Ir para conteúdo

Particulado X Amargor

Rodrigoks

Postagens recomendadas

Boa parte dos problemas com o espresso sabidamente estão do lado do portafiltro oposto ao da máquina. Isso é verdade. Mas às vezes os problemas podem estar em outro lugar. Senão vejamos...

Estou experimentando há tempos todo o tipo de procedimento pra tentar fazer cafés com menos amargor. Não importa o que eu faça, está lá o maldito gosto de comprimido, amargo e irritante. Com torra clara, amargo. Com torra média, amargo. Com torra escura, amargo. Sobredosando, amargo. Subdosando, amargo. Com a máquina na parte fria da ciclo, amargo. Na parte quente, amargo. Moagem mais grossa, amargo. Mais fina, amargo. Coado, amargo. Na cafeteira elétrica, amargo. Só o latte que fica bom, porque o doce do leite dá um balanço legal. Mas no mais tudo é amargo. Decepcionante... :angry:

Hoje, depois de muito tempo, caiu-me uma ficha, e eu apostaria que estou certo. O que tem de comum em todo o amargor listado acima??? O quê? O meu querido Hario. Sim, em todas as extrações que eu faço ele está envolvido no processo. E pelo que tenho lido, muito particulado pode ser uma causa de amargor!!!

Sim, eu sei que o Hario goza de boa reputação. Por outro lado, basta fazer algumas buscas e ver que ele frequentemente tem problemas de alinhamento das mós, o que causa particulado (dust, fines, como quiserem), e há gente insatisfeita também. Talvez os proprietários de Hario aqui do forum tenham mais sorte do que eu, mas fora as folgas normais de projeto, pode acontecer de a haste não ser perfeitamente reta, de que a mó interna não seja perfeita (no coffeegeek há a informação de que por defeitos de produção 10% são elipticas e não circulares), etc. O meu visivelmente tem problemas. Eu giro mesmo sem grãos e dá pra ver que não a mó interna varia a distância em relação à interna.

Pode essa ser a causa do meu amargor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vez ou outra eu fico impressionado com os bons resultados dos outros com o Hario no espresso. Eu nunca tive bons resultados, nem com a Gaggia, nem com Mypressi que testei e deixei de lado.

Mesmo para coado, é um moinho legal, mas poderia ser melhor.

Moinho bom vale cada centavo...

Márcio.

Link para o comentário

Vez ou outra eu fico impressionado com os bons resultados dos outros com o Hario no espresso. Eu nunca tive bons resultados, nem com a Gaggia, nem com Mypressi que testei e deixei de lado.

Não que eu me empolgue com a desgraça alheia, muito pelo contrário. Porém não deixa de ser um certo alívio ler isso. Pode até ser que não seja o meu caso e o problema seja mesmo do meu lado do portafiltro, mas eu tenho sido meticuloso e nada adianta. Estou com a pulga atrás da orelha e não confio mais no Hario, até porque o desalinhamento das mós é muito visível e é impossível não influir em alguma coisa.

Link para o comentário

Esse amargor, de fato é mais sentido com o Hario. Eu acho que a grande vantagem do hario é o custo beneficio e a capacidade de se transportar para qualquer lugar. Por outro lado quando uso ele na mypressi e é apenas nela que uso, ja que carrego ela no meu trabalho, percebo nitidamente a diferenca. Quando faco o cafe no md 40 na mypressi o resultado é outro, com a mesma quantidade de cafe, entre 16 a 17g de po. Em termos de resultado estetico, o hario me consegue praticamente a mesma coisa, basta olhar as fotos que postei no seu topico especifico. Agora em termos de sabor o resultado muda bastante, mais amargor no hario e mais suavidade no md40. Bom pela diferenca de preco nao ha o que questionar. hehe

Como disse o Marcio, um bom moinho vale cada centavo.

abs

Link para o comentário

Só Gardenal. :blink: Brincadeira, não tomo nada, não!

Não simpatizo com o amargor pronunciado, não. E não tenho o chamado paladar infantil, que não tolera amargor algum. Gosto de cerveja (boa), tintos, etc. Só que quando o amargor predomina sobre os outros sabores não acho agradável.

Depois que até o coado feito com uma torra clara ficou com um amargor (de remédio, não de torrado, que são diferentes), comecei a voltar os olhos pro inocente Hario. Acho que vou ter que morrer num moedor bom, não tem jeito. Não vale a pena investir em cafés caros e tomar bebida amarga.

Link para o comentário

- Acho que vou ter que morrer num moedor bom, não tem jeito. Não vale a pena investir em cafés caros e tomar bebida amarga.

Salve Rodrigo.

Apenas uma observação. Acho que você irá renascer com um bom moinho. Se o interesse já é grande, bons e saborosos cafés serão uma justa recompensa. E com um um bom moinho é possível criá-los.

Link para o comentário

Apenas uma observação. Acho que você irá renascer com um bom moinho. Se o interesse já é grande, bons e saborosos cafés serão uma justa recompensa. E com um um bom moinho é possível criá-los.

Kkkkkk! :D Muito boa sacada, Alexandre.

Estava procurando por este vídeo há horas, e finalmente o reencontrei. É isto que acontece com o Hario. Alguém me explique por favor como algo assim pode ser bom para o espresso (refiro-me ao desalinhamento):

http://s125.photobuc...nt=a31d8e34.mp4

Link para o comentário

• 10 months later...

Buenas, Gui!

Já faz pelo menos uns 9 meses que tenho o Bezzera, e nunca mais usei o Hario pra espresso. Um pouco por preguiça, e muito mais porque o ajuste do BB005 é centenas de vezes mais preciso. O fato é que de lá pra cá, centenas e centenas de cafés depois, adquiri mais experiência e vejo outras explicações pra potenciais amargores. Há cafés que é bem difícil evitar esta característica na Gaggia Dose sem acabar com um café sem graça.

O fato é que ainda uso o Hario pra coados no V60 esporadicamente, com resultados aceitáveis. No BB005 fica melhor, mas às vezes tenho preguiça de ficar mexendo na regulagem stepless. Penso em comprar uma tela com um certo mesh e montar uma peneira pra eliminar o excesso de finos que o Hario faz. Outro dia experimentei a dupla moagem no Hario e o resultado foi bom, com incremento na consistência, mas preciso repetir a experiência mais vezes pra concluir algo. Também não sei o impacto que essa dupla moagem tem nos finos.

Link para o comentário