Ir para conteúdo

Saeco Vienna Plus ou Breville?


Vitorio

Postagens recomendadas

Boa tarde, estou começando no mundo dos expressos, quero uma maquina que faça bons capucinos e bons expressos, comprei a Mondial C08, faz excelentes expressos mas não vaporiza o leite decentemente, o que me deixou um tanto decepcionado.

 

Estou com orçamento de R$3.000,00 para comprar uma maquina com moedor ou uma maquina com moedor separado, alguma sugestão?

 

Vi que a Saeco Vienna plus é uma das mais vendidas no mercado livre, esta na faixa dos R$2.600,00 e ja vem com moedor incluso.

http://www.lojahotcoffee.com.br/saeco-vienna-ocs-cafeteira-expresso-automatica.html

 

Vi tambem a tramontina Breville que esta na faixa dos R$2.300,00 sem o moedor

http://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-eletrica-tramontina-by-breville-express-inox/p/2148052/ep/elff/?utm_source=buscape&utm_medium=comparadores&utm_content=ep&utm_campaign=bust&tkSource=buscape&tkOffer=4ece1279-a548-4c01-b8cb-6c44d6add515&dLog=20160909032517

 

Gaggia Anima com moedor em torno de R$2.300,00

 

Gaggia Syncrony Logic com moedor em torno de R$3.000,00

 

Não tenho preferencia por super automatica ou automatica, gostaria de uma cafeteira que faça um excelente capucino e um excelente expresso.

Se possivel algumas sugestoes de moedores com cafeteiras, estou querendo comprar novas pois comprar usadas sem entender do assunto é uma verdadeira loteria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

breville estava 2000 na colombo a uma hora atras. fica de olho

no preço que eles baixam toda semana ou de mes em mes.

 

mesma coisa com o smart grinder da breville.

 

esperando da pra comprar tudo com 3k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liga na Colombo e fala da promoção, fiz isso, e falei que nao tinha grana para o frete, eles fizeram por 1999 em 10x sem juros e com frete grátis pela Breville!

Maquina maravilhosa, tinha uma outra com caldeira que era muito boa, mias nem se compara a esta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu já tomei de espresso de super automaticas

prefiro o espresso da Nespresso e é infinitamente mais

barato.

 

Se você não quer ter trabalho compre uma Nespresso ou

uma super automatica.

 

Breville + Moedor separado é muito mais trabalho e uma curva

de aprendizado mais longa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno, nesse ponto discordo que Nespresso sai mais barato que SuperAuto.

 

Talvez, sim, se for tomar menos de 2 cafés por dia, comparando máquinas com vida útil de menos de 4 anos...

 

Cada dose de Nespresso custa no mínimo 1,50, em promoção, com sorte e tudo mais. Em geral, é perto de R$ 2,00. Mas vamos considerar 1,50. Vamos ignorar a massa de pó de 5g a 6g por cápsula. Vamos comparar doses.

 

Numa SuperAuto, pra ficar "aceitável", similar ao "Legero" da Nespresso, uma dose usa perto de 8g de café, mas vamos arrebentar e calcular 10g por dose. Vamos cotar um café Especial "barato", como o Fazenda São João da Fazenda DaTerra, que custa R$ 50/Kg.

 

Nesse caso, uma dose custa 50/(1000/10) = R$ 0,50, nesse caso extremo. Na vida real é menos, em torno de R$ 0,40, com a dose média das SuperAuto.

 

Com uma diferença de R$ 1,00 por dose, se preparar apenas 3 doses por dia, vai gastar quase R$ 1.100,00 a mais por ano com a Nespresso, só em café. Em 2,5 anos, paga a diferença de preço de uma Nespresso básica pra uma SuperAuto doméstica.

 

Pra mim nem tem dúvida, se o importante for o sabor do café, e não a praticidade, prefiro uma máquina Automática como a Breville ou uma Semi-Auto como uma Gaggia Classic ou Baby a qualquer SuperAuto, mesmo quando bem regulada e com bons grãos, mas prefiro uma SuperAuto bem mantida e bem regulada, com bons grãos, a uma Nespresso, sem hesitação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me referi ao preço da maquina. Realmente o custo do café da nespresso

para longo prazo ou alto consumo é mais caro. Mas acredito que o custo beneficio

da praticidade vale seu preço. Tirando que praticamente não tem que limpar. Acredito

que limpar uma super automatica com moedor integrado não seja lá muito pratico.

 

Até hoje não tomei um café de super automatica dessas de 3 ou 4k que fosse bom

todos sempre com crema palida e aguado. Mas nunca tive uma para regular e ver

as possibilidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim, tem de esvaziar a "gaveta" de borra e fazer flush todo dia (ou a cada "enchida" de borra), mas é fácil e rápido. Não tão fácil quando esvaziar a gaveta da Nespresso, claro...

 

Minha referência é que um casal de amigos tinha uma Saeco Trevi em uma lanchonete, modelo antigo, que o pessoal vende usada hj por uns 1000 a 1200 realejos... passei uma semana indo lá diariamente pro "happy-hour", então chegava antes e tive oportunidade de limpar e regular, moagem e dose, adequadamente, com um grão gourmet bastante bom. Consegui um ponto impressionante de qualidade, a máquina é muito estável e repete a mesma coisa com exatidão. Fiquei tentado a comprar uma só pra ter praticidade nos dias de preguiça, e pra esposa poder fazer café por conta própria. Não se engane, tenho as 3 MiniPresso da Wacaco, e a versão NS (Nespresso) acabou de chegar, creio que será muito bom pra levar comigo em algumas situações, já que não é tão fácil achar capsulas pra versão Caffitaly, e faz muita sujeira usar a versão "pó" em hotel. Nespresso tem seu uso e seu mercado. Pra preparar mais do que 3 cafés por dia, se não quer "aprender" pra valer, uma SuperAuto pode ser melhor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitorio, acho que depende do que você quer. Eu tenho uma superauto, mas to sempre de olho no preço da Breville. Estou planejando em fazer curso de barista em Outubro e me dominar mais as técnicas de tirar um bom expresso,mas acho que tem a perda da praticidade, pq eu vou ter que me livrar da Delonghi. Atualmente, uma equivalente da Delonghi está bem cara, mais de 4.000 e eu paguei em torno de 1.800. Se possível pegue um café que vc conheça e vai ver as maquinas, e prove os cafés. 

 

@Bruno,  eu tenho uma super automatica da DeLonghi e eu tinha essa mesma impressão que você antes de comprar. Eu comprei essa máquina mais ou menos 2 anos atrás, pq buscava praticidade junto com poder comprar cafés em grãos. Antes de comprar, eu comprei um grão de café que eu conhecia bem e fui atras de lojas que tinham a maquina no mostruário, pq eu tb sempre tomei café de super auto aguado e com pouco crema. Na mesma faixa de preço, tinha essa da Delonghi e uma da Krups, que mesmo colocando o moedor no mais fino tirou um café aguado, rapido. E isso nao aconteceu com a Delonghi. Os cafés são bons, minha única crítica é que o café não sai mto quente... Tem que esquentar bem a xícara antes, bem mais do que eu faço com a minha Nespresso U, por exemplo.     

 

Segue fotos abaixo/em anexo. Essa café é o Rio de Janeiro do Alexandre/Expresso Brasil.  

 

post-7371-0-43397300-1473465609_thumb.jpg

post-7371-0-24005900-1473465612_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitorio, não é tão simples.

 

Fazendo analogia com a área de transportes, você tá comparando um "Agile LTZ com câmbio automático e serviço onstar" (superauto) com uma "Harley-Davidson Bagger CVO Street Glide" (Tramontina Express Pro)... nem todo mundo se dá bem com moto, mesmo sendo uma Harley de turismo completa e com todos acessórios. E nem todo mundo quer câmbio automático num carro, mesmo sendo um com alta tecnologia e bom suporte técnico. Como que você vai decidir entre um carro semi-esportivo com câmbio automático comparando com uma motocicleta de estrada, feita pra viajar? Comparando apenas o cambio automático do carro contra o câmbio "manual" da moto? São usos distintos, pra intenções e estilos diferentes de pessoa.

 

Os elementos favoráveis e desfavoráveis às máquinas SuperAutomáticas foram mencionados. O mesmo quanto às Automáticas e às semi-auto.

 

Se você fosse eu, minha recomendação seria "nenhuma das anteriores", pois prefiro máquina e moedor separados. Pra mim, moedor embutido só faz sentido mesmo numa superauto, que mói, compacta a extrai internamente, sem intervenção do usuário. Pras automáticas e semi-auto, faz mais sentido ter o moedor separado, tanto é mais fácil de limpar e manter quanto diminui as chances de dar defeito no moedor por conta do calor da(s) caldeira(s) da parte de café e vapor. E se um equipamento quebra não fica "sem nada" enquanto o mesmo tá no conserto. Numa máquina "combo", se quebra um lado, fica-se sem nada até arrumar o que pifou. Tive uma "combo" anos atrás e, bastou um fusível queimar pra me deixar sem máquina de espresso E sem moedor, então não tinha nem como moer café pra usar na Moka...

 

Mas, em última instância, o ônus da escolha é apenas seu. É difícil até mesmo recomendar alguma coisa, já que não sabemos nada sobre seu contexto de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for fazer mais de 8 doses diárias, vá de super automática.

 

Caso contrário, vá de breville com moedor separado. Aliás, a Breville é a máquina que pretendo comprar no futuro como upgrade a minha Poemia... Mas só daqui a algum tempo.

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, você disse que para um café numa superauto ficar "aceitável" (similar ao Legero) precisa usar 8g.

Entendi que para o mesmo café ficar bom numa máquina não SuperAuto, como a Breville, precisariamos de menos de 8g. Tem alguma razão para as SuperAuto precisarem de mais café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Meu primeiro post aqui depois de bons meses de pesquisa aqui no fórum. Sou amantes dos coados, porém estou planejando minha entrada nos espressos.

 

Eu estou quase que na mesma situação do Vitório, e sei que é difícil, mas sei que ninguém pode dizer o que fazer, podemos apenas ter os prós/contras de cada opção mas a decisão final deve ser feita por cada um.

 

Na minha situação, eu estou tendendo mais a uma semi-automática que uma super devido aos seguintes pontos:

- qdo estou sem tempo, imagino que a Nespresso resolve meu problema, pois não terei tempo de fazer nem apreciar um bom café

- se estou tranquilo, a semi-automática cabe como uma luva por oferecer mais possibilidades, afinal preparar o café é parte do hobby

- se há muitas pessoas, sinceramente um bom coado (prensa ou moka) deixam todos satisfeitos

- e sempre tem o V60 para não esquecer as raízes

 

nao sei se ajuda, mas esse tipo de questionamento pode levá-lo também a um escolha mais racional que emocional/impulso.

 

Abs,

Sampaio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VItorio, não é bem assim.

 

Estava comparando preço, e cotei dose por dose, não massa de café, pra ver valores. Comparei um Legero que é o Nespresso mais comum, mas acho que mesmo com a dose mais curta ainda fica aguado e amargo ao mesmo tempo. Amargor tem mais a ver com a torra e com a temperatura de extração (além do perfil do grão). Aguamento é a razão de extração, ou BR (Brew-Ratio), estar baixa demais. Por exemplo, uma Nespresso vem regulada para extrair em torno de 45g de café com uma cápsula de 5,5 gramas. Isso dá uma razão de extração de 12,2%, muito mais perto de um coado forte do que de um espresso.

 

O Espresso Italiano clássico, que usa torra escura e costuma ser adoçado, segue a proporção de 7g de pó para aproximadamente 28g de bebida extraída, numa BR de 25%. Como eu não gosto de adoçar café, nem de espresso "aguado", não gosto da fórmula clássica italiana...

 

Eu gosto de cafés mais concentrados, com BR acima de 40%. Com torra, moagem e temperatura adequados, o café não fica amargo nem "forte", mas denso, aveludado, brilhante, suave ou quaisquer outros traços que o grão possua. Logo, pra obter, por exemplo, 30g de café extraído, utilizo pelo menos 12g. (BR de 40%). Quando estou com um grão "acima da média", faço uns "doppio-ristrettos" pra mim, Uso 22g ou 23g de café moído no filtro duplo e extraio entre 25s e 35g de bebida... BR alta, entre 65% e 100%, é o que chamamos de "melzinho", uma delícia quando bem preparado... algo pra parar e desfrutar fora-de-hora, como comer uma trufa belga ou algo assim... ;)

 

No cotidiano, BR de 40% me agrada muito no pós-refeição.

 

E pra ter uma BR de 40% numa Nespresso, precisaria extrair menos de 14g de bebida com uma cápsula... são menos de 14ml, um fundinho de xícara. E salvo algumas capsulas de séries especiais de torra clara, isso tende a amargar. Nem vou mencionar o gosto do plástico que eu sinto, porque a maioria das pessoas não sente.

 

Numa SuperAuto mais flexível dá pra colocar doses de até 12g e regular pra extrair 30g, ficando na BR que eu gosto. Foi mais ou menos isso que fiz na Trevi dos meus amigos, pois tem uma regulagem de dose de pó bem permissiva. Cada espresso sai um pouco mais caro, seria uns 60 centavos por dose no exemplo de grão que usei anteriormente, mas todos cliente que provavam pediam outro, pois achavam o café delicioso, diferente... A máquina passou a gerar um lucro inesperado pra eles na temporada: inicialmente eles só queriam ter a opção de servir café que não fosse de garrafa-térmica depois de uma refeição ou lanche...

 

E eu discordo do @Lunático. Acho que alguém que consome 8 doses diárias merece um bom moedor profissional e uma máquina prosumer. Afinal, eu consumo de 6 a 8 doses diárias e é esse meu equipamento! :D:P:lol: O ritual do café pra mim é um prazer, não um "peso". Quanto melhor o equipamento, mais gostoso é o "conjunto da obra", desde o preparo ao café na xícara.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral.

 

Nessa super automatica que você testou você conseguiu uma extração tao saborosa

quanto das suas maquinas atuais? Ou muito longe disso? É comparavel ou é um café

totalmente diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno, não, não consegui um resultado como os dos meus equipamentos atuais. Se tivesse conseguido, venderia tudo e compraria uma Trevi usada, sairia beeeem mais barato e com o troco eu trocaria meu "poisé" velho por um Zerinho... :P (sim, preferi investir em máquina de café e "pular" a troca periódica do veículo - afinal, carro não prepara espresso! :D )

 

Falando sério, não teria nem chance, pois o moedor é bem limitado, com poucos passos,  a pressão de tamponamento é relativamente leve e o sistema usa pressurização pra garantir "espuma" com cara de crema c/ qq grão. Mas ficou muito similar às melhores extrações do mesmo café (Shamah Gourmet, de Machado, MG) na Gaggia Baby Class usando o moedor "modificado" da Ariete Roma Deluxe. Ficou melhor, por exemplo, que a média dos resultados que consegui com o conjunto Krups/Baby-Class. Já com o conjunto Vario/Baby-Class obtive cafés muito, muito superiores, mas numa "escala lotérica", mesmo fazendo tudo igual, o resultado variava: em cada 5 extrações, 1 excelente ou ótimo, 3 bons ou muito-bons e 1 medíocre ou ruim. Na Trevi fica sempre "bom". Não tem riqueza de notas, de brilho, de corpo... tá tudo lá, mas tudo "achatado". Por isso fiz minha comparação com transportes na primeira postagem para o @Vitorio, pra ver o que é importante. Se for sabor, o caminho é um bom moedor e uma máquina Semi-Auto ou Automática (algo como a Twin, não confundir com as superauto)

 

Mas a questão do último post era uma comparação com cápsulas. Já provei um bocado de cápsulas da Nespresso, muitas séries especiais e todas de produção "regular", e nunca obtive a quaslidade de sabor daquela SuperAuto com o nada fantástico grão Shamah, de R$30~35/Kg, depois de fazer o "ajuste fino" e desperdiçar uns 200g em testes. Daí foi um "relógio suíço", café bom, agradável, sempre igualzinho. Só botar água e grão, ir esvaziando a gaveta de borra e fazer o rito de limpeza no final do dia.

