Rodrigoks Postado 27 Julho 2012 Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Dr. Ruston, Achei interessante criar esse tópico porque muitos iniciantes (eu incluso) podem estar desavisados da necessidade da proteção das vias aéreas durante a torra do café por conta dos gases expelidos. Assim o assunto ganha o destaque que merece, saindo da condição de mero comentário nos posts sobre torra. Pois bem! Procurei na ferragem ao lado da minha casa pela máscara bico de pato que você recomendou. O vendedor ficou me olhando com aquela poker face, de quem não entendeu nada. Achou que eu tivesse procurando por aquela que tem um filtro redondo de cada lado, sabe? Acabou me vendendo uma qualquer que ele tinha lá que filtra sólidos, mas não tem especificação nenhuma. Então, doutor, pergunto: Como deve ser essa máscara? Quais os requisitos mínimos? Tem de ser de um modelo específico? Quais servem e quais não servem? Este tópico poderia até ficar como destaque no assunto Torra Doméstica caso os moderadores julguem relevante. Assim poderemos continuar torrando com saúde por mais uns 100 anos! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 27 Julho 2012 Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Será que para o mínimo que torramos precisa? Claro que não se deve ficar respirando diretamente a fumaça... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Bom, o Ruston me alertou outro dia que eu devia usar, então quem sou eu pra dizer que não, né? Talvez ele possa falar sobre isso. Claro que melhor seria não ter que usar, sem dúvida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 27 Julho 2012 Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Oi Rodrigo a mascara pode ser esta http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/PPE_SafetySolutions_LA/Safety/Products/PoW-Product-Catalog/?PC_7_U00M8B1A00OH60I56N6RPL3PF5000000_nid=J3S5SH0DBPbeF3RH7CD92Ngl ou qualquer outra bico de pato. Voce acha em qualquer lugar que vende produtos medicos e cirurgicos. Eu recomendo, pois essas maquinas domesticas de torra, no nosso caso a pipoqueira, voce tem a necessidade de acompanhar a torra e com isso fica muito exposto a fumaca, sendo que esta fumaca nao é tao isenta assim de riscos respiratorios, mesmo sendo um contato pequeno e nao tao diario, eu recomendaria, afinal nao custa nada prevenir. Eu sinceramente nao sei se a fumaca do cafe é parecida com a do carvao, que contem alcatrao, que é o mesmo do cigarro, ou seja cancerigeno, porem supomos que a do cafe seja isenta de alcatrao, porem a exposicao prolongada pode causar doencas respiratorias, como o DPOC que muitos ja ouviram falar. De qualquer forma o nosso contato é pequeno, talvez a poluicao de sao paulo seja mais nociva que a torra. A dica é tentar torrar em ambiente aberto e com otima ventilacao. Dificil é que muitos moram em apartamentos. abracos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 27 Julho 2012 Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Também acho que para o pouco que torramos, não se expondo diretamente à fumaça, e sim apenas sentindo o aroma resultante da torra, não seja necessário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 27 Julho 2012 Denunciar Share Postado 27 Julho 2012 Eu torro muito mesmo.Torro na parte aberta do meu apartamento... Não preciso de máscara, mas tambem não fico com a cara enfiada lá, fico observando de longe, acompanhando o tempo,os cracks e a temperatura no termometro. Não tem necessidade de fica em cima do torrador respirando o que sai de lá. Uma vez fiquei em cima filmando a torra, rapaz, foi de matar, me deu uma dor de cabeça e vários efeitos colaterais, hoje eu sei fazer sem me expor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas