Ir para conteúdo

O espressinho do dia-a-dia nunca mais foi o mesmo...


Postagens recomendadas

Fugindo de leve do tópico "café na rua", preciso defender a pobre classe de trabalhadores das Exatas, tão difamada aqui nesse post, coitada!

Sou Engenheira Civil e leio livros, gente! Não sou rude e ignorante em cultura: vejo filmes, ouço músicas, leio jornais, vou ao teatro... Adquiro cultura também, então não generalizem dizendo que Engenheiro só quer beber cerveja e fazer macarrão com molho Pomarola e que a gente não sabe se relacionar... Eu compro tomates pelados, eu juro! :D

 

E eu discordo quanto à ênfase no ensino técnico em detrimento do ensino voltado às humanidades: o ensino está ruim para todas as áreas! Há muito profissional aí com currículo de Ensino Médio que não sabe fazer conta com porcentagem nem fazer uma regra de três simples. Anita e Cabral, me perdoem, mas só relações humanas e filosofia não bastam para o mercado de trabalho: a parte técnica também é muito importante.

 

Por isso eu acho que ao invés de defendermos cada um a sua área, devemos defender a educação como um todo. Que Matemática, Português, Artes, Filosofia e Biologia sejam todas bem ensinadas nas escolas, porque todas são importantes para a formação do aluno - para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Precisamos de qualidade, de um modo geral, o que tem faltado - e muito! - na educação brasileira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Simone, sou professora há um tempão e sou a primeira a concordar que a educação está ruim como um todo. Da tabuada básica aos problemas da escrita, do desconhecimento da história à geografia negligenciada que não faz as pessoas perceberem que o que acontece do outro lado do mundo nos afeta também.

 

Não dá para pensar a educação - e o ser humano - como algo dividido em gavetas, como se habilidades, conhecimentos e saberes não transcendessem as áreas. Os problemas estão neste global e começam lá na base da pirâmide, mas os ecos disto a gente vai ver no ensino médio, no superior e na vida profissional.

 

E quando eu falo em humanizar as relações, do lado mais sensível, penso no sentido de que justamente tais valores TAMBÉM são necessários, pois alguns consideram como prioridade máxima que apenas se saiba ler e escrever e dominar a matemática. Como se nós seres culturais não nos expressássemos também por outras linguagens, vias, idiomas.

 

O problema da educação é mais complexo. O buraco é mais embaixo.

 

Um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone, concordo com você, não quis ser generalista, e peço desculpas se meu exemplo foi mal exposto. Conheço muitos outros engenheiros (inclusieve fui estudante de Eng. Ambiental que esta trancada para abrir o cyber), vejo algo muito errado na forma do ensino superior no Brasil, onde temos professores dando aulas para turmas exclusivas de cada curso, o que faz com que, não ocorra o contato entre estudantes de areas diferentes durante o curso superior nestas materias, o que limita as discussões aos pontos de vista mais ou menos parecidos de tais profissões e no mercado de trabalho isto muda totalmente, o que acaba gerando conflitos de relacionamento que ja deveriam ter sido sanados na Universidade. Na base escolar também é nota de conhecimento geral, que sua qualidade e investimento para sua melhoria estão em um nivel muito baixo.

Tai um bom assunto para o Fora-de-Foco, bora criar um tópico la, antes que um ADM venha brigar com a gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, vou manter o Off-Topic por mais um post, já que fui mencionado...

 

Simone, ótimo você se manifestar! Sua auto-descrição, bem como a clareza de seu texto, colocam-na na categoria das exclusividades, das exceções entre os "exatos". É pena que seja assim, melhor seria se todos engenheiros, matemáticos, químicos etc. tivessem interesses multidisciplinares. Só por curiosidade, quantos de seus amigos engenheiros, percentualmente, interessam-se pelos assuntos por você enumerados? Aplicando as normas da Matemática Estatística, para manter cumplicidade à "curva padrão" em um levantamento de dados, não deveria seu caso/perfil ser posto ao largo e descartado na hora de fazer um perfil médio do profissional de Exatas? A meu ver, sua reação, bem como tom de sua manifestação, reforçam meus argumentos.

 

Entenda-me bem, eu SOU um profissional de Exatas que depois se formou em Filosofia, já quando tinha pelo menos 15 anos de carreira na área de E. Eletrônica. Mas eu sempre fui "estranho" aos meus colegas por gostar de assuntos "não-convencionais", por "ler demais" etc.