 

Mas não trocaria uma Gaggia Baby ou Classic pareada com um Virtuoso, ou um conjunto Breville (máquina e moedor separados) por nenhuma superauto. Mas isso sou eu. Pra quem não quer fazer o ritual, e pra quem baste ter um café apenas "bom", o caminho pode ser uma superauto mesmo...

 

@João, cê deu um Miyamoto na leitura! :D:lol::D  mostrei as contas "cápsula X grão" ali em cima, no post #7 ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, 

 

em relação a preferir o conjunto Breville -  moedor e máquinas separados - é apenas pelo fato de que se um estragar um, o outro não estraga junto? Em relacao a fazer um bom café expresso teria alguma outra razão?  

 

Estou perguntando isso pq normalmente a máquina com o moedor acoplado tem promoções maiores do que a maquina e o moedor separados . E a Gail da Seattle Coffee Gear comparou o moedor acoplado da Breville Barista Pro com o Smart Grinder Pro e achou que o moedor acoplado moe mais fino.... não sei se a ponto de tirar um café melhor, mas acredito que não, pq ela parece ter ficado na dúvida. 

 

Então, para uma pessoa que só buscaria usar, pelo menos por enquanto, o novo equipamento para espresso apenas, teria algum outro motivo para recomendar o conjunto Breville, ao invés da máquina com moedor (além do motivo "estragou um, estragou tudo")? 

 

Ja ouvi falar que a maquina com moedor acoplado em promocoes chegou a custar 2500.. mesmo assim não valeria a pena? 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipejack,

 

em relação a preço a maquina sem moedor acoplado já custou 1500.

O que com mais 1k você compraria um moedor separado.

 

É provavel que o moedor acoplado seja de alguma forma mais otimizado

para espresso do que o smart grinder pois afinal ele é acoplado numa

maquina de espresso.

 

A vantagem de ter um moedor separado nesse caso seria o uso para

outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VItorio, não é bem assim.

 

Estava comparando preço, e cotei dose por dose, não massa de café, pra ver valores. Comparei um Legero que é o Nespresso mais comum, mas acho que mesmo com a dose mais curta ainda fica aguado e amargo ao mesmo tempo. Amargor tem mais a ver com a torra e com a temperatura de extração (além do perfil do grão). Aguamento é a razão de extração, ou BR (Brew-Ratio), estar baixa demais. Por exemplo, uma Nespresso vem regulada para extrair em torno de 45g de café com uma cápsula de 5,5 gramas. Isso dá uma razão de extração de 12,2%, muito mais perto de um coado forte do que de um espresso.

 

O Espresso Italiano clássico, que usa torra escura e costuma ser adoçado, segue a proporção de 7g de pó para aproximadamente 28g de bebida extraída, numa BR de 25%. Como eu não gosto de adoçar café, nem de espresso "aguado", não gosto da fórmula clássica italiana...

 

Eu gosto de cafés mais concentrados, com BR acima de 40%. Com torra, moagem e temperatura adequados, o café não fica amargo nem "forte", mas denso, aveludado, brilhante, suave ou quaisquer outros traços que o grão possua. Logo, pra obter, por exemplo, 30g de café extraído, utilizo pelo menos 12g. (BR de 40%). Quando estou com um grão "acima da média", faço uns "doppio-ristrettos" pra mim, Uso 22g ou 23g de café moído no filtro duplo e extraio entre 25s e 35g de bebida... BR alta, entre 65% e 100%, é o que chamamos de "melzinho", uma delícia quando bem preparado... algo pra parar e desfrutar fora-de-hora, como comer uma trufa belga ou algo assim... ;)

 

No cotidiano, BR de 40% me agrada muito no pós-refeição.

