Ir para conteúdo

Gráfico de Graus de Torra


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Gosto de gráficos. Sintetizam muita informação e simplificam a assimilação dos dados. Olha só que legal esse:

 

7741980028_d9b371baa1_b_d.jpg

OBS: Este gráfico é pra um torrador profissional de leito fluido, da Sivetz. Acho que os dados podem ser adaptados, com algum cuidado, pra torra de pipoqueira em especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, a tal Sivetz tem um site bem interessante, inclusive com algumas opções de torradores caseiros pra 1,25 lb de café

http://www.sivetzcoffee.com/

 

Talvez vocês já conheçam. Eu nunca tinha ouvido falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, o Michael Sivetz bateu as botas esse ano, aos 90... e a família fechou o negócio.

http://www.scaa.org/...michael-sivetz/

http://www.gazettetimes.com/article_b8018f34-be9a-11e1-a4e7-0019bb2963f4.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente bem podia começar a coletar e tabular nossos dados de torra em pipoqueira e tentar montar um gráfico assim, hein?

 

Tem muita gente no fórum torrando na pipoqueira, acho que poderíamos fazer um projeto de pesquisa bem interessante entre nós. Eu me ofereço a montar as planilhas e tentar montar os gráficos se vocês me passarem os dados de vocês... Topam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Achei esse gráfico amador interessante:

 

 

http://www.ineedcoffee.com/00/roasts/

 

Minha torra de hoje à noite seria uma de nível 5. Mas uma coisa que identifiquei pelas fotos é que não importa muito o grau das torras que os shafts internos ( no miolo do grão não alteraram muito de cor nas torras mostradas no site acima. Mas, quando torro na pipoqueira, os miolos do grão escurecem, chegando alguns a ficarem pretos (tostados). Se torro até o grau 3, isso não acontece, mas o café fica intragável, de tão ácido, no 4 também, embora em menor intensidade. No cinco consigo atenuar bastante a acidez, mas, na amostra anterior, houve resíduo de cinzas, queimado. Não provei, contudo, a de hoje, feito com o método do rafarocks. será que os shafts de dentro dos grãos estão influenciando o sabor, dando o gosto de cinzas? Tenho aqui um pacote do nuance, torrado pelo Renato, que, por fora do grão, está até mais escuro que minha amostra, mas os shafts estão apenas amarelados. o café está bem equilibrado na xícara, sem qualquer residual de queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um jogo de tentativa e erro, Guilherme. Cada diferente café terá um ponto ótimo para o seu gosto e para o seu equipamento. A vantagem da pipoqueira é que se você erra, perde pouco café; por outro lado, se acerta, vai ter que ser capaz de repetir o procedimento, pois o lote acaba rapidinho.

 

Quanto às suas torras, sugiro manter os procedimentos os mais simples possíveis por enquanto. Acrescente dificuldade só quando suas torras normais estiverem provendo resultados aceitáveis, ou você nunca descobrirá onde está errando. Acho a técnica de torra escalonada pra prolongar a primeira fase de torra ótima, mas se eu fosse você não tentaria isso das primeiras vezes. É mais um fator pra você controlar.

 

Eu tentaria (ouça os outros também - eu não estou necessaramente certo) completar uma torra em no máximo 6 minutos pra ver como fica. E o jeito mais fácil de modular isso é mexendo na quantidade de grãos (mais=rápido; menos=lenta)

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um jogo de tentativa e erro, Guilherme. Cada diferente café terá um ponto ótimo para o seu gosto e para o seu equipamento. A vantagem da pipoqueira é que se você erra, perde pouco café; por outro lado, se acerta, vai ter que ser capaz de repetir o procedimento, pois o lote acaba rapidinho.

 

Quanto às suas torras, sugiro manter os procedimentos os mais simples possíveis por enquanto. Acrescente dificuldade só quando suas torras normais estiverem provendo resultados aceitáveis, ou você nunca descobrirá onde está errando. Acho a técnica de torra escalonada pra prolongar a primeira fase de torra ótima, mas se eu fosse você não tentaria isso das primeiras vezes. É mais um fator pra você controlar.

 

Eu tentaria (ouça os outros também - eu não estou necessaramente certo) completar uma torra em no máximo 6 minutos pra ver como fica. E o jeito mais fácil de modular isso é mexendo na quantidade de grãos (mais=rápido; menos=lenta)

 

Boa sorte!

 

Concordo com o Rodrigo.

 

A primeira etapa do aprendizado na pipoqueira será melhor se você minimizar o número de variáveis até que esteja suficientemente hábil nas torras pelo método convencional. Inserir outras técnicas agora trará confusão pelo excesso de variáveis.

 

Palavra de quem somente agora inseriu essas técnicas após vários meses torrando no estilo convencional.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...