 

Tenho certeza de que há muitos Engenheiros por aqui, porque interessar-se por máquinas é coisa de "geek", e boa parte dos participantes gosta das máquinas de café tanto quanto do café em si (temos até um "SuperGeek" por aqui!). Contudo, cada um de nós é parte da "minoria" de convívio próximo. Somos membros emancipados de uma minoria antes quase isolada, agora tornada grupo e nicho pelo advento social do gosto comum de uma especialidade, usando a internet como meio. Além do apreço comum pelo café, notamos uns nos outros gostos similares por artes e pela cultura dita "refinada", daí a argumentação na qual me baseei. E creio que posso sustentar meus argumentos sem ofender ninguém.

 

Em meu post, mencionei que "o sistema permite que se formem Engenheiros, Administradores, Bacharéis dos mais variados, que são "ignorantes funcionais". Diplomas de especificidades conquistados por pessoas que são especialistas em algo, mas chegam a ser rudes e ignorantes de todo o quadro geral da Cultura humana", porque essas são as áreas que mais tem recebido atenção já faz um longo tempo, e os professores de hoje foram formados, em geral, com uma mentalidade de que estudar qualquer coisa fora de suas áreas é "perfumaria" ou "proforma". Hoje, há cursos de Engenharia no Brasil em que não há ensino de Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia nem nada parecido. O MEC dá às Universidades liberdade para adequarem seus currículos e não exige que sejam oferecidos elementos de formação de cidadania, apenas do que é necessário ao pragmático cumprimento da função do formando. Quem escreve as normas, quem ensina, e quem recebe o ensino, TODOS, parecem acreditar que isso basta. Quem discorda, como eu, é tomado como "louco" até que surja a necessidade de criar não apenas multidisciplinaridade, mas também interdisciplinaridade.

 

Mas, entenda, não acredito que o mero ensinar de Ciências Humanas possa fazer milagres. Não sou ingênuo a esse ponto. Conheco Lingüistas, Pedagogos e outros profissionais supostamente humanistas que são "ignorantes funcionais", sem saber nada fora de suas especialidades. Creio que precisamos de uma mudança de modelo, e de referenciais, para integralizar (não apenas integrar) a cultura ao ensino (por mais que pareça estranho).

 

Como eu já disse, acho mesmo ótimo que haja investimento no ensino das profissões pragmáticas, materialmente produtivas e financeiramente lucrativas. Precisamos disso! Mas estamos presos em um paradigma ainda da revolução cultural do início da Idade Moderna quando as separações do conhecimento se tornaram norma. É como se tivéssemos passado os últimos 3 séculos fazendo uma grande análise do conhecimento em si, com divisões cada vez mais específicas e profundas. Ao chegar no mais íntimo do conhecimento, quando testemunhamos não haver mais sentido para a análise fora da visão do analisador, começamos a sentir necessidade de síntese. Daí o recente, insurgente e ainda incipiente movimento da interdisciplinaridade em um ambiente de ensino multidisciplinar. Já passou da hora de termos equilíbrio no ensino, de darmos às diversas áreas do conhecimento pesos similares, senão equivalentes, independentemente de cátedras ou diplomas perseguidos.

 

Mas como isso aqui é um foro sobre café, vou parando meu "artigo" por aqui, já pedindo desculpas pelo longo texto que quase virou proposta de reforma para o sistema de ensino... :rolleyes:

 

Não consigo pensar numa frase melhor do que a da Anita pra sintetizar tudo que eu disse: "O buraco é mais embaixo".

 

Abraços e Carpe Coffea!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cliente olha para mim e diz, me faça uma café curto! Eu ja batizado, "um pequeno pela metade?", o cliente, "óbvio, o que mais seria!". Vou ao meu afazer, contente por ter encontrado um outro possivel grande apreciador ou pelo menos um individuo de preferências mais específicas pelo café, realizar uma extração mais que inspirada pelas possibilidades, pensando em como puxar assunto, para estreitar o relacinamento e talvez formar um cliente assiduo e do perfil que tenho sentido tanta falta. Realizo aquela extração linda, crema aveludada de cor marron claro, caracteristica do blend que uso, com leve variação marmorizada para um marrom levemente mais escuro. Sirvo-lhe a xícara ja engatilhando uma proposta de papo; Cliente: "agora me traga leite frio e açucar uns 4 saches de açucar que eu sou que nem formiga!". :o Pobre esperança, foi enfarto fulminate.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:lol::D

