Rodrigoks Postado 3 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2012 Tem alguma mínima chance de essa enjambração funcionar? Eu gostei! http://dir.groups.yahoo.com/group/Gaggia/message/14323 O cara simplesmente pega a válvula redutora de pressão original (de plástico), abre, passa veda rosca pra não vazar e não rosqueia até o final ao remontar, regulando a pressão conforme aperta mais ou menos. Nas fotos dá pra entender melhor. Antes: Desmontada: Depois: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 3 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2012 Deve funcionar sim. Ideal é ter um porta-filtro com o manômetro, colocar a fita PTFE na rosca, e apenas dar 1 ou 2 voltas no encaixe. Aí ir medindo e apertando para chegar na pressão. Se for sem fluxo na saída, de repente vale deixar um pouco mais de 9 bar. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 6 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 6 Agosto 2012 Alguma alternativa low-tech pra saber se a redução de pressão está ok? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 6 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 6 Agosto 2012 Na verdade tem uma muito hi-tech e de baixo custo que você têm - seu paladar... Veja se acha um ponto legal de moagem, dose e fluxo que te agrade. Se estava tendo problemas antes, pode ser a pressão. Diminua um pouco (soltando a mola) e volte a fazer café. Veja o que mudou... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Na verdade tem uma muito hi-tech e de baixo custo que você têm - seu paladar... Hahaha! De baixo custo é, mas não é muito precisa, não! Pergunto se não muda a vazão sem o portafiltro. Não teria como estimar a pressão pela quantidade de água que sai em x tempo? Não sei nada sobre bombas e válvulas, então não sei se seria esse o comportamento esperado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Não muda a vazão sem porta-filtro, com pressão baixa a OPV não abre. Você pode usar a técnica de fechar a saída do grupo com um filtro cego. Aí a pressão subirá e será limitada pela OPV. A princípio, até dá para estimar qual é a pressão de abertura com o fluxo de saída da OPV. Se olhar o gráfico de pressão e fluxo da sua bomba, que deve ser a Ulka mais comum (ou Invensys meio cópia da Ulka) provavelmente o fluxo em 9 bar é aproximadamente 200 ml/min. Pode medir 15 segundos e ver se da 50ml ou 30 s para dar 100ml. Mas sua máquina tem a válvula de retenção no grupo também, não? Tem que ver como isso vai influenciar a pressão na saída. Melhor coisa mesmo é medir com um manômetro no porta-filtro... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Rodrigo, Se você chegar em uma pressão ideal, confiavelmente aferida, e achar que não precisa mudar mais, eu sugiro colocar Super Bonder ao redor para evitar vazamentos. A maquina vibra muito e ao longo do tempo pode ocorrer da tampa sair do lugar, alterando a pressão e até mesmo soltando. Se isso ocorrer vc poderá ter problemas sérios, possivelmente até um curto, em razão da pressão com que a água vazará por dentro da maquina. Essas OPVs plásticas da Gaggia são bem ruinzinhas, a minha tinha uma dessas. Não se deve abusar muito dela. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Não muda a vazão sem porta-filtro, com pressão baixa a OPV não abre. Você pode usar a técnica de fechar a saída do grupo com um filtro cego. Aí a pressão subirá e será limitada pela OPV. A princípio, até dá para estimar qual é a pressão de abertura com o fluxo de saída da OPV. Se olhar o gráfico de pressão e fluxo da sua bomba, que deve ser a Ulka mais comum (ou Invensys meio cópia da Ulka) provavelmente o fluxo em 9 bar é aproximadamente 200 ml/min. Pode medir 15 segundos e ver se da 50ml ou 30 s para dar 100ml. Mas sua máquina tem a válvula de retenção no grupo também, não? Tem que ver como isso vai influenciar a pressão na saída. Melhor coisa mesmo é medir com um manômetro no porta-filtro... Márcio. Márcio, Lendo seu post lembrei-me daquele medidor que você fez e me vendeu há cerca de um ano atrás. Lembro-me que tentei usar umas duas vezes logo que o recebi, mas como o ponteiro não mexia deduzi que teria se danificado nos Correios. Como hoje eu tirei um tempo para limpar a Gaggia (tive problemas com o ácido, mas postarei em outro tópico) eu aproveitei e resolvi testar de novo aquele troço. Pois descobri que o problema estava do lado errado do cabo do porta-filtro. Eu não tinha conseguido, até então, uma vedação suficiente para que o medidor funcionasse. Dessa vez eu fiz alguns testes antes e fui vedando a borda do porta-filtro com fita isolante (teflon não deu conta) até que consegui uma vedação perfeita. Montei tudo, ajustei a válvula agulha e o manômetro funcionou perfeitamente! O que me deixou mais feliz nem foi o fato do medidor funcionar, mas os exatos 9bar de pressão que atingi estaticamente. Não sei se você lembra mas quando troquei a OPV da Gaggia eu ajustei pelo processo de medir o fluxo com a tubulação aberta usando o gráfico da bomba Ulka, etc. Embora tal método não seja lá muito preciso eu tomei alguns cuidados: 1º) Sempre encher a linha com água antes de cada teste, pois cada vez que se abre a OPV para ajuste a linha enche de ar e até a bomba expulsar esse ar e a água cair no recipiente já se passaram pelo menos 5 segundos; 2º) Fazia sempre várias medições e tirava a média das últimas três, pois há pequenas variações de uma para outra. Quando consegui a média exata que estava procurando concluí o procedimento. Aparentemente esses macetes funcionaram, pois a pressão estava perfeitamente no alvo. Rodrigo, Você que está pensando em usar esse método, fica a dica. Abraços, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Essa peça na frente da máquina é fogo... Esses dias liguei a Elektra Semiauto, e apesar de acender a luz, o botão da bomba não dava sinal de vida nem a solenóide da válvula de 3-vias fazia o estalo. Pensei ter desconectado algo, olhei, fucei, até que percebi que eu havia ligado em 110V... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2012 Leo, achei este tópico antigo, Me diga, valeu a pena a troca da Opv, lembra qual e onde comprou ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 2 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2012 Gilberto, No meu caso aproveitei que a OPV original esta vazando para trocar logo pela ajustável. Na época comprei a OPV da Gaggia Classic, se nao me engano na Espressotec.com. A troca é valida, mas nao e algo fundamental. Eu diria que pode ser o ultimo dos upgrades, depois de um PID, braço de vapor novo e filtros novos. Digo isso porque há cerca de dois meses encostei a Gaggia para brincar com a Ascaso que comprei e que está rodando a cerca de 12 bar. A maquina é menos tolerante a erros do que a Gaggia com 9 bar, mas nada que nao seja contornavel com uma boa técnica e distribuição do bolo. Esse mod da Gaggia fiz há mais de um ano e por isso já nem lembro mais como era a maquina antes, mas daqui a umas duas semanas chega a OPV ajustável da Ascaso que comprei e farei a troca também na Ascaso, para ajusta-lá a 9 bar. Dai terei um parâmetro mais recente e assim que testar com o novo ajuste postarei as impressões. Abraços, Léo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2012 Legal, e pelo que lí você tem o pressostato para adaptar ao PF. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 2 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2012 Legal, e pelo que lí você tem o pressostato para adaptar ao PF. O manômetro de grupo? Sim, tenho um. Mas para usar na Ascaso terei que adaptar, pois a rosca é diferente da Gaggia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2012 Desculpe-me, manômetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas