Ir para conteúdo

Baratza Preciso X Nemox Lux 150 - Teste de Sabor


Beto Origens

Postagens recomendadas

Bom, aproveitei também a promoção da Café Store e comprei enfim um Baratza Preciso. Era o moedor que eu queria e que a grande maioria me recomendou para meus coados. Depois de muita pesquisa por aqui e também em fóruns gringos vi que realmente a compra dele se fazia necessária, pois ele é fortemente indicado para coados, meu método preferido além de outras necessidades da qual se fazia necessária a compra de um moinho melhor. Além disso, eu estava encontrando um amargo persistente em todos os cafés que eu tirava com meu Nemox. Por melhor que fosse o café, aquele retrogosto indesejável estava sempre lá. Isso foi o que mais motivou a comprar um moedor melhor, pois o problema na inconsistência na moagem é uma realidade presente em muitos moinhos. Ele chegou já faz mais de um mês, porém só hoje tive tempo para fazer um teste de comparação de moagem e depois uma degustação comparada.

 

É claro que um moinho possui superioridades sobre o outro, isso é inegável. O fato da realização dos testes foi apenas por pura curiosidade de saber se apenas o fato da inconsistência de moagem  de um moinho para o outro justificaria a compra. No meu caso não foi apenas por esse fator. Eu precisava de um moinho mais rápido, pois nos Eventos que realizo preciso de rapidez entre passar um café e outro, além do que eu queria um moinho dedicado pra Espresso e outro só pra Coados.

 

Primeiramente configurei uma granulometria no Preciso que sempre utilizo para meus coados no V60, que costuma ficar entre 2m e 30S de extração. Depois disso mexi no Nemox até encontrar praticamente o mesmo padrão de granulometria do Preciso.

Bom, a única variável foi que precisei utilizar um porta filtro Melitta que esta com a saída para o café bem alargada, pois eu só tenho um porta Filtro Hario V60 número 2. Utilizei no Melitta um filtro de papel Hario também. Passei os dois cafés ao mesmo tempo. 

 

Café Utilizado: Unique Frutado

Razão: 8% 

Método: Filtrado 

Água: Aquífero Guarani filtrada em carvão ativado

Temperatura da Água: 93-94 Graus

Tempo de Extração: 1m e 45s ( Pré infusão de 30s)

 

Impressões:

 

Gostaria de dizer antes de tudo que minha experiência nesse mundo de cafés especiais e equipamentos ainda é pequena, e essas são as minhas impressões, o que pode divergir das impressões de outro usuário que tenha o mesmo equipamento. Fiz os testes baseados na minha  experiência adquirida até aqui, e postei justamente os resultados da mesma aqui para que haja uma troca de idéias, o que de certo será de grande valia para meu aprendizado.

 

A Primeira coisa que chamou a atenção foi o fato da inconsistência na moagem que eu imaginei que seria bem maior no Nemox, e ao meu parecer não foi assim tão desigual.Pelo contrário, me parece que a consistência do Nemox seja até superior ao Preciso. Observem as fotos e me falem suas impressões.

Por fim, o sabor das duas bebidas estavam bem equiparadas, o que foi atestado por mim e mais um amigo que estava presente no momento. Se eu tivesse que dar uma nota melhor para alguma das duas xícaras eu penderia levemente para a xícara tirada pelo Preciso. Porém, nada que justificaria a compra dele apenas por isso, não para mim e para o meu paladar que não sentiu praticamente nenhuma diferença de sabor entre as duas xícaras.

O problema do amargo persistente nos meus coados hoje está melhor resolvido pois nesse meio tempo que comprei o novo moinho pesquisei tudo que podia sobre o assunto e melhorei  meus métodos de acordo com cada café que utilizo, temperatura da água entre outras variáveis. É claro que o novo moinho também deve estar influenciando de alguma forma.

 

Bem, os dois moinhos estão na bancada! Se alguém tiver mais alguma sugestão de testes, por favor, sintam-se a vontade para sugerir! A única coisa é que o café usado nos testes acabou, farei testes com um novo café no caso. Obrigado!

