Ir para conteúdo

Tonino - Controlando a torra pela cor


Postagens recomendadas

Estava procurando medidores de escala Agtron quando achei esse sitio sobre o Tonino (http://my-tonino.com/Tonino/index.html). Achei bem interessante e pelo que entendi a proposta é de ser um medidor de baixo custo utilizando "latas usadas" com uma tecnologia "barata". Fiquei super empolgado em ter um aparelho que me informa-se a cor de minha torra...Quando olhei o preço achei salgado para torradores "residenciais" .

 

Não fiz comparações com outros aparelhos mas acredito que com certeza o Tonino seja mais barato. Ainda na esperança de preços melhores e mais um parâmetro de medições de nossas torras caseiras.

 

 

Abs... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema é que a cor da torra não diz muita coisa sobre o resultado da mesma. E provavelmente só vai conseguir medir depois de concluída a torra.

 

Vc pode ter um grão escuro com interior mais claro, subdesenvolvido.

 

As vezes vale mais investir num sistema de medição de temperatura para analisar em tempo real e gerar curvas que podem servir de base para melhorar ou repetir futuras torras.

Só agora vi que se utiliza o café moído para analisar a cor... Aí começa a fazer mais sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbata,

Estava pensando em medir no final da torra uma vez que durante fica complicado. Esse sistema mede o pó e por isso você vai ter uma noção do "todo" como você coloca no final. Agora...seria mais uma ajuda nessa etapa de torra. Eu utilizo por enquanto o bolinha. Nele controle de temperatura fora de questão. O bom do bolinha é que desenvolvemos bem o olfato. Nessas duas ultima torras (Brejetuba e Eufrásio) pude sentir o cheiro doce durante o desenvolvimento.

 

Fiquei muito curioso em ter um aparelho para me dizer a escala agtron que minhas torras estão ficando, mas um curso de cupping seria mais interessante pra mim no mundo da torra.

 

Abs.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...