sergio.m Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 7 horas atrás, carlos eduardo disse: Ué não dá para desmontar ? Como é feita a limpeza ? Essa bucha perfurada não sai fácil. Limpar por dentro do cilindro não é necessário já que o o-ring do pistão faz isso a cada extração. Querendo acessar o cilindro por dentro, tem que desmontar a manivela e ir girando o eixo para tirá-lo com o pistão por baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 3 horas atrás, Aram disse: Ele só trava se usar menos gramas que o indicado. Com o minimo de 14/15 gramas ele funciona bem. Aqui o mínimo que consegui foi 16 g e está no limiar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 14 minutos atrás, sergio.m disse: Essa bucha perfurada não sai fácil. Limpar por dentro do cilindro não é necessário já que o o-ring do pistão faz isso a cada extração. Querendo acessar o cilindro por dentro, tem que desmontar a manivela e ir girando o eixo para tirá-lo com o pistão por baixo. Então é melhor o Bruno fazer isso pois se esta produzindo limalha , tem algo errado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 7 horas atrás, Aram disse: Esse espresso me parece muito bom. Sobre o tamper, ele é pequeno para que caiba dentro do filtro e você posso levar ele dentro da cafeteira em uma viagem. O pistão só precisa estar um pouco pra cima para ele caber. Ele só trava se usar menos gramas que o indicado. Com o minimo de 14/15 gramas ele funciona bem. Foi feito justo o máximo possível, para não sobrar aqueles cantos sem compactação, evitando que a água passe mais rápido pelas bordas do filtro. Se fizesse mais folgado, o pessoal não iria gostar das bordas sem a compactação. Não é verdade? hehe Justamente nessa faixa (14-15g) que fica mais incomodo pra mim, mas com 20g estou achando tranquilo. É bem fácil extrair com ela, só apanhei um pouco pra encontrar a moagem adequada. São 2 números mais grosso (no bravo mini) em relação ao que normalmente uso pra extrair com 21g (filtro vst) na crossland. Espresso de hoje de manhã: Estava com pressa/atrasado e a foto ficou porca. hehe 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 @rbcassani Entendi. Como é um filtro duplo, não foi feito para quantias pequenas de café. Para essas quantidades, o ideal é usar filtro de uma dose. A Cafemaq revende os de 53mm da La Spaziale. Optei por enviar somente o duplo, porque ele é mais versátil, ao ponto que a maioria das cafeteiras só usa ele até para tirar uma dose só. Talvez inclua os dois filtros no próximo lote. O que acham? O lance da moagem é interessante. Na maioria das cafeterias que visitei pelo Brasil, geralmente tinha que moer de 1 a meio ponto mais fino, já quando usava um EK43, a moagem tinha que ser mais grossa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitorats Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 Aram, acho boa a ideia de dois filtros e, inclusive, sugiro a possibilidade de se adquirir mais um porta filtro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 Sobre o super aquecimento em casos de quem faz muitos espressos consecutivos. Poderia ser resolvido com um luva de silicone, mas o custo de molde e injeção é bem caro. Ai pensei em algo mais simples e natural, usando couro descartado da industria. Ele funciona muito bem como isolante térmico, mas chega a deslizar um pouco quando se quer aperta bastante a rosca. Nada que impossibilita o uso. O que acham? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 A minha não percebi soltando fragmentos de metal não, mas o acabamento da rosquinha de madeira que fica na parte superior do pistão soltou, mas nada que uma cola não resolva, hoje a trouxe no trabalho e fiz um espresso diretamente no copo, trouxe o porlex, deu uma chocada, moi 22g no click 4, deveria ter aberto mais, fazia um bom tempo que não usava o porlex rsss 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 Aram, se você tiver destes funis sobrando me passa o valor , por gentileza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 5 horas atrás, Aram disse: Sobre o super aquecimento em casos de quem faz muitos espressos consecutivos. Poderia