Ir para conteúdo

Hario Mini MOD - ou como melhorar a consistência da moagem


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • 4 months later...

Olá Clube, muito já foi discutido nesse tópico, porém gostaria de revivê-lo para compartilhar um pouco da experiência que estou tendo com meu Hario Mini (Slim). 

 

Já faz uns 4 meses que estou com ele, no início era o meu melhor moedor e utilizava somente para espressos, deixando o Krups para coado. Acontece que o Krups era muito limitado e acabei trocando ele por um Nemox Lux. Quando o Lux chegou e acertei a moagem dele para espresso fiquei impressionado com a qualidade da moagem e isso me fez ter um olhar diferenciado sobre o Hario Mini, passando ele a ser o limitado...

 

Nesse ponto eu já não utilizava mais o Mini pra espresso e então decidi tentar melhorar a consistência da moagem dele para coados. Para isso fiz alguns mods: primeiro a porca autotravante (ou parlock); depois introduzi uma maneira de repetir a granulometria adicionando uma régua e um sistema de ajuste; e por fim fiz a modificação sugerida pelo Rodrigo na primeira página, onde ele coloca os adesivos para melhorar o alinhamento (aqui).

 

A primeira modificação é extremamente importante, pois permite um ajuste stepless já que os passos da porca original são muito grandes. Porém, na minha opinião, só vale a pena fazer esse mod se fizer a segunda modificação da régua.

 

Como isso é a única coisa inédita que estou dizendo até o momento, vou tentar explicar melhor como eu fiz.

 

Primeiro, eu medi o comprimento do arco da circunferência e preparei uma régua no Pothoshop com frações de volta. Segue régua: 

 

14724844414_8215d8e133_o.png

 

Meu objetivo é manter um registro através de voltas e frações de volta da granulometria, por exemplo: para espresso eu uso por volta de  1 e 1/16 avos de volta; para coados 1 volta e meia; e para Prensa Francesa 2 e 1/8 avos de voltas. 

 

Para garantir que a leitura da régua seja única a cada reajuste é necessário introduzir uma rotina de leitura. Para fazer isso é necessário estabelecer um ponto 0 do moinho. No meu caso é logo quando as mós se tocam. 

 

Uma vez que o zero está definido eu fiz uma marca na mó superior e estendi essa marca pela mó inferior, pela parloc e pela chave de boca nº 11 com o objetivo de deixar tudo alinhado. As fotos são autoexplicativas:

 

14724106781_1fc51d8775.jpg

 

Na próxima foto está uma leitura de 1 e 1/8 de volta:

 

14540642028_8f8be70069.jpg

 

14540622810_a9b2928689.jpg

 

Para  o álbum completo com as fotos: https://www.flickr.com/gp/124413837@N08/tb6dR4/

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor.. O mod ficou excelente.. Já tinha comentado isto com você no dia que me mostrou o moinho..

 

Mas eu acho que ele ficou simplesmente stepless.. Não melhorou a consistência de moagem nem para espresso e nem para coado... Inclusive, ele é péssimo para moagens mais grossas...

 

Um mod que faria com que ele melhorasse para coados, seria algo para melhorar o alinhamento das mós. Após um certo número de voltas, o eixo fica frouxo demais, dando as inconsistências para moagens grossas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando o post anterior...

 

Tem um mês que fiz todos os Mods, mas só tive oportunidade de usar o moinho com muita frequência agora. Estou viajando a uma semana e tenho utilizado o moinho de 2 a 5 vezes por dia para Aeropress e FP.

 

As certezas que eu tenho é que a consistência da moagem, advinda da modificação dos adesivos (alinhamento), melhorou horrores; e a facilidade para operar o moinho, mudando de um método para o outro, aumentou bastante!!!! Observe que estou falando da moagem para AP e FP (provavelmente para V60 também).

 

Para FP, apoiando o moinho da mesa (isso é muito importante), a qualidade da moagem fica muito boa. Ouso até a dizer que fica melhor que no Lux, mas tenho que voltar para casa e comparar lado a lado para ter certeza.  

 

Qualquer dúvida estou a disposição. Sei que não ficou muito didática minha explicação da adição da régua, mas acredito que se você olhar as imagens será possível se inspirar e fazer você mesmo, assim como eu fiz me inspirando na modificação do Sergio para o Skerton dele!

 

14540645048_12c6dfc24f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miaymoto e Anita, vocês são rápidos no gatilho, nem deixaram eu terminar minha postagem e já estavam comentando. 
 

Japa, a consistência da moagem com o mod dos adevisos para FP é muito boa! Estou tomando os melhores prensados que já tomei na vida... claro que os cafés tem ajudado. O bacana é que aqui tenho outras pessoas para compartilhar o café (em BH moro sozinho) e tenho recebido ótimos feedbacks dos meus prensados! Inclusive vários amigos já perguntaram onde podem comprar a FP (isso depois que disseram que eu tava virando homossexual por causa da "frescura" todo envolvida no preparo).

 

Vale lembrar que o Mini tá R$ 123,00 na academia! Aproveitem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomar café acompanhado é sempre melhor :)

 

Mas tipo.. Eu não vejo como a régua e a porca melhoraria o alinhamento das mós.. Entende?