 

Edit: outra coisa que fica é mais um ponto positivo para esse moinho valente que é o Nemox. Fui muito feliz no dia que o comprei.

Edit 2: O Amigo Igor aqui do Fórum que também possui um Nemox já havia me dito que não achava que o Nemox podia amargar os coados de qualquer forma, e que os coados dele com o Nemox sempre ficaram bons.

 

Fotos:

post-4661-0-27388600-1452650212_thumb.jpg

post-4661-0-39355800-1452650234_thumb.jpg

post-4661-0-11635300-1452650241_thumb.jpg

post-4661-0-52036300-1452650249_thumb.jpg

post-4661-0-05935700-1452650256_thumb.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência foi diferente , eu vinha usando nos dois últimos anos o Nemox ao lado do Vário e depois o Forte e finalmente com o Preciso .

 

A grande vantagem do Nemox e para o espresso , ele é seus similares sao um moedor padrão para espresso na Itália , o Nemox nos EUA e Europa custa a metade de umPreciso , no espresso ele faz um café tão bom quanto , e se vc usar o kit stepless vc consegue uma precisão quase igual ao do Forte.

 

O problema é quando vc precisa engrossar para outros métodos , não costumo fazer coados , raramente preparo um V60 , depois de espresso eu gosto de AP , FP e minha mulher gosta de moka.

 

Para moka quando eu usava o Nemox minha mulher sempre dizia que estava "um pouco amargo" , se eu mudasse para o Forte ela dizia que eu tinha acertado.

Agora com o Preciso ela não percebe diferença entre ele ou o Forte.

 

Na AP a diferença é perceptível no Forte era sempre mais doce que no Nemox , agora no Preciso é bem melhor .

 

Na FP a diferença é gritante no Forte e no Preciso o amargor é bem inferior ao Nemox , eu diria que preparar FP no Nemox não fica legal.

 

Agora o problema são as espectativas de cada um , quando vc faz um upgrade de um Hario mini para um Preciso é uma diferença gritante , mas de Nemox para um Preciso vai ser bem menor , vc está na verdade fazendo um ajuste pequeno , quer retirar aquele amargor residual , e para isso o Preciso custa o dobro do Nemox , se vc quiser um espresso com moedor top , um K30 custa dez vezes o Nemox , é muita gente em um teste cego , não vai conseguir diferenciar um do outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante todas as suas observações Caê. Seu equipamento é incrível, e você pode fazer muitas comparações, obrigado por agregar ao tópico. Bem, eu adquiri uma aeropress na última semana e estou agora acertando fazer um bom café nela. Hoje talvez ainda eu faça mais esse teste, o mesmo teste que fiz mas dessa vez usando a aeropress como método. Posso dizer que tenho tirado excelentes xicaras na aeropress com o Preciso, e depois dessa sua observação estou curioso para saber se será a mesma coisa usando o Nemox. Pensando por esse lado você tem toda razão, preparar french press no Nemox nunca foi bom, inclusive o próprio Igor me indicou fazer o mod para poder engrossar mais a moagem e mesmo assim eu diria que nunca consegui xicaras tão satisfatórias na french como em outros métodos usando ele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha so que interessante.

alguem ja atentou a essa tabela?image.jpg

ela mostra o que cada moedor faz

um fato interessante que vario nao foi criado para coados e afins e sim para expresso.

ja no comeco da linha fala mais a favor de moedores para coados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston muito interessante. Tinha visto algo parecido no site da Baratza e que já foi postado aqui em algum tópico de moedor Baratza, mas essa tabela não tinha visto ainda. Interessante é que, alguns usuários do Preciso, como por exemplo o amigo Rafa Rocks já me disse que o Preciso dele não é lá tão bom para moer para Espresso. Isso se deve talvez pelo fato da regulagem interna estar configurada para para granulometrias mais grossas. Isso pode depender do local onde você está comprando o moinho e da configuração que o técnino da loja está deixando no moedor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

, como por exemplo o amigo Rafa Rocks já me disse que o Preciso dele não é lá tão bom para moer para Espresso. Isso se deve talvez pelo fato da regulagem interna estar configurada para para granulometrias mais grossas. Isso pode depender do local onde você está comprando o moinho e da configuração que o técnino da loja está deixando no moedor. 