ser resolvido com um luva de silicone, mas o custo de molde e injeção é bem caro. Ai pensei em algo mais simples e natural, usando couro descartado da industria. Ele funciona muito bem como isolante térmico, mas chega a deslizar um pouco quando se quer aperta bastante a rosca. Nada que impossibilita o uso. O que acham? Eu prefiro que a máquina não tenha nenhum componente animal utilizado na fabricação. Maycon, você ainda não nos respondeu se é possível retirar a luva de madeira do corpo da máquina ou se ela é colada... Aliás, a madeira ao longo do corpo da máquina toca o metal ou há um bolsão de ar? Porque um espaço de ar serve para um melhor isolamento térmico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 A minha não percebi soltando fragmentos de metal não, mas o acabamento da rosquinha de madeira que fica na parte superior do pistão soltou, mas nada que uma cola não resolva, hoje a trouxe no trabalho e fiz um espresso diretamente no copo, trouxe o porlex, deu uma chocada, moi 22g no click 4, deveria ter aberto mais, fazia um bom tempo que não usava o porlex rsssFez sem a base e deu certinho? Satisfeito? Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 3 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2017 (editado) 3 horas atrás, Santiago Luz disse: Eu prefiro que a máquina não tenha nenhum componente animal utilizado na fabricação. Maycon, você ainda não nos respondeu se é possível retirar a luva de madeira do corpo da máquina ou se ela é colada... Aliás, a madeira ao longo do corpo da máquina toca o metal ou há um bolsão de ar? Porque um espaço de ar serve para um melhor isolamento térmico. Oi, Santiago. Reutilizar materiais que seriam descartados é justo. Sem falar, que se for usar algo sintético, impacta mais o meio ambiente. É possível retirar a capa de madeira. Antes você precisa sacar a peça de latão, o que no momento pode não ser fácil. (devo modificar a peça para ser sacada mais facilmente com uma chave de boca - inicialmente essa peça seria apertada com as mãos. Infelizmente aconteceu vazamentos por conta de uma irregularidade na usinagem do tubo e tive que criar um chave para apertar ela aqui) O funil que fica preso a peça de latão, pode ser sacado com as mãos, ou batendo levemente em cada lado por vez, para que ele vá saindo por cima da peça. Existe um espaçamento entre a madeira e o tubo de inox, servindo como isolante. Dependendo do seu lote, a madeira pode estar encostada em dois pontos direto no tubo, ou tem dois anéis de cortiça. De qualquer modo, nas duas versões a capa de madeira deve estar pressionada contra o tubo, por conta das mudanças de clima que faz a madeira dilatar e contrair. Você pode retirar essa pressão esquentando algumas vezes a cafeteira. Editado 3 Outubro 2017 por Aram 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 Amigos boa tarde. Recebi a minha Aram e estou felizão ( ou quase ) rsrs. Preciso de uma ajudinha no seguinte por favor. Fui fazer um café aqui no serviço mesmo pra testar, e é o seguinte: coloco o café, pressiono com o tamper,encaixo tudo e coloco a agua ( depois de escaldar ). Coloco a agua com a rosca toda abaixada, mas de imediato começa já a cair agua pelo copo, e quando levanto a rosca a agua já saiu toda Saiu um belo coado, mas claro não é o que se espera né ? Tentei com o pilão que já tem aqui pra ver se o que eu trago para coado não estava muito grosso e já que ele é bom fino, fiz novamente, melhorou mas na metade da subida da rosca começou a cair agua no copo novamente. Desculpem o palavreado, mas o que estou fazendo errado ? Sou meio burrinho mesmo e junta a questão de nunca ter feito um espresso na vida. Tem algum video com todo o processo ? Muito obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 Quantos gramas você usou ? Apesar de parecer fina, esses cafés de supermercado usam moagem pra coado, é bem mais grossa que pra espresso. Pode ser uma coisa ou a combinação de algumas. Quando despeja água pra extrair, tem que se certificar que a manivela está totalmente fechada 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 Pelo visto vc vai ter que moer mais fino, o Aram explica que ao subir o pistão a água já começa a descer, fazendo a pré-infusão, e no vídeo não pinga até começar a descer novamente (aos 55seg do vídeo). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 @Allexlimaa2 O aram tem um video com todo processo. Mas nao tenho mais o email que tem o link.. Da uma procurada nas paginas do topico até 1 mes atras q eu tenho quase certeza q eu postei aqui. achei -> https://youtu.be/ciQnpFlvU2M 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 Muito obrigado a vocês. Assistí o vídeo, e acho que foi ansiedade mesmo, em casa acho que vou conseguir. Eu usei café velho, não moído na hora, sem medir quantidade ( coloquei uma colher cheia ). E então em casa, farei uma moagem bem fina no MD40, colocarei 15 gramas vou apertar bem e deve dar. Pena que hoje é meu rodizio, estou prezo no trabalho até as 20:00 e não poderei fazer mais testes mais cedo. Mas volto com novidades e espero ter então tirado um espresso. rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 15 minutos atrás, Allexlimaa2 disse: Muito obrigado a vocês. Assistí o vídeo, e acho que foi ansiedade mesmo, em casa acho que vou conseguir. Eu usei café velho, não moído na hora, sem medir quantidade ( coloquei uma colher cheia ). E então em casa, farei uma moagem bem fina no MD40, colocarei 15 gramas vou apertar bem e deve dar. Pena que hoje é meu rodizio, estou prezo no trabalho até as 20:00 e não poderei fazer mais testes mais cedo. Mas volto com novidades e espero ter então tirado um espresso. rs Calma rapaz, calma, senão a decepção bate! Pelo que vi no vídeo indicado no email do Aram é preciso subir o pistão, girar a manivela, relativamente rápido. Ela abre a passagem da água para o café e daí a pré-infusão. A propósito, ia lhe encaminhar o link do 'manuel' de instruções mas o link caiu, aparentemente, o link encaminhado no email era: http://aram.ma/wp-content/uploads/2017/09/Manual-de-instrucoes-MB_AF-1.pdf Quem foi o último a receber? Alguma atualização de números? Acho que a minha chega depois do Natal. O último que vi aqui no tópico, salvo engano, foi o #90. Faltam quase 90 pra chegar a minha, socorro, que demora .... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 4 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2017 Nossa. Ja fez um ano que eles lançaram o projeto no cartarse. Esse ano passou voando! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Estufei o filtro será que tem problema ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 @Aurélio Penna ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Botei pressão de mais, moagem fina, a manivela ofereceu uma resistênciazinha mas eu achei que ia sair pelo menos um ristretto, mas não rolou quando fui olhar o fundo do filtro tinha abaulado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 @Aurélio Penna meus filtros tão assim tb então pre suponho que deva ser algo normal, visto que eu choquei algumas vezes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Que bom saber @Bruno Marinho! Fico menos preocupado. Na verdade eu até curto eles mais abaulados. Os competizione IMS RIDGLESS são abaulados no fundo e isso ajuda o fluxo ser centrado. Porém como o difusor da aram já é centralizado acho que nesse caso específico dela não seja uma boa idéia essa curvatura visto que a água já exerce pressão no centro por si só. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Acho que o Maycon inclusive tinha comentado que nos testes que ele fez chocando a maquina o que aconteceu foi o filtro ter abaulado mesmo mas a estrutura da maquina não sofreu nenhuma alteração. Mas de qualquer forma nas vezes que choquei não tentei forçar demais a manivela não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Pois é foi só dessa vez. A lição tá aprendida, rs. S Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Em 10/3/2017 at 19:48, Aram disse: Oi, Santiago. Reutilizar materiais que seriam descartados é justo. Sem falar, que se for usar algo sintético, impacta mais o meio ambiente. É possível retirar a capa de madeira. Antes você precisa sacar a peça de latão, o que no momento pode não