo, de 300ml. Se ele conseguir... Meu amigooo... Vai ser como ele mesmo disse "best performing musica on the planet".

Detalhe, com PID é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahhaha... Ele vive fazendo umas coisas loucas mesmo.

O pessoal da Slayer e o cara da Specht tmb é de doer o "corassãum" o que eles fazem de tão bonito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...