Ir para conteúdo

Filtro para Gaggia


Postagens recomendadas

Saberiam me dizer se o filtro da La Marzocco encaixa no porta filtro da Gaggia Classic?

http://www.cafe-kultur.de/products/vst-la-marzocco-precision-filter-baskets-14

 

 

Outra dúvida, o filtro que veio é pressurizado e esse da La Marzocco não, isso teria algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao tamanho, não tenho certeza, mas acho que cabe pelas medidas, Marcelo. Em relação à questão da pressurização, a diferença é que, com o filtro não pressurizado, você precisará ter um moedor melhor para ter boas extrações. Fora isso, não há problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serve sim, ambos são 58mm de diametro.

Quanto a pressurização o Marcio já deu a prévia.

Sugiro usar a pesquisa do fórum para procurar por estas questões de pressurização dos filtros, já foi amplamente discutido em varios tópicos. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO.... Não serve se for filtro original da La Marzocco. Se for o "compatível" da VST vai na boa.

 

Cometi o engano de, quando adquiri um filtro de 14g da LaMarzocco com o Paul, colocar no PF e encaixar na Gaggia Baby Class, que compartilha a parte interna da cabeça de grupo com a Classic.

 

Que desespero.

 

O diâmetro interno do filtro da LM é exatamente o mesmo do diâmetro externo do anel metálico do dispersor da cabeça de grupo dessas Gaggia. Entra travando e depois NÃO SAI.

 

Girando, o PF saiu e o filtro ficou lá, travado. Tive que fazer mágica pra remover, usando uma ferramenta de remover filtro de óleo de automóvel.

 

Recomendo que compre um VST ou IMS se quiser um filtro "renomado". Ou simplesmente entre em contato com a Imeltron ou com a Casa Cozinha e Cia e compre um filtro comercial da própria Gaggia.

 

EDIT em itálico

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, se olhar o tópico dos tamanhos de tampers, verá que alguns filtros têm a observação de que usar tamper de 58mm pra doses maiores e 57mm pra doses menores. Todos esses tentem a "enroscar" nas Gaggias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse filtro da café kultur não é LM , é VST para LM , eu tenho dois filtros LM , o L116/A (duplo) e L115/A (single) , ambos funcionavam muito bem na Gaggia Twin e funcionam na ECM .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande CaÊ, no celular não tava abrindo o link pela censura da rede local... no meu plano de dados eu abri o link, cê tá certíssimo. :)

 

Eu tb tenho alguns VST e IMS.

 

Se não é o LM original da GS3 deve ir na boa, já que o meu é um padrão da GS3 "modelo antigo" (segundo Paul).

Já era usado quando Paul me deu (tentei comprar um novo, ele não tinha, acabou me dando um velho "de brinde", quase se desculpando por não ser tão bom quanto o modelo novo  :rolleyes: )

 

Virou o filtro oficial da Aríete Roma Dlx que ficou com meu pai um tempo e agora tá na caixa lá em casa. Tranformou os resultados da máquina, filtro excelente. Na Gaggia emperrou e só fez 1 café, mas na ECM, na BigBar Duetto e na Breville Dual Boiler funcionou beleza e não emperrou, mas não achei que valesse a pena o trabalho de ajustar moagem etc, tenho filtros melhores.

 

Meus VST e IMS foram bem em tudo que testei, mas surpreendentemente o filtro orignal da ECM empata, parece que é feito com a mesma qualidade (se é que não é fabricado pela IMS em OEM, as marcas de ferramentaria são idênticas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio filtro da Gaggia fica preso as vezes, mas consigo tirar com a mão.

 

 

Estava achando que VST era o modelo e não a marca. :wacko:

 

IMS é até mais barato que o VST, se servir poderia ser também.

 

Achei esse outro da LM.

http://www.espressolutions.at/product/la_marzocco_lm2_siebeinsatz/

 

O moinho, não sei se repararam embaixo do nome de usuário, é um La Pavoni Joly.

Será que não dá conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, só de curiosidade, você quer um LM? É isso? ou tá tirando onda?  :rolleyes:

 

Esse é exatamente o desenho que travou na "ex-minha" Baby Class (hoje do "casal" Campo Místico)...

 

LMRancilioCompare.jpg

 

No filtro da esquerda (LM), na imagem de baixo do filtro deitado (ignore a seta azul, não fui eu quem a colocou aí), essa afinada além da saliência de travamento é muito estreita e, quando a borda encosta na gaxeta do grupo, já travou por dentro.

 

Se quer um bom filtro pra sua máquina,e melhor que os profissionais originais (que eu recomendaria vc comprar da Imeltron ou da CCC, baratinho e no Brasil, como já disse antes), eu sugiro fortemente um VST, os de 16-18g são de bom tamanho pra Gaggia, acho mais versátil que os de 14~15g. Até o de 18g cabe tranquilo no Porta Filtro da Gaggia, sei porque tenho e já testei. O de 22g pega no fundo, não entra na máquina.

 

Seu moedor é classificado como equivalente ao Rancilio Rocky pela maioria dos usuários, com mós planas de 50mm, motor e regulagem quase idênticos, então não vejo problemas aí, é um bom moedor. Se pegou usado e teve uso comercial, talvez esteja na hora de trocar mós, é um moedor bem antigo. Fora isso, deverá dar conta de qualquer filtro profissional, pois é um moinho de nível prosumer/profissional.

 

Mas,voltando ao tópico principal, você vinha usando o filtro pressurizado da Gaggia certo? Aquele que tem só um furo em baixo, do lado de fora, mas por dentro é uma peneira, né?

 

Só pra conferir, pois nunca vi uma Classic ser entregue com filtro pressurizado, então fiquei curioso. E sua busca ter apontado pra outro filtro La Marzocco, que sabidamente dá problemas nas Gaggia, me deixou curioso.  :blink:

 

Algo contra as outras marcas? Seria bom saber de onde vem sua preferência...  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu moedor é classificado como equivalente ao Rancilio Rocky pela maioria dos usuários, com mós planas de 50mm, motor e regulagem quase idênticos, então não vejo problemas aí, é um bom moedor. Se pegou usado e teve uso comercial, talvez esteja na hora de trocar mós, é um moedor bem antigo. Fora isso, deverá dar conta de qualquer filtro profissional, pois é um moinho de nível prosumer/profissional.

Foi meu, comprei novo na Itália =) Quando ele comprou eu tinha usado no máximo para uns 20 espressos... Vendi apenas pq não tolerei a retenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tá zerado!

 

Moedor bom, mas se a retenção é alta incomoda imensamente alguns de nós...  :D

 

@ Marcelo, comprei meus VST na SpagSpresso, que tá fora do ar, mas meus IMS comprei no Ebay de outro vendedor, inclusive o link do meu de 17g ainda tá no ar, anos depois! Ele deve renovar o mesmo direto... O meu veio na mala, mas o frete pro Brasil sai baratinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou explicar melhor, né.

 

Sim, filtro que veio na Gaggia é pressurizado, veio o simples e o triplo, queria um duplo.

 

Lendo o tópico pressurizado x não pressurizado acabou me parecendo mais interessante o não pressurizado.

 

Não tenho conseguido uma extração muito boa, ou sai rápido demais ou fica gotejando. Eu sei que  problema pode ser operador aqui :) , mas já tentei várias possibilidades e no máximo consigo algo razoável.

 

Não precisa ser  La Marzocco, é que conheço poucas opções (tá bom, faltou pesquisar mais).

 

Resumindo, queria um para 14g/16g, não pressurizado e de boa qualidade. Qualquer marca está valendo.

 

O moinho é isso que o Sergio falou. De fato tem o problema da retenção, o dosador não é muito prático, mas o preço estava bom e tem me atendido bem (não sou tão exigente assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaÊ, quando escrevi não vi sua postagem.

Você usou esse mesmo modelo, com "cinturinha", na ex-sua Twin? Porque o filtro novo, que substitui esse da foto e do anúncio linkado, não tem a "cinturinha", deve ser de outro fabricante. No seu o tamper de 58mm vai até o fundo? No meu não vai, ele para acima do meio, logo quando passa o "ridge". Tenho de usar o de 57 pra chegar perto do fundo. Com 14g, por exemplo, só com o tamper de 57mm.

 

Acho que seria loteria comprar um La Marzocco sem saber se vem o modelo que emperra ou o que funciona.

 

@Marcelo, se é só isso, sério, não precisa importar. Compre um filtro Duplo padrão E61, de preferência da Gaggia mesmo, que funciona. Ligue pra Casa Cozinha e Companhia (google it!) que eles ficam no Ipiranga, de repente nem precisa gastar com frete. Se quiser filtro original, ligue na Imeltron (Google it!) e fale com o Jeferson, deve custar uma merreca, acho que teve gente pagando 12 a 15 reais uns 2 anos atrás, mas tem frete de Campinas pra Sampa.

 

Se gostar da brincadeira, depois de "dominar" o filtro, vai saber se quer um mais caro, daí var ter noção se precisa de um maior, menor, ou o que seja... Filtro profissional, não pressurizado, é outra vida! Dá mais trabalho descobrir moagem e dose, mas o café é muito melhor e a crema é verdadeira, não é "espuminha"... mas precisa de café com torra fresca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui fotografar eles agora ,  single e o duplo tem a mesma virola  (ridge) , o encaixe é  o  mesmo ,  usei os dois muito na Gaggia sem problema. 

Não imagino qual foi o seu problema,  mas muita gente aqui usou eles nas gaggia sem problema.

 

E o single então mais gente ainda , tem até um tópico sobre ele , ninguém reclamou.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1772-extracao-de-single-na-gaggia-com-filtro-la-marzocco/

 

27169723400_81a72784d3_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ. a parte de cima de meu single da LM é mais largo que o duplo depois do ridge, o tamper de 58mm encosta no "primeiro fundo" da lateral sem prender. Também nunca prendeu na Gaggia.

 

Fez o teste que sugeri, com o tamper de 58mm, no seu filtro duplo? Desce até perto do fundo ou pega no alto? Se descer, tá respondido, o seu é diferente do meu. Imagino que tenha varios fornecedores na história da LM, talvez sejam fabricantes/ferrametas diferentes.

 

Preciso mesmo tirar a Aríete Roma Dlx da caixa e dar um trato (limpeza interna, verificar moedor, descalcificar caldeira, banho de cafiza, teste geral) pois tem um amigo interessado em ficar com ela, então vou medir o direitinho o filtro da LM, pois está instalado no PF dela. Lá não enrosca.  ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o IMS de 18/22g com o Thiago na Casa, Cozinha e Cia e ficou ótimo, inclusive no porta-filtro normal.

A qualidade é muito boa.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai comprar o IMS , compre também o IMS single , todos os filtros duplos vão funcionar legal na Gaggia sem que se perceba grandes diferenças , mas no single ( extração mais chata e difícil ) o IMS single produz uma grande diferença.

 

Tem até um tópico sobre ele :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3667-filtro-ims-the-single/?p=136509

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Olá, pessoal. Andei meio fora, mas agora estou voltando e quero comprar um filtro novo pra minha Gaggia Baby Twin, pois ela veio com filtro pressurizado (acho que é pressurizado, pois o filtro só tem um furinho no meio, e uma peça preta que vai no fundo do portafiltro... se alguém souber me explicar se é pressurizado mesmo.. pois estou usando aqueça peça preta quando vou preparar um espresso).

Quanto ao novo filtro, o pessoal tem falado aqui no VST. Porque o da La Marzocco parece que tranca quando for retirado. Ou o da Rancilio seria melhor?

Bem, estava pensando nesse VST, 18 g, mas quando fui ver no site do vendedor, havia duas opões: Ridgeless e Ridge, parece. Qual a diferença, saberiam me informar?

Bem, agradeço muito qualquer informação, e se vale a pena comprar um filtro despressurizado desses.

Obs.: meu moinho é um Nemox Lux 500.

Desde já agradeço imensamente.

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu filtro é  o pressurizado .

 

quando tinha a twin eu usei os filtros , gaggia (vende na imeltron) , Rancilio , IMS , LM e VST sem problemas.

 

a diferença de ridge (que seria o ressalto) para ridgeless ( liso )

 

na foto da para ver o ressalto.

na twin usei ridge , mas o outro também vai funcionar .

 

Ridge-et-Ridgeless-c%C3%B4t%C3%A9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sim , os filtros comerciais ( despressurizados ) exigem apenas uma moagem mais fina que o Nemox tira de letra .

Vai ficar um conjunto legal.

 

O próximo passo será um PF naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Carlos,  já estou pensando em um naked, fica um visual legal na hora da extração.

Oi, Anita. Tamper de verdade? Achei que o tamper, por ter o formato circular e uma base plana, não teria muita diferença entre um e outro. Me fale de sua experiência e conhecimento nisso, se puderes!

Desde já, agradecido!

 

Mauro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Mauro. É que as máquinas costumam vir com um tamper de plástico (parece de brinquedo, um carretel), que pro filtro com pressurizador serve bem, já que você praticamente só nivela o pó, sem calcar muito.

 

Com os filtros comerciais você vai calcar com força, um tamper de metal pesado vai ajudar mais.

 

Se não souber onde comprar, temos pelo menos 2 amigos que fornecem no Clube (só sugestão, compre onde quiser).

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...