 

Beto é mais ou menos por aí.Entretanto acho o Preciso um excelente moinho pra Espresso e vou falar um pouco sobre durabilidade.Só não acho que bebedores de espresso devam comprar um Preciso, pois acredito que o público seja o de coados, french e aero. Pra espresso tem opções  mais baratas e mais robustas, já já explico...agora se o assunto for coado, french e aero é outra história, preciso na cabeça. Uma coisa que me impressionou no Preciso positivamente foi a qualidade da moagem, meus cafés melhoraram e muito. Agora uma coisa que me impressionou negativamente, foi a construção de plástico. A maioria das peças de ajuste são de plástico e não é incomum quebrá-las...vira e mexe tem gente reclamando disso. Já até cotei com o Alexandre um Adjustment Ring zerado.55 reais! Aquele micro ajuste é muito frágil, assim como o conjunto inteiro de ajuste.Por outro lado isso torna o moinho barato e suas peças de reposição mais baratas ainda.Uma peça de reposição do preciso custa quase 10 vezes menos que uma do rocky. A do Rocky talvez você nunca precisará comprar uma, já a do preciso é comum usuários comprando.Por isso que acho que um moinho que fica indo e voltando do grosso pro fino, e microajustando, bastante complicado e delicado pra um usuário que pretende fazer isso moer em todas as granulometrias. Quem já manipulou um preciso sabe, dá até medo regular o micro ajuste, parece que vai quebrar...Hoje em dia sou da filosofia que moinho tem que ser um pra espresso e outro pro geral. Se for pra ter só um pra tudo que seja um bom moinho manual.Estou aguardando o Debut, pois minha experiência com os manuais (Porlex, Hario) foi muito positiva, não estragam, não quebram e não pedem peças de reposição. Um bom manual talvez seja o que há de melhor pra uso caseiro. Veja meu caso bebo café de manhã e a após o almoço, iria moer duas vezes só, e se o Gil implementar o sistema que permita o encaixe da parafusadeira aí fica show...voltando ao assunto do preciso seu ponto negativo pra mim talvez seja a durabilidade das peças, por serem de plástico.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa essas peças de plastico são uma opção da Baratza para facilitar a nossa vida , os moedores baratza tem um protetor termico em caso de travamento do motor , por algo duro (madeira , pedra e etc) e para evitar a quebra da engrenagem de nylon que demandaria a desmontagem de todo o moedor , eles colocaram essas peças / fusiveis de plastico , bem baratas e fáceis de trocar , as peças custam na faixa de 4 a 8 dolares.

Tanta gente já postou essa sua reclamação que o Kyle da Baratza postou essa explicação.

 

http://www.baratza.com/having-a-weak-link-plastic-burr-holder-is-a-good-thing/

 

Os moedores de projeto antigo como Nemox ou Rocky , no caso de travamento , a engrenagem de nylon é o que quebra , no meu Nemox essa engrenagem quebrou uma vez , a peça custa nos EUA 25 dolares.

 

Olha o trabalho que deu para trocar :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2866-nemox-lux-troca-de-engrenagem-ponto-fraco/

 

Agora , o nosso problema é que a gente mora no "mato" e se o Alexandre estiver com o estoque de peças zerado , ferrou , importar pelo Skybox um adjustment kit que custa 8 dolares , chega em sua casa em uma semana por 145 reais .

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação Rafa. Comprei meu Preciso levando em consideração tudo o que tinha me falado sobre o moedor e estou muito satisfeito. Esse teste que fiz farei ainda com outros cafés e em outros métodos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...