Bruno Marinho Postado 9 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2017 @rbata é em torno de 15-20 minutos mesmo pra tirar 2-3 shots. Com pratica você domina a questão do porta filtro sem cabo. No começo também achei dificil mas hoje em dia nem percebo. Só que depois de 3 shots fica bem quente para manusear então tem que ser rapido ;). Sobre extrair com a manivela no topo eu não tentei mas acredito que o peso da agua caindo sobre a borra poderia fazer uma bagunça e atrapalhar a extração. Mas vale a tentativa para ver o que acontece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 9 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2017 Legal, então não estou tão mal...rs Sobre a manivela alta tb imaginei isto, que poderia detonar o café compactado. Pois não tem uma tela/chuveiro fixo na parte baixa da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 9 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2017 O que vale experimenar é com diferentes velocidades de decida e altura de subida da manivela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2017 1 hora atrás, rbata disse: Esses dias me rendi a Nespresso, é impressionante o que conseguiram fazer com as cápsulas, em questão de 3 minutos no máximo você tira 2 cafés e praticamente não tem que fazer limpeza nenhuma. E até que razoáveis. Só doidos como nós para fugir disso =) 1 hora atrás, rbata disse: Alguém já tentou extrair o café, e já deixar a manivela toda desrosqueada (pistão elevado), abastecer com água e imediatamente iniciar o rosqueamento (pressurização)? Pois entendo que o processo "normal" seria iniciar o abastecimento de água com pistão baixado, daí sim começar a desrosquear (subir pistão), fazendo a pré-infusão e por fim rosquerar (pressurizar/extrair). Não dá certo. Pelo que me lembre os canais pelo chuveiro são pequenos não deixando bolhas sair. Bolhas que não saem, água que não desce. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 9 Novembro 2017 Em 11/8/2017 at 13:33, sergio.m disse: Sim @LUW muito provável ser a temperatura. Voltei a usar exclusivamente a Mini pois extrai a 94C enquanto na Aram a 90C, o que prefiro na razão de preparo perto dos 50%. Para diminuir a acidez você pode baixar a razão de preparo. Sergio, é a temperatura mesmo. Acabei de tirar um shot, e como experiência, acho que fiz uns 5 escaldos com água fervendo, a ponto que não dava para pegar o 8 do suporte de tão quente. Na xícara o café ficou mais quente (uns 2-3º? Estupidamente só depois me lembrei em medir), e a acidez diminuíu perceptivelmente. Porém é um processo viável apenas a título de experiência, pois fora a trabalheira de fazer tanto escaldo, tive de desrrosquear o PF com um pano de tão quente que ficou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 @LUW Bastam 2 escaldos e 1 abastecimento final, todos fervendo. A partir daí o ganho é insignificante. Sua cidade é mais alta que a minha. Isso também atrapalha. Aqui a água ferve a 97.3 C, aí 96.9 C. A Aram é melhor ao nível do mar =) 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 Então a Aram vai ficar excelente no mar morto . 400 metros abaixo do nível do mar. 7 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 9 horas atrás, sergio.m disse: @LUW Bastam 2 escaldos e 1 abastecimento final, todos fervendo. A partir daí o ganho é insignificante. Sua cidade é mais alta que a minha. Isso também atrapalha. Aqui a água ferve a 97.3 C, aí 96.9 C. A Aram é melhor ao nível do mar =) Fiz um monte de escaldos porque no começo eu fazia com dois, mas quando começei a fazer com apenas um não achei diferença, por isso para o teste fui overboard. 9 horas atrás, carlos eduardo disse: Então a Aram vai ficar excelente no mar morto . 400 metros abaixo do nível do mar. Infelizmente, verdade . Interessante que isso é coisa de frescos como a gente. Já servi espresso para um monte de gente aqui em casa (e gente que gosta de café e de frequentar cafeterias), e exceto a minha esposa, todo mundo acha que os que tiro estão igual a "espresso de cafeteria" . As vezes me arrependo de ser tão fresco e não achar um Nespresso (que leva 1'20" para ficar pronto após ligar a máquina), o máximo em termos de café em casa . E tudo o que se precisa é comprar UMA máquina de 500 sestércios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 @rbata, com 15g ou menos, parece que é mais comum o tamper travar no filtro. Eu tenho usado com 17g sem problemas. Quanto mais alto o bolo, maior é o diâmetro do filtro. Ele não tem paredes 100% paralelas. Sobre o funil e compactação, eu sempre faço o "slap shot" antes de compactar. Ou seja, coloco o pó e ainda com o funil, "golpeio" o filtro sobre a bancada, fazendo com que o pó já seja "pré" compactado. Nesse caso, o filtro da Aram funciona perfeitamente. Eu já tentei despejar a água com o pistão elevado e realmente não funciona porque o bolsão de ar interno não consegue escapar. Tem também o problema já citado da água cair muito do alto, podendo bagunçar o bolo - acredito que não tenha tanto problema, mas... Uma ideia seria subir um pouco o pistão, despejar a água e então, abrir e fechar o porta filtro para o ar escapar. Isso pode fazer com que a gente ganhe um pouco de tempo na subida do pistão. Eu tenho sempre feito isso de abrir e fechar o porta filtro para eliminar o bolsão de ar. Assim a pressão acontece muito antes - logo que começa a descer o pistão - e o volume da bebida pode ser maior. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 42 minutos atrás, Santiago Luz disse: Uma ideia seria subir um pouco o pistão, despejar a água e então, abrir e fechar o porta filtro para o ar escapar. Isso pode fazer com que a gente ganhe um pouco de tempo na subida do pistão. Eu tenho sempre feito isso de abrir e fechar o porta filtro para eliminar o bolsão de ar. Assim a pressão acontece muito antes - logo que começa a descer o pistão - e o volume da bebida pode ser maior. Santiago, você põe o PF, enche de água e então solta e aperta de novo o PF antes de subir o pistão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 Isso mesmo, @LUW. Antes de subir o pistão, porém com ele aberto. Mas tem que abrir bem pouquinho e fechar antes que caia água fervendo na mão!!! Hehehe... Ainda não me queimei. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 @LUW para não queimar a mão ou fazer sem muita pressa, com o pistão embaixo e fechado, filtro rosqueado pela metade, completa o último abastecimento. Daí é só abrir e fechar a manivela para cair o tanto de água somente para tirar o ar. Daí fecha o PF e faz a extração. Naquele tutorial que postei está explicado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 10 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2017 Vou experimentar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 11 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 11 Novembro 2017 É.... Hoje no encontro com a galera aqui de SP, minha Aram foi submetida pela primeira vez a um espresso com moagem no incrível Bravo Mini. Resultado? Com uma volta no mini, entrei para a turma do Filtro estufado....[emoji22][emoji28] chocou!! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2017 Em 11/10/2017 at 12:36, sergio.m disse: Naquele tutorial que postei está explicado. Sergio, usei o seu macete de sangria hoje de manhã. Coloquei o PF sem apertar até o final, enchi o cilindro de água e abri um pouquinho o pistão até baixar um pouco o nível da água, e então apertei o PF e aí subi o pistão normalmente. Em termos de sabor não mudou nada, mas por causa da sangria do ar, aumentou a pressão. A vantagem disso é bem interessante ao meu ver, pois vai permitir moagem mais grossa para se ter a mesma pressão. Testei moendo na marca 9 do Encore, que é a minha moagem padrão, e tenho a impressão que certamente se colocasse no 6 (e talvez até no 7) eu chocaria a máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2017 @LUW, a pressão quem dá é você pela manivela. Você teve a impressão que aumentou a pressão pois não há o colchão de ar que seria comprimido fazendo uma "rampa automática" de pressão. Sem ar, a rampa (se desejável) você tem que fazer girando a manivela, o que é mais difícil. Ou seja, ganha-se de um lado, perde-se de outro, como quase sempre. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fortesdfss Postado 12 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2017 Ainda tenho minhas dúvidas com relação à compra.... 900 reais não é barato .... E muitas colaboradores com suas Arams com vazamento, limalha... A idéia do produto parece ser fantástica, o café que ela faz também parece que é.... a questão é será que vai durar? Outra coisa é pagar 900 reais e ainda vir com esses defeitos... puta decepção!!! vou continuar monitorando... comprar eu quero, mas sem defeitos né Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 12 Novembro 2017 A impressão que tive foi essa mesmo, que sem o colchão de ar a força na manivela foi passada de forma mais "direta" para a água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 14 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 14 Novembro 2017 Enfim o número 168 está em casa. Muito bonita por sinal e já conseguir tirar um espresso mediano com café velho só para testar. Agora terei que voltar algumas páginas para pegar as dicas que não anotei. rs 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Acho que estou além de apanhando do Bravo Mini, fazendo alguma coisa errada também na compactação talvez? . Hoje tirei 4 cafés, os 3 primeiros praticantes chocando a máquina e muito amargo, e o quarto até ok, mas com um esguicho bem chato de café voando.Será que tem algo com o fundo do filtro que abaulou? Estou usando 1,5 e fui até 1,9 o mini. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Chocar pode ser dose/granulometria/compactação. Esguicho é canalização, geralmente é por problema de compactação mas pode ser também moagem muito fina que empelotou. faça wdt para ver se melhora. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 E força da compactação não é variável. Use sempre a mesma. Nem muito forte nem muito fraca. Para isso existe o Bravo tamper =) 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Primeira treta com a ARAM. Acabo que tentar fazer um espresso, primeiro escaldo OK, segundo deu merda. A água passou direto, mesmo com a válvula completamente fechada. Pensei que havia deixado ela entre aberta, mas não. Apertei até não poder mais e mesmo assim a água passa direto. Notei que parafuso do difusor está "frouxo". Parece que não está preso a nada, tento aperta-lo para ver se é esse o problema, mas ele gira e não dá tração. Outra coisa, alguém teve problema com o parafuso (da cabeça de madeira) do eixo central que prende a manivela? Por duas vezes quando subi o eixo até o final ele desparafusou. O @Aurélio Penna relatou algo assim, mas não sei é a mesma coisa que está rolando aqui. Alguém mais teve o mesmo problema? Em 18/10/2017 at 23:21, Aurélio Penna disse: Pessoal que tem a ARAM e tem a mãnha já de mexer, alguém pode me dizer pra que serve aquele parafuso allen que segura o disco difusor dentro do grupo da Aram e como regulá-lo? Porque eu estou sentindo que a minha está patinando um pouco quando tem muita pressão e acho que pode ter a ver com ele. Dei o azar de não conseguir fazer nenhum café na máquina e já ter que enviar para recall? ahahah Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 @Brazoli pelo q vc relatou parece ser um problema no parafuso mesmo. Ainda não entendi bem o funcionamento do mesmo mas sei q ele interefere na abertura/fechamento. O parafuso da manivela as vezes fica solto mesmo mas é só apertar forte q ele segura por um bom tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brazoli Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Eita dureza! Felicidade de pobre dura pouco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Obrigado amigos, vou fazer isso. E claro vou comprar o Bravo tamper!!Preciso ler sobre WDT Boa site aí Brazoli! Eu não tive nenhum problema até agora. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Estou gostando bastante da Aram, a chaleira elétrica que mantém a temperatura, tipo Bonavita, Brewista etc., é realmente uma mão na roda para fazer os escaldos. Tb tenho tido o tempo de seis minutos para fazer todo o processo e extrair o primeiro café. O meu maior receio, que era a ausência de repitibilidade, não se confirmou, os espressos saem iguais. Outra coisa bem útil é a jarrinha n. 1 da Hario, pois tem o tamanho perfeito para recolher a água dos escaldos (depois de encher a xícara para também escaldá-la) e para recolher a "água suja" depois da extração, ao tirar a xícara com o espresso (aquela bandeja da base tem pouca capacidade é um pouco xarope de tirar quando está cheia). O tamper não é mesmo grande coisa, já encomendei um do Aliexpress, mas acho que também vou investir num Bravo. De qualquer sorte, o tamper da Aram quebra o galho. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Eu uso a bonavita para o escaldo de agua filtrada e uma hario normal no fogao para os escaldos para o pré aquecimento. Usando só a bonavita seria mais pratico mas não curto desperdiçar a agua filtrada ou outra agua diferente q esteja usando para a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Finalmente! Primeiro tigrinho da Aram.E passando o dedo no eixo, aramalha!Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 15 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2017 Já começou bem! Bela extração! E gostei do nome "Aramalha" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas