Gilberto Postado 13 Julho 2016 Denunciar Share Postado 13 Julho 2016 Bacana Sergio, boa ideia você teve. Ontem fiz um coado e deu : 30 grs pó 251,2 grs de café na xícara TDS 2110 % ext 17,67 Os valores estão meio dentro do esperado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 13 Julho 2016 Denunciar Share Postado 13 Julho 2016 Como eu já disse várias vezes, o meu aparelho tem 3 algoritmos de cálculo, o que mais uso é NaCl que mede bem até BR de 8% (com certeza) acho que é confiável até uns 10%, até uns 2,5TDS eu diria. Com BR altas de 20% pra cima, é melhor um outro algoritmo deles chamado 442. Outro teste para medir a confiabilidade em faixas abaixo de 2,5TDS é fazer um café bem forte (perto destes 2,5) e adicionar o dobro de água. Ex.: café coado 150g, TDS 2,4; adicionando mais 150g de água o TDS deve cair para a metade 1,2. Fiz dois testes deste tipo com meu aparelho e praticamente bateu, deu uns 2%-3% de diferença, mas está quase dentro da margem de erro do aparelho. Isso Gil, agora o seu cálculo com café coado está correto! You got it! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Julho 2016 Denunciar Share Postado 13 Julho 2016 Lisboa, vc usa o valor direto em ppm (x10) de NaCl em seus calculos? Se eu usar direto, nessas minha experiencia aí, a extração dá 22.9%... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 13 Julho 2016 Denunciar Share Postado 13 Julho 2016 Na minha faixa de TDS (até 1,5 ou 1,6) uso a NaCl, que é a mais indicada pelo fabricante para medir café. A 442, nesta faixa mais baixa, dá uns 7%-8% a mais, irrealistico. Tem tb um algoritmo para Potássio, que dá na %Ext 0,3% a mais, até poderia usá-lo (embora o fabricante não sugira) mas li recentemente que cafés de baixa qualidade (rio, riado), que não é o meu caso, tem alta condutividade por causa do potássio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Julho 2016 Denunciar Share Postado 13 Julho 2016 Humm, isso do potássio explica a condutividade maior do nescafé. Legal. Usando o NaCl deu os 22.9% de extração. Talvez esteja ok para a BR de 6.4%, gesha, água fervendo, extração lenta. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Só o dia em que compararmos nossos aparelhos a um Atago ou VST é que saberemos os desvios deles, acho que não deve maior que 1% no caso do meu. Com um Gesha em que a torra não estava muito desenvolvida (portanto menos solúvel), BR de 5,5, com água fervendo, moagem de espresso e 4 min de infusão com leve agitação a cada 10seg, na AP consegui uma média de 18,5%Ext, pico de 20,9%. Se vc conseguiu 22,9%, e for isto mesmo, está excelente! mas como vamos ter certeza?! o que importa é a referência: extraiu e deu 19%? agora vou aumentar 1%... extraiu e deu agora 20%? objetivo alcançado. Um outro duplo teste que fiz foi moer um café bem fino, e deixar ele fervendo (fogo baixo) numa leiteira no fogão por 15minutos, mais ou menos. Num teste deu 26,5% no outro 27,1%. Considerando que um café tem de 27% a 28% de solúveis, e que devo ter extraído tudo (ou quase tudo) que era possível daquele pó, eu diria que minha medição estava verossímel. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 mas como vamos ter certeza?! secando no forno =) 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Se vc quer saber, acho que até um Atago ou VST, apesar da altíssima qualidade off lab, têm lá suas imprecisões. A maioria dos que postam %Ext no BH Community sempre após a % mencionam o aparelho usado, talvez porque haja pequenas diferenças nas medições entre ambos. Pelo menos vc tem um parâmetro fidedigno em qualquer lugar do mundo, sabendo qual aparelho mediu. É como dizer que usou a regulagem 2.1 num EK43... quem tiver um, mas só quem tiver um, vai conseguir reproduzir (praticamente) a mesma granulometria em qualquer canto deste nosso Planeta Café! Forno?! vai ter que ter uma balança de 0,01g de precisão. A minha balança Hario (0,1) não mede menos de 3g, e só fica confiável a partir de 7g. Boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Não vai não, Lisboa. Não existe um moedor igual ao outro. A regulagem varia muito conforme o alinhamento e o estado das mós. Não vejo como comunicar regulagem de moedor senão em um sentido relacional: muito fino, fino, etc. Vou fazer um post sobre TDS ligado a sabor em outro tópico pra não poluir aqui. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Concon Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Bem que uma alma bondosa poderia resumir estes 99 tópicos em apenas um, tipo modo de fazer, em relação a este assunto da TDS. Ficou muito hermético, científico, e para o usuário comum, o fazedor de café do dia dia, poderia ter um método bem mais simples, resumindo toda essa história. Que tal? Será que nestes campeonatos internacionais, a TDS também é levada em conta? Eu acho importante medir o nível de extração, embora gosto seja gosto, por isso gostaria de ter um modo de fazer mais prático e resumido. Enviado do meu iPad usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Meu coado de hoje, Brejetuba. 29,9 Grs de pó 307,5 grs de liquido 2,09 TDS % ext - 21,49 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Essa torra está como, Gil? Mais escurinha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 A perda foi de 15,5 %, mas é interessante que minhas torras não ficam escuras, nem o café fica amargo, mesmo com esta perda. Este café esta do jeito que gosto, um corpo fantástico, com uma acidez pronunciada, muito bom. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Perguntei porque achei %ext alto para um coado a 10% BR. Especulação minha apenas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Ontem, a %ext deu mais baixa, mas estava mais saboroso, percebia-se mais a acidez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Digo no sentido de ser improvável. Mas de fato a informação relacional entre as extrações é que realmente importa. O bolo de café vai pro lixo mesmo depois hehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Considerando uma retenção de água no pó entre 150%-175% do peso do pó, a BR do Gil estaria entre 8,3%-8,5%. Mesmo assim, um excelente resultado para coado! Com o Brejetuba estou conseguindo uma média de 19%, BR 5,5%, mas este lote está com uma torra bem clara para cupping (a meu pedido para o Rafa, meu torrefador), nos próximos lotes a torra deverá vir mais desenvolvida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 No Coffee Lab , no dia do Cupping , o brejetuba se deu melhor na torra com temperatura mais alta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 O Brejetuba do Lab é diferente da compra coletiva, Gil. Tomei o de lá na AP. Não sei qual era a torra, mas ficou maravilhoso. E olha que eu nem ligo pra AP. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Hummmmmmm, pode ser diferente, mas o meu esta maravilhoso também, rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Troco uns cantucci por uns gramas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 Fechado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 Caramba! Li, reli, tentei novamente e desisti. Gostaria de entender, mas minha limitação intelectual não permite. Alguma alma boa me ajudar nisso? Uso a Aeropress, minha extração predileta. 15g de café e 150g de água. Na caneca obtive 110g(pelo que consegui entender esse é o TDS, é isso mesmo?). Qual %Ext e Br desses números malucos? Merci! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 BR foi de 10%. 15g café divididos por 150g de água = 10%. %Ext só medindo o TDS e fazendo a conta... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 BR foi de 10%. 15g café divididos por 150g de água = 10%. %Ext só medindo o TDS e fazendo a conta... O TDS, no meu exemplo, seria: 20 * 15(quantidade de pó) / 110(quantidade na xicara) = 2,72 ? Vou ficar doido com essas contas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 Você só consegue saber TDS e %ext com um aparelho que o meça. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 O TDS é medido com um aparelho, no caso o pessoal tem usado um condutivímetro que já mede o TDS. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 Ou secando e pesando a borra de café... mas haja trabalho... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 27 Julho 2016 Denunciar Share Postado 27 Julho 2016 Vocês não tem idéia do peso que me tiraram. Estava ficando deprimido em não conseguir chegar nos resultados com contas básicas de multiplicação e divisão. Vou me contentar com os BRs entre 8,5% e 12%. Obrigado, meu dia irá acabar feliz! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 18 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2016 Secar a borra teria como finalidade descobrir a quantidade de sólidos que saiu do pó e foi para o café? e para isso seria necessário uma balança de laboratório para medição confiável? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas