Ir para conteúdo

Rocky bate Robur


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Coloquei o título como provocação, mas é esse um dos resultados obtidos nos testes do Titan Grinder Project, do Home Barista. Enquanto o Rocky apanhou do Robur nos shots de 16,5 gramas, teve resultados surpreendentes na dosagem de 13,5 gramas, vencendo o Robur nestes últimos consistentemente. Parece ser um excelente moedor na faixa de doses de 12-14 gramas.

 

Claro que tudo isso deve ser lido com o devido viés, depende de N fatores, pode não funcionar pra todas as máquinas, mas deixa claro que sempre é bom experimentar, experimentar, experimentar...

 

Referência:

http://www.home-barista.com/grinders/titan-grinder-project-can-it-beat-mazzer-robur-t4499-40.html

 

O resultado:

 

--------------------------------------------------------------------------------

Grinder Dose Shot ExtG ExtR CPer CApp Flav Body Swee Acid Bitr Total

--------------------------------------------------------------------------------

Rocky 16.5 1.1 21.4 22.6 0 0 -1 -0.5 -1 0 2 -6

Rocky 16.5 1.1 22.6 22.0 1 1 -1 -0.5 -1.5 0 2 -6

Rocky 13.5 1.1 23.6 25.1 0 0 0.5 0.5 0.5 0 0 4

Rocky 13.5 1.1 22.1 23.6 1 -1 1.5 0.5 2 0 0 8

--------------------------------------------------------------------------------

Legend:

Shot: 0 is tight, 1 is good, 2 is loose, first figure is the test grinder, second the Robur. All shots run to 50mL with crema. If the time difference is more than 6 seconds, the test is redone. Tight/Loose mean differences of 4 to 5 seconds.

ExtG, ExtR: Percentage solubles extracted, G is the test grinder, R the robur

CPer, CApp: Crema persistence and appearance. Negative scores means the Robur wins, Positive means the Test grinder. These scores are added to the final tally

Flav, Bod: Flavor and Body. These scores are multiplied by four for the final tally.

Swee, Acid, Bitr: Sweetness, Acidity Bitterness: organoleptic categories NOT added to the score.

Total: The total score, CPer + CApp + 4*Flav + 4*Body

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu usei uma técnica jornalística de colocar só metade da verdade na "manchete", pra chamar a atenção.

 

Também acho que não dá pra tirar nenhuma conclusão específica desses testes. Nem mesmo eu sou tão ingênuo. ;) Adoro os números, mas não morro abraçado neles. O que costumo fazer é tirar uma impressão geral e levar comigo, na esperança que um dia me sirva pra alguma coisa.

 

O que pude extrair desse teste é que, ao que parece, cada design de moedor, em especial do conjunto de lâminas, tem um funcionamento ótimo em determinada faixa de granulometria, que é uma consequência do seu desing. Um pouco óbvio, mas nem tanto. Geralmente o raciocínio é mais genérico, relacionando a melhor performance de um moinho a um método de preparo (coado, espresso, press, etc.). O que dá pra notar, entretanto, é que podem haver diferenças notáveis de performance em uma estreita faixa de granulometria (no caso, a faixa de espresso), indicando que o design e comportamento das mós tem (ou pode ter) um compromisso enorme com uma específica granulometria que o moinho pode produzir otimamente.

 

Ou não, kkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem por cima...

 

Grinder Score Rounds Won-Tied-Lost

-------------------------------------------------

Nemox Lux -7 1-0-3

Mazzer Mini -15 0-0-4

Versalab M3 -10.5 2-0-2

Macap MXK +3 2-0-2

Macap M7K -3 1-1-2

Fiorenzato Doge -0.5 1-1-2

Compak WBC +1 1-1-2

Cimbali Max +4 2-0-2

Pede Manual -13 0-0-4

Mazzer Jolly -1.5 2-0-2

Rancilo Rocky 0 2-0-2

Mazzer Kony 0 2-0-2

 

Só dá para ver que houve alguma consistência entre os cônicos grandes (MXK, Robur, Compak K10 e Kony). O Versalab e o Cimbali Max são muito semelhantes em projeto, mas o Versalab perdeu. Os planos, em geral, perderam por pouco.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um teste que se relaciona com esse, o Jim Schulman compara shot do Pharos com o do K10, dando leve vantagem pro K10 na dosagem utilizada. Ele mesmo faz a ressalva que se o shot fosse 1g menos, o resultado talvez fosse diferente. Parece que até a velocidade da moagem é capaz de produzir diferenças de resultado, mesmo que as mós sejam iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente faz diferença... Mas não sei se as mós do Pharos (acho que são da Faema) são iguais às do Compak. Se forem, ainda assim, o Compak deve rodar a 500 rpm, nosso braço, em geral, faz 100-120 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Rancilio Rocky, acho que a Rancilio desenvolveu um EXCELENTE projeto pra um moedor pra espresso.

O Rancilio Rocky é muito fácil de ajustar pra espresso.Acredito que quando desenvolveram o Rocky pensaram assim: vamos desenvolver um moinho pra espresso, e nessa janela de 12-14g ele é muito bom mesmo.

Pro resto eu não acho tão bom, muitos "fines" nas moagens mais grossas...

Eles setaram o moinho pra que o zero dele fosse o ponto do espresso, quando vc vai moer um café que vc não conhece, basta colocar no zero e ir abrindo de 1 em 1 até achar o ponto ideal. Estou com o Chapadão moendo no +1, o Manhumirim moendo no +2 ou +3 e já tive um café cristina aqui que eu moía em +8!

Excelente moinho pra espresso, tão bem planejado que vc dificlmente conseguira chocar a máquina com 14g...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...