Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Coloquei o título como provocação, mas é esse um dos resultados obtidos nos testes do Titan Grinder Project, do Home Barista. Enquanto o Rocky apanhou do Robur nos shots de 16,5 gramas, teve resultados surpreendentes na dosagem de 13,5 gramas, vencendo o Robur nestes últimos consistentemente. Parece ser um excelente moedor na faixa de doses de 12-14 gramas. Claro que tudo isso deve ser lido com o devido viés, depende de N fatores, pode não funcionar pra todas as máquinas, mas deixa claro que sempre é bom experimentar, experimentar, experimentar... Referência: http://www.home-barista.com/grinders/titan-grinder-project-can-it-beat-mazzer-robur-t4499-40.html O resultado: -------------------------------------------------------------------------------- Grinder Dose Shot ExtG ExtR CPer CApp Flav Body Swee Acid Bitr Total -------------------------------------------------------------------------------- Rocky 16.5 1.1 21.4 22.6 0 0 -1 -0.5 -1 0 2 -6 Rocky 16.5 1.1 22.6 22.0 1 1 -1 -0.5 -1.5 0 2 -6 Rocky 13.5 1.1 23.6 25.1 0 0 0.5 0.5 0.5 0 0 4 Rocky 13.5 1.1 22.1 23.6 1 -1 1.5 0.5 2 0 0 8 -------------------------------------------------------------------------------- Legend: Shot: 0 is tight, 1 is good, 2 is loose, first figure is the test grinder, second the Robur. All shots run to 50mL with crema. If the time difference is more than 6 seconds, the test is redone. Tight/Loose mean differences of 4 to 5 seconds. ExtG, ExtR: Percentage solubles extracted, G is the test grinder, R the robur CPer, CApp: Crema persistence and appearance. Negative scores means the Robur wins, Positive means the Test grinder. These scores are added to the final tally Flav, Bod: Flavor and Body. These scores are multiplied by four for the final tally. Swee, Acid, Bitr: Sweetness, Acidity Bitterness: organoleptic categories NOT added to the score. Total: The total score, CPer + CApp + 4*Flav + 4*Body Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Na verdade empatou... Mas não sei bem se dá para chegar a alguma conclusão específica de algum moedor considerando esses testes do Jim Schulman. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Sim, eu usei uma técnica jornalística de colocar só metade da verdade na "manchete", pra chamar a atenção. Também acho que não dá pra tirar nenhuma conclusão específica desses testes. Nem mesmo eu sou tão ingênuo. Adoro os números, mas não morro abraçado neles. O que costumo fazer é tirar uma impressão geral e levar comigo, na esperança que um dia me sirva pra alguma coisa. O que pude extrair desse teste é que, ao que parece, cada design de moedor, em especial do conjunto de lâminas, tem um funcionamento ótimo em determinada faixa de granulometria, que é uma consequência do seu desing. Um pouco óbvio, mas nem tanto. Geralmente o raciocínio é mais genérico, relacionando a melhor performance de um moinho a um método de preparo (coado, espresso, press, etc.). O que dá pra notar, entretanto, é que podem haver diferenças notáveis de performance em uma estreita faixa de granulometria (no caso, a faixa de espresso), indicando que o design e comportamento das mós tem (ou pode ter) um compromisso enorme com uma específica granulometria que o moinho pode produzir otimamente. Ou não, kkkk! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Bem por cima... Grinder Score Rounds Won-Tied-Lost ------------------------------------------------- Nemox Lux -7 1-0-3 Mazzer Mini -15 0-0-4 Versalab M3 -10.5 2-0-2 Macap MXK +3 2-0-2 Macap M7K -3 1-1-2 Fiorenzato Doge -0.5 1-1-2 Compak WBC +1 1-1-2 Cimbali Max +4 2-0-2 Pede Manual -13 0-0-4 Mazzer Jolly -1.5 2-0-2 Rancilo Rocky 0 2-0-2 Mazzer Kony 0 2-0-2 Só dá para ver que houve alguma consistência entre os cônicos grandes (MXK, Robur, Compak K10 e Kony). O Versalab e o Cimbali Max são muito semelhantes em projeto, mas o Versalab perdeu. Os planos, em geral, perderam por pouco. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Em um teste que se relaciona com esse, o Jim Schulman compara shot do Pharos com o do K10, dando leve vantagem pro K10 na dosagem utilizada. Ele mesmo faz a ressalva que se o shot fosse 1g menos, o resultado talvez fosse diferente. Parece que até a velocidade da moagem é capaz de produzir diferenças de resultado, mesmo que as mós sejam iguais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Provavelmente faz diferença... Mas não sei se as mós do Pharos (acho que são da Faema) são iguais às do Compak. Se forem, ainda assim, o Compak deve rodar a 500 rpm, nosso braço, em geral, faz 100-120 rpm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Eu tenho um Rancilio Rocky, acho que a Rancilio desenvolveu um EXCELENTE projeto pra um moedor pra espresso. O Rancilio Rocky é muito fácil de ajustar pra espresso.Acredito que quando desenvolveram o Rocky pensaram assim: vamos desenvolver um moinho pra espresso, e nessa janela de 12-14g ele é muito bom mesmo. Pro resto eu não acho tão bom, muitos "fines" nas moagens mais grossas... Eles setaram o moinho pra que o zero dele fosse o ponto do espresso, quando vc vai moer um café que vc não conhece, basta colocar no zero e ir abrindo de 1 em 1 até achar o ponto ideal. Estou com o Chapadão moendo no +1, o Manhumirim moendo no +2 ou +3 e já tive um café cristina aqui que eu moía em +8! Excelente moinho pra espresso, tão bem planejado que vc dificlmente conseguira chocar a máquina com 14g... Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 19 Agosto 2012 Interessante como o resultado pode mudar numa faixa relativamente estreita de moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2014 Miyamoto, não achei outro tópico. No meu eu faço com ele ligado, aperto o botão de trava e vou girando o copo até ouvir o toque, ai retorno reparndo em que numero tocou as mós. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2014 Este é bem melhor: Dúvida de iniciante no Rocky Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas