Ir para conteúdo

Máquina espresso com termobloco


rbata

Postagens recomendadas

Fala pessoal...

 

Depois de começar a mexer na Forge foram me surgindo algumas outras ideias de máquinas para máquinas de espresso....

 

Fiquei na dúvida, existe alguma máquina de espresso sem caldeira e que utiliza apenas termobloco para água quente do espresso? Não para vaporizar leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maior parte das superautomaticas usa termocoil que é bem similar com o termobloco.

 

Das semi-automáticas intermediarias , alguns modelos da Breville e Ascaso .

 

As máquinas de entrada mais baratas costumam ser de termobloco

 

Sem falar que todas as monodoses como as Nespresso usam termobloco/termocoil .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando com um relato para referência prática tive uma SGL Big Bar Duetto que era originalmente uma máquina comercial de dois grupos para cápsulas Keurig, que teve um dos grupos trocado por um "padrão" de 58mm. compatível com Porta-filtro Faema E61 comercial.

 

Ela tinha dois termoblocos grandes, um por grupo, com elementos aquecedores bem fortes.

 

A máquina adaptada ficou excelente!

 

Acabei vendendo pro Mortari quando peguei a Breville Dual Boiler (que tem duas caldeiras, não usa termbobloco), mas só vendi  porque ela era tão estável que ficava impossível variar a temperatura "surfando", o que era algo desejável quando eu queria achar a melhor temperatura pra variados grãos e torras.

 

E eu não queria me dar ao trabalho de colocar PID nela.. Engraçado pensar que o fato de a máquina ser estável demais me desagradava, mas é o fato: o termostato e o fluxo eram tão bem ajustados que dava pra ir extraindo e enxendo o tanque sem pausa, não caía nem subia a temperatura. Acertada uma moagem pra um grão, não tinha como errar por causa da máquina, só com erro feio do operador pra sair café ruim... Mas não dava pra ajustar aquele "tantinho" pra melhorar o sabor pra lá ou pra cá, variando a temperatura de extração. Com PID talvez ficasse excelente, mas não tive vontade de mexer com isso na época.

 

Vale comentar que o vapor dela demorava pra ficar bom depois de acionado e espirrava bastante água no entorno, a despeito de todos cuidados que tomava. Mas quando chegava no ponto era show demais, muito fácil vaporizar e sem limite de tempo, dava pra vaporizar um jarro após o outro (o maior que fiz nela foi de 600ml com 300ml de leite).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, era bem nisso que queria chegar Cabral. Pensei em pegar tanque, bomba, termobloco e eletrônica de uma nespresso ou outra máquina de capsulas e adaptar numa gaggia por exemplo. A vantagem principal acho que seria o rápido aquecimento para o uso.

 

Eu não consumo leite, meu foco é 100% no café, então não precisaria me preocupar com esta parte da máquina.

 

Caê, qual maquina de entrada usa termobloco? Não consegui identificar pela especificação de nenhuma que pesquisei. Alguma encontrada com facilidade no Brasil?

Sent from Lumia 1020

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A electrolux chef crema , Mondial c08 ou cafe cream e outras que eu não estou lembrando agora .

 

As Cuisinart são , porem costumam ser mais caras. 

 

Alguns modelos Espressione , provavelmente a Mondial é a mais barata .

 

A Philco 15 bar eu acho que é tambem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nespresso é rápida por não ter que esquentar grupo. Tem muito plástico, mau condutor, que não precisa ficar quente.

 

Só que é bom conferir o seguinte. Quando a nespresso indica estar pronta e uns 5 minutos depois disso, expele água na mesma temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É essa a idéia do termocoil/termobloco , uma massa de metal pequena em relação a potência da resistência , não tem grupo ou corpo metálico , rapidamente a temperatura da pequena massa metálica chega na temperatura desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tem algum destes modelos citados com termobloco já observou o tempo de aquecimento da máquina?

 

Sergio, isso da massa metálica realmente afetaria o pré aquecimento, talvez teria que fazer um primeiro expurgo para auxiliar.

 

Vou fazer uns testes na nespresso para avaliar a estabilidade conforme você questionou.

Sent from Lumia 1020

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbata, nessa revenda tem o termobloco da Chef Crema por 60 pratas, em 220V... Não sei se o fato de a cabeça de grupo parecer estar incorporada ajuda ou atrabalha no seu caso, porque o PF dela é pequeno. Mas o PF tá também em oferta por 25 pratas, então... hehehe...

 

Nesse post do tópico da máquina tem até fotos dela aberta, pra referência...

 

Sobre o aquecer rápido, acho que depende de vários fatores: como o grupo de 58mm adaptado na Big Bar Duetto era grande e massudo, com bom contato térmico direto no termobloco, demorava até mais do que a Gaggia pro termostato do lado da extração desligar a resistência pela primeira vez (uns 6 a 8 minutos) e a luz piloto "liberar pra uso". Em uns 10 minutos estava estável pra "mandar bala" sem pausas entre extrações.

 

Como o Termobloco era grande e potente, a água chegava na temperatura certa e não causava perdas no metal da cabeça de grupo ao passar, o que acredito ajudava a estabilizar a máquina ao ponto de ser inflexível...  :rolleyes:

 

Vale observar que do lado da capsula (lembrando que era de 2 grupos), em menos de 2 minutos a luz do termostato "liberava" pra uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esses componentes Cabral.... preço bem acessível. E eu já tenho um PID/SSR para complementar a ideia. Só me parece que falta alguma peça para conseguir montar o PF no grupo, não identifiquei onde as abas do PF se encaixam.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc olhar o diagrama da chef crema , a peça 19 é onde o PF encaixa . O problema é que esse diagrama está desatualizado, do tempo que a máquina tinha uma cadeirinha de inox , agora ela usa um termocoil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual diagrama, CaÊ? Você iria linkar algo? No site da loja não achei diagrama...  :ph34r:

 

O PDF referido naquela postagem que linkei é do modelo com termocoil/termobloco, tem muitas fotos mas não tem um diagrama de peças decente. E no "deseninho" numerado não tem um item 19  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma postagem do Pedro (sumido faz tempo) :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1121-electrolux-chef-crema/?p=26619

 

Olhando direito não é a 19 , é a base da caldeira acima da 19 .

 

Nesse modelo que vc postou com termocoil uma peça metálica será aparafusada junto ao chuveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas pra ilustrar o que o Cabral já falou sobre a SGL Big Bar Dueto (assino embaixo), segue uma foto da máquina aberta, dá pra ter uma ideia de como são os termoblocos dela:

 

14164971820_29ed461334_b.jpg

 

 

Na etiqueta da máquina diz que ela tem 2520W (220v), considerando que tem 2 bombas ULKA com uns 50W cada, creio que cada termobloco tenha em torno de 1200W de potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...