Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Pelo menos para mim, todos - sem exceção - valem as penas! :P Estou consolidando os links aqui... ;)

 

Barista Hustle - Newsletter, Blog, and Community for Baristas Everywhere – by Matt Perger

 

Barista Hustle Superlatives - Venda de cafés ridiculamente excelentes, segundo o Matt, voltados para os métodos coados. A participação efetiva depende de prévia subscrição por e-mail.

 

Barista Hustle no Facebook - Grupo Fechado, mas é só solicitar adição, para discussões rápidas sobre o universo do café.

 

Barista Hustle Community - This site is a forum, wiki, and Q&A platform all bundled together. The aim is to collect and organise coffee knowledge from the bustling BH community, and host it here so everyone can benefit.

 

Enjoy! :ph34r:

 

 

 

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Lisboa! uma mão na roda, e de muita utilidade. Os artigos do Matt abriram muitas portas pra você e você as dividiu comigo em muitas ocasiões, quero deixar meu agradecimento por compartilhar grande parte do que leu e comprovou na prática e me passou, e não só isso, passou a todos. E faz questão de passar quantas vezes for preciso. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Muintcho! :P Eles dão todas as informações, inclusive perfil de torra, e sugestões (com as razões, dele Matt) para preparação (granulometria, tempos, BR etc). Tem até um vídeo muito legal para vc imergir no mundo de onde aquele café saiu. A compra, como um todo, é uma experiência que parece ser bem abrangente. Pra quem é torrefador, seria interessante analisar o perfil de torra.

 

Isso é algo que vou fazer ainda este ano: pelo menos uma compra do Superlatives para ver quanto tempo demora pra chegar, porque que vai ser bão! ah disso não tenho dúvidas... :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for enviado da Australia vai demorar muito pra chegar aqui em Terras Brasilis. O café parece interessante, o cara chega no primeiro envio já com os cafés do momento, os panamenhos...

Sobre a torra, de antemão já podemos prever que não vai agradar a todos. Torra super clara, perda baixa (abaixo dos 12%), aromas florais e temperatura final baixa tb. Um café que ele desenvolveu o minimo possível pra manter claro e sem nenhum traço de subdesenvolvimento. Esse vai ser pros experientes e não bebedores de espresso. Pode-se tentar extrair no espresso mas com certeza a solubilidade e caramelizaçao desse grão não foi desenvolvida pensando em espresso. Um café que pela descrição parece interessante. Só achei estranho que foi torrado por outra pessoa, achei que seria o Próprio Perger que iria torrar...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é preconceito. É o que vejo na prática. Experiência pessoal mesmo. É o que vejo quando bebedores novatos e os de espresso bebem cafés ácidos e florais, eles não gostam ou no mínimo estranham.Mais do que qualquer característica na xícara, o floral e a acidez , são as características menos apreciadas pra uma grande maioria do consumidores.

Esse dias bebemos um Gesha (olha a referencia com o Panamá ) Colombiano, e muitos acharam um dos piores cafés do nosso encontro. Se fosse esse panamenho do Perger, provavelmente a opinião de alguns seria a mesma, por conta das caracteristicas exóticas florais e ácidas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a entrega, pelo que li no FB, muita gente ao redor do mundo já estava dando feedback com 3 ou 4 dias do despacho, nos EUA muitos receberam em 3 dias mas tinham americanos que ainda não haviam recebido com 8 dias. É uma coisa que vou arriscar pelo menos uma vez: se der muito errado, zé fini.

 

O Matt se refere ao Andy Todd como sendo "our Head Roaster", deve ser da "equipe" de confiança dele, tanto que ele disse que para o futuro eles pretendem terceirizar a torra com outros torrefadores de confiança.

 

Também entendo que não se trata de preconceito, mas de reconhecimento (factual) de perfis diferentes de apreciadores de café. Eu conheço pouca gente (pessoalmente, mas é só ver os posts no fórum) que seja um grande apreciador de espresso e que também realmente aprecie um coado com BR inferior a 10%, quando muito 8%. Não é só dizer que "ficou bom", mas reconhecer que "ficou excelente" com intensidades mais fracas. Tudo isso é normal, não tem certo ou errado, mas sim aquilo a que você está acostumado.

 

O Superlatives não tem este nome à toa, é um projeto todo especial (desde o preço relacionado à quantidade fornecida, para conseguir celeridade de entrega em nível mundial) visando "excelência" (não menos do que isso) até o suposto consumidor final que (fica implícito) será alguém com uma boa experiência em apreciação e preparação de cafés. O projeto todo interliga num tripé características sensoriais do café, torra e preparação de receitas, vale dizer (ainda que do jeito Matt de fazer): aquele café foi torrado de uma forma a ter um melhor resultado com os métodos e receitas de preparação sugeridos. Na página principal do Superlatives, fica bem claro que todos os cafés serão torrados para coados (agora ficou mais claro que para BRs que nós brasileiros chamamos de baixas), portanto não servirá para espressos e fica implícito que não se destina a apreciadores de espresso, tanto que ele falou que para espressos haverá (provavelmente) edições especiais num futuro ainda incerto. Não vi ninguém reclamando de preconceito, apenas pedindo edições para espresso, isto parece ser algo natural (lá fora).

 

Estou me esforçando para aprender com o Rafa, a quem muito agradeço a infinita paciência, a enorme diferença entre torrar um café para coado para uma faixa de BR específica (entre 5,5% e 7%) ou acima disto, ou mesmo para espresso: são universos diferentes de torra e apreciação na xícara. Talvez porque tenhamos a mesma preferência na xícara, eu estou me dando muito bem com as excelentes torras do Rafa, e já estou começando a sentir e a entender o que se perde ou se ganha na xícara quando a torra avança para uma BR muito mais alta da pretendida, imagine se a torra é objetivando espresso.

 

Sobre as receitas, há muitos detalhes na página, servem como referência do que se apreciou com o tal tripé. Fala em BRs diferentes para percolação (6,8%) ou infusão (7,4%), que não precisa avançar no tempo porque o café está muito solúvel, até em coisinhas como: molhar todo o pó em menos de 10seg; não correr no despejo mantendo todo o pó sempre molhado; etapas de despejo na percolação; e até na granulometria para infusão com sugestão de peneiração (dupla, para eliminar os coarses). E também, temperatura da água a 100ºC (modo de dizer que é água fervendo mesmo) e não menos que 95ºC (o que obriga na infusão a usar os 100ºC sem pestanejar) sob pena de perder "a lot of ripeness and creamy mouthfeel". Até fórmula da água usada tem, na proporção 69/100 (bicarbonato de sódio e magnésio). No Brasil tenho encontrado águas entre 50mg/L e 75mg/L de bicarbonato, mas o máximo que já vi de magnésio é 10mg/L (10 vezes menos do que o sugerido para o Juliette). Cada um pode fazer como quiser, mas depois não adianta reclamar que não achou o café na xícara excelente, ou que não ficou do jeito descrito no "pacotão".

 

Sobre Extração, ele não fala nada específico (não vi ainda nenhuma postagem sobre números de TDS ou %Ext) mas, pelo que o Matt já escreveu em seus artigos sobre a Intensidade (em TDS) que ele aprecia, calculo que as Extrações ficarão em torno de 17,5% a 18%. Como se diz, no limiar inferior ou mesmo "fora da caixa" (de 18% a 22%), mas esta parece ser uma tendência (lá fora) de Ext mais baixas com cafés excelentes torrados especificamente para certas faixas de BR (entre 6,5% e 7.5%), e para realçar as características principais e exóticas do café, como as sugeridas no Superlatives. O atual campeão mundial de coados, com finalidade específica de realçar a doçura em vez da acidez do café utilizado (não menos que um Gesha panamenho, também), venceu com uma Extração entre 16,9% e 17,2%. Cafés com torras mais claras já percebi que geralmente não tendem a ultrapassar 19% a 20% de Ext, então pode-se considerar que Extrações entre 17% e 18% são, na verdade, muito boas mesmo, se não excelentes para o que se pretende realçar na xícara, o que tem a ver com qualidade sensorial dos grãos e não exatamente com o gostar ou não do resultado na xícara, como o Rafa bem expôs acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"just under 100°C"... Pouco menos de 100°C. Nem todo mundo vive no nível do mar.  :P

 

Não torrar para espresso é uma questão prática. A quantidade de café é muito pequena (60g) e ajustar a extração de primeira é muito difícil, então o mais fácil é focar nos métodos coados.

 

Agora, sobre a torra clara, isso pode desagradar muitos paladares. Acredito que quem encarou o Superlatives não deve se decepcionar, pois já deve ter a expectativa bem alinhada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu disse "modo de dizer".  :)  Aqui, pela altitude, a água ferveria a +- 97,5ºC, mas daí notei que meu termômetro (um muito bom ES RattleWare) muitas vezes chega nos 100ºC. Lembrei de um barômetro de parede de um tio-avô, quando eu era criança, em que a pressão atmosférica ia mudando (acho que aumentando) quando o tempo piorava, anunciando tempo ruim. Tem dias, muitos, pelo ClimaTempo, que a pressão atmosférica daqui está idêntica a de cidades a nível do mar, só pode ser isso!  B)   A temperatura de ebulição tem relação com a pressão atmosférica, independentemente da altitude, embora haja uma correlação natural e usual entre as duas. No mínimo 97,5ºC eu garanto por aqui.... :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

55SfOSEm.jpg

 
Encarei o Superlatives (que agora mudou de nome para Coffee Subscription) do Barista Hustle em 7 de junho. Pelo que consta, o café foi despachado em 5 de julho e chegou em casa somente na última sexta, 9 de setembro. 3 meses de expectativa. :huh: 
 
Apesar de estar com 60+ dias de torra, o café ainda tem um aroma excelente! Fiz hoje na Aeropress e fiquei feliz que o café ainda mostrou potencial. Fico imaginando como deveria ser esse café fresco... Paguei 18 USD em 60g de Gesha do Panama da Ninety Plus Coffee. É caro pra caramba, eu sei... 

 

Mesmo com essa lambança do envio dessa primeira edição, eu encarei a assinatura do Barista Hustle e espero receber o próximo café com mais frescor. Eu aviso aqui.

 

O meu café foi passear no Canadá antes de vir pra cá!!! :(

 

HmJ6guGm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 1ª remessa teve problemas mesmo, ele já mudou todo o esquema de envio e está usando uma nova embalagem (uma tal de carbon) que garante o café por 60 ou 90 dias (não me recordo agora). Ainda vou arriscar mas só na 3ª ou 4ª remessa, depois que a coisa toda ficar mais estável (e comprovadamente rápida para nós tupiniquins).

 

Por enquanto estou mais do que satisfeito (e ficando muitíssimo mal acostumado, no bom sentido) com os cafés da Square Mile (e no mau, porque tá ficando difícil apreciar outros fornecedores), esta semana estarei recebendo a 4ª compra (todas dentro de 7 a 9 dias da torra), uma melhor que a outra!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...