ser fácil. (devo modificar a peça para ser sacada mais facilmente com uma chave de boca - inicialmente essa peça seria apertada com as mãos. Infelizmente aconteceu vazamentos por conta de uma irregularidade na usinagem do tubo e tive que criar um chave para apertar ela aqui) O funil que fica preso a peça de latão, pode ser sacado com as mãos, ou batendo levemente em cada lado por vez, para que ele vá saindo por cima da peça. Existe um espaçamento entre a madeira e o tubo de inox, servindo como isolante. Dependendo do seu lote, a madeira pode estar encostada em dois pontos direto no tubo, ou tem dois anéis de cortiça. De qualquer modo, nas duas versões a capa de madeira deve estar pressionada contra o tubo, por conta das mudanças de clima que faz a madeira dilatar e contrair. Você pode retirar essa pressão esquentando algumas vezes a cafeteira. Valeu pelas informações! A capa de madeira da minha até se move uns 2mm pra cima, mas preciso sacar a peça de latão como você disse. Só que não sei se é rosqueando, por pressão, enfim... Não vou forçar nada sem saber a maneira correta de se fazer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Em 10/3/2017 at 00:46, Aram disse: @Bruno Marinho @sergio.m @Aurélio Penna Bruno, estou analisando esse seu caso. Com as máquinas que tenho de testes e até com o protótipo que tem mais de 1 ano e meio de uso, nunca vi isso acontecer. O latão foi usado com o inox, justamente por ser tipo um lubrificante, para que o eixo em inox não trave sobre ele. Uma técnica comum na mecânica. Não sei se é desgaste do latão, se é do latão de fato, ou se tem algum outro material se desgastando além do previsto, ou criando uma reação diferente com a água. O latão tende a escurecer, mas não criar um "pó" sobre ele. O Bruno tinha comentando que poderia ser da arruela preta de PEAD que poderia criar essa capa... Fui conferir na minha máquina e infelizmente a surpresa não foi nada agradável. Encontrei bastante limalha de latão. Eu desmontei o pistão e o resultado está nas fotos a seguir: Limpei todo o pistão, a máquina e refiz o teste de subir e descer o pistão umas duas vezes, depois encher de água e esvaziar. Coloquei a água numa tigela de cerâmica e ao girar a água, a limalha se concentra no fundo. Parece que estou garimpando ouro, só que sem a parte do ouro e com latão no lugar. Isso é bastante preocupante por dois motivos: pela durabilidade da peça de latão e pela saúde! Acredito que essa peça poderia ter sido feita com outro inox, diferente do inox do pistão, assim os metais não se fundem. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Então... Já em casa, 3 cafés depois e bem satisfeito!!Primeiro, sim apesar de eu ter toque rola tirar o café sem a base ( claro com ele será bem melhor, mas não é impraticável sem ela)Tirei 3 cafés com respectivos 14, 15 e 17 gramas e entre 60 e 65 no copo na moagem 8, 6 e 5 do md40 ( acho que dá pra chegar no 4 ou 3)Não consegui passar de uma crema rala mesmo com um café de 2 semanas de torrado ( blend cmpo Místico mundo novo com Sítio Bela Vista do caparaó).Mas o sabor da bebida como já foi dito acima, irrepreensível!!! Muito doce, um caramelo mesmo! Agora fico só pensando o tanto de doppio que já tomei por aí, se deixar de tomar metade agora pago a cafeteira rapidinho rsrs.O melhor sentimento pra mim é: Adorei muito, e sinto que minha técnica e o café que ainda sairá desta máquininha tem muito a melhorar, e já estou ansioso para tomar estes cafés Obrigado pelas dicas de todos os amigos. Será que consigo crema melhor moendo ainda mais fino?Segue uma foto com o café, e o vídeo, que fiz sem a base porque ainda não a tenho. ( desculpem a qualidade) se tiverem dicas sobre fiquem a vontade. Mais uma vez obrigado!!! E desculpem por ser um pouco prolixo. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 5 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2017 Preocupante essa questão do latão. @Allexlimaa2 Fiz esse com o bourbon amarelo da UM, acho que se você colocar mais pó e afinar a moagem, a crema aparecerá. Hehe https://imgur.com/gallery/PPRiA 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas