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Cafeteira Aram - O projeto


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Ontem mesmo, depois que desmontei e remontei, já voltou a funcionar normalmente, exceto pela "aspereza" na manivela. Para tentar melhorar isso, hoje de manhã desmontei tudo de novo, mas dessa vez fotografei. Então antes de mais nada, essa é a sequência de desmontagem:

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O pistão sai por baixo, basta ir girando a manivela em cima até sair por completo.

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Desmontei a válvula ontem, mas não fotografei. Para tanto é preciso travar o corpo da vlálvula (eu simplesmente enfiei uma Allen em um desses buraquinhos do lado) e então soltei o parafuso (Allen) que se vê na base do pistão. A válvula funciona assim:

Quando vc sobe o pistão, os O-rings "seguram" o êmbolo para baixo, afastando a base do êmbolo do corpo da válvula, deixando a válvula aberta:
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Quando vc desce o pistão, ocorre o inverso. Os O-rings "freiam" o corpo da válvula que é comprimido contra o êmbolo, fechando a válvula:
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O que aconteceu na minha Aram foi que a válvula ficou travada na posição aberta, tanto subindo como descendo o pistão. Imagino que isso aconteceu porque acumulou sujeira (especialmente óleo do café) sobre os O-rings, diminuindo a aderência dos mesmos contra às paredes dos cilindros. E como podem ver, estavam bem sujos:

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Removi os O-rings e lavei tudo, deixando tudo com um aspecto bem melhor:

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Contudo, na hora de remover e depois colocar de volta nas ranhuras do êmbolo, ficaram meio folgados. A ponto que quando remontei o pistão dentro do cilindro, tive que empurrar o O-ring inferior para baixo do lábio inferior do êmbolo, pois estava meio que "sobrando" material. Nunca vi quando novos, mas tenho quase certeza que perdereram um pouco de sua elasticidade, e achei que estão com um aspecto levemente ressecados. Com isso, tenho certeza que vão dar problema no futuro, por isso quero conseguir pelo menos mais uns 4 (2 jogos) sobressalentes para eventualmente poder trocar.

Continua "arranhando" no final do curso do pistão, e acho que isso está acontecendo porque o parafuso é aço e a porca (placa furada em cima) é latão. Na hora de remontar mais do que certeza a rosca não pegou 100% como estava antes, mas como o parafuso é mais duro, ele fez como se fosse um novo caminho na rosca. Sei que latão é mais barato, mas quando duas peças estão tendo atrito assim, se uma é mais mole, algo vai ceder.

De resto, o princípio é genial, pois é uma máquina estupidamente simples, e por isso que funciona tão bem, mas tem esses detalhezinhos que precisam ser revistos. Especialmente a base, que na minha está movendo bastante (o oito na haste, não a Aram no oito) - estou pensando em fazer um segundo furo que atravesse o oito e a haste, e meter um parafuso ali. O problema é que não poderei mais regular (facilmente) a altura, mas é melhor do que a Aram ficar bamboleando na mão na hora de manivelar.

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Obrigado pelas fotos @LUW ! Qualquer dia vou tomar coragem para
fazer uma limpeza na minha. Gostaria muito que tivesse um manual oficial
de como desmontar e limpar mas parece q não vai rolar né ;)

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Bruno, essa questão dos O-rings é prova cabal que ela PRECISA receber manutenção, portanto precisará ser desmontada cedo ou tarde. Como é muito simples, qualquer um pode fazer (só se precisa de duas chaves Allen se for desmontar a válvula, o que é mais difícil de ser necessário), e esses O-rings são peças com vida útil (bastante) limitada. Como perguntei quando recebi a minha, qual o custo de incluir instruções com a máquina :angry:? Em uma (01) folha impressa se explicaria como operar e como desmontar.

Mas se me permitir um conselho, deixa a sua quieta. Quando acontecer dos O-rings estragarem, vc abre e mexe. Digo isso porque muito provavelmente irá acontecer como a minha, e há chance de na hora de remover os O-rings para limpeza, vc estraga-los de vez. Contudo, acho que seria prudente já ter à mão pelo menos um jogo sobressalente - quando estragar, é serviço de menos de 5 minutos para trocar.

E agora vamos começar o (dramático?) processo de se conseguir os tais O-rings :wacko:.

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Galera

Fiquei até desmotivado agora

 

Achei que essa Aram era um tanque de guerra

Mas só leio defeitos de projeto.... Limalha, borrachas dilatadas, acúmulo de sujeira, falta de manual e por aí vai

 

Dá até desânimo

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Eu continuo muito satisfeito com a minha. Acho totalmente normal, principalmente
as primeiras unidades terem mais problemas visto que é a versão 1. E pelo que já li
por aqui quem mandou para ajuste ou conserto teve uma boa experiencia então não
acredito que ninguem vai ter que jogar o equipamento fora se der um defeito.

Ainda sinto falta de um manual mais detalhado para limpeza mas também entendo
que pode ser uma estratégia para gerar lucro futuro com manutenção.

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Só  conhenci a Aram quando o Bruno usou na reunião do CDC , gostei .

Vendo desmontado , o equipamento parece ser bem bolado , os defeitos também  normais , afinal vcs pagaram um pouco menos para serem os primeiros a usar , com os bônus e riscos.

Com o tempo as partes problemáticas devem ser trocadas , mas leva tempo , se o Aram for brasileiro , quem sabe algo acontece depois do carnaval :D

Agora orings são baratas o Aram deveria fornecer a especificação para vcs poderem comprar , se o desgaste destas esta alto , basta usar orings de especificação diferente , sempre tem uma solução barata quando o assunto são  orings. 

Em último caso usar orings encapsuladas que sao igualmente baratas , mas acho dificil chegar nesse nivel.

Não adianta esperar que a Aram dê  algo que só a Gildaka dá  , que é  diálogo,  atenção,  carinho e boa vontade .

Isso só o Gil. ;)

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E é isso que irrita na Aram: detalhes mínimos que poderiam ser sanados facilmente. O Maikon sumiu do CDC, e é um parto de vaca com chifre e tudo entrar em contato com eles, portanto em vez de discutir esses detalhes com quem está usando e melhorar cada vez mais o projeto, estão gerando apenas desconfiança. Mesmo sendo algo BEM longe da minha área, é muito difícil entender a estatégia mercadológica deles, e me parece algo muito próximo do amadorismo (ou então, we really don't give a fuck, difícil saber). De qualquer forma, como já falei antes, como máquina de espresso manual a Aram é MUITO competente, mas se eu soubesse o que sei agora não teria comprado. Não foi dinheiro jogado fora, mas na minha opinião foi dinheiro mal gasto.

Uma pena, mas é um exemplo bem contundente que só ter uma boa idéia não é tudo.

  Em 28/12/2017 at 23:28, sergio.m disse:

@Aram quando passar por aqui deixe por favor a especificação dos o-rings, dimensões e material.

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Pois é Sergio, achar O-ring no tamanho certo não é difícil, acho que até aqui em PLC eu acho, mas e o material? Não me pareceu ser borracha, seria silicone? :(

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Oring alimentícia , normalmente são feitas de silicone ou teflon .

Mas sempre tem novidades , ela pode ser encapsuladas,  ou seja , um material diferente recobrindo outro material.

pc13772588-ptfe_fep_pfa_encapsulated_vit

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Fui fazer uma busca na web e encontrei mais de 8 tipos de orings food  grade  a venda , nitrila ,neoprene , silicone , EDPM , PTFE , SBR  sem falar nas borrachas com nome de fantasia como , Gylon , Viton é outras.

Seria mais simples o  Aram informar .

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Acho que os O-rings não precisam necessariamente ser food grade, pois a função deles é vedar o êmbolo, com contato mínimo com a água. Imagino que apenas precisam ser termo-resistentes. Apenas a título de curiosidade, a borracha de êmbolo de seringa hipodérmica é borracha comum.

Estive pensando no meu parafuso do pistão que está arranhando. Muito possivelmente aconteceu o que postulei acima, mas talvez possa ser sanado com a simples aplicação de graxa (quando desmontei lavei tudo com detergente, e tirei a graxa do parafuso). Já até pedi um tubo daquela graxa do link acima, vamos ver se resolve.

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As  pressões e temperaturas da Aram são muito baixas quando pensando em orings,  concordo que não precisaria , mas eles são fáceis de encontrar e baratas.

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E se considerar que as novas não vão apresentar problemas com aramalha, quem contribuiu com o financiamento coletivo na prática acabou pagando para ser cobaia. 

Para não haver mal entendido, gosto da Aram (a aramalha não apareceu, ou ao menos não ainda), e recomendo a compra, principalmente pelo preço que está sendo pedido agora. Mas que o custo de oportunidade saiu caro, isso saiu. 

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Acabei de enviar para a Aram:

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Boa tarde!

Recentemente a minha Aram parou de funcionar, pois a válvula no êmbolo travou na posição aberta - acredito que aconteceu porque os O-rings estavam com acúmulo de sujeira. Bastou desmontar e limpar que voltou a funcionar, mas pude ver que os dois O-rings externos do êmbolo já estão apresentando sinais de desgaste. Seria possível comprar pelo menos uns quatro (4) desses O-rings para ter de reserva?

Cordialmente.
Luciano U. Werner

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Quando responderem alguma coisa eu posto aqui.

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Ontem de noite a válvula emperrou de novo, mas dessa vez fechada :angry:. Desmontei, lubrifiquei e voltou a funcionar. Ou melhor, hoje de manhã tirei um shot, e na hora de lavar, emperrou de novo, fechada novamente. Desmontei DE NOVO (até já deixei um par de Allens na gaveta do material de café :huh:) e está funcionando novamente. E até agora ainda não me responderam sobre os O-rings.

Sinceramente, estou começando a perder a paciência.

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Eu tenho um pedido de Aram beeeeeem longe nessa fila deles. Não acreditei quando vi o preço agora. É menos do que eu paguei! Mandei um email pedindo equiparação de preço. Ninguém merece arcar com a espera de mais de um ano e ainda pagar mais caro do que quem pediu dois meses antes.

Não responderam ainda.

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