 

E pra ter uma BR de 40% numa Nespresso, precisaria extrair menos de 14g de bebida com uma cápsula... são menos de 14ml, um fundinho de xícara. E salvo algumas capsulas de séries especiais de torra clara, isso tende a amargar. Nem vou mencionar o gosto do plástico que eu sinto, porque a maioria das pessoas não sente.

 

Numa SuperAuto mais flexível dá pra colocar doses de até 12g e regular pra extrair 30g, ficando na BR que eu gosto. Foi mais ou menos isso que fiz na Trevi dos meus amigos, pois tem uma regulagem de dose de pó bem permissiva. Cada espresso sai um pouco mais caro, seria uns 60 centavos por dose no exemplo de grão que usei anteriormente, mas todos cliente que provavam pediam outro, pois achavam o café delicioso, diferente... A máquina passou a gerar um lucro inesperado pra eles na temporada: inicialmente eles só queriam ter a opção de servir café que não fosse de garrafa-térmica depois de uma refeição ou lanche...

 

E eu discordo do @Lunático. Acho que alguém que consome 8 doses diárias merece um bom moedor profissional e uma máquina prosumer. Afinal, eu consumo de 6 a 8 doses diárias e é esse meu equipamento! :D:P:lol: O ritual do café pra mim é um prazer, não um "peso". Quanto melhor o equipamento, mais gostoso é o "conjunto da obra", desde o preparo ao café na xícara.

 

E ae Cabral e galera!

 

Pois é, a minha referência à superautomática foi justamente porque aparentou que o nosso colega forista queria algo mais prático e rápido. Vai depender justamente do perfil do usuário, pois é notório que o espresso dá trabalho acima de 2 extrações, se as visitas estiverem esperando, etc.

 

Já experimentei alguns cafés de superautomáticas de marcas diferentes, e o café não fica ruim, fica bom!  Mas é claro que a munheca lhe dá muito mais possibilidade de ajuste e variação em máquinas manuais ou semi-automáticas, contigo ajustando granulometria, temperatura, tempo de extração, etc (ainda que as superautomáticas lhe possibilitem algumas opções no que tange a estes ajustes). Eu mesmo estava bem tentado a comprar uma Jura Micro 9, pois tanto eu como a patroa gostamos de um cappuccino as vezes. Acabei não comprando devido a escalada dos preços das máquinas, além do fato de eu ter conseguido encontrar uma Poemia por um preço legal.

 

Tanto que hoje já meio que desisti da superautomática, e estou mirando no kit Breville (com moedor separado) para o início do ano que vem. Nesse meio tempo irei aprimorando a técnica na Poemia! ;P

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoal, lendo a respeito acabei me interessando pela Italian Coffe Torino, agora estou entre a breville e a torino, o problema é encontrar pra comprar essa torino :P

Vitório, se você quer máquina para vida toda com assistência técnica a domicilio a VFA é mais indicada, além de ser uma máquina de uso profissional, caso encontre uma em bom estado raramente dará manutenção por ser bem robusta. Quando comprei a minha cheguei a cotar uma na Italian Coffee mas se tiver paciência sempre surge alguma na OLX e Mercado livre com preços muito atrativos, porém não feche negócio antes de chegar a procedência da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito ter varios sites que façam isso. Tem que dar uma

pesquisada mesmo. Sei que a Amazon envia alguns produtos.

 

Mas em todo caso se nao enviar tem sempre a opção de ir buscar

(muitas vezes mais barato dependendo do valor) ou usar Skybox

ou similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra no site expresso coffee shop que tem bastante opções lá, esta loja fica na Itália e envia para o Brasil, o problema são os tributos aqui fora a garantia que não terá também, eu pensei em importar uma também mas sem assistência fica difícil por se tratar de um equipamento tão caro por isso comprei por aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...