 

Caramba, Juliano. Acabamos de tomar um espresso, depois de uma rápida sessão "pão e vinho" aqui em casa, e só de ler a descrição do "curto" já me deu vontade de voltar pra cozinha e fazer outro. :rolleyes:

 

Mas isso explica porque há pessoas que não podem atender no balcão: eu acho que eu pularia do outro lado e daria uma gravata no sujeito! :blink:

 

Oras, agora tenho de explicar pra minha esposa porque estou rindo e dizendo palavrões em voz alta... :huh: vá lá... ;)

 

Abraços indignados e Carpe Coffea!

 

PS: vou mesmo fazer um doppio pra mim... eita poder de sugestão, hein? :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje fui tomar café numa das únicas cafeterias boas daqui de natal(Genot Cafés especiais).

E pedi um "espresso italiano"(nome dado ao espresso de 30 ml) para mim e uma para a minha senhora.

Café muito bom como sempre.

E estou tentando "converter" a minha senhora para adoradora de café, mas não teve jeito...

Pedi para ela tomar o primeiro gole sem açúcar, tomou e não aguentou colocou três pacotinhos de açúcar para conseguir terminar.

 

Um dia eu consigo converter ela também, rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em contrapartida eu confirmei minha suspeita hoje. Minha filha de um ano e meio adora café e toma sem açúcar!

 

Essa é mesmo minha filha...orgulho do papai.

 

Antes que alguém me condene quero esclarecer que só dou três ou quatro colherzinhas de cafe, nada além disso...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, se eu tivesse filho ou filha, acho que não daria café pra eles não. Pelo menos até passar a fase de "alta energia" :D

 

Em contrapartida eu confirmei minha suspeita hoje. Minha filha de um ano e meio adora café e toma sem açúcar!

 

Essa é mesmo minha filha...orgulho do papai.

 

Antes que alguém me condene quero esclarecer que só dou três ou quatro colherzinhas de cafe, nada além disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Quando eu era "bebê", na virada dos anos 60 pros 70, ninguém achava que café poderia prejudicar as crianças, então era comum dar mamadeira de leite-com-café na fase em que se tentava fazer a criança passar o dia acordada e dormir a noite inteira. Lembro-me que quando meu irmão caçula nasceu isso já era hábito condenável, no início dos anos 80. Foi assim que descobri que toda minha "geração" e as anteriores, do lado mineiro da família, fomos "nutridos à café". ^_^

 

Não sei se isso fez algum "dano" além de me tornar aficionado por café até hoje. :P

 

Abraços e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É hoje em dia as coisas mudaram e até os 6 meses de vida só se deve dar Leite materno exclusivo!! nada de água, etc!

café com leite só mais tarde hehe, mas creio que um pouquinho após 2 anos não deva fazer mal.

e em crianças escolares mostrou-se benéfico o café com leite ou apenas café.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Dando continuidade ao tópico.

o mais engraçado que até mesmo em casa com toda a máquina, etc, a gente vive insatisfeito e nem sempre o expresso é o mesmo.

alguns tomáveis, outros não e a gente sempre procurando o café perfeito e enjoando de outros.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, Ruston.

 

Eu ando mal humorado com isso. Tem dias que o café nao desce, dai penso: mudou o café ou mudei eu?

 

Já em outros dias a gente até se emociona e se parabeniza em silencio, tamanha a satisfação com a xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isso que a gente vive trocando de café.

outra coisa é que antes a gente nao tinha conhecimento de nada e hoje ja mais experiente ficamos mais exigentes.

outro fato tambem é que o cafe do vizinho é sempre melhor hehe, se a gente so toma cafe feito pela gente, acaba enjoando. as vezes ate um cafe ruim vc toma e acha gostoso, mas pq era aquele cafe simples, feito por pessoas sem conhecimento algum e que vc estava com saudades e desacostumado hehe.

outro dia eu comprei um cafe de roça, que tinha uma embalagem bonita, imitando saco de cafes do Brasil, ai achei interessante, o cafe era bem escuro, mais moi no hario e fez me lembrar cafe da fazenda do meu avô. hehe ate que nao estava ruim, mas pela nossa exigencia cometi um baita pecado hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje mesmo um exemplo do que o Ruston falou

Minha senhora parou pra tomar um café, estava sem vontade nenhuma de tomar um café daquela cafeteria.

Veio sem crema, muito quente. Mas no final até que não foi ruim, pelo menos foi diferente do que estava tomando em casa. Valeu a pena variar um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo também!! Outro dia tomei na faculdade um café que um colega recomendou, desses coados que fica passado naqueles recipientes de metal altos, e é servido numa torneira, tipo de padaria. Falou-me que preferia aquele ao espresso, que era muito forte. Fiquei com um pé atrás, mas resolvi provar. E não é que pra minha surpresa não era ruim?? Era simplesmente horrível, quase que dei uma daquelas cusparadas de filme, tipo esguicho, sabe?

 

Ah, mas isso é o contrário do que vocês tavam falando, né? :P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Café melhor que esse só conheço um. Aquele que fazem na repartição, duas horas antes de ser bebido, que fica maturando ali na garrafa térmica (que nunca é lavada) e feito com pó de primeiríssima qualidade comprado no pregão eletrônico. Eita café bão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, você tira aquele espresso, com carinho, com toda a dedicação, o marido sorve um golinho faz aquela cara de satisfação e oferece a esposa: "eca! prefiro nescafé!"

 

Maldito estatuto do desarmamento! :angry:

 

A minha senhora hoje em dia tá melhor...

Quando pergunto se está bom ela se prepara bem e responde um "É"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

SOBRE OS 4 Ms. HISTÓRIA REAL.

___________________________________________________________________________

 

 

Terça-feira, 11 de Dezembro, 13:30h.

 

Precisava comprar um presente e por isso aproveitei para fazê-lo na nova livraria que abriu perto de casa.

 

Chegando lá lembrei-me que ainda não havia tomado café hoje (!!!) e por isso pensei que seria uma boa hora para me aventurar. A MÁQUINA, uma Italian de dois grupos, parecia bem nova (e limpa). O MOINHO acho que era um Fiorenzato, sem dosador e com timer eletrônico. Um bom tamper em cima da bancada.

 

Pensei: Vou arriscar. Pedi um curto, "meia-xícara", enfatizei.

 

A BARISTA fez tudo certinho. Dosou com perfeição, café no centro do filtro. Uma nivelada com o tamper e a compactação correta. Um flush na máquina, encaixou o porta-filtro e apertou o botão, tomando o cuidado de não sair de perto da máquina para parar a extração no volume certo.

 

Logo depois recebi a xícara, com estimados 25ml e o crema acastanhado por cima. "Caramba, não é que deu certo", pensei. Tomei o primeiro gole e passei a descrever mentalmente as sensações...

 

 

Aroma: Charuto molhado, com suaves notas de Paracetamol.

Doçura: A mesma de um pedaço de carvão

Acidez: A mesma de uma bolacha de água e sal

Finalização: Persistente e agradável como uma colher de sopa de Novalgina gotas.

 

 

Corri pra casa, escovei os dentes e sentei para escrever esse post.

 

MORAL DA HISTÓRIA: Precisa-se de TODOS os 4 Ms para se fazer um espresso decente.

 

Abraços.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

OUTRA HISTÓRIA REAL

 

Domingo, 10:40 da manhã. Shopping Palalela, Salvador/BA. Loja do Rei do Mate.

 

Estava aguardando cortarem o pedaço de torta que pedi quando a mulher grita: "café expresso!". O cliente logo vem até o balcão para pegar a bebida. Olhei para a xícara, de uns 60ml, e vi um espresso ralo, cujo volume certamente devia estar em torno de 50ml, a julgar pelos apenas 7 ou 8 milímetros que havia entre a superfície do café e a borda da xícara.

 

Nesse meio tempo o cara olhou para o café e disse: é assim o espresso?? Que é isso??, pensei: Maravilha, alguém que conhece espresso! Vai mandar trocar por um de verdade! As coisas estão mudando, será?

 

E o cara emendou: Porque a xícara não vem cheia? É assim?? Pela metade?

 

E a barista responde: Essa é a dose padrão da máquina, senhor.

 

Procurei por uma granada para poder jogar nos dois, mas não encontrei...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...