 

Quanto mais aberto, mais desalinhado fica... Teria que pensar em algo como fixar a mó dinâmica em um rolamento ou algo parecido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, pergunta noob: régua + Parlock tornam stepless e dão mais consistência nas moagens grossas.

 

Mas se eu quiser usar no expresso, rola bem?

 

Ana.. Acredito que este mod que ele fez fica melhor para espresso, por conta do stepless.. Você não se limita aos longos passos da porca de ajuste, podendo fazer um ajuste fino para cada extração...

 

Como consistência, ainda não entendi como pode ter melhorado.. Vou deixar pros experts analisarem..

 

O Gil anda meio sumido.. Podia dar uma ajudinha aqui... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Vou ter que caçar uma Parlock pro Porlex... e imprimir a régua. Igor, você podia passar o arquivinho em .jpg e tamanho real e a galera moderadora colocaria por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miaymoto, se você ler com calma vai ver que eu fiz a modificação que o Rodrigo sugeriu: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/428-hario-mini-mod-ou-como-melhorar-a-consistencia-da-moagem/?p=5956

 

Só que depois de um tempo ele voltou atrás e tirou os adesivos, deixando o Hario original de novo. Ele alegou na época que o (des)alinhamento das mós era necessário para o moinho, pois serviam para ajustar erros de uma fabricação barata e não precisa. 

 

Como não pretendo usar o Mini para espressos, acredito que a modificação do alinhamento para coados é extremamente necessária e está trazendo bons resultados!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá.. Entendi... É que você não comentou muito do segundo mod... A parte do mod do Rodrigo estava em letras miúdas.. kkkkkkkkkkkkk :lol:

 

Faltaram umas fotos desta parte também.. Mostra aí como ficou! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... essa modificação da régua tem um ponto fraco. Se eu desmontar o moinho eu perco o ajuste que tinha anteriormente... fica parecido, mas não igual! Da primeira vez que montei o moinho usava para FP com 2,5 voltas, depois que desmontei para limpar e montei de novo o ajuste passou para 2 e 1/8...

 

Como estou tendo bons resultados por aqui, não quero desmontar ele agora não... xD.... mas fiz igual o Rodrigo sugere!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, vou tentar resumir meu aprendizado até agora:

  • Régua + Parlock - ajudam num ajuste mais fino para o Espresso e também ajudam para saltos rápidos entre métodos como, por exemplo, de AP para FP. 
  • Alinhamento das mós com a modificação dos adesivos - ajuda na consistência da moagem para coados. Já para espresso não tenho informações suficientes para te dar uma resposta. 
  • Moer com o moedor firme e fixo sobre uma mesa - ajuda, e muito, a consistência para moagens grossas como FP, e junto com as mods anteriores resulta em um bom conjunto para preparo de prensados. 

 

E por fim isso só vale para o Hario Slim, para o Porlex não saberia informar!

 

Quanto a régua ela já está no tamanho original lá no primeiro post. É só salvar ela no PC e mandar imprimir em alta qualidade sem alterar as proporções e tamanho.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, só não tem muito sentido usar frações... Podia ser tranquilamente números sequenciais. Vide sistema métrico contra imperial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é pelo fato de ser matemático, mas gosto de frações! E prefiro pensar em 1 1/8 (fração mista) do que pensar em 1 volta e um algarismo.

 

E, além disso, faz sentido pensar que se sai de 1 1/2 e fui para 2 voltas isso significa que abri o moinho em meia volta de porca, agora se opero com algarismos o significado pode até ser interpretado de maneira análoga, mas é bem menos ilustrativo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk... além disso, eu tenho a sensação que engenheiros não gostam de frações, preferem operar com números decimais. Acho que fica mais fácil para fazer as aproximações deles!  :P

 

Você deve ser engenheiro, certo Sérgio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Saluete senes!

 

Tem algum tempo já que tinha visto este tópico. Até ontem não tive tempo de modificar o meu hario mini. Hoje fiz o mod.

Fiz algo a mais no meu mod. Coloquei  três camadas de fita na parte superior do eixo, recoloquei aquele anel de plástico e logo abaixo dele passei mais 3 camadas de fita.

Na parte inferior coloquei 5 camadas.

 

Notei que o café ficou menos amargoso e a consistência aumentou consideravelmente.

A crema também ficou aparentemente mais densa.

 

2014_12_30_10_47_44.jpg

 

2014_12_30_10_47_40.jpg

 

Fiz esta extração na pavoni usando o filtro duplo, 9g de café e o tamper do clube :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O espanto do Miya foi que 9 g está mais para ser usado em filtro simples.

 

Dose baixa no duplo funciona, bastando moer mais fino. O inconveniente é o bolo ficar mais fino facilitando canalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, padrão italiano é 7g para o single e 14g para o duplo. A maioria aqui trabalha com torras claras a médias que demandam mais pó ainda.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei 9g de uma torra média, realmente moída mais fina, prefiro usar o filtro duplo e usar a alavanca apenas uma vez.

O filtro single tem um formato de um cone e sempre acaba sujando a tela do chuveiro. Não gosto do formato cone, é ruim de compactar.

Por isso 9g num filtro duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...