r.lima Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Olá pessoal como um novato no mundo do café gostaria de saber qual a vantagem de se colocar um PID em uma máquina de espresso por exemplo na rancilio silvia , desculpe se a perguntar parecer besta , mas gostaria de saber qual a vantagem desta modificção. Ouvi falar em um video do SCG que colocar um PID aumenta um pouco até o steam power da máquina !? mas como ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Não aumenta vapor, não aumenta estabilidade durante a extração. Apenas traz estabilidade entre as extrações, ou seja, para a temperatura inicial da extração. Se o PID controlar a temperatura da caldeira também no modo de vapor, por exemplo com a saída de alarme e controle liga/desliga mas com histerese menor que o termostato chulé que vem nessas máquinas, pode ajudar um pouco na vaporização, mas não vai mudar potência ou qualidade do vapor. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Se o PID controlar a temperatura da caldeira também no modo de vapor, por exemplo com a saída de alarme e controle liga/desliga mas com histerese menor que o termostato chulé que vem nessas máquinas, pode ajudar um pouco na vaporização, mas não vai mudar potência ou qualidade do vapor. O que eu já vi um gringo fazer numa Silvia foi centralizar a temperatura do PID em algo próximo de 300F. A bichinha parecia uma trem a vapor, mas eu não sei se as junções hidráulicas estão preparadas pra suportar a pressão e temperatura adicionais... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Mas o termostato de vapor dela deve ser 145°C... Ao desligar a água deve chegar até uns 150°C-155°C... A diferença é que com o termostato ela deve variar de 120°C a 150°C. As vedações deveriam aguentar... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 É, o que é chato é essa queda de temperatura (e de pressão de vapor) quando o termostato desliga. Na Dose, se quero uma vaporização decente, tenho que começar a vaporizar um pouco antes do termostato desligar. Daí vaporiza bem num pitcher pequeno, uns 